Professora participa de curso sobre saúde em Cuba

07

A professora Beatriz Toso, do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Cascavel e mais dez profissionais da Rede de Saúde da Criança no Brasil participaram de um curso internacional sobre a ‘Saúde pública na Enfermagem cubana’ na Escuela Nacional de Salud Pública (ENSAP) na cidade de La Habana em Cuba entre os dias 29 de março e 01 de abril.

Os conteúdos deste curso serviram para organização do serviço de atenção à saúde cubana, os fluxos da atenção, com enfoque na atenção primária como ordenadora do sistema de saúde e com visitas técnicas especificamente em serviços de saúde materno-infantil.

A importância do curso segundo a professora Beatriz é “a atenção primária cubana inspirou o modelo de atenção primária adotada no Brasil. Conhecer seu funcionamento auxilia no entendimento dos problemas de sua implantação em nosso País, cujas reflexões podem trazer elementos de superação de problemas que aquela realidade já enfrentou e solucionou ao longo de 40 anos de atenção primária como organizadora da rede de cuidados em saúde naquele país”.

A metodologia do curso foi uma imersão de uma semana, com aulas teóricas e visitas técnicas em serviços de saúde, sendo um modelo de serviço de saúde infantil para cada nível do sistema, da atenção primária a terciária. Foram visitados os serviços de atenção primária (Unidade de Saúde da Família (USF), incluindo visitas domiciliares as famílias adscritos àquela unidade, policlínico universitário, unidade de atenção primária de suporte as USF), atenção secundária (centro médico psicopedagógico, atendimento especializado ao nível ambulatorial para crianças com necessidades especiais, programa priorizado de saúde materno-infantil, hogar materno, para atenção as gestantes de risco) e atenção terciária (Cardiocentro Pediátrico William Soler).

A professora Beatriz conta ainda que o curso foi organizado pela presidente da Rede de Enfermagem em Saúde Infantil, a professora Maricela Torres Esperón, de nacionalidade cubana. O público alvo foram enfermeiros brasileiros associados da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (SOBEP), da qual sou vice-presidente e que represento a Rede de Enfermagem em Saúde Infantil aqui no Brasil. “Seus resultados serão divulgados na página da SOBEP, em evento científico a ser organizado pela sociedade para a divulgação da experiência e nas universidades as quais os participantes são vinculados. Participaram enfermeiros de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Paraíba”, salientou.

Os objetivos do curso eram demonstrar a estratégia de atenção primária a saúde e a participação da enfermagem no funcionamento do sistema cubano; determinar o trabalho da enfermeira na equipe multidisciplinar de atenção a saúde infantil no contexto cubano e brasileiro. Durante a troca de discussões sobre o sistema de saúde de Cuba e a produção de pesquisas conjuntas, os participantes expressaram sua satisfação e apreço para a seleção dos temas sobre a saúde, a atenção dos profissionais que participaram do curso, as instituições visitadas, o tratamento e os cuidados recebidos pela equipe da ENSAP.