Image

Campus de Toledo - Cursos

Curso Carga Horária Total (horas) Tipo de Formação Turno Duração Informações sobre o curso
Pró-Reitoria Saiba mais
Ciências Econômicas 2728 Bacharelado Noturno 4 anos
Ciências Sociais 3300 Licenciatura Noturno 4 anos
Engenharia Química 4485 Bacharelado Integral 5 anos
Filosofia 3200 Licenciatura Matutino 4 anos
Filosofia 3200 Licenciatura Noturno 4 anos
Psicologia 2172 Bacharelado Matutino 5 anos
Química 2615 Bacharelado Matutino 3 anos
Química 3201 Licenciatura Noturno 4 anos
Secretariado Executivo Trilíngue 3048 Bacharelado Noturno 4 anos
Serviço Social 3262 Bacharelado Noturno 4 anos
Superior de Tecnologia em Aquicultura 2244 Tecnológico Noturno 3 anos

Superior de Tecnologia em Aquicultura

Campus: Campus de Toledo Centro: Centro de Engenharias e Ciências Exatas Turno: Noturno Duração Mínima: 3 anos Duração Máxima: 5 anos Formação: Tecnólogo em Aquicultura Tipo de Formação: Tecnológico Habilitação/Ênfase: Oferta: presencial
O Curso
No curso Superior de Tecnologia em Aquicultura a integralização do curso possui o tempo mínimo de 03 anos. Ao concluir o terceiro ano do curso, o acadêmico recebe o diploma de Tecnólogo em Aquicultura, podendo dar continuidade ao curso, obtendo o diploma de Bacharel em Engenharia de Pesca.
Perfil do Profissional O curso visa à formação de profissionais com sólida formação básica e espírito criativo, capaz de contribuir para a reversão do quadro social e econômico em que se encontra o país. De uma forma geral, o curso tem também como objetivos: - formar recursos humanos qualificados para a ampliação do desenvolvimento tecnológico das atividades aquícolas da região Oeste do Paraná e de todo o país; - abrir e ampliar a discussão sobre a questão científica e tecnológica, enfatizando potencialidades já existentes neste espaço geográfico, econômico e social; - possibilitar, por meio da extensão universitária e da integração com instituições de ensino superior de outros centros, a circulação de modernas teorias e práticas nas áreas da aquicultura, explotação, conservação dos recursos pesqueiros continentais e de tecnologia do pescado; - possibilitar, por meio da pesquisa, a concepção e o desenvolvimento de novas tecnologias na área e colocá-las à disposição dos setores produtivos.
Campo de Atuação Conforme a Resolução 313/1986 do CONFEA que dispõe sobre o exercício profissional dos Tecnólogos das áreas submetidas à regulamentação e fiscalização instituídas pela Lei nº 5.194, de 24 DEZ 1966, e dá outras providências, em seu Art. 3º - As atribuições dos Tecnólogos, em suas diversas modalidades, para efeito do exercício profissional, e da sua fiscalização, respeitados os limites de sua formação, consistem em: 1) elaboração de orçamento; 2) padronização, mensuração e controle de qualidade; 3) condução de trabalho técnico; 4) condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; 5) execução de instalação, montagem e reparo; 6) operação e manutenção de equipamento e instalação; 7) execução de desenho técnico. Parágrafo único - Compete, ainda, aos Tecnólogos em suas diversas modalidades, sob a supervisão e direção de Engenheiros, Arquitetos ou Engenheiros Agrônomos: 1) execução de obra e serviço técnico; 2) fiscalização de obra e serviço técnico; 3) produção técnica especializada. Art. 4º - Quando enquadradas, exclusivamente, no desempenho das atividades referidas no Art. 3º e seu parágrafo único, poderão os Tecnólogos exercer as seguintes atividades: 1) vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; 2) desempenho de cargo e função técnica; 3) ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica, extensão. Conforme o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores em Tecnologia, a Tecnologia em Aquicultura se enquadra no eixo tecnológico de Recursos Naturais e o perfil profissional de conclusão do Tecnólogo(a) em Aquicultura consiste em: elaborar, executar, supervisionar e valiar planos, projetos, programas e ações aquícolas; cultivar peixes e outros animais aquáticos, desde a produção de alevinos, engorda e processamento, até a comercialização e distribuição dos produtos para o mercado consumidor; projetar e adequar os sistemas de produção aquícola; orientar o manejo e produção de espécies aquáticas; realizar estudos de controle e qualidade no ambiente aquático; vistoriar, realizar perícia, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação. Assim, o(a) Tecnólogo(a) em Aquicultura desempenha atividades referentes ao aproveitamento dos recursos naturais aquáticos, através da aplicação de metodologias de cultivo sustentável de organismos aquáticos.
Situação Legal Autorização - Decreto Estadual - 3634 Diário Oficial do Estado - 09/10/2023
Coordenação
Pitagoras Augusto Piana
Email: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: 45 33797079

