Psicologia - Ênfase em Psicologia e Processos Clínicos e de Atenção à Saúde
Campus: Campus de Toledo
Centro: Centro de Ciências Humanas e Sociais
Turno: Matutino
Duração Mínima: 5 anos
Duração Máxima: 9 anos
Formação: Bacharel em Psicologia
Tipo de Formação: Bacharelado
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
Para a matrícula no 4º ano do curso, o acadêmico deverá optar por uma das Ênfase oferecidas sendo: - Ênfase em Psicologia e Processos Clínicos e de Atenção à Saúde ou - Ênfase em Psicologia e Processos Psicossociais. Após conclusão de uma das ênfases, poderá o acadêmico reingressar como portador de diploma de graduação para concluir a ênfase diferente da sua formação, cumprindo os requisitos/disciplinas específicas e estágios supervisionados correspondentes. Maiores informações em: Direção do Centro de Ciências Humanas e Sociais 45 3379 7054
Perfil do Profissional Bacharel em Psicologia. As competências necessárias para a formação do bacharel psicólogo serão desenvolvidas por meio de um núcleo comum e duas ênfases curriculares. As disciplinas do núcleo comum estabelecem uma base homogênea para a formação e uma capacitação básica para lidar com os conteúdos da Psicologia, enquanto campo de conhecimento e de atuação. Desenvolvem as competências para o desempenho e atuação profissional requeridas do formado em Psicologia. Para isso, visam assegurar ao profissional Psicólogo o domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida. De acordo com as Diretrizes Curriculares para o Curso de Psicologia (2011), Parecer (2019), o que se espera do formado é que esteja capacitado para: I – analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; II – analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; III – identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo; IV – identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa; V – escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência; VI – avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; VII – realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações; VIII – coordenar e manejar processos grupais, considerando as Bacharel em Psicologia. As competências necessárias para a formação do bacharel psicólogo serão desenvolvidas por meio de um núcleo comum e duas ênfases curriculares. As disciplinas do núcleo comum estabelecem uma base homogênea para a formação e uma capacitação básica para lidar com os conteúdos da Psicologia, enquanto campo de conhecimento e de atuação. Visam assegurar ao profissional Psicólogo o domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida. As ênfases do Curso de Psicologia proposto foram definidas considerando as demandas profissionais do Psicólogo na atualidade e as características da instituição e da região em que se situa, a fim de possibilitar ao acadêmico a possibilidade de escolha, de acordo com o previsto na DCN do curso. As ênfases ofertadas são: Ênfase em Psicologia e Processos Clínicos e de Atenção à Saúde Esta ênfase tem como objetivo oferecer instrumental profissional para intervenções de caráter diagnóstico, terapêutico e preventivo tanto individual quanto em grupos. A atuação profissional terá como base os processos interativos entre o indivíduo (desenvolvimento cognitivo e da personalidade) e o grupo (desenvolvimento social e comunitário), em diferentes contextos (famílias, instituições, ecossistemas). Para tanto, fundamenta-se no embasamento teórico e prático que permitam uma atuação geral do psicólogo em diferentes esferas, entre elas: a clínica infantil, adolescentes e adultos, atendimento em consultórios, ambulatórios, redes de reabilitação e afins. Ao final da formação, o aluno estará apto para avaliar, prevenir e intervir em diferentes contextos, conforme as especificidades dos diferentes grupos etários nos aspectos clínicos e de saúde. Neste processo de formação, sempre serão respeitadas a autonomia do professor na definição das abordagens e as escolhas dos discentes em relação aos grupos de atuação, quando for o caso. Ênfase em Psicologia e Processos Psicossociais Esta ênfase se concentra no desenvolvimento das competências referentes aos processos psicossociais, com a intenção de compreender e explicar a maneira pela qual os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos indivíduos são influenciados pela presença dos demais. Ao dar ênfase aos processos psicossociais, portanto, de natureza coletiva, ela busca dar uma formação ao profissional de modo a torná-lo apto para atuar no âmbito da psicologia social, grupal, institucional e comunitária. Sempre serão respeitadas, ao longo do processo de formação, a autonomia do professor na definição das abordagens e as escolhas dos discentes em relação aos grupos de atuação, quando for o caso.
