Convênios e Projetos
A digitalização de um acervo histórico é um processo complexo que requer planejamento cuidadoso e execução meticulosa. O projeto tem como objetivo fornecer um guia abrangente para as etapas envolvidas na digitalização do acervo histórico do CEPEDAL, desde a avaliação inicial até a disponibilização final dos materiais digitalizados. A digitalização virá acompanhada da disponibilização à consulta e que deva buscar multiplicar ações de guarda e preservação de documentação histórica.
A última catalogação do CEPEDAL foi publicada em 2015, e desde lá muitos documentos foram incorporados ao acervo. O presente projeto pretende não apenas disponibilizar a documentação por meio digital, como dispor da catalogação da mesma para que haja sintonia entre o material digital e seus suportes originais.
Objetivos:
Digitalizar o acervo histórico de forma a preservar, proteger e disponibilizar os materiais para pesquisa, educação e outros fins.
Disponibilizar documentos previamente digitalizados com recursos de projetos anteriores, disponibilizando ao público interessado os documentos históricos.
Realizar atividades de formação para profissionais da área de abrangência do Campus de Marechal C Rondon sobre guarda e preservação de acervo.
Ampliar a catalogação do acervo do CEPEDAL, que tem sua última versão publicada como: STEIN, Marcos Nestor; KOLING, Paulo J. & SILVA, Márcio Antônio Both da (Orgs.). Catálogo do Núcleo de Pesquisa e Documentação sobre o Oeste do Paraná. Porto Alegre, EVANGRAF, 2015, 532p.
Preservação e Divulgação do Acervo Histórico do CEPEDAL - FINEP
No início de 2025, o projeto intitulado “Preservação e Divulgação do Acervo Histórico do CEPEDAL” foi contemplado com R$ 1.510,870,00 pelo FINEP (Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/Identidade Brasil Recuperação e Preservação de Acervos 2024). O recurso será utilizado para a aquisição de scanners, software e um armário deslizante.
O objetivo do projeto é preservar, digitalizar e disponibilizar online um importante e diversificado conjunto de documentos históricos relacionados ao Oeste do Paraná e às fronteiras entre Brasil, Paraguai e Argentina que estão sob a guarda do Núcleo de Pesquisas e Documentação sobre o Oeste do Paraná - CEPEDAL.
Além de contribuir para a preservação e ampliação do acesso de pesquisadores e da comunidade em geral aos documentos, o projeto possibilitará o aumento de atividades de ensino de escolas de nível fundamental e médio a partir do uso do acervo do CEPEDAL.

O TERMO, iniciado em 2023, visa a digitalização de materiais da Reitoria da Unioeste, em sintonia com o processo de digitalização da documentação do Estado do Paraná
Convênio - Prefeitura Municipal de Toledo (Museu Histórico Willy Barth)
Em 16 de dezembro de 2021, em Toledo, foi assinado o Convênio de Cooperação Técnico-Científico e Cultural envolvendo a UNIOESTE – Campus Marechal Cândido Rondon e a Prefeitura Municipal de Toledo. Constitui objeto principal deste Convênio o planejamento e a execução de ações voltadas à higienização, catalogação e digitalização de documentos históricos pertencentes ao Museu “Willy Barth”. Para tanto, o Convênio contempla a seleção e contratação de estagiários e a cedência de computador, scanner de alta resolução e HDs externos.
Trata-se de um rico acervo constituído de fotografias, jornais, títulos eleitorais, dentre outros, que serão convertidos em formato digital para serem disponibilizados em futuro site do Museu e acessados por qualquer cidadão através de computador, celular ou tablet.
Iniciado oficialmente em abril de 2023, o convênio conta com uma equipe formada por docentes e dois estagiários que seguem em trabalho de higienização e primeira catalogação de parte da coleção de fotografias.
Estagiário Renato Severino trabalhando no laboratório a partir do convênio com o Museu Histórico Willy Bath.
