Psicologia
Campus: Campus de Toledo
Centro: Centro de Ciências Humanas e Sociais
Turno: Matutino
Duração Mínima: 5 anos
Duração Máxima: 9 anos
Formação: Bacharel em Psicologia
Tipo de Formação: Bacharelado
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
Para a matrícula no 4º ano do curso, o acadêmico deverá optar por uma das Ênfase oferecidas sendo: - Ênfase em Psicologia e Processos Clínicos e de Atenção à Saúde ou - Ênfase em Psicologia e Processos Psicossociais. Após conclusão de uma das ênfases, poderá o acadêmico reingressar como portador de diploma de graduação para concluir a ênfase diferente da sua formação, cumprindo os requisitos/disciplinas específicas e estágios supervisionados correspondentes. Maiores informações em: Direção do Centro de Ciências Humanas e Sociais 45 3379 7054
Perfil do Profissional Bacharel em Psicologia. As competências necessárias para a formação do bacharel psicólogo serão desenvolvidas por meio de um núcleo comum e duas ênfases curriculares. As disciplinas do núcleo comum estabelecem uma base homogênea para a formação e uma capacitação básica para lidar com os conteúdos da Psicologia, enquanto campo de conhecimento e de atuação. Desenvolvem as competências para o desempenho e atuação profissional requeridas do formado em Psicologia. Para isso, visam assegurar ao profissional Psicólogo o domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida. De acordo com as Diretrizes Curriculares para o Curso de Psicologia (2011), Parecer (2019), o que se espera do formado é que esteja capacitado para: I – analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; II – analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; III – identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo; IV – identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa; V – escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência; VI – avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; VII – realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações; VIII – coordenar e manejar processos grupais, considerando as Bacharel em Psicologia. As competências necessárias para a formação do bacharel psicólogo serão desenvolvidas por meio de um núcleo comum e duas ênfases curriculares. As disciplinas do núcleo comum estabelecem uma base homogênea para a formação e uma capacitação básica para lidar com os conteúdos da Psicologia, enquanto campo de conhecimento e de atuação. Visam assegurar ao profissional Psicólogo o domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida. As ênfases do Curso de Psicologia proposto foram definidas considerando as demandas profissionais do Psicólogo na atualidade e as características da instituição e da região em que se situa, a fim de possibilitar ao acadêmico a possibilidade de escolha, de acordo com o previsto na DCN do curso. As ênfases ofertadas são: Ênfase em Psicologia e Processos Clínicos e de Atenção à Saúde Esta ênfase tem como objetivo oferecer instrumental profissional para intervenções de caráter diagnóstico, terapêutico e preventivo tanto individual quanto em grupos. A atuação profissional terá como base os processos interativos entre o indivíduo (desenvolvimento cognitivo e da personalidade) e o grupo (desenvolvimento social e comunitário), em diferentes contextos (famílias, instituições, ecossistemas). Para tanto, fundamenta-se no embasamento teórico e prático que permitam uma atuação geral do psicólogo em diferentes esferas, entre elas: a clínica infantil, adolescentes e adultos, atendimento em consultórios, ambulatórios, redes de reabilitação e afins. Ao final da formação, o aluno estará apto para avaliar, prevenir e intervir em diferentes contextos, conforme as especificidades dos diferentes grupos etários nos aspectos clínicos e de saúde. Neste processo de formação, sempre serão respeitadas a autonomia do professor na definição das abordagens e as escolhas dos discentes em relação aos grupos de atuação, quando for o caso. Ênfase em Psicologia e Processos Psicossociais Esta ênfase se concentra no desenvolvimento das competências referentes aos processos psicossociais, com a intenção de compreender e explicar a maneira pela qual os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos indivíduos são influenciados pela presença dos demais. Ao dar ênfase aos processos psicossociais, portanto, de natureza coletiva, ela busca dar uma formação ao profissional de modo a torná-lo apto para atuar no âmbito da psicologia social, grupal, institucional e comunitária. Sempre serão respeitadas, ao longo do processo de formação, a autonomia do professor na definição das abordagens e as escolhas dos discentes em relação aos grupos de atuação, quando for o caso.
Campo de Atuação O campo de atuação do Psicólogo encontra-se amplamente potencializado na atualidade. Existem inúmeras demandas novas e ou renovadas a serem tratadas pelo profissional de psicologia em diferentes instâncias, desde os grupos terapêuticos, as clínicas e instituições sociais ou do mundo do trabalho, até as distintas categorias em que o metier da psicologia tem competência para atuar. Isso significa que o profissional Psicólogo é e será cada vez mais indispensável para o acolhimento, a orientação e a interpretação das novas formas de produção e comunicação de afetos.
Situação Legal Autorização - Decreto Estadual - 3847 Diário Oficial do Estado - 31/10/2023
O Curso
Para a matrícula no 4º ano do curso, o acadêmico deverá optar por uma das Ênfase oferecidas sendo: - Ênfase em Psicologia e Processos Clínicos e de Atenção à Saúde ou - Ênfase em Psicologia e Processos Psicossociais. Após conclusão de uma das ênfases, poderá o acadêmico reingressar como portador de diploma de graduação para concluir a ênfase diferente da sua formação, cumprindo os requisitos/disciplinas específicas e estágios supervisionados correspondentes. Maiores informações em: Direção do Centro de Ciências Humanas e Sociais 45 3379 7054
Perfil do Profissional Bacharel em Psicologia. As competências necessárias para a formação do bacharel psicólogo serão desenvolvidas por meio de um núcleo comum e duas ênfases curriculares. As disciplinas do núcleo comum estabelecem uma base homogênea para a formação e uma capacitação básica para lidar com os conteúdos da Psicologia, enquanto campo de conhecimento e de atuação. Desenvolvem as competências para o desempenho e atuação profissional requeridas do formado em Psicologia. Para isso, visam assegurar ao profissional Psicólogo o domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida. De acordo com as Diretrizes Curriculares para o Curso de Psicologia (2011), Parecer (2019), o que se espera do formado é que esteja capacitado para: I – analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; II – analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; III – identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo; IV – identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa; V – escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência; VI – avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; VII – realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações; VIII – coordenar e manejar processos grupais, considerando as Bacharel em Psicologia. As competências necessárias para a formação do bacharel psicólogo serão desenvolvidas por meio de um núcleo comum e duas ênfases curriculares. As disciplinas do núcleo comum estabelecem uma base homogênea para a formação e uma capacitação básica para lidar com os conteúdos da Psicologia, enquanto campo de conhecimento e de atuação. Visam assegurar ao profissional Psicólogo o domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida. As ênfases do Curso de Psicologia proposto foram definidas considerando as demandas profissionais do Psicólogo na atualidade e as características da instituição e da região em que se situa, a fim de possibilitar ao acadêmico a possibilidade de escolha, de acordo com o previsto na DCN do curso. As ênfases ofertadas são: Ênfase em Psicologia e Processos Clínicos e de Atenção à Saúde Esta ênfase tem como objetivo oferecer instrumental profissional para intervenções de caráter diagnóstico, terapêutico e preventivo tanto individual quanto em grupos. A atuação profissional terá como base os processos interativos entre o indivíduo (desenvolvimento cognitivo e da personalidade) e o grupo (desenvolvimento social e comunitário), em diferentes contextos (famílias, instituições, ecossistemas). Para tanto, fundamenta-se no embasamento teórico e prático que permitam uma atuação geral do psicólogo em diferentes esferas, entre elas: a clínica infantil, adolescentes e adultos, atendimento em consultórios, ambulatórios, redes de reabilitação e afins. Ao final da formação, o aluno estará apto para avaliar, prevenir e intervir em diferentes contextos, conforme as especificidades dos diferentes grupos etários nos aspectos clínicos e de saúde. Neste processo de formação, sempre serão respeitadas a autonomia do professor na definição das abordagens e as escolhas dos discentes em relação aos grupos de atuação, quando for o caso. Ênfase em Psicologia e Processos Psicossociais Esta ênfase se concentra no desenvolvimento das competências referentes aos processos psicossociais, com a intenção de compreender e explicar a maneira pela qual os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos indivíduos são influenciados pela presença dos demais. Ao dar ênfase aos processos psicossociais, portanto, de natureza coletiva, ela busca dar uma formação ao profissional de modo a torná-lo apto para atuar no âmbito da psicologia social, grupal, institucional e comunitária. Sempre serão respeitadas, ao longo do processo de formação, a autonomia do professor na definição das abordagens e as escolhas dos discentes em relação aos grupos de atuação, quando for o caso.
Campo de Atuação O campo de atuação do Psicólogo encontra-se amplamente potencializado na atualidade. Existem inúmeras demandas novas e ou renovadas a serem tratadas pelo profissional de psicologia em diferentes instâncias, desde os grupos terapêuticos, as clínicas e instituições sociais ou do mundo do trabalho, até as distintas categorias em que o metier da psicologia tem competência para atuar. Isso significa que o profissional Psicólogo é e será cada vez mais indispensável para o acolhimento, a orientação e a interpretação das novas formas de produção e comunicação de afetos.
Situação Legal Autorização - Decreto Estadual - 3847 Diário Oficial do Estado - 31/10/2023
Coordenação
Rejane Teixeira Coelho
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Telefone: 45 32203171
Rejane Teixeira Coelho
Email:
Telefone: 45 32203171
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução n. 087/2023-CEPE de 29/06/2023
Projeto Político-Pedagógico Resolução n. 087/2023-CEPE de 29/06/2023
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
História das Teorias da Psicologia | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Desenvolvimento da Psicologia Moderna e as Teorias da Psicologia com ênfase para o Estruturalismo, o Funcionalismo, a Gestalt e as abordagens cognitivas recentes. |
Iniciação à Antropologia | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Definição da área, introdução a conceitos e temas fundamentais da área, tais como cultura, relativismo, etnocentrismo, observação participante, etnografia, representações coletivas, descrição do campo de atuação, ética profissional, e estado da arte das pesquisas antropológicas no Brasil contemporâneo; educação das relações étnico-raciais. |
Iniciação à Sociologia | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Perspectiva histórica do desenvolvimento da sociologia. Apresentação das categorias fundamentais do raciocínio sociológico. Ação, interação e relações sociais; estrutura e instituições sociais; socialização; mudança, conflito e luta; Papéis sociais. Descrição do estado da arte das pesquisas no Brasil contemporâneo. |
Introdução à Filosofia | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Physis (natureza). Psykhé (alma). Nous (intelecto). Psykhé como conceito metafísico: Ideia e substância. Filosofia como cuidado da alma. Teorias das faculdades (tipos, tarefas, produtos de cada faculdade). |
Ética Profissional do Psicólogo | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Ética e os fundamentos da ação moral; A transição do projeto moral para o projeto legal; Instrumentos de controle social; Deontologia e exercício profissional; Código de Ética Profissional do Psicólogo; Sigilo profissional; Princípios das responsabilidades objetiva e subjetiva. Atividade Prática Supervisionada- APS: 20 horas |
Bases Filosóficas das Ciências Humanas | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Os pressupostos filosóficos das ciências humanas. O nascimento das ciências humanas. Ciências naturais e humanas (do espírito): critérios e estatutos científicos. Fundamentos, métodos e escopos das ciências humanas, segundo distintas escolas filosóficas. |
História da Psicanálise | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Estudo da História da Psicanálise à época de Freud. |
Processos Grupais | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Indivíduo, grupo social e sociedade. Processos grupais, massa e multidão. Contextualização histórica da dinâmica de grupo. Principais autores e teorias. Diferentes formas de conceituar e entender o grupo e suas consequências. As diversas aplicações dos conhecimentos sobre o funcionamento dos grupos. Estrutura e processos de interação nos grupos. Contribuições teórico- metodológicas: grupos operativos e psicodrama. Atividade Prática Supervisionada- APS 20 horas. |
Psicologia Fenomenológica Existencial | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Os fundamentos filosóficos e teóricos do humanismo; A fenomenologia e o existencialismo como a Terceira Força dentro da ciência psicológica; A influência de Husserl e Kierkegaard; O método fenomenológico; A Psicologia da Gestalt; A abordagem centrada na pessoa de Rogers; A Psicologia topológica de Kurt Lewin; A concepção de homem como Ser-no-Mundo e dos fenômenos envolvidos no processo de existir. |
Psicologia do Desenvolvimento Humano I | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Pressupostos teóricos básicos da psicologia do desenvolvimento; Fatores do desenvolvimento humano; A relação entre aprendizagem e desenvolvimento humano; Historicidade da infância; Aspectos biológicos, psicológicos e sociais do desenvolvimento pré-natal, nascimento e fase neonatal; Fatores envolvidos na formação da criança com necessidades especiais; Os primeiros anos de vida: desenvolvimento e aprendizagem na abordagem psicanalítica; As fases da vida e sua constituição histórica, social e psicológica; Desenvolvimento e aprendizagem da criança nas abordagens da Psicologia Genética de J. Piaget e Psicologia Genética de H. Wallon. |
Genética Humana | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Bases gênicas e cromossômicas da hereditariedade humana; padrões de herança e suas variações; doenças genéticas e alterações no comportamento humano; herança multifatorial e o papel do ambiente; diagnóstico pré-natal, aconselhamento genético e o papel do profissional da psicologia. |
Introdução às Políticas Públicas | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Estudo das noções de Estado, direitos, políticas sociais e políticas públicas; Análise da relação Psicologia e Políticas Públicas; avaliação de políticas públicas no Brasil: SUS, SUAS, educação habitação e previdência social. Atividade Prática Supervisionada- APS