NECTO realiza curso de formação continuada para professores

foto_2.jpg

No período de junho a agosto, o Núcleo de Ensino de Ciências de Toledo (NECTO), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, promoveu cursos de formação continuada para professores de Ciências e Química da Educação Básica. O curso trabalho com aspectos gerais do ensino de ciências, destacando-se pontos relevantes das pesquisas realizadas no âmbito dos projetos do NECTO. O objetivo central foi socializar com os professores que ministram as disciplinas de Ciências no Ensino Fundamental I e II, e Química, no Ensino Médio, sobre as metodologias propostas e alguns dos resultados já obtidos nos projetos. Os temas gerais discutidos foram: Ensino por Investigação nas aulas de Química, Fotografia Científica, Argumentação e problemas sociocientíficos e Espaços não formais de ensino

O curso ocorreu nas dependências do NECTO, contando com a participação de 45 professores,  que discutiram e participaram de forma ativa das atividades ofertadas, vivenciando as propostas de trabalho que são divulgadas. Dessa forma, o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão se efetiva e caracteriza mais uma atividade do NECTO.

foto_6.jpg

O NECTO é coordenado atualmente pela professora Drª Rosana Franzen Leite, docente do curso de Química Licenciatura, campus Toledo, e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/mestrado e doutorado), campus Cascavel. Atuaram no curso as docentes do Conselho Técnico do NECTO, professora Drª Marcia Borin da Cunha e Drª Olga Maria Schimidt Ritter, além de convidados: professora Ms. Glessyan Marques (Química Licenciatura), mestrandos em Educação Lorraine Mori e Matheus Ferreira, e ainda, doutorando do PPGECEM, professor da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Ms. Saulo Seiffert.