Emenda ajuda na implantação de laboratório de Medicina

9f4638f0 c8ea 4ae4 b2f5 dea0d73bec92

A deputada Federal Leandre Dal Ponte (PV/PR), destinou emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil para a criação de um novo laboratório intitulado ‘Citogenética Humana e Biologia Molecular’ para o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão.

Segundo a professora Franciele Follador, diretora do CCS, “o referido laboratório será de fundamental importância do ponto de vista do ensino, da pesquisa e da extensão”.

Para a professor Claudicéia Risso Pascotto, idealizadora do projeto, “Estudos genéticos, bem como os exames citogenéticos, conhecidos também como cariótipo, assim como os exames moleculares possibilitarão aos acadêmicos do curso de Medicina ficar familiarizados com tais procedimentos que poderão em muito, esclarecer a hipótese diagnóstica de uma série de doenças genéticas”.

Além da melhoria do ponto de vista didático desses alunos, o laboratório será utilizado também para fins de pesquisa, como exemplo o de doenças raras. O médico Rui Fernando Pilotto, geneticista da Universidade Federal do Paraná, foi um incentivador desse projeto contribuído para que e torne realidade.