Acadêmicos participam de aula prática no 6º Batalhão da Polícia

IMG 3250

Os acadêmicos do terceiro ano do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Cascavel, participaram de uma aula prática sobre balística forense realizada no 6º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, na manhã desta sexta-feira (22).

De acordo com o docente da Universidade, o médico Sérgio Nascimento Pereira, a balística forense é o ramo da física, estudado também na Medicina Legal, que objetiva aportar ensinamentos aos acadêmicos, sobre as armas de fogo, bem como reconhecer os projéteis, ferimentos causados para que possam esclarecer o judiciário, quando profissionais, a respeito das lesões causadas pelas armas de fogo.

Ministrada pelo professor Sérgio, a atividade teve como intuito mostrar que medicina não se ensina somente nas salas de aula, mas o médico deve envolver-se com a sociedade e o conhecimento deve ser buscado onde ele se encontra, no caso da balística e das armas e munições, com a Polícia Militar.  “Em nossas aulas teóricas conhecemos as informações a respeito das armas e das lesões que elas provocam no corpo humano.  Nesta aula prática os acadêmicos adquiriram conhecimentos sobre armas letais e menos letais”, esclarece Pereira.

O professor ainda explica que o comandante do 6º BPM, tenente coronel QOPM Eudes Camilo da Cruz, tem autorizado que anualmente os acadêmicos do curso visitem as instalações do Batalhão da Policia Militar em Cascavel, sendo que o primeiro tenente do Choque, Felipe Steindorff Malheiros, ministra ensinamentos a respeito das armas existentes, funcionamento das munições, e outros ensinamentos importantes para o profissional que futuramente estará atuando nos Hospitais e em serviços de pronto atendimento.

Essas ações desenvolvidas fora do recinto acadêmico contribuem sobremaneira para ampliar os conhecimentos sobre a Balística Forense, além de propiciar uma compreensão mais plena do contexto, onde o futuro médico deverá atuar e exercitar a sua profissão. Além disso, o instrutor salienta que é fundamental esta experiência para o reconhecimento, tratamento e prevenção de ferimentos ocasionados pelas armas de fogo, constituindo parte integrante do conteúdo da disciplina de Medicina Legal.