Campo de Atuação O campo de atuação do Psicólogo encontra-se amplamente potencializado na atualidade. Existem inúmeras demandas novas e ou renovadas a serem tratadas pelo profissional de psicologia em diferentes instâncias, desde os grupos terapêuticos, as clínicas e instituições sociais ou do mundo do trabalho, até as distintas categorias em que o metier da psicologia tem competência para atuar. Isso significa que o profissional Psicólogo é e será cada vez mais indispensável para o acolhimento, a orientação e a interpretação das novas formas de produção e comunicação de afetos.
Situação Legal Autorização - Decreto Estadual - 3847 Diário Oficial do Estado - 31/10/2023
O Curso
Para a matrícula no 4º ano do curso, o acadêmico deverá optar por uma das Ênfase oferecidas sendo: - Ênfase em Psicologia e Processos Clínicos e de Atenção à Saúde ou - Ênfase em Psicologia e Processos Psicossociais. Após conclusão de uma das ênfases, poderá o acadêmico reingressar como portador de diploma de graduação para concluir a ênfase diferente da sua formação, cumprindo os requisitos/disciplinas específicas e estágios supervisionados correspondentes. Maiores informações em: Direção do Centro de Ciências Humanas e Sociais 45 3379 7054
Perfil do Profissional Bacharel em Psicologia. As competências necessárias para a formação do bacharel psicólogo serão desenvolvidas por meio de um núcleo comum e duas ênfases curriculares. As disciplinas do núcleo comum estabelecem uma base homogênea para a formação e uma capacitação básica para lidar com os conteúdos da Psicologia, enquanto campo de conhecimento e de atuação. Desenvolvem as competências para o desempenho e atuação profissional requeridas do formado em Psicologia. Para isso, visam assegurar ao profissional Psicólogo o domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida. De acordo com as Diretrizes Curriculares para o Curso de Psicologia (2011), Parecer (2019), o que se espera do formado é que esteja capacitado para: I – analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; II – analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; III – identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo; IV – identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa; V – escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência; VI – avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; VII – realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações; VIII – coordenar e manejar processos grupais, considerando as Bacharel em Psicologia. As competências necessárias para a formação do bacharel psicólogo serão desenvolvidas por meio de um núcleo comum e duas ênfases curriculares. As disciplinas do núcleo comum estabelecem uma base homogênea para a formação e uma capacitação básica para lidar com os conteúdos da Psicologia, enquanto campo de conhecimento e de atuação. Visam assegurar ao profissional Psicólogo o domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida. As ênfases do Curso de Psicologia proposto foram definidas considerando as demandas profissionais do Psicólogo na atualidade e as características da instituição e da região em que se situa, a fim de possibilitar ao acadêmico a possibilidade de escolha, de acordo com o previsto na DCN do curso. As ênfases ofertadas são: Ênfase em Psicologia e Processos Clínicos e de Atenção à Saúde Esta ênfase tem como objetivo oferecer instrumental profissional para intervenções de caráter diagnóstico, terapêutico e preventivo tanto individual quanto em grupos. A atuação profissional terá como base os processos interativos entre o indivíduo (desenvolvimento cognitivo e da personalidade) e o grupo (desenvolvimento social e comunitário), em diferentes contextos (famílias, instituições, ecossistemas). Para tanto, fundamenta-se no embasamento teórico e prático que permitam uma atuação geral do psicólogo em diferentes esferas, entre elas: a clínica infantil, adolescentes e adultos, atendimento em consultórios, ambulatórios, redes de reabilitação e afins. Ao final da formação, o aluno estará apto para avaliar, prevenir e intervir em diferentes contextos, conforme as especificidades dos diferentes grupos etários nos aspectos clínicos e de saúde. Neste processo de formação, sempre serão respeitadas a autonomia do professor na definição das abordagens e as escolhas dos discentes em relação aos grupos de atuação, quando for o caso. Ênfase em Psicologia e Processos Psicossociais Esta ênfase se concentra no desenvolvimento das competências referentes aos processos psicossociais, com a intenção de compreender e explicar a maneira pela qual os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos indivíduos são influenciados pela presença dos demais. Ao dar ênfase aos processos psicossociais, portanto, de natureza coletiva, ela busca dar uma formação ao profissional de modo a torná-lo apto para atuar no âmbito da psicologia social, grupal, institucional e comunitária. Sempre serão respeitadas, ao longo do processo de formação, a autonomia do professor na definição das abordagens e as escolhas dos discentes em relação aos grupos de atuação, quando for o caso.
