SEURS: Projeto conscientiza sobre conservação dos solos
Entre os projetos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que estarão sendo apresentados no Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) 2016, encontra-se o da acadêmica do 2º ano de Serviço Social, Samara dos Santos, intitulado “A elaboração da carta ambiental do sudoeste do Paraná como ação para o fortalecimento da gestão territorial”.
O projeto surgiu a partir das reuniões do Grupo Gestor do Território Sudoeste do Paraná (GGTS) que tinha como anseio promover uma discussão com diferentes setores da comunidade, culminando com a elaboração de um documento que atendesse as demandas da região, que servisse para todos os envolvidos quer fossem entes governamentais ou civis.
A elaboração da Carta Sudoeste Ambiental é uma atividade de cunho multidisciplinar que visa sensibilizar a comunidade regional a respeito das questões ambientais relacionados a conservação dos solos e da água, da qualidade dos alimentos e sua oferta, uso de agrotóxicos, assim como da sustentabilidade dos sistemas naturais. Aponta limites e as possíveis soluções legais existentes, estimula a educação ambiental e a participação social como prioridade em todas as ações. “O projeto é de suma importância como instrumento na formação acadêmica por abordar assuntos que dizem respeito a relação homem e natureza”, comenta Samar.
A acadêmica explica ainda que após o lançamento da Cartilha, as ações estão concentradas na divulgação do documento. Foram produzidas cinco mil cópias da carta, para ser trabalhada na região de abrangência do projeto e a participação das acadêmicas bolsistas da Unioeste será em reuniões que o grupo gestor promoverá em diferentes municípios e setores. “Durante as atividades do Seminário de Extensão (SEU) tivemos a grata satisfação ao ver a reação positiva que a carta obteve junto ao público que esteve presente: acadêmicos de todos os campi, entidades civis e públicas de toda a região”, afirmou Samara.
A acadêmica ainda disse que este projeto é um importante passo na discussão de propostas que possibilitem uma melhor relação entre o homem e o meio ambiente, lembrando que há muito a ser trabalhado. “Com as parcerias efetivadas, esperamos desenvolver atividades que envolvam ainda mais a comunidade”, disse.