Central de Notícias

Campus de Beltrão comemora 17 anos de implantação

IMG 1164

 

Entre os dias 20 e 25 de junho, acontece na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Francisco Beltrão, a “Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão” em comemoração aos 17 anos da transição da antiga Fundação Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão (Facibel) para a atual Unioeste.

Em 1991, por meio da Lei Estadual nº 12.235/98, foi autorizada a incorporação da Facibel à Unioeste e o Decreto Estadual 995/99 instituiu-se o Campus de Francisco Beltrão. Com a integração do Campus, a Unioeste se consolidou como uma Universidade regional, multicampi, focada no desenvolvimento regional e social, abrangendo as regiões Oeste e Sudoeste do Estado do Paraná, com Campus nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Marechal Candido Rondon, Francisco Beltrão e Toledo.

Servidora a mais de 31 anos, Nilsa Maria Guarda Canterle, conta o porquê do processo de estadualização da então Facibel, para a atual Unioeste. “A Facibel teve como mantenedora a Prefeitura principalmente nos investimentos, o custeio era por conta do pagamento de mensalidade dos alunos. Nesse sentido, havia uma tensão permanente pelos recursos. Após a nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), os municípios só poderiam atuar no ensino superior se atendidas as necessidades da educação infantil e fundamental, o que desencadeou uma crise de manutenção obrigando-a transformar-se, a saída foi procurar a estadualização. ”

Ainda de acordo com a servidora, que atualmente é diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus, foi difícil o processo de adaptação. “Quando da instalação do campus havia tudo por fazer, desde organizar espaço para trabalhar, até um assumir disciplinas que não esperávamos. Até os dois primeiros anos foi complicado. Gradualmente, com um melhor entendimento da estrutura e organização da Unioeste, fomos nos inserindo em projetos de pesquisa extensão, com novos concursos chegaram novos colegas, deste momento em diante o campus começou a construir sua identidade. ”

O diretor da Unioeste Beltrão, Gilmar Ribeiro, salientou que a Universidade hoje, é referência em toda a região. “A Unioeste – Campus de Francisco Beltrão é referência em ensino público estadual na Região Sudoeste do Paraná. Pelo seu quadro de docentes e agentes universitários qualificados atua na formação profissional, na execução de pesquisas e na implementação de projetos na comunidade, dessa forma, transferindo seu conhecimento para a sociedade.

“É gratificante, passadas duas ou três décadas, verificar que muitas das lideranças locais, quer no meio educacional, empresarial e até mesmo político foram nossos alunos. Gosto de encontrá-los. Saber de suas experiências de trabalho e vida, transcende nossa atuação docente, mas por meio desses relacionamentos temos um feedback de nossa efetiva contribuição para a sociedade ”, ressaltou a diretora.

Gilmar Ribeiro explica ainda a importância deste evento para a interação de toda a comunidade. “O objetivo é ampliar as relações com a comunidade interna e externa e minimizar lacunas entre a Universidade e a comunidade local e regional, oportunizando essa conhecer a atividades e projetos desenvolvidos pela Universidade no âmbito do ensino, pesquisa extensão”.

A Mostra foi idealizada pela direção geral do campus e está sendo organizado por uma comissão composta pela direção e por todos os coordenadores de cada atividade (Direção Geral, Assessores da Direção Geral, Direções de Centro, Coordenadores da Área de Extensão dos Centros e Agentes Universitários).


PROGRAMAÇÃO

20/06 - A Cerimônia de abertura será realizada a partir das 19 horas e será realizado uma Mesa Redonda com ex-diretores da Facibel e Unioste. Também haverá a inauguração da galeria dos ex-diretores e do espaço permanente de exposição para obras de autores do Campus de Francisco Beltrão.

20 a 25/06 – Exposição fotográfica apresentando a história da Unioeste – Campus de Francisco Beltrão.

21 a 25/06 – Mostra de Extensão com a exposição dos projetos de extensão existentes nos Centros (CCSA, CCH e CCS).

21 a 24/06 -  Exposição dos grupos de pesquisa e Revistas Científicas do Campus.

21/06 – Mesa Redonda sobre o uso de drogas e suas implicações na saúde mental (participação de especialistas Médicos, Psicológicos e Juristas).

21 a 25/06 – Centro de arrecadação de equipamentos eletroeletrônicos (lixo eletrônico), buscando a conscientização sobre a destinação desse tipo de resíduos e seus malefícios para as próximas gerações.

- Orientação sobre o paisagismo doméstico e distribuição de mudas a comunidade acadêmica incentivando a plantação e preservação arbórea. Promoção de plantio simbólico.

22 a 23/06 -  Feira das profissões com exposição dos cursos existentes no campus com o objetivo de apresentar a comunidade os objetivos, perfil de formação, mercado de trabalho e especialização inerente a cada profissional formado pelos cursos ofertados pela Unioeste – Campus de Francisco Beltrão.

- Atividade do Centro de Ciências da Saúde (CCS) com o foco no combate a hipertensão e obesidade.

- Sessões de Ginástica Laboral para a comunidade acadêmica e público externo, buscando demonstrar a importância dessa atividade na melhoria das condições de trabalho.

24/06 – Às 8:30 haverá palestra sobre Saúde Mental e apresentação dos trabalhos prestados pelo CAPS Dr. WAP de Francisco Beltrão à comunidade do Sudoeste do Paraná e ações de apoio da equipe do PROCAPS.

- 18 Horas haverá o Sarau musical com a participação de alunos, professores e servidores promovendo música instrumental durante as atividades acadêmicas.

- Durante todo o dia será realizado a Festa Junina promovida pelos acadêmicos formandos.

25/06 – Atividade Cultural – Mateada tradicionalista caracterizado por uma reunião informal de pessoas com o intuito de apreciarem um bom mate. Encerramento da Mostra.

O evento é aberto para a comunidade interna e externa. 

 

IMG 1165

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.