Campo de Atuação O campo de atuação do Psicólogo encontra-se amplamente potencializado na atualidade. Existem inúmeras demandas novas e ou renovadas a serem tratadas pelo profissional de psicologia em diferentes instâncias, desde os grupos terapêuticos, as clínicas e instituições sociais ou do mundo do trabalho, até as distintas categorias em que o metier da psicologia tem competência para atuar. Isso significa que o profissional Psicólogo é e será cada vez mais indispensável para o acolhimento, a orientação e a interpretação das novas formas de produção e comunicação de afetos.
Situação Legal Autorização - Decreto Estadual - 3847 Diário Oficial do Estado - 31/10/2023
Coordenação
Rejane Teixeira Coelho
Email:Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: 45 32203171
Rejane Teixeira Coelho
Email:
Telefone: 45 32203171
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução n. 087/2023-CEPE de 29/06/2023
Projeto Político-Pedagógico Resolução n. 087/2023-CEPE de 29/06/2023
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 120 | Anual | - | ... |
Extensão Universitária Curricular - Disciplinas | 400 | Anual | - | ... |
História das Teorias da Psicologia | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Desenvolvimento da Psicologia Moderna e as Teorias da Psicologia com ênfase para o Estruturalismo, o Funcionalismo, a Gestalt e as abordagens cognitivas recentes. |
Introdução à Filosofia | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Physis (natureza). Psykhé (alma). Nous (intelecto). Psykhé como conceito metafísico: Ideia e substância. Filosofia como cuidado da alma. Teorias das faculdades (tipos, tarefas, produtos de cada faculdade). |
Introdução à Sociologia | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Perspectiva histórica do desenvolvimento da sociologia. Apresentação das categorias fundamentais do raciocínio sociológico. Ação, interação e relações sociais; estrutura e instituições sociais; socialização; mudança, conflito e luta; Papéis sociais. Descrição do estado da arte das pesquisas no Brasil contemporâneo. |
Psicologia Fenomenológica Existencial | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Os fundamentos filosóficos e teóricos do humanismo; A fenomenologia e o existencialismo como a Terceira Força dentro da ciência psicológica; A influência de Husserl e Kierkegaard; O método fenomenológico; A Psicologia da Gestalt; A abordagem centrada na pessoa de Rogers; A Psicologia topológica de Kurt Lewin; A concepção de homem como Ser-no-Mundo e dos fenômenos envolvidos no processo de existir. |
Ética Profissional do Psicólogo | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Ética e os fundamentos da ação moral; A transição do projeto moral para o projeto legal; Instrumentos de controle social; Deontologia e exercício profissional; Código de Ética Profissional do Psicólogo; Sigilo profissional; Princípios das responsabilidades objetiva e subjetiva. Atividade Prática Supervisionada- APS: 20 horas |
Bases Filosóficas das Ciências Humanas | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Os pressupostos filosóficos das ciências humanas. O nascimento das ciências humanas. Ciências naturais e humanas (do espírito): critérios e estatutos científicos. Fundamentos, métodos e escopos das ciências humanas, segundo distintas escolas filosóficas. |
História da Psicanálise | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Estudo da História da Psicanálise à época de Freud. |
Iniciação à Antropologia | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Definição da área, introdução a conceitos e temas fundamentais da área, tais como cultura, relativismo, etnocentrismo, observação participante, etnografia, representações coletivas, descrição do campo de atuação, ética profissional, e estado da arte das pesquisas antropológicas no Brasil contemporâneo; educação das relações étnico-raciais. |
Processos Grupais | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Indivíduo, grupo social e sociedade. Processos grupais, massa e multidão. Contextualização histórica da dinâmica de grupo. Principais autores e teorias. Diferentes formas de conceituar e entender o grupo e suas consequências. As diversas aplicações dos conhecimentos sobre o funcionamento dos grupos. Estrutura e processos de interação nos grupos. Contribuições teórico- metodológicas: grupos operativos e psicodrama. Atividade Prática Supervisionada- APS 20 horas. |