Convênio - Fundação Araucária
Celebrado entre a Fundação Araucária e a UNIOESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon, tendo por ente mediador a Fundação Universitária do Campus (FUNDECAMP) através do Termo de Colaboração 007/2021.
O Termo contempla etapas de planejamento e execução do Projeto de Inexigibilidade (PI 13/2020 - FA) intitulado “Preservação documental e da memória do fomento à pesquisa da Fundação Araucária: higienização, catalogação e digitalização e produção de dados sobre o acervo (2000-2020)”, bem como a seleção e contratação de bolsistas e a aquisição de materiais de consumo, equipamentos tecnológicos (computador, scanner) e mídias (HDs externos).
Trata-se de expressiva “memória documental” relacionada à posição fundamental assumida pela Fundação Araucária no investimento em pesquisa científica em diversas áreas do saber e no desenvolvimento estruturante da Ciência e da Inovação Tecnológica no Estado do Paraná.
A equipe do projeto – composta por docentes, bolsistas técnicos e bolsistas de extensão – tem trabalhado articuladamente com os procedimentos de higienização, digitalização e catalogação, de modo a garantir o cuidado no tratamento da massa documental e a eficiência em sua catalogação e conversão digital. Prevê também a entrega de um produto final, como, por exemplo, um guia catalográfico digital.
Bolsistas André, João Vitor e João Pedro trabalhando no laboratório a partir do convênio com a Fundação Araucária.
Convênio - Prefeitura Municipal de Cascavel (Museu da Imagem e do Som)
Assinado em 2009, o Termo de Convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal de Cascavel e a UNIOESTE é o mais duradouro dentre aqueles realizado junto ao CEPEDAL. Nestes quase 15 anos, tem-se desenvolvido um conjunto de atividades técnicas, tecnológicas, científicas e institucionais reunidas em um projeto de extensão intitulado “Ações para a Higienização, Catalogação e Digitalização do Acervo do Museu da Imagem e Som de Cascavel – MIS”.
Essas ações envolvem um trabalho cuidadoso, eficiente e produtivo da equipe (docentes, estagiários e bolsistas de extensão) com documentações históricas do MIS, com destaque para o acervo fotográfico (50 mil fotografias).
Em agosto de 2019 foi firmado um novo Convênio, agora entre a UNIOESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon - e o Município de Cascavel, celebrado em 2020, tendo por objeto a continuidade e finalização do processo de digitalização dos materiais fotográficas, bem como sua ampliação a documentos fílmicos e revistas. O projeto foi encerrado em 2024.
Bolsistas Bruna e Samuel e estagiária Letícia trabalhando no laboratório a partir do convenio com o Museu da Imagem e do Som de Cascavel.
Convênio - Rádio Difusora (Marechal C. Rondon)
Termo de convênio celebrado entre a Unioeste, Campus MCR, e a empresa Rádio Difusora de Marechal Cândido Rondon em 2016. Trata-se de convênio que prevê ações de higienização e digitalização do acervo da rádio intitulado “Frente Ampla de Notícias”. Sofreu um período de paralisação das atividades em 2020 em função da pandemia de COVID-19 e por problemas temporários de infraestrutura tecnológica, mas, desde agosto de 2022 foi retomado com a troca e manutenção de peças de maquinário e, principalmente, com a aquisição de scanners planetários portáteis de alta resolução, qualidade e eficiência.
Existente no formato de grandes cadernos em capa dura, o valioso e instigante acervo da Rádio Difusora recobre um período histórico que se estende de 1966 (ano de sua criação) até 2016 (quando a empresa deixou de produzir os cadernos, aderindo a era digital). Seu conteúdo é de evidente importância histórica, posto que diz respeito a atividades e notícias divulgadas pela rádio. Trata-se de rico material de pesquisa histórica e de estudos sobre memória e mídia na localidade.
Sumário e Capa do livro "Catálogo da Sociedade Civil Organizada de Marechal Cândido Rondon"