Empresa projeta captação de água da chuva

Fotografia Elizabete Grando

A cada dia mais, a importância do cuidado com o meio ambiente tem se propagado, e com isso, diversas entidades e instituições tem se esforçado para desenvolver projetos de auxílio ao tema. Pensando no assunto, que na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo, os acadêmicos Luana Boger e Rafael Urnau, representantes da Empresa Massarani – Consultoria Junior em Engenharia Química, propuseram ao Campus um projeto de captação da água da chuva.

O projeto destaca a importância da racionalização dos recursos hídricos e seus reflexos econômicos e ambientais.  Acompanhados pelo diretor do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE), Elvio de Campus, apoiador da iniciativa, os estudantes entregaram o projeto ao diretor de Campus, Remi Schorn e ao Engenheiro Civil, Marcos Sisti.

Durante a entrega do projeto, Remi Schorn, avaliou positivamente o trabalho desenvolvido pelos universitários. “Muito bem-vinda e como uma manifestação importante de corresponsabilidade e engajamento dos discentes com o futuro da Unioeste”.

Na oportunidade Marcos Sisti salientou a importância de mais projetos assim, serem desenvolvidos. “Já é hora de fazermos com que os futuros projetos contem com tecnologia de coleta, armazenamento e reuso da água”.

Os estudantes ressaltaram que seu papel junto a universidade ultrapassa a condição de discentes e que veem o Campus como espaço de cidadania e de compromisso social e ambiental. “Um projeto como este não gera impacto somente na sociedade acadêmica e sim em toda a região, por ser a universidade uma disseminadora de ideias e tecnologias”, afirmaram eles.