Psicologia do Desenvolvimento Humano I | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Pressupostos teóricos básicos da psicologia do desenvolvimento; Fatores do desenvolvimento humano; A relação entre aprendizagem e desenvolvimento humano; Historicidade da infância; Aspectos biológicos, psicológicos e sociais do desenvolvimento pré-natal, nascimento e fase neonatal; Fatores envolvidos na formação da criança com necessidades especiais; Os primeiros anos de vida: desenvolvimento e aprendizagem na abordagem psicanalítica; As fases da vida e sua constituição histórica, social e psicológica; Desenvolvimento e aprendizagem da criança nas abordagens da Psicologia Genética de J. Piaget e Psicologia Genética de H. Wallon. |
Fundamentos Filosóficos das Narrativas Míticas | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Mito, lógos e arkhé. Mitos como narrativas rituais. Estrutura e mito. Bases filosóficas das noções de pessoa, religião e pensamento. Símbolos e arquétipos. Figuras míticas e sua herança. Filosofia contemporânea do mito. |
Genética Humana | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Bases gênicas e cromossômicas da hereditariedade humana; padrões de herança e suas variações; doenças genéticas e alterações no comportamento humano; herança multifatorial e o papel do ambiente; diagnóstico pré-natal, aconselhamento genético e o papel do profissional da psicologia. |
Introdução às Políticas Públicas | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Estudo das noções de Estado, direitos, políticas sociais e políticas públicas; Análise da relação Psicologia e Políticas Públicas; avaliação de políticas públicas no Brasil: SUS, SUAS, educação habitação e previdência social. Atividade Prática Supervisionada- APS: 20 horas |
Psicologia Social | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Fundamentos teóricos e epistemológicos da Psicologia Social; Abordagem sócio-histórica em Psicologia social; Psicologia social no Brasil; Implicações para atuação junto a grupos, instituições e comunidades; A construção social do sujeito e da sociedade enquanto realidade subjetiva; A sociedade e instituições: a família, o estado, a escola e os grupos; A identidade como instituição social; Relações interpessoais e ideologias; |
Ética | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Constituintes do campo ético. Felicidade. Liberdade. Responsabilidade. Dever. Reconhecimento. Estética da existência. Ética e Direitos Humanos. Ética aplicada. |
Anatomia e Fisiologia do Sistema Nervoso | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Anatomia macroscópica do sistema nervoso periférico e central; Noções morfológicas do sistema nervoso; Formação embrionária do sistema nervoso; Conceitos básicos da fisiologia humana; Estudos das funções dos sistemas nervoso e endócrino; Compreensão dos conceitos básicos da fisiologia e a relação com situações do cotidiano, de forma a explicar alterações fisiológicas provocadas por diferentes estados emocionais. |
Epistemologia | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Constituição histórica do campo epistemológico. Intersecção da psicologia com outras ciências. Epistemologias: genética; histórica; arqueológica; racionalista crítica/ |
Fundamentos Filosóficos da Psicologia I | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | A relação corpo-mente. Racionalismo e Empirismo. Mecanicismo. |
Psicofarmacologia | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Noções básicas de psicofarmacologia, critérios, condutas e aplicação em tratamentos psicoterápicos; Ações dos psicofármacos no SNC; Funcionamento mental sob o efeito dos psicofarmacológicos; Principais drogas psicotrópicas de uso médico e respectivas implicações na atuação das equipes multidisciplinares; Transformações do psiquismo e da conduta individual determinadas por agentes farmacológicos comparadas a outras determinadas pela interação psicológica com o meio. |
Psicologia das Relações Familiares | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Construção histórica e social da família; Novas configurações familiares; Diferentes abordagens psicológicas no estudo da família; Família e políticas públicas. Atividade Prática Supervisionada- APS: 20 horas |