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução nº 086/2023-CEPE de 07/10/2008

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Extensão Universitária Curricular - Disciplinas262Anual- ...
Biologia de Invertebrados Aquáticos68Semestral1° ano 1º semestreConceito de zoologia e relações com a pesca e aquicultura. Nomenclatura zoológica. Invertebrados aquáticos: protozoários, platelmintes, nematelmintes, esponjas, cnidários, artrópodes, moluscos e crustáceos. Morfologia e anatomia. Ecologia e ciclo de vida. Importância para a pesca e aquicultura. 
Ictiologia I68Semestral1° ano 1º semestreClassificação de peixes. Forma e movimento. Respiração. Circulação. Osmorregulação. Alimentação. Crescimento. Reprodução. Órgãos sensoriais. Comportamento e comunicação. Zoogeografia de peixes marinhos e de água doce. 
Introdução à Aquicultura34Semestral1° ano 1º semestreConceitos básicos e aplicados da aquicultura. Situação atual e perspectivas da aquicultura mundial e brasileira. Histórico da aquicultura. Princípios gerais da aquicultura. Aspectos ambientais relacionados a aquicultura. Perspectivas futuras da aquicultura. 
Introdução à Engenharia de Pesca34Semestral1° ano 1º semestreHistórico da Engenharia de Pesca. Áreas de atuação profissional. Regulamentação do exercício da profissão. Função social do Engenheiro de Pesca. Princípios de formação ética. Oportunidades ocupacionais do Engenheiro de Pesca. Competências para o sucesso profissional. Comunicação. 
Matemática para Engenharia68Semestral1° ano 1º semestreConjuntos Numéricos. A Reta Real. Razão e Proporção. Expressões algébricas. Equações do 1º e 2º graus. Inequações do 1º e 2º graus. Frações. Desigualdades. Valor Absoluto. Áreas de superfícies planas. Relações num Triângulo Retângulo. Trigonometria. Exponenciais e Logaritmos. 
Química Geral e Analítica68Semestral1° ano 1º semestreMatéria e energia. Elementos e átomos. Cálculos estequiométricos. Equações químicas. Soluções: preparo e diluições. Ácidos, bases e pH. Gases. Composição da água superficial e subterrânea. Titulometria. Aplicação experimental em água, solo e alimentos. 
Biologia de Vertebrados Aquáticos34Semestral1° ano 2º semestreCaracterísticas gerais de vertebrados aquáticos: peixes, anfíbios, répteis e mamíferos. Importância para a pesca e aquicultura. 
Botânica Aquática34Semestral1° ano 2º semestreCaracterísticas gerais. Classificação e aspectos biológicos de algas (cianobactéria, algas verdes, algas marrons, algas vermelhas, Bacillariophyceae, Xanthophyceae, Euglenophyceae e Dinophyceae) e das principais famílias de fanerógamas aquáticas. 
Citologia, Histologia e Embriologia de Organismos Aquáticos68Semestral1° ano 2º semestreCitologia: Introdução ao estudo das células. Organização e composição química, estrutural e funcional das células procarionte e eucarionte e de suas organelas celulares. Sistema de endomembranas e secreção celular. Endocitose e digestão celular. Princípios de Fisiologia Celular. Membrana celular e transporte através de membranas. Núcleo celular. Divisão celular. Histologia: Introdução à Histologia. Tecidos de revestimento e de secreção, muscular, trato digestivo e órgãos associados ao trato digestivo e gônadas masculina e feminina. Embriologia: Introdução à Embriologia. Processos de gametogênese. Tipos de ovos. Mecanismos de fecundação. Etapas do desenvolvimento: segmentação, gastrulação e organogênese. Modelos de desenvolvimento direto e indireto. 
Ecologia68Semestral1° ano 2º semestreIntrodução à Ecologia: conceitos e noções de modelos. A vida e o meio ambiente: água, nutrientes, luz, energia e calor. Biomas. Organismos. Populações. Interações de espécies. Comunidades. Ecossistemas. Aplicações ecológicas.  
Estatística Pesqueira I68Semestral1° ano 2º semestreIntrodução à Estatística. Amostragem. Estatística descritiva. Probabilidade. Principais distribuições de probabilidade. Distribuição de frequência. Erro amostral. Intervalo de Confiança. Experimentação Científica. Comparando dois grupos: teste t. Teste da hipótese nula. Teste de proporção. 
