Oficina Montagem e Exposição do TUCCA

tucca

Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Cascavel, no ano de 1998, criou-se um grupo de teatro envolvendo alunos, professores e pessoas da comunidade, com a intenção de estudar textos, ver filmes, criar cenas e apresentar-se em espaços, que até poderia ser um palco. Este movimento motivou a criação de um Projeto de Extensão “Implantação de Grupos de Teatro na Unioeste”. Durante 10 anos foram montados vários espetáculos com os grupos formados nos campi. No auge desse projeto os grupos promoveram o “Unioeste em Cena”, evento que oportunizou um grande encontro de artistas e espetáculos.

Hoje, em 2017, o grupo está retomando essas atividades, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste Campus de Cascavel, com a intenção de reunir pessoas para falar de teatro e apresentar algum resultado que pode ser uma performance, uma peça ou uma instalação cênica e junto dessa produção expor remanescentes e registros de espetáculos montados durante os 10 anos de existência do TUCCA.  Esse resultado é a projeção do material consultado e experimentado durante o processo de criação para a performance e/ou instalação cênica. Dependemos das pessoas, do espaço, das texturas, sons e textos; elementos necessários para compor e descobrir linguagens de encenações. Essa é a proposta.

A Oficina será ministrada por Neuri Mossmann, ator e encenador, que colaborou com a implantação dos grupos de teatro na Unioeste e, em 2016, passou pelos campi de Foz do Iguaçu e Toledo com as Oficinas-montagem. A primeira reunião será no dia 01 de setembro de 2017, às 19h no miniauditório II da Unioeste Campus de Cascavel, com a apresentação do projeto-montagem e cronograma de atividades. Os dias e horários serão definidos com os inscritos da oficina. O encerramento está programado para o final de novembro com o espetáculo resultado.

Segundo Neuri "É possível, através do Teatro, encontrar um caminho as possíveis alternativas para um processo cênico".

Brecht dizia que “ a realidade por mais completa que seja, precisa ser “figurada” pela linguagem da Arte”. P 46 (Brecht, Bertolt – Uma introdução ao Teatro Dialético, Fernando Peixoto.

Inscrições e informações: Secretaria Acadêmica da Unioeste (campus de Cascavel),                                                           Pró-Reitoria de Extensão, http://www.unioeste.br/eventos/oficinadotucca/ Tel.:(45) 3220.3131.

598d96ad0b049-reduzirfotos-com_copy_copy.png

Cenas da peça "Padaria" de Bertolt Brecht:

598da23f2a872-reduzirfotos-com.jpg

598da23f3c62e-reduzirfotos-com.jpg

598da23f5347b-reduzirfotos-com.jpg

598da30581950-reduzirfotos-com.jpg598da23e61410-reduzirfotos-com.jpg

598da23eb629d-reduzirfotos-com_copy.jpg

Fotografias de Salete Bramatti (1998).