Unioeste promove ação no Assentamento Valmir Mota

LOGOCERTA

No próximo dia 02, os projetos Unioeste na Comunidade e Vigilância à Saúde de População Exposta a Agrotóxicos da macrorregião Oeste do Paraná, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), irão desenvolver ações no Assentamento Valmir Mota, no distrito de São João do Oeste na  BR-277, em Cascavel.

A comunidade do Assentamento tem como atividade principal a produção em pequenas áreas, voltada a soja, milho, trigo, fruticultura, olericultura e leite. Cada família de agricultor possui área entre cinco a dez hectares, com renda aproximada entre um e dois salários mínimos.

O evento irá acontecer entre das 9 às 15 horas, sendo realizado: diagnóstico de exposição a agrotóxicos das famílias que moram no assentamento, por meio da aplicação de um questionário do Ministério da Saúde; palestras sobre: risco do agrotóxico para saúde dos trabalhadores rurais, saúde do homem, saúde da mulher, tabagismo e alcoolismo, gravidez na adolescência e saúde bucal; são feitos ainda exames: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, cálculo do IMC, exame bucal e escovação dental com as crianças; além de atividades recreativas: alongamento, recreação com as crianças (pintura no rosco, pintura em papel, cantinho da leitura).

Todas as atividades serão acompanhadas por cerca de 40 acadêmicos da Universidade dos cursos de Farmácia, Odontologia, Fisioterapia, Pedagogia e Enfermagem, além de 8 professores da Instituição.

Projeto
O projeto Unioeste na Comunidade foi elaborado para atender uma demanda existente na Pró-Reitoria de Extensão, vinda da comunidade externa para que a Unioeste desenvolva atividades nas diversas áreas do conhecimento durante eventos, ou para atender uma necessidade específica da sociedade, e da comunidade interna; assim no projeto, discentes e servidores encontram a oportunidade de desenvolver atividades de forma interdisciplinar e em horários e locais que possibilitam a sua participação.

Agrotóxico no Paraná
Segundo pesquisa realizada no ano de 2012, o Paraná é o terceiro estado com maior consumo de agrotóxicos do Brasil. Somente naquele ano, o volume total de agrotóxicos consumidos no estado foi de 98.059.814,61 kg.  Informações Agrofit