Sepec: professora fala sobre educação inclusiva

SEPEP.jpg

A professora Glaucimara Pires Oliveira, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), abriu hoje (06.12) pela manhã o V Sepec - Seminário de Prática de Ensino dos Cursos de Licenciatura do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel.

Com o tema "O Desafio da Formação Inclusiva na Formação de Professores", o evento, que ocorrerá até quinta-feira, dia 8 de dezembro, congrega estudantes e professores dos cursos de Letras, Pedagogia e Pedagogia para Educadores do Campo, e profissionais do ensino superior e da educação básica.

Na palestra de abertura do evento, Glaucimara discutiu conceitos da educação especial e da educação inclusiva. Para iniciar a fala, ela discorreu sobre o que é igualdade, defendendo que “é darmos a possiblidade para que todos tenham garantia de seus direitos”, citando as cotas, um tema bastante polêmico.

A professora enfatizou que hoje os alunos especiais estão desde os anos iniciais até o ensino superior e que essa política é recente. Para ela, a inclusão, requer planejamento e responsabilidades dos docentes. “Quando trabalhamos didática, pensamos no aluno ideal, mas quando chegamos na escola, ele não está lá. A classe é heterogênea e isso incomoda, pois o aluno cego, por exemplo, precisa do material antecipadamente, e isso requer planejamento do professor, o que muitas vezes incomoda”, analisa, destacando as diferenças entre exclusão, segregação, integração e inclusão.

Para fechar a fala, Glaucimara defendeu: “Pessoas com deficiência são, antes de mais nada, PESSOAS. Pessoas como quaisquer outras, com peculiaridades” e fez um apelo para que os professores vejam que os alunos especiais também têm suas potencialidades e que proporcionem formas para que eles se desenvolvam, não excluindo-os dentro do próprio contexto de sala de aula.

A palestrante

Licenciada em Educação Especial com Habilitação em Deficiência Mental pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), Doutorado em Educação Especial pelo Programa de Pós Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (2010). Atuou como avaliadora pedagógica do Centro Regional de Apoio Pedagógico Especializado (Crape) do Núcleo Regional de Educação - Cascavel/ PR e como professora da Universidade Paranaense/ Unipar- Campus Cascavel. Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Inclusão, Formação de Professores, Prática Docente, Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista.

O evento

O evento ocorre nos períodos matutino e noturno. Hoje à noite a pelestra será com a professora Elza Midori Shimazaki, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que também discorrerá sobre “Os desafios da educação inclusiva na formação de professores”.

Amanhã, dia 7, pela manhã e pela tarde, os acadêmicos e professores realizarão as comunicações orais, apresentando as experiências de prática de ensino, ou seja, se estágio.

Na quinta-feira, dia 8, no período matutino e noturno, ocorrerão diversas oficinas, com temáticas variadas. Mais informações por meio do site: <https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/vsepec>.