Estágio Básico I | 100 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Integração de práticas sobre os saberes adquiridos no núcleo comum. Planejamento de uma intervenção: observação, levantamento de demandas, caracterização ou diagnóstico, elaboração de plano de intervenção e devolutiva. Regulamento de Estágios do Curso de Psicologia. |
Fundamentos Filosóficos da Psicologia II | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Representações inconscientes.Pragmatismo. Psicologismo. Fenomenologia. Existencialismo. Estruturalismo. |
Métodos Qualitativos e Quantitativos de Pesquisa | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Pesquisa Qualitativa: conceitos e especificidades. Métodos qualitativos de pesquisa. Instrumentos de pesquisa (entrevistas, observação, documentos). Estatística descritiva; Amostragem; Noções básicas de probabilidade; Testes de hipóteses; análise e interpretação de tabelas e testes estatísticos. Os bancos de dados em saúde Pública. |
Psicologia Hospitalar | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | História e desenvolvimento da Psicologia Hospitalar e da Saúde; Teorias e métodos; Abordagens psicológicas de promoção, prevenção e reabilitação em saúde; Inserção e atuação do psicólogo nas instituições de saúde em diversos contextos sociais e institucionais; Psicologia da saúde e Intervenção do psicólogo em equipe interdisciplinar. Atividade Prática Supervisionada- APS: 20 horas. |
Psicologia do Desenvolvimento Humano II | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Estudo do desenvolvimento humano; Aspectos biológicos, psicológicos e sociais na adolescência, maturidade e velhice; O processo de individualização e a aquisição da identidade; Tópicos especiais em adolescência e juventude; 0 processo de amadurecimento e de envelhecimento na sociedade contemporânea; Desenvolvimento atípico; Tópicos especiais em envelhecimento. |
Elaboração de Projetos de Pesquisa | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | A definição do tema de pesquisa; a exploração da literatura; a construção de um problema de pesquisa; Hipótese e objetivos de pesquisa; a metodologia de pesquisa; a escrita do texto científico (relatório, artigo científico...). |
Estado e Movimentos Sociais no Brasil | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Estudo da formação do Estado Brasileiro, das políticas públicas com ênfase na atuação dos movimentos sociais. |
Estágio Básico II | 100 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Desenvolvimentos de uma intervenção, através da realização da observação, do levantamento de demandas, da caracterização ou diagnóstico da realidade, elaboração de um plano de intervenção e a devolutiva. |
Filosofia da Mente | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | O problema mente/ |
Psicologia Escolar | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Construção histórica e social da psicologia escolar/ |
Psicologia Organizacional e do Trabalho | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | A perspectiva clínica do trabalho; Conceitos, abordagens teórico-metodológico e técnicas; Domínio de análise e de intervenção em Psicologia do Trabalho e Organizacional a partir do enfoque clínico do trabalho; Produção de conhecimento e aspectos éticos considerando a interface entre os processos de subjetivação, trabalho e saúde. |
Extensão I – em Psicologia e Processos Clínicos e de Atenção à Saúde | 110 | Anual | 4° ano | Promover a integração dos conteúdos trabalhados nas atividades acadêmicas da respectiva ênfase, proporcionando ao aluno a vivência prática dentro de projeto ou programa de extensão proposto pelo Colegiado de Curso e ou professor da disciplina. Serão enfatizadas concepções e tendências da extensão universitária com orientações sobre a postura ética e técnica na execução dos projetos de extensão propostos. |
Estágio Supervisionado em Psicologia e Processos Clínicos e de Atenção à Saúde I | 100 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Desenvolvimento de Estágio Curricular Obrigatório na Clínica Escola; Diagnóstico e elaboração de um plano de intervenção terapêutica em uma das abordagens da psicologia; Registro de prontuário de atendimento; Elaboração do relatório da intervenção. |
