Unioeste contribui com planejamento dos municípios paranaenses

camilo

O Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e o Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR), colaboraram com a realização do relatório preliminar do Fórum de Desenvolvimento, o qual foi entregue nesta quinta-feira (21) na cerimônia de abertura da Expo Rondon 2016, evento que deu início as comemorações do 56 aniversário de Marechal Cândido Rondon.

O coordenador do Núcleo, professor Jandir Ferrera de Lima, comentou que o planejamento do município de Marechal levou nove meses de trabalho, e contemplou entrevistas com lideranças empresariais e do setor público, 27 reuniões com representantes da sociedade civil, 03 reuniões plenárias, reuniões em organizações civis, uma audiência pública, a análise de vários dados estatísticos e a elaboração dos relatórios. O relatório técnico, com o diagnóstico conjuntural e recomendações técnicas, em breve estará à disposição de toda comunidade rondonense por meio de uma publicação. Além do relatório, também será disponibilizada a comunidade o Anuário Estatístico do Município, com dados atualizados e projeções até 2035.

Ainda, o professor Jandir esclarece que esse trabalho só foi possível com a mobilização de uma equipe de pesquisadores e discentes da Unioeste, da qual fizeram parte os docentes, Paulo Eberhardt, Weimar Rocha Jr, Jandir Ferrera de Lima, Camilo Freddy Mendoza Morejon e os discentes Cristiane Klein, Tatiani Sobrinho Del Bianco, entre outros. Cabe lembrar a indicação da equipe do NDR e do NIT para a realização dos estudos foi feita pelo professor, Wilson João Zonin.

Na realização dos trabalhos em Marechal, o apoio e a parceria da Associação Comercial e Empresarial (Acimacar), por meio do seu presidente, Paulo Rodrigo Coppetti, e da Prefeitura, por meio do professor Lair Bersch, foram essenciais para que os trabalho se realizassem. Além da Associação e da Prefeitura, outros organismos como Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL-TI), Rotary Club, Lions, Empresa Paranaense de Assistência Técnica Extensão Rural (Emater), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Unioeste - MCR, representantes eclesiásticos também contribuíram para o sucesso da atividade. Inclusive, um dos frutos desse trabalho e do papel da Acimacar junto à comunidade rondonense foi a criação do Conselho de Desenvolvimento de Rondon.

O Conselho, lembram os pesquisadores, será um grande instrumento de monitoramento e para capitanear ações em prol do desenvolvimento. Cabe lembrar que o município reúne quatro elementos que resultam em municípios de sucesso: sentimento de pertencimento da comunidade, solidariedade da população, espírito associativista e empreendedorismo. Sem contar a inclusão social. Com certeza o Fórum e seus resultados será apenas um suporte a uma história de grandeza e sucesso. “A Universidade, por meio do NDR e do NIT, se orgulha de ter dado esse apoio a comunidade rondonense. E que o progresso, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental sejam as molas mestras dos anos vindouros”.

Segundo  o coordenador do NTI, professor Camilo Freddy Mendoza Morejon, a Instituição representada por seus 1.350 pesquisadores distribuídos em 218 grupos de pesquisas, 12 núcleos de pesquisas, 52 cursos de graduação, 35 programas de mestrado, 11 de doutorado e uma população de 8946 alunos de graduação e 2501 alunos de Pós-Graduação distribuídos em cinco municípios da região Oeste e Sudoeste do Estado do Paraná, mais uma vez coloca em evidência seu potencial de contribuição para o desenvolvimento dos municípios da Região Oeste do Paraná.

Camilo Morejon salientou ainda que "a Unioeste concentra o maior capital intelectual da região Oeste e Sudoeste do Estado do Paraná, além disso, a Instituição concentra uma gigantesca infraestrutura tecnológica e laboratorial para o atendimento das demandas de extensão tecnológica inovadora das diversas cadeias produtivas. Nesse novo cenário, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, coloca em evidência o ensino de qualidade, a pesquisa de ponta nas diversas áreas e níveis de conhecimento, a extensão universitária sem fronteiras e a inovação como instrumento de transformação do conhecimento em riqueza junto aos municípios da região Oeste e Sudoeste do Estado do Paraná."

Participaram da cerimônia o diretor do Campus de Rondon, professor Davi Félix Schreiner, o coordenador do NDR, professor Jandir Ferrera de Lima, o coordenador Geral do NIT, professor Camilo Freddy Mendoza Morejon, o professor Lair Bersch, coordenador geral do Fórum MCR 2035, e também o professor Wilson João Zonin.