Toledo e Marechal terá Comissão de Prevenção de Acidentes

Cartilha_sobre_CIPA_-_Rondon_1-2.jpgCartilha_sobre_CIPA_-_Rondon_1-1.jpg                                                 Cartilha_sobre_CIPA_-_Toledo_1-2.jpgCartilha_sobre_CIPA_-_Toledo_1-1.jpg

A equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT/PRORH), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), implantará no próximo mês a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) no Campus de Toledo e no Campus de Marechal Cândido Rondon. O intuito é que todos os campi da Universidade tenham sua própria comissão ainda no ano de 2017.

O período de inscrição para se candidatar a membro integrante da CIPA, bem como as datas de votação e posse, estão disponíveis na cartilha neste site. O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano a partir da data da posse, permitida uma reeleição. E antes de iniciar os trabalhos os membros deverão participar de treinamento de 20 horas, conforme estabelecido na NR 05 do MTE.

As principais atribuições da CIPA são: discutir e ajudar na investigação dos acidentes de trabalho, sugerir medidas de prevenção e neutralização dos riscos ambientais, realizar inspeções de segurança na empresa, seja por causa de denúncia ou iniciativa própria, e ainda, pode sugerir cursos de melhorias e adequações no ambiente de trabalho sempre que necessário, elaborar mapa de riscos da empresa com parceria com o SESMT.

Para acessar as cartilhas com melhor resolução, clique nos links a seguir:

Cartilha CIPA Toledo

Cartilha CIPA Marechal Cândido Rondon