Trabalhos científicos são apresentados em Congresso Europeu

Sem título

Diversos trabalhos científicos foram apresentados no 29th Annual Congress of the European Society of Intensive Care Medicine (ESICM LIVES 2016), na cidade de Milão, na Itália pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O Congresso é o evento de terapia intensiva mais importante que acontece na Europa e contou com 6.116 participantes de 28 países, 357 palestrantes, além de apresentação de 1402 resumos e 1178 palestras.

O Programa de Residência em Fisioterapia em Terapia Intensiva representou a Unioeste e equipe do HUOP por meio da docente Marcela Aparecida Leite e pela residente Letícia Dubay Murbach. Foram apresentados quatro trabalhos, sendo dois relacionados a fisioterapia na UTI Adulto e dois vinculados ao Ambulatório Interdisciplinar de Seguimento em Terapia Intensiva, todos em formato de E-poster.

Para a docente Marcela participar do evento foi uma experiência única. “Expandiu nossos horizontes e nos permitiu observar que estamos atualizados com as pesquisas, com a residência, com os atendimentos aos pacientes e que principalmente tivemos a certeza que apesar sermos um Hospital Universitário do interior estamos caminhando junto com os maiores centros mundiais em relação à pesquisa”.

As informações e dados foram obtidas durante atendimento de pacientes internados na UTI do HUOP e também após a alta com o acompanhamento ambulatorial, sendo abordados os seguintes temas: “Função pulmonar e qualidade de vida de pacientes sobreviventes da doença crítica avaliados em um ambulatório brasileiro de seguimento pós-uti”, “Características dos pacientes críticos com e sem delirium submetidos a mobilização precoce ativa”, “Seis anos de experiência de um ambulatório multiprofissional brasileiro de seguimento pós-uti”, e “Avaliação da qualidade de vida de pacientes críticos três meses após a alta da uti”.

A residente Letícia conta o que o evento lhe agregou. “Foi uma experiência muito boa e engrandecedora ver que estamos no caminho certo com as pesquisas desenvolvida na residência.  Foi muito legal poder aprender com os pesquisadores que são nossas referências e principalmente ser avaliada por eles. É interessante poder voltar com conhecimentos que poderão ser introduzidos na nossa prática. Para nós residentes é importante a participação nos congressos pois observamos que nossa prática é atual e nos estimula a fazer pesquisa e buscar cada vez mais conhecimento. O mais interessante foi ver que apesar do pouco recurso que temos conseguimos fazer pesquisa de qualidade”.

A coordenadora da Residência de Fisioterapia, docente Erica Fernanda Osaku, avalia como positiva as participações em Congressos e estudos científicos. “Além do Congresso Europeu, participamos este ano do Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva e o Congresso Paranaense de Medicina Intensiva, inclusive no qual ganhamos 3º lugar com a apresentação de trabalho. Nos próximos dias 9 à 12 de novembro estaremos participando do Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva em Porto Alegre, com quatro trabalhos, o que fechará nosso ano com chave de ouro”, finaliza.

Acompanhamento no pós UTI

No Ambulatório Interdisciplinar de Seguimento em Terapia Intensiva uma equipe formada por psicólogas, assistentes sociais, nutricionista, fonoaudióloga, médicos, enfermeiros e professores e residentes da Fisioterapia, realizam os atendimentos.

Após três meses os pacientes que ficaram internados na UTI e que aceitaram realizar o acompanhamento retornam ao HUOP e são avaliados por todas estas áreas e recebem os encaminhamentos necessários.

São avaliados todos os aspectos da recuperação do paciente. “O paciente que ficou internado em uma UTI fica bastante debilitado, tanto fisicamente quanto psicologicamente, por isso esta avaliação permite que detectemos como está a recuperação do paciente após a alta, o que ele precisa para melhorar ainda mais e com está sua qualidade de vida”, explica a coordenadora do Ambulatório, psicóloga Jaquilene Costa.