Professor lança livro sobre a desigualdade no campo

ldl

O professor de Economia Clério Plein, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão, publicou o livro pela Editora CRV de Curitiba intitulado “Desenvolvimento, mercados e agricultura familiar: uma abordagem institucional da pobreza rural".

A publicação foi selecionada para ser lançada oficialmente durante a realização do 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) em Maceió, de 14 a 17 de agosto de 2016.

A obra investiga a estrutura e dinâmica dos mercados acessados pelos agricultores e seus familiares de poucos recursos financeiros. Utiliza a base teórica do economista americano Douglass North fazendo uma análise institucional do desenvolvimento rural, demonstrando de que forma as instituições interferem no funcionamento dos mercados e estabelecendo suas relações com a pobreza rural. O professor Plein conta que "o livro é fruto da tese de doutorado e das pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Rural (DERU)” finaliza.

Clério Plein é formado em Economia Doméstica na Unioeste e tem mestrado e doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com estágio sandwich no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal).

Texto: Felipe Barossi