Farmácia Escola da Unioeste passa por reestruturação

IMG 1296

A Farmácia Escola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no Campus de Cascavel, foi criada a fim de ser um espaço de estágio para os alunos da Instituição servindo como ponte entre o ensino, pesquisa e a extensão, além de proporcionar atendimento à comunidade interna e externa. Por esse motivo é necessário que haja algumas adequações com a finalidade de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.

Com recursos provenientes da Secretária do Estado da Saúde, a Farmácia Escola está sendo reformada para readequação do espaço físico, que abrange uma área total de 328,77m³. Às adequações foram principalmente na área de manipulação, que possibilitarão a implantação do serviço de manipulação de cosméticos, medicamentos homeopáticos e alopáticos.

De acordo com o setor de obras da Instituição, o valor aproximado investido é de R$ 420.000,00 e o prazo de entrega previsto é para três meses. O diretor geral do Campus, Alexandre Webber, explica que foi necessário realizar a reforma da Farmácia por conta das novas normas de legislação da Vigilância Sanitária. Além disso, ele esclarece que as readequações estão serão muito importantes para contribuir para o avanço da Instituição, tanto para a melhoria das atividades de estágio para os acadêmicos, quanto ao atendimento à população, no que diz respeito ao acesso à medicamentos a preço mais acessível. “Com a reestruturação do local, nossos alunos terão a oportunidade de fazer estágio dentro da Farmácia no ramo de dispensação e manipulação de medicamentos que serão utilizados para atender a comunidade acadêmica, bem como as Clínicas de Odontologia e de Reabilitação da Unioeste, e comunidade local”, salienta o diretor lembrando que atualmente a Farmácia Escola atende em média 600 pessoas por mês.

Além disso, a coordenadora da Farmácia Escola, professora Patricia Guerrero de Sousa, acrescenta que os serviços prestados por este setor também poderá atender as necessidades do Hospital Universitário, por meio de futuras parcerias. Para a coordenadora, com estas readequações a Farmácia poderá subsidiar o pleno desenvolvimento de estágios curriculares e extracurriculares para os alunos de graduação e pós-graduação em Farmácia e oportunizará a ampliação de pesquisas e atividades de extensão. Anualmente, passam aproximadamente 80 alunos do curso de Farmácia nestes estágios. “A profissão farmacêutica passa atualmente por mudanças importantes, em especial no contexto dos serviços clínicos. Assim, esta reforma dará condições para que novos serviços sejam implantados, de modo a garantir o preparo dos nossos alunos para as novas demandas da profissão”, conclui. A Farmácia Escola pretende manipular medicamentos de prescrição médica, incluindo cápsulas, xaropes, pomadas, soluções e cosméticos como cremes, loções géis, xampus, condicionadores capilares, sabonetes e protetores solares.

A coordenadora informa ainda que alguns serviços oferecidos pela Farmácia Escola estão provisoriamente suspensos, em função desta reforma. Serviços de verificação de pressão, temperatura corporal, glicemia capilar e perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos serão oferecidos novamente somente após o término da reforma.

IMG 1301

IMG 1306