Universidade na Comunidade realiza ações em Seminário de Extensão

MG 7953 copy

Na 16ª edição do Seminário de Extensão da Unioeste (SEU), que deu início as atividades nesta quarta-feira (06) no Campus de Francisco Beltrão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o projeto Universidade na Comunidade resolveu trazer uma nova proposta e levar as ações desenvolvidas até a população na praça Eduardo Virmond Suplicy da cidade de Beltrão.

De acordo com a coordenadora, Adriane Martins, o projeto vinculado ao Seminário realiza exames básicos que buscam diagnosticar de forma rápida e simples a existência de doenças, e orientam a comunidade sobre câncer bucal, obesidade, diabetes e hipertensão. Essas ações, são realizadas todos os anos no SEU em forma de estande dentro da Universidade, mas neste ano foi decidido organizar uma atividade que ficasse mais próxima da comunidade externa. “Para isso, mobilizamos os alunos dos cursos da saúde do Campus de Francisco Beltrão e de Odontologia do Campus de Cascavel para participar do evento. Além disso, como o projeto sempre trabalha em conjunto com entidades, realizamos uma parceria com a prefeitura do Município envolvendo alguns órgãos Municipais e Estaduais como a Secretária da Saúde, Hemepar, Liga Mãos Amigas, entre outros”, enfatiza Adriane.

A Liga Mãos Amigas é uma entidade que existe há cinco anos em Belltrão e possui o intuito de combater e prevenir o câncer de mama. As voluntárias Lourdes Cecilia, Oliva Contece Delpubel e Yara Oliveira de Abreu, estavam presentes no evento e declararam que a junção desses projeto é de suma importância para a sociedade. “Na praça nós divulgamos e conscientizamos as pessoas, principalmente as mulheres, sobre a prevenção do câncer de mama por meio da distribuição de panfletos e requisições para realização de mamografias no Ceonc. Então, trazer essas ações juntamente com a Unioeste até os cidadãos é muito gratificante, pois estamos contribuindo com a divulgação de um trabalho sério e capacitado para atender a quem precisa”, declaram.

Para a enfermeira da Secretária da Saúde, Lia Beatriz Henke de Azevedo, a parceria com o Universidade na Comunidade é importante porque oportuniza fazer alguns testes na população como de Hepatite, Sífilis e HIV. Para efetuar essas atividades, estiveram presentes quatro enfermeiros, uma psicóloga e quatro agentes da saúde que atenderam aproximadamente 100 pessoas durante a tarde.

A professora do curso de nutrição, Rosebel Trindade Cunha, estava envolvida nas tarefas e explica que o valor deste encontro é a praticidade e o contato que os acadêmicos têm com os indivíduos. “Esse contato é importante para a formação acadêmica de cada aluno, pois aqui eles colocam em prática tudo o que aprenderam em sala de aula e adquirem um conhecimento que ninguém poderá passar para eles de outra forma”.

Rosebel ainda comenta que os aprendizes dos cursos de medicina, nutrição e odontologia estavam divididos em ligas acadêmicas para desempenharem melhor suas funções, e relata quais eram as ligas e suas devidas ações:  Liga Acadêmica de Clínica Médica: orientações sobre virose do inverno e doação de sangue envolvendo parceria com o hemocentro de Beltrão; Liga Acadêmica de Endocrinologia, Ginecologia e Obstetrícia: realizações de teste de glicemia, testes de diabete e comorbdades associadas; Liga Acadêmica de Cirurgia e Trauma:  orientações e panfletagens sobre quedas de idosos; Liga de Oncologia Clínica e Cirúrgica: demonstração e exposição sobre câncer de mama; Liga Acadêmica da Saúde Coletiva e Medicina da Família: orientação sobre tabagismo e aferição de pressão arterial e Liga Acadêmica Neonatologia e Pediatria: panfletagens sobre amamentação e orientações para as gestantes.

Trabalhos e Minicursos

Além das ações realizadas na praça Eduardo Virmond pelo Universidade na Comunidade, outras atividades foram efetuadas no Campus durante o primeiro dia do evento. O SEU exibiu diversos minicursos com apresentações de trabalhos acadêmicos em diversas áreas do conhecimento. Também, alguns cursos apresentaram temas diferenciados como: Núcleo de estudos em defesa dos direitos e juventude, com discussões acerca do cyberbuling: Quando a brincadeira passa dos limites.  Outro tema debatido, esse em oficina, foi a autorização do livro Papo e Fifi como método de prevenção a violência sexual contra criança.

Ao decorrer do evento, que segue até sexta feira (08), terá mais apresentações, mesas redondas, oficinas, mostruários de fotos e pôsteres, contando ainda com shows e apresentações culturais.