Fundamentos da Psicanálise | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | A psicanálise e seus procedimentos de investigação de processos mentais; método de tratamento, hipótese psicológica; psicanálise e cultura; aparelho psíquico, sexualidade e inconsciente; pulsão, narcisismo e conflito edipiano. |
História do Gênero e Sexualidade | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Estudos do Gênero e da sexualidade como construções históricas, sociais, culturais, políticas e discursivas. A questão da norma e das normalizações-normatizações. Debates acerca das diversidades sexuais e de gênero a partir de uma perspectiva interdisciplinar sobre os saberes científicos, ativistas e populares. |
Psicologia Comportamental | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Comportamento operante; estrutura e função; esquemas de reforçamento; controle de estímulos; condicionamento pavloniano, discriminação e generalização de estímulos; modelagem e aprendizagem; controle de estímulos aversivos. |
Psicologia da Personalidade | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Aspectos epistemológicos decorrentes do campo de estudo da personalidade; Principais sistemas e teorias da personalidade e métodos de pesquisa decorrentes; Teoria Psicanalítica da personalidade: Freud, Lacan; Estudos pós-freudianos: Adler, Horney, Klein e Reich. |
Estágio Supervisionado em Psicologia e Processos Clínicos e de Atenção à Saúde II | 100 | Semestral | 4° ano 2º semestre | Desenvolvimento de Estágio Curricular Obrigatório na Clínica Escola; Diagnóstico e elaboração de um plano de intervenção terapêutica em uma das abordagens da psicologia; Registro de prontuário de atendimento; Elaboração do relatório da intervenção. |
Filosofia e Psicologia: interfaces | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | O projeto de fundamentação psicológica da filosofia. Psicologismo. Positivismos. Contraciência. Religiosidade. Recepção crítica da Psicologia por distintas escolas filosóficas da contemporaneidade. Pós-estruturalismo. |
História da Cultura e de Processos de Subjetivação | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | Estudo da cultura na formação humana, social, psíquica, e as suas particularidades na sociedade contemporânea por meio de processos de subjetivação. |
Psicologia Jurídica e Direitos Humanos | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | História da psicologia jurídica; A loucura, o crime e o testemunho como objetos iniciais da psicologia jurídica, na interface com a psiquiatria e o direito; Principais áreas da psicologia jurídica; Principais ações do psicólogo na psicologia jurídica; Avaliação em psicologia jurídica: concepções, métodos e finalidades; Direitos Humanos; Ética em psicologia jurídica. |
Psicopatologia | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | Introdução à Psicopatologia. A psicopatologia como área do conhecimento: delimitação do campo teórico. Limites e critérios diferenciais entre os fenômenos patológicos e os normais. Funções psíquicas e suas principais alterações. Transtornos psicopatológicos: prevenção, prognóstico e diretrizes de intervenção. Critérios diagnósticos do DSM-V e da CID-11. |
Técnicas Psicoterápicas | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | Teoria e Técnica psicoterápica com enfoque psicoterápico comportamental; Princípios teóricos da Análise do Comportamento; Teoria e Técnica psicoterápica com enfoque psicoterápico Cognitivo- Comportamental; Princípios teóricos da Terapia Cognitivo- Comportamental; Formas de psicoterapia: individual e grupai; Especificidades da psicoterapia com crianças, adolescentes, adultos e família; Especificidades do atendimento institucional; |
Extensão II – em Psicologia e Processos Clínicos e de Atenção à Saúde | 110 | Anual | 5° ano | Promover a integração dos conteúdos trabalhados nas atividades acadêmicas da respectiva ênfase, proporcionando ao aluno a vivência prática dentro de projeto de extensão proposto pelo professor da disciplina. Serão enfatizados diálogos com populações de distintas matrizes socioculturais e diálogos interdisciplinares com as disciplinas do seu curso. Será destacada a extensão e as relações interpessoais e intrapessoais, a extensão e a comunicação (uso dos recursos tecnológicos de comunicação). |
