Clínica de Fisioterapia entrega cadeiras de rodas motorizadas

cadeira_motorizada_copy_copy_copy_copy.jpg

A Clínica de Fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), entrega na manhã desta quinta-feira (10), trinta cadeiras de rodas motorizadas às pessoas portadoras de deficiência cadastradas no projeto. A entrega tem início às 10h na Clínica de Fisioterapia no campus de Cascavel. As cadeiras fazem parte de um lote com 60 cadeiras motorizadas, que estão sendo entregues conforme a fabricação.

O Centro de Reabilitação Física (CRF) da Unioeste é um dos serviços credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer a entrega de cadeiras, que são feitas sob medida e sem custo algum para os pacientes. O CRF passou a oferecer o serviço em 2014 e desde então, já foram entregues 160 cadeiras motorizadas gratuitas à população. Ao todo foram investidos R$ 790 mil.

O professor Dorisvaldo Rodrigues, coordenador do CRF, explica que para conseguir a cadeira ou qualquer outro procedimento credenciado no Centro, o paciente deve ser encaminhado por um prestador de serviço do SUS. “Ele chega com uma guia de referência com a prescrição de um meio de locomoção, que pode ser cadeiras de rodas, andador, muletas e etc. Depois disso, passa por um atendimento com o médico ortopedista. Então, passa por uma triagem, em que se faz avaliação com uma equipe composta por vários profissionais. Após isso, é agendada e realizada a medida e o pedido é encaminhado para a indústria que fabrica a cadeira. O processo dura em torno de 45 dias”, explica ele.

O CRF também realiza entrega de outros tipos de cadeiras de rodas. Desde que o serviço começou já foram entregues à população: 560 cadeiras padrão, 450 cadeiras de banho, 220 cadeiras de banho com aro de propulsão, 160 cadeiras banho reclinável, 50 cadeiras de banho tipo concha (para bebês), 115 cadeiras monobloco, 70 cadeiras para obesos, 155 cadeiras de tetraplégico. O Centro de Reabilitação Física fica no Campus de Cascavel e atende a 33 municípios da região.

Serviço:

Local: Saguão do CRF no Instituto de Clínicas (Fisioterapia, Odontologia e Farmácia Escola)

Entrevistas: Cristina Diamante