Química Orgânica68Semestral1° ano 2º semestreEstrutura de Carbono. Funções Orgânicas. Forças intermoleculares. Estereoquímica. Efeitos eletrônicos. Ácidos e Bases Orgânicas. Generalidades sobre as reações orgânicas. Estrutura e propriedades básicas de aminoácidos e proteínas. 
Bioquímica68Semestral2° ano 1º semestreCarboidratos, lipídeos, aminoácidos e peptídeos. Proteínas e ácidos nucléicos. Enzimas. Vitaminas e coenzimas. Bioenergética. Metabolismo celular: fotossíntese, carboidratos, lipídeos, proteínas, nucleotídeos e ácidos nucléicos. 
Genética e Melhoramento Aplicados à Pesca e Aquicultura68Semestral2° ano 1º semestreNatureza, localização, transmissão e função do material genético. Relação vertical entre DNA, produtos proteicos e fenótipo: replicação do DNA, transcrição e tradução gênica. Fontes de variabilidade genética. Genética mendeliana. Extensões dos princípios básicos da hereditariedade. Interação gênica. Determinação do sexo e de características relacionadas ao sexo. Ligação e Mapas genéticos. Variações numéricas e estruturais dos cromossomos. Manipulação cromossômica de interesse em organismos aquáticos (poliploidia, ginogênese, androgênese). Genética de populações. Estrutura genética de populações aquáticas. Genética quantitativa. Introdução ao Melhoramento Genético. Componentes de variância. Herdabilidade. Seleção e Cruzamentos. Aplicações da Genética e Melhoramento Genético na Pesca e Aquicultura. 
Ictiologia II34Semestral2° ano 1º semestreSistemática e taxonomia de peixes. Métodos de estudo e análise da alimentação, reprodução, idade e crescimento em peixes. 
Informática, Algoritmo e Programação34Semestral2° ano 1º semestreFundamentos de linguagem de programação. Programação em algoritmos. Manipulação de dados. Apresentação de softwares na área de engenharia. 
Manejo de Bacias Hidrográficas68Semestral2° ano 1º semestreHidrologia das bacias hidrográficas. Determinação e relação dos processos básicos referentes ao balanço de água. Inundação e sedimentação. Relação entre clima, topografia, geologia e solo, vegetação e usos da terra. Zoneamento agroecológico em bacias hidrográficas. Morfogênese de rios, lagos e planícies de sedimentação, poluição hídrica e autodepuração. EIA-RIMA. 
Qualidade de Água para Aquicultura68Semestral2° ano 1º semestreManejo da qualidade da água. Calagem e fertilização de viveiros. Dinâmica dos nutrientes. Aeração, circulação e trocas de água. Dinâmica e tratamento de efluentes. A dinâmica de bioflocos. 
Cultivo de Alimento Vivo34Semestral2° ano 2º semestreProdução primária e secundária: coleta, isolamento, cultivo e aplicação. Sistema de Produção. 
Desenho68Semestral2° ano 2º semestreIntrodução, histórico, divisão e importância. Sistema de uma única projeção cotada. Sistema de mais de uma projeção ortogonal. Introdução ao desenho técnico: definições, divisão e importância, uso do instrumental, letreiros e algarismos. Representação de peças-desenho técnico e à mão livre: importância e finalidade. Desenho mecânico e arquitetônico. Desenho topográfico e gráficos. Aplicações de desenho técnico em Autocad. Elaboração de projetos arquitetônicos. Desenho universal: princípios e aplicações. 
Engenharia Hidráulica para Aquicultura68Semestral2° ano 2º semestrePropriedades do fluído. Hidrodinâmica. Dinâmica de fluidos em condutos fechados. Dinâmica de fluidos em condutos abertos. Hidrometria. Bombas hidráulicas. 
Estudos de Solos para Aquicultura34Semestral2° ano 2º semestreOrigem e evolução do solo. Composição e tipos básicos de solos. Planejamento e realização de levantamento de solos. Propriedades dos solos para a aquicultura. Propriedades químicas dos solos. Cor e manchas de solos. Textura dos solos. Estrutura dos solos. Consistência dos solos. Permeabilidade dos solos. Classificação e aptidão dos solos para a aquicultura. 
Fisioecologia de Animais Aquáticos68Semestral2° ano 2º semestreIntegração organismo/ambiente. Temas Centrais da Fisiologia Animal. Água e equilíbrio osmótico. Regulação iônica. Excreção. Respiração. Sangue e Pigmentos respiratórios. Digestão e absorção. Relações térmicas: efeitos e regulação da temperatura. Controle e integração: Sistema nervoso. Controle hormonal. Endocrinologia da reprodução. Aplicação da fisiologia para a pesca e aquicultura. 
