Unioeste concretiza presença no Tecnoparque de Toledo

doacao estrutura tecpar unioeste sindy spohr 2

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sergio Wolff, recebeu da Prefeitura de Toledo, representada pelo prefeito Beto Lunitti, a doação de um terreno no Parque Industrial Tecnoparque na última sexta-feira (27). A área contém um prédio de dois andares com laboratórios que serão destinados a estudos relativos à piscicultura e demais áreas afins.

Segundo o ex-diretor do Campus de Toledo, professor José Dílson Silva de Oliveira, há um projeto na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) que, liberará recursos para reforma do local, disponibilizará um bolsista e equipamentos de informática para já iniciar as atividades. “O objetivo é ampliar e implantar ações relacionadas à piscicultura na região, dando suporte técnico aos produtores, levantando dados em relação à produção de pescado na região, visto que a atividade está crescendo muito, a lâmina d’água da região de Toledo é a maior que temos no Paraná, com relação à produção em tanques rede e escavado”, esclarece.

O campus de Toledo, de acordo com informações do professor, conta com os cursos de Engenharia de Pesca, mestrado e doutorado em Recursos Pesqueiro e Engenharia de Pesca, assim os acadêmicos poderão usar o espaço para desenvolver pesquisas. Atendendo também a um convênio firmado entre a Unioeste e o Tecpar, um barracão será edificado no terreno, que receberá a instalação de uma fábrica de ração. “Já estamos levantando dados para atender os projetos que serão desenvolvidos, já está se encaminhando e o trabalho será imediato”, comenta José Dílson.

Por sua vez, o reitor Paulo Wolf, agradeceu o apoio da Prefeitura, reiterando que as duas instituições têm estado muito próximas na atual gestão. “Essa doação vai permitir à Unioeste, a ampliação de suas atividades, tanto na formação dos profissionais, quanto em sua responsabilidade social na região, com o incentivo e apoio à produção de pescado e com o desenvolvimento tecnológico”, enfatizou.

Já o prefeito Beto Lunitti foi enfático ao destacar a importância da Instituição no município, e afirmou que uma ação como essa leva a garantia de que Toledo tem feito a sua parte para potencializar o desenvolvimento de atividades ligadas ao campo da tecnologia. “A Universidade certamente é aquilo que traz o ordenamento das ações efetivas da comunidade. Nosso intuito é fortalecer as relações, e com isso estabelecer uma conexão forte onde poder público, iniciativa privada e universidade podem fazer mais pela cidade”, disse.

doacao estrutura tecpar unioeste sindy spohr 4

doacao estrutura tecpar unioeste sindy spohr 5