Método Agronômico e Estatístico de Geração de Unidades de Manejo em Soja e Milho
Descrição: Unidades de manejo (UM) tem mostrado bom potencial na viabilização da agricultura de precisão para pequenos e médios agricultores. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar o processo de definição de UMs e de métodos de avaliação da qualidade dos mapas das UMs. Para definição das UMs serão utilizados atributos físicos (textura, resistência mecânica do solo à penetração, densidade, micro e macro-porosidade, condutividade elétrica), químicos do solo (C, Ph, H+Al, Ca, Mg, K, Cu, Zn, Fe, Mn), elevação, declividade, matéria orgânica e atributos da planta (produtividade, índice de clorofila). Duas abordagens serão utilizadas na seleção das variáveis candidatas a layers: 1) Abordagem estatística (AE). 2) Abordagem agronômica (AA). Em cada abordagem serão selecionadas as variáveis com correlação significativa com a produtividade. A diferença entre as duas abordagens é que na AA todas as variáveis não estáveis temporalmente serão descartadas. Será utilizada uma área de 15 ha com sucessão soja/milho localizada em Céu Azul, Paraná. As unidades de manejo serão geradas pelo algoritmo Fuzzy C-Means e a avaliação das mesmas será realizada pela análise da redução da variância total (eficiência relativa) e testes de comparação de médias. Será então analisado se as UMs podem ser utilizadas como fonte de recomendação e análise dos atributos químicos do solo. Se trata de um projeto interinstitucional com a participação da UNIOESTE, Universidade Estadual do Colorado, ESALQ/USP e UTFPR/Medianeira.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Eduardo Godoy de Souza - Coordenador / J. P. MOLIN - Integrante / L. H. P. NÓBREGA - Integrante / ERIVELTO MERCANTE - Integrante / MARCIO FURLAN MAGGI - Integrante / CLAUDIO LEONES BAZZI - Integrante / RAJ KOSLA - Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Correção e adubação química convencional e localizada em sistema plantio direto
Descrição: A adubação do solo é uma das principais etapas no processo de produção agrícola. A determinação da quantidade e composição do fertilizante é usualmente realizada em função da análise química do solo, por meio de amostragens em pontos específicos, de forma a representar de maneira mais fiel a fertilidade média da área. Entretanto a agricultura de precisão (AP) traz, por meio da aplicação localizada do fertilizante e outros insumos agrícolas, um aumento da eficiência global do sistema. O objetivo deste projeto é avaliar o desempenho dos sistemas de correção e adubação química convencional e localizada (AP)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Eduardo Godoy de Souza - Coordenador / J. P. MOLIN - Integrante / E. F. OLIVEIRA - Integrante / L. H. P. NÓBREGA - Integrante / ERIVELTO MERCANTE - Integrante / JERRY ADRINI JOHANN - Integrante / Miguel Angel UribeOpazo - Integrante / Silvio César Sampaio - Integrante / Mônica Sarolli Silva Mendonça Costa - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Agricultura de precisão aplicada à cultura da pêra
Descrição: A produção de pêra no estado do Paraná é pequena (aproximadamente 10 % da produção brasileira) e há necessidade de importação de grandes quantidades pelo Brasil. Dentre as tecnologias que visam agregar valor ao produto destacam-se a Produção Integrada de Frutas (PIF) e a agricultura de precisão (AP). Essas técnicas em conjunto podem possibilitar um salto de qualidade à fruticultura paranaense. Este projeto visa estudar o comportamento de um pomar de pereiras sob sistema de fertilização convencional e localizada, esta última, característica da agricultura de precisão. Para tanto será levantada a variabilidade espacial produtividade de pereiras, dos atributos químicos do solo e da incidência de plantas invasoras e doenças..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Eduardo Godoy de Souza - Coordenador / Lúcia Helena Pereira Nóbrega - Integrante / Uribe-Opazo, Miguel Angel - Integrante / Luiz Antonio de Mendonça Costa - Integrante / Mônica Sarolli Silva Mendonça Costa - Integrante / Affonso Celso Gonçalves Jr. - Integrante / MÁRCIA REGINA SIQUERIA KONOPATZKI - Integrante / Claudio Leones Bazzi - Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Influência Local em Estatística Espacial ( Fundação Araucária)
Descrição: O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de inferência espacial utilizando métodos geoestatísticos em modelos espaciais t-student n-variados e estabelecer diretrizes que possam auxiliar no uso das técnicas de influencia local a pequenas perturbações nos dados e/ou nas suposições do modelo de variabilidade espacial, utilizadas na análise de sensibilidade dos estimadores obtidos pelos métodos de máxima verossimilhança e máxima verossimilhança restrita. Assim, se estudará a influencia local de pontos discrepantes, assumindo processos estocásticos t-student n-variados. Se apresentará um estudo a dados reais coletados da produtividade da soja e suas respectivas covariáveis que são os atributos físicos e químicas do solo coletados nos anos agrícolas 2006/2007 e 2007/2008 e 2008/2009, em uma área comercial de 75 há produtora de grãos na região Oeste do Paraná..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Eduardo Godoy de Souza - Integrante / M A VILAS BOAS - Integrante / JERRY ADRINI JOHANN - Integrante / Miguel Angel UribeOpazo - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.