Topografia68Semestral2° ano 2º semestreIntrodução a topografia. Sistemas de coordenadas. Medidas de distância. Medições de direções. Orientação. Técnicas de levantamento planialtimétrico. Cálculo de áreas. Nivelamento. Representação do relevo. Cortes e aterros. Desenho topográfico. Geoprocessamento. Uso de programas computacionais para topografia. Uso de instrumentos para levantamentos topográficos: nível, estação total e drone. 
Estágio Supervisionado I68Anual3° ano Acompanhamento e treinamento do estudante em empresas ou instituições públicas ou privadas que atuem na área de recursos pesqueiros, pesca, aquicultura ou tecnologia do pescado. 
Trabalho de Conclusão de Curso para Tecnologia em Aquicultura136Anual3° ano Planejamento e elaboração de trabalho técnico ou científico nos campos de saberes da Tecnologia em Aquicultura. 
Algicultura34Semestral3° ano 1º semestreMicroalgas, macroalgas e macrófitas aquáticas: características químicas; importância para a aquicultura; coleta preservação e isolamento; diversos sistemas de cultivo; diversos usos. Aplicações comerciais. 
Alimentação e Nutrição de Organismos Aquáticos68Semestral3° ano 1º semestreAvaliação de alimentos proteicos. Avaliação de alimentos energéticos. Digestibilidade: Métodos de coleta e avaliações. Disponibilidade dos nutrientes. Proteínas e seu metabolismo. Carboidratos e seu metabolismo. Lipídeos e seu metabolismo. Minerais e vitaminas e seu metabolismo. Conceito de exigência nutricional. Exigência nutricional de peixes onívoros. Exigência nutricional de peixes carnívoros. Exigência nutricional de camarões marinhos e de água doce. Distúrbios de caráter nutricional. Estratégias de alimentação. 
Economia Pesqueira I68Semestral3° ano 1º semestreA natureza e o objeto da economia. Procura, oferta e formação de preço. Aplicação do conceito de oferta e procura na atividade pesqueira. Teoria do consumidor. Modelo da concorrência. Noções de macroeconomia e de comércio internacional. Problemas gerais de crescimento e de comércio de pesca e aquicultura. 
Metodologia e Redação Científica68Semestral3° ano 1º semestreNoções da história da ciência empírica: filosofia da ciência. Ciência. Do erro à formação: a deformação de cientistas. Publicação científica. Avaliação da atividade científica. Criação. Objetivo: hipóteses e predições. Planejamento da pesquisa. Análise e interpretação de resultados. Redação científica: estrutura e forma. A formação de cientistas. 
Microbiologia do Pescado68Semestral3° ano 1º semestreIntrodução à microbiologia: vírus, bactérias e fungos. Crescimento microbiano: fatores físicos, químicos e nutricionais. Micro-organismos na higiene e tecnologia da pesca. Toxi-infecções alimentares veiculadas pelo pescado. Análise microbiológica do pescado. Controle microbiológico. 
Sociologia Geral34Semestral3° ano 1º semestreCultura e Natureza. Sociedade e Indivíduo. Instituições e formas de organização social. Mudanças sociais na contemporaneidade. Conflitos sociais. Impactos humanos sobre o mundo natural. Hidrelétricas e os impactos socioambientais. Movimento dos pescadores artesanais e a indústria pesqueira. Organização socioeconômica das práticas pesqueiras e sistemas técnicos de pesca das populações ribeirinhas, quilombolas e ameríndias. Contribuições das cosmologias e das culturas afro-brasileira e indígena para o desenvolvimento sustentável. Relações Étnico-Raciais. Direitos humanos. 
Extensão Pesqueira68Semestral3° ano 2º semestreHistórico da extensão rural e pesqueira. Desenvolvimento rural e políticas públicas. A ação do extensionista no desenvolvimento local. Metodologias na extensão. Comunicação rural e extensão. Recursos didáticos e sua importância na extensão. Transferência de tecnologias. Público-alvo da extensão e associativismo. Importância da cultura de povos e comunidades tradicionais para promoção do desenvolvimento sustentável. 
