Encontro de representantes da 3º Idade em Foz do Iguaçu

Começa na próxima sexta-feira (01) em Foz do Iguaçu, na nas dependências do Hotel Bella Itália, o Encontro de Diretores e Coordenadores de Projetos das Universidades Abertas da Terceira Idade (Unati).

O Encontro, organizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e que prossegue até dia dois (sábado), terá como tema a aprovação do Estatuto à criação da Associação Brasileira das UnATI’s, o planejamento e a definição das comissões do XIII Fórum de Coordenadores de Projetos de Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior que acontecerá em setembro de 2013 em Foz do Iguaçu.

De acordo o professor e coordenador do Programa UnATI/Unioeste–Campus de Foz do Iguaçu, Antônio Carlos Nantes, o evento permitirá também, a definição e constituição e posse da Diretoria Executiva, que representará legalmente a Associação junto às Instituições de Ensino Superior envolvidas, os órgãos governamentais, norteando os eixos pertinentes a Educação, Pesquisa e Extensão. “Entendemos ser oportuno, ensejar esforços para o fortalecimento das IES’s por meio de seus representantes, no sentido de buscar ações efetivas que divulguem e ampliem contatos visando à captação de futuros sócios à Associação. Isto permitirá a exploração de novos conceitos, compartilhamento de experiências entre os profissionais que atuam em projetos com o foco no envelhecimento humano, e a manutenção de um espaço de divulgação de trabalhos exitosos na área”.

Nantes ainda explica que é objetivo da Associação conseguir espaços e articulações junto aos governos, apresentando propostas de mudanças na LDB que favoreçam a inclusão dos direitos da pessoa idosa.

Dia 01/06/2012:

14 horas às – 14h30 -Recepção de boas vindas aos participantes das Unatis brasileiras, com apresentação individual e suas instituições de origem;

14h45 às 15h30 –Apresentação da Minuta Final consolidada pelo escritório jurídico responsável e abertura para questionamentos / esclarecimentos e adequações / ajustes pertinentes; Elaboração da Ata de registro / constituição da fundação da Associação Brasileira das Unatis;

15h45 às 16 horas - Coffee Break;

16h05 às 17h45 – Apresentação da proposta da estrutura da Diretoria Executiva, a indicação dos membros constituintes, consenso e aprovação da mesma. Nomeação e Posse dos membros da Diretoria Executiva;

Dia 02/06/2012:

8h30 às 9h30 – Discussão acerca do XIII Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos à Terceira Idade: Data, Local (rede hoteleira) e estrutura do evento (previsão custo R$ e do número de participantes);

9h40 às 11 horas -Apresentação de Comissões Técnicas do evento: definições dos membros e responsabilidades: palestrantes / oficinas convidados / autoridades;

11h05 às11h20 – Leitura da Ata, coleta de assinaturas, cumprimentos e agradecimentos aos participantes.

12 horas – Almoço de confraternização