Professora participa de Avaliação na CAPES

1501761448e275196511af1b0802dad33ce87d8efd.jpg

A professora doutora Léia Carolina Lucio, coordenadora especial do Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPGCAS) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão, participou como consultora na Avaliação Quadrienal dos Cursos de Pós-graduação Profissional na CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior).

O evento que aconteceu em Brasília (DF) nos dias 31 de julho e 01 de agosto, teve 17 cursos de Mestrado Profissional avaliados pelos consultores. Esse processo caracteriza um momento de reflexão, aprimoramento e melhorias dos programas de pós-graduação stricto sensu.

De acordo com a professora Léia, a Unioeste foi a única Instituição de Ensino Superior (IES) do Paraná a participar desta etapa de Avaliação Quadrienal. “Essa é uma oportunidade ímpar de crescimento e aprendizado profissional, além de conhecer, estreitar relações, rever e conviver com profissionais como o chefe da área de Medicina I, professor José Antônio Rocha Gontijo”, afirma Léia.

Sobre a Avaliação

Iniciada pela CAPES em 1976, a avaliação da pós-graduação stricto sensu é um exame periódico de qualidade acadêmica de todos os programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) em funcionamento no país. O processo é fundamental para a manutenção do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), e seus resultados têm usos diversos: estudantes se baseiam nas notas para escolher seus futuros cursos, e agências de fomento nacionais e internacionais orientam suas políticas de fomento segundo as notas atribuídas pela avaliação. Estudos e indicadores produzidos a partir da avaliação são também usados para embasar políticas governamentais de indução e crescimento da pós-graduação e no estabelecimento de uma agenda para diminuir desigualdades entre regiões do Brasil ou dentro das áreas do conhecimento.