Professora da Romênia ministra palestra “Tecnologia da Informação”

b9931f7f 74ab 4408 bfe4 ef433e410eb6

O campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebe, nesta quarta-feira (18), a professora e doutora Alina Bianca Andreica da Babes-Bolyai University (BBU), European Studies na Romênia para ministrar uma palestra sobre Tecnologia da Informação, nominada “IT management and IT tools for organizational competitiveness”. O evento está sendo organizado pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e Assessoria de Relações Internacionais (ARI).

A Universidade está recebendo a professora desde o dia 10 de maio e a mesma palestra já foi dirigida aos alunos do Programa de Mestrado em Administração, Contabilidade e para alunos dos Cursos de Ciência da Computação, campus de Cascavel no dia (11). Para alunos do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, no campus de Toledo (12), e para alunos do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, campus de Francisco Beltrão (16).

Para a professora Alina Bianca Andreica, renomada internacionalmente na área de Tecnologia da Informação, “está sendo maravilhosa a cooperação internacional, de forte interação com professores e acadêmicos dessa área e de áreas afins”. Ademais, frisa “a receptividade nas cidades visitadas está sendo muito profissional e vem mostrando um acolhimento atencioso e carinhoso peculiar do povo brasileiro”.

Conforme o Assessor de Relações Internacionais, professor Pery Francisco Assis Shikida, que está acompanhando integralmente a professora, esta visita mostra que avança cada vez mais a internacionalização na Unioeste, com uma peculiaridade: “maximizar o máximo possível a interação entre programas e cursos com a visita de docentes e/ou pesquisadores internacionais, possibilitando um efeito sinérgico que somente tende a contribuir para a academia”.

A vinda desta professora está sendo patrocinada pelo Programa Erasmus+, com convênio celebrado entre a Unioeste e a BBU. Por este Programa, atualmente três estudantes da Unioeste realizam seus estudos na BBU, cuja duração perfaz cinco meses. Esta importante cooperação teve início com o professor Jandir Ferrera de Lima do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) de Toledo, sendo que três profissionais da Universidade já foram professores visitantes na BBU em 2015 e 2016, também patrocinados integralmente pelo Programa Erasmus+.

8c4a84af 6e15 49eb a83a 4b7d2698ce02

Palestra ministrado no Campus de Toledo