Pós-graduação de Letras realiza simpósio sobre surdez

LOGOCERTA copy copy copy

Estão abertas as inscrições para o Simpósio do Grupo Português-Libras (PORLIBRAS) que ocorrerá no próximo dia 27, na sala 21 do bloco de salas de aula da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel. O evento é organizado pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Letras/Linguística, Grupo de Inteligência Aplicada (GIA), Linguagem e Sociedade e Programa Nacional de Cooperação Acadêmica.

O Programa de Pós-Graduação em Letras/Linguística (PPGL), por meio do grupo de estudos/pesquisas PORLIBRAS sobre a coordenação do professor Jorge Bidarra, desde 2011, vem desenvolvendo e conduzindo pesquisas no âmbito da Libras. Os trabalhos, em sua grande maioria voltados à descrição linguística e à implementação de ferramentas computacionais para suporte ao desenvolvimento de um sistema bilíngue de tradução automática Português-Libras, têm se intensificado, despertando o interesse de outros pesquisadores e instituições. Neste contexto, a realização deste simpósio se justifica na medida em que abre espaço para debates e reflexões acerca de temas relevantes sobre a língua, não apenas para o grupo, mas também para professores/pesquisadores, alunos do PPGL e demais interessados nas temáticas então apresentadas.

Os objetivos são reconhecer o sujeito Surdo, sua história, cultura, suas necessidades educacionais e a Libras como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda brasileira, que deve ser usada e difundida em território brasileiro, bem como incluída e aceita pelos sistemas educacionais em suas diferentes esferas, apresentar a Libras como uma Língua independente e estruturalmente organizada, desmitificando o pré-conceito de que se trata de mímica ou pantomima, fomentar o debate em face aos fenômenos linguísticos que ocorrem na Libras elevar ao conhecimento da comunidade acadêmica, professores, alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras/Linguística e demais interessados as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da Libras pelo Grupo de estudos e pesquisas em fundamentos para a implementação de ferramentas computacionais para suporte ao desenvolvimento de um sistema bilíngue de tradução automática PORLIBRAS.

Será emitido certificados aos participantes mediante a presença confirmada. Para ter acesso a programação e o site para se inscrever, segue o link http://www5.unioeste.br/portal/maiseventos/39253-a-lingua-brasileira-de-sinais-libras-em-perspectiva-teorico-linguistica-pesquisas-em-desenvolvimento-pelo-grupo-porlibras