Seminário sobre Desenvolvimento Territorial

logo Assinatura FOZA Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) promove no campus de Foz do Iguaçu, o Seminário sobre Desenvolvimento Territorial. A palestra “Planejamento municipal como indutor do desenvolvimento” será realizada no auditório Alcebíades, no dia 22 de maio a partir das 19 horas. As inscrições vão até o dia 15 de maio.

A palestra tem como foco explorar os mecanismos de planejamento, monitorização e avaliação de políticas, programas e projetos com a participação dos governos locais, universidades, centros tecnológicos, empresas e a sociedade civil. Neste contexto, serão apresentados conceitos, metodologias e casos de estudo em diversas áreas da política, como economia local, internacionalização, empreendedorismo, desenvolvimento tecnológico e inovação, cultura e criatividade, mobilidade ambiente, etc. Pretende-se, também, explorar formas inovadoras de cooperação entre municípios, com destaque para os benefícios da criação de redes territoriais.

O Seminário faz parte programação de atividades de formação, com o objetivo de gerar capacidades entre profissionais e lideranças locais para o fortalecimento da gestão municipal do Programa Regional de Formação para o Desenvolvimento Econômico Local com Inclusão Social (ConectaDEL).

As inscrições devem ser feitas pelo site https://webforms.pti.org.br/seminariodesenvolvimentoterritorial

SOBRE O CONECTADEL

O ConectaDEL atua no Brasil desde 2013, resultado de convênio entre a Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Fundo Multilateral de Investimento (FOMIN), com o apoio da Itaipu Binacional. Em parceria com o Programa Oeste em Desenvolvimento, o ConectaDEL realizou, entre 2013 e 2016, cursos de formação que possibilitaram a capacitação de agentes locais, o estímulo a gestão integrada, de caráter público-privado, e o co-financiamento de projetos cooperados com 18 instituições da região. “As atividades de 2017 vem para dar continuidade a esta estratégia de geração de capacidades para promoção do desenvolvimento territorial”, finaliza Abner.