Patologia de Organismos Aquáticos68Semestral3° ano 2º semestreInfecção e patogenicidade. Resistência natural e imunidade. Antígenos, anticorpos e anticorpogênese. Estudo das principais doenças causadas por vírus, bactérias, parasitas e outras etiologias. Métodos de diagnóstico e profilaxia. Medidas de biossegurança em cultivos, como forma de controle e prevenção das doenças. 
Produção de Camarões68Semestral3° ano 2º semestreCarcinicultura no Brasil e no mundo. Espécies e estatísticas de produção. Produção de camarões marinhos e de água doce: Larvicultura e Técnicas de produção em berçários e crescimento final. Manejo alimentar e nutricional. Exigências ambientais. Planejamento da produção e elaboração de projetos. 
Reprodução e Larvicultura de Peixes68Semestral3° ano 2º semestrePeixes de importância econômica. Manejo de matrizes e reprodutores. Nutrição de matrizes e reprodutores. Determinação sexual e diferenciação sexual. Reprodução natural e formas de acasalamento. Manipulação do eixo hipotálamo-hipófise-gônada. Controle da maturação gonadal. Coleta e avaliação de gametas. Manipulação, processamento e conservação de gametas. Fertilização natural e artificial. Estruturas para incubação de embriões. Controle e manipulação do desenvolvimento embrionário. Contagem e transporte de ovos. Larvicultura. Métodos para controle (aceleração/retardo) do desenvolvimento larval. Weaning: métodos para conduzir a transição alimentar. Manipulação ambiental na larvicultura. Controle da determinação e diferenciação sexual. Produção de alimento vivo e alimentação natural. Alimentação artificial na larvicultura. Tecnologias emergentes para larvicultura e alevinagem. Processos biotecnológicos. Planejamento da produção e elaboração de projetos. Atividades práticas. 
Tilapicultura68Semestral3° ano 2º semestreTilapicultura: da criação para subsistência ao modelo industrial nos cinco continentes. Cadeia produtiva e modelos mercadológicos. Produção de tilápias nos diferentes sistemas de produção: semiaberto, fechados, currais, viveiros escavados, tanques rede, sistema de recirculação, sistema sem renovação de água, sistema in door, bioflocos, tecnologias emergentes. Escolha do sistema produtivo em conformidade com a realidade local. Espécies de tilápias com potencial para criação. Escolha de linhagens melhoradas/modificadas geneticamente. Saúde e bem-estar. Boas práticas de criação, profilaxia. Reprodução. Produção de populações monossexo. Produção de ovos, larvas, alevinos e juvenis. Tecnologias para produção de tilápias. Manejo produtivo. Manejo Sanitário. Manejo alimentar e nutricional. Técnicas de transporte de ovos, larvas, alevinos, juvenis e adultos. Manejo pré-abate. Processos biotecnológicos. Planejamento da produção e elaboração de projetos em tilapicultura. Atividades práticas. 

Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Fábio BittencourtDoutorado55 45 33797126Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/6559122284733030
Leonardo Sebastián Guillermo FelipeMestrado55 45 33797036Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/2910123086058894
Maristela Cavicchioli MakrakisPós-Doutorado55 45 33797080Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/9363438437286350
Paulo Vanderlei SanchesDoutorado55 45 33797085Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/3472813769118299
Robie Allan BombardelliDoutorado55 45 33797085Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/9229153363435258
Tairine PimentelDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tatiane Mary GogolaDoutorado55 45 33797000Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Thais Souto BignottoDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/0325557641703792
Éder André GubianiDoutorado55 45 33797079Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/9034190459322164

Regulamentos
Sem regulamentos

Projetos de Ensino
Não encontrado


Fonte: Academus; Curso TOO0047 ; Grade 2024/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2025


Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.