Trabalho de Conclusão de Curso | 68 | Anual | 5° ano | Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso mediante orientação docente. O TCC em suas modalidades e requisitos, será disciplinado no regulamento aprovado pelo Colegiado de Curso de Psicologia. |
Estágio Supervisionado em Psicologia e Processos Clínicos e de Atenção à Saúde III | 100 | Semestral | 5° ano 1º semestre | Desenvolvimento de Estágio Curricular Obrigatório em Instituição de Saúde; Diagnóstico e elaboração de um plano de intervenção; Registros de prontuário coletivo; Trabalho em equipe multiprofissional; Elaboração do relatório da intervenção. |
Filosofia e Processos de Subjetivação | 68 | Semestral | 5° ano 1º semestre | A invenção do sujeito. Concepção filosófica de pessoa, indivíduo, identidade, diferença e suas relações. Processos de subjetivação e singularização em meio a seus regimes de verdade, à política, à economia, à religião. Produção de modos de subjetivação na contemporaneidade, entre o público e o privado. |
Técnicas Psicoterápicas Avançadas I | 68 | Semestral | 5° ano 1º semestre | Teoria e técnica psicoterápica no contexto da abordagem Fenomenológica-existencial e humanista; Histórico e principais conceitos da Gestalt-terapia; Raízes históricas e epistemológicas da logoterapia; Modelos de aplicação dessas teorias e técnicas aos diversos campos da psicologia. |
Avaliação Psicológica | 68 | Semestral | 5° ano 2º semestre | Natureza e origem dos testes psicológicos; Métodos e técnicas de avaliação psicológica; Análise crítica dos testes e de outros instrumentos de medida psicológica; Princípios científicos e psicométricos dos instrumentos de avaliação: validade, fidedignidade e normalização. Aspectos éticos implicados na avaliação psicológica / |
Estágio Supervisionado em Psicologia e Processos Clínicos e de Atenção à Saúde IV | 100 | Semestral | 5° ano 2º semestre | Desenvolvimento de Estágio Curricular Obrigatório em Instituição de Saúde; Diagnóstico e elaboração de um plano de intervenção; Registros de prontuário coletivo; Trabalho em equipe multiprofissional; Elaboração do relatório da intervenção. |
Filosofia da Finitude | 68 | Semestral | 5° ano 2º semestre | A finitude como questão filosófica. Adoecimento, dor e morte vistos pela filosofia. A morte do Homem. Concepções filosóficas contemporâneas de existência, sentido e decisão. |
Psicologia no Atendimento à Pessoa com Deficiência | 68 | Semestral | 5° ano 2º semestre | Conhecimento teórico-prático do desenvolvimento orgânico e psicológico da pessoa que apresenta necessidades especiais; Tecnologias e procedimentos básicos para o trabalho com pessoas que apresentam necessidades especiais; Âmbitos de atuação do psicólogo; Inclusão social. Atividade Prática Supervisionada- APS: 20 horas |
Técnicas Psicoterápicas Avançadas II | 68 | Semestral | 5° ano 2º semestre | O enfoque psicanalítico: princípios básicos; A escuta psicanalítica: associação livre e interpretação dos sonhos; Reconhecimento e manejo de: transferência, contratransferência, resistência, angústia e mecanismos de defesa explícitos numa terapia; Especificidades da psicoterapia psicanalítica com crianças, adolescentes, adultos e família; Especificidades do atendimento com enfoque psicanalítico em instituições; |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
---|---|---|---|---|
Antonio de Padua Bosi | Pós-Doutorado | lattes.cnpq.br/0316432404990249 | ||
Beatriz Salgado Cardoso de Oliveira | Doutorado | |||
César Augusto Battisti | Pós-Doutorado | 55 45 33797054 | ||
Maria Isabel Formoso Cardoso e Silva | Pós-Doutorado | 55 45 33797000 | lattes.cnpq.br/9313080291371618 | |
Michelle Silvestre Cabral | Doutorado | |||
Rejane Teixeira Coelho | Doutorado | 55 45 32203171 | lattes.cnpq.br/3000856251956471 | |
Roberto Biscoli | Doutorado | 55 45 33797071 | lattes.cnpq.br/5261023761943052 | |
Tamara Havana dos Reis Pasqualatto | Mestrado | |||
Wilson Antonio Frezzatti Junior | Pós-Doutorado | 55 45 33797127 | lattes.cnpq.br/1014241381410099 |
Regulamentos
Sem regulamentos |
---|
Projetos de Ensino
Não encontrado |
---|
Fonte: Academus; Curso TOO0049 ; Grade 2024/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2025
Acessos: 945215