Alunos da Argentina visitam instalações da Unioeste

WhatsApp Image 2016 11 07 at 11.27.50

Um grupo de aproximadamente 15 alunos do curso de Português da Escola Normal Superior de Línguas Vivas João Batista Alberti, província de Tucumán – Argentina, tem realizado uma série de visitas na Reitoria e no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), nesta segunda-feira (07).

De acordo com a coordenadora do curso de Letras, professora Carmen Teresinha Baumgartner, o Colegiado e o Mestrado do curso de Letras da Universidade estão celebrando um convênio com a Escola que prevê uma série de ações, dentre elas as visitas nas instalações da Unioeste. A intensão á a imersão na língua portuguesa e interação com alunos da graduação, promovendo assim, a realização de minicursos, oficinas, palestras tanto aqui no Brasil, quanto na Argentina durante os momentos de visitação.

“É bastante significativo a comunicação entre alunos e professores de ambas Instituições, tanto em termos de informações sobre cultura, população e hábitos. Além do funcionamento do currículo escolar de outro País e as práticas educativas da Unioeste. Assim, avalio que é um acordo que só traz ganhos para as Universidades”, enfatiza Carmen.

A coordenadora do Intercambio, Victória Pedraza, explica que esses alunos irão se formar na primeira turma de professores de português em 2017. “Eles estarão capacitados para o ensino médio e fundamental. O Intercambio é relevante para que eles vivenciem a língua que estão estudando e aprendam mais sobre a cultura Brasileira. Ao meu ver, essa atividade é tão importante quanto o pessoal que estuda Letras/Espanhol aqui na Unioeste possa viajar para a Argentina a fim de conhecer outra língua e cultura”.

Ainda, a coordenadora comentou que a intensão era participar apenas das aulas da Unioeste, mas optaram também pela visitação na Secretaria Municipal de Educação, outras Instituições de Ensino Superior e escolas do Estado e do Município.

WhatsApp Image 2016 11 07 at 11.27.50 1