Professora recebe prêmio por projeto na área do câncer

LOGOCERTA

A professora do Centro de Ciências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão, Carolina Panis desenvolveu um projeto premiado no Canadá.

Em 2013, foi formada uma força-tarefa mundial liderada por pesquisadores de todo o mundo, denominada Halifax Project, cujo objetivo foi reunir lideranças de renome nas áreas de prevenção e tratamento do câncer para discutir temas importantes como falha na resposta terapêutica, falta de pesquisas em determinadas áreas e problemas relacionados à recidiva desta doença, dentre outros.

A professora Panis conta que foi convidada a fazer parte desta força-tarefa, então denominada a Broad-Spectrum Integrative Design for Cancer Prevention and Therapy, onde 154 cientistas de 21 países foram agrupados em 12 times, de acordo com sua área de atuação, para discutir as limitações do tratamento atual do câncer.

A contribuição da professora foi por meio de discussões estabelecidas dentro do tema “Tumor Promoting Inflammation” nos últimos quatro anos. A participação neste projeto resultou em dois artigos publicados na importante revista Seminars in Cancer Biology, de elevado fator de impacto, e que publica os trabalhos que discutem as temáticasde maior relevância na atualidade sobre câncer.

Em abril, a atuação da força tarefa foi reconhecida e indicada para ser premiada no Canadá por diversas instituições que atuam na área, recebendo oPrevent Cancer Now– Cancer Prevention Award 2015. Além disso, no mês de maio, estes trabalhos foram tema do editorial comentado no Journal of Clinical Oncology, considerado o maior periódico sobre aspectos clínicos do câncer no mundo. “A participação nesta força-tarefa possibilitou novos contatos internacionais que resultaram em potenciais colaborações e financiamentos”, finalizou a professora.