Professor Camilo representa Unioeste em evento Internacional

Camilo

O professor Drº. Camilo Freddy Mendoza Morejon, coordenador geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), representou a Instituição no evento Istanbul Internacional Invention Fair – ISIF’16.

O evento é anual, patrocinado pela International Federations Of Invetion Fair – ISIF’16”, é um programa de exposição mundial, com intuito de propiciar a comercialização de patentes, invenções, novos produtos, além de novas ideias. A ISIF reúne inventores e investidores, sendo um dos eventos mais importantes do mundo que, este ano, foi realizado na cidade de Istanbul-Turquia.

O evento foi realizado no “Istanbul Congress Center-ICC”, que reuniu a representação de vários países do mundo, na ocasião, um estande da Unioeste foi montado para apresentações das inovações tecnológicas, patentes, softwares e também foi apresentado o potencial dos seus pesquisadores para o desenvolvimento de projetos conjuntos.

O estande da Instituição foi prestigiado pela visita da comitiva composta por autoridades:  Minister of Science Industry and Technology da Turquia, Dr. FikriIsik; o presidente da Istanbul International Invention Fair (ISIF`16), Mr. Koray Sahin; o presidente da Federation of Inventors Associations (IFIA), Dr. Alireza Rastegar e demais pesquisadores e empresários dos países participantes. O estante também recebeu a visita do Cônsul do Brasil, representado por Paulo Roberto de França, Cônsul Geral do Brasil em Istanbul-Turquia.

O professor Morejon ressaltou que o evento esteve marcado de boas surpresas, uma delas foi a Medalha e Diploma "EURO INVENT - European Exibition of Creativity and Inovation”, autografado pelo professor Camilo Marejo da Unioeste, reconhecimento pelo desempenho de atuação na área de inovação. Ainda na ocasião, em uma conversa de negócios com o empresário Árabe Ahmad Majjan, resultou em intenções para desenvolvimento conjunto para soluções tecnológicas, o que também promoveu a abertura de novos mercados das inovações tecnológicas disponível na plataforma Innovatio, da qual a Unioeste faz parte.

IFIA

Em outro evento paralelo ao "Istanbul International Invention Fair –ISIF`16", o “2o-IFIA World Congress”, a Unioeste que também estava sendo representado pelo professor Dr.º Camilo Freddy Mendoza Morejon, formalizou a parceria com a Associação Brasil Internacional dos Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores (ABIPIR), sediada no Estado do Espírito Santos e com Office Latino-Americano na cidade de Foz do Iguaçu – PR, é uma Instituição privada, sem fins lucrativos, e também parceria com a International Federations of inventors Associations (IFIA), para a prospecção, difusão e a transferência de tecnologia, nos moldes da extensão tecnológica inovadora.

Na ocasião a ABIPIR fez o lançamento da plataforma mundial de inovação denominado Innovatio, com o objetivo de impulsionar os resultados inovadores, das pesquisas desenvolvidas nas universidades e centros de pesquisa, no mercado.

Marcelo Vivaqua, presidente da ABIPIR, ressaltou a importância da participação da Unioeste no evento. “A atuação do professor Camilo Freddy durante a Feira Internacional de Invenções de Istanbul foi extremamente elogiada por participantes, empresários, público em geral e também pelos organizadores da feira".

Ainda sobre o evento Marcelo Vivaque, comentou sobre as oportunidades que a Unioeste obteve com sua participação "A parceria da Innovatio com os Emirados Árabes Unidos e outros países abrirá diversas oportunidades para a Unioeste no seu processo de internacionalização da inovação por meio da Transferência de Tecnologia" enfatizou Vivacqua.

Segundo o reitor da Unioeste, Paulo Sergio Wolff,  “a inovação é um processo diferenciado de atuação acadêmica, por meio do qual pode-se concretizar o retorno do investimento em ciência e tecnologia em benefício da sociedade", enfatizando ainda que o reconhecimento da “Unioeste, por instituições internacionais, confirma a estratégia da consolidação da inovação adotada pela Instituição”.

Para Camilo Morejon, a participação da Unioeste foi de extrema importância. "A participação da Unioeste na Istanbul International Invention Fair (ISIF`16), mostrou para o mundo que o Brasil não se limita somente ao carnaval, futebol e ou aos lugares bonitos, mas também que por meio do seu capital intelectual se desenvolve ciência, tecnologia e inovação. De modo geral, insistimos que a  exemplo da preparação de um bolo, os ingredientes para a concretização da inovação são: a existência de problemas que demandem soluções; a disponibilidade de capital intelectual; a existência de ativos tecnológicos; a existência de ambientes propícios para a inovação (acadêmico e empresarial); a existência de empreendedores inovadores e visionários; a disponibilidade de estrutura de suporte técnico e administrativo; a existência de Instituições de fomento; a disponibilidade de recursos financeiros e o mais importante a existência de marcos regulatórios para dar amparo legal as atividades inovativas. No atual cenário creio que temos conseguido conquistar todos esses requisitos, agora somente resta aperfeiçoar o processo de implantação da inovação” explicou Morejon”, finaliza.