Área de atuação

A avaliação da fertilidade do solo, do estado nutricional de plantas e a granulometria do solo são análises imprescindíveis para emissão de laudos técnicos que irão auxiliar a recomendação de corretivos e fertilizantes e, também permitir avaliar o equilíbrio nutricional das lavouras. A análise química do solo é também uma das exigências das instituiçoes financeiras que fornecem crédito rural e seguro agrícola.
 
 
  • Análise de solo

As análises químicas de solo realizadas no Laboratório de Química Agrícola da Unioeste Campus de Marechal Cândido Rondon, adotam as metodologias recomendadas pela Comissão Estadual de Laboratórios de Análises Agronômicas do Paraná (CELA-PR).

A análise de rotina consiste na avaliação do pH, acidez trocável e acidez potencial, teor de matéria orgânica, e dos nutrientes disponíveis no solo: fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca) e magnésio (Mg).

Micronutrientes: ferro (Fe), cobre (Cu), manganês (Mn), zinco (Zn), boro (B).

Granulométrica: teores de argila, silte e areia.

  • Tecido vegetal

Para avaliar o estado nutricional das culturas são analisados os teores de macronutrientes: nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), enxofre (S) e micronutrientes:  ferro (Fe), cobre (Cu), manganês (Mn), zinco (Zn), boro (B).

  • Fertilizantes orgânicos
Nos materiais orgânicos são analizados os teores de carbono orgânico total, umidade a 65oC, pH e teores dos nutrientes: nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg),  ferro (Fe), cobre (Cu), manganês (Mn), zinco (Zn).

A análise química de solo em conjunto com análise foliar contribuem para o uso eficiente de corretivos e fertilizantes incentivando o emprego da análise de solo como ferramenta imprescindível para manejo adequado da recomendação de calagem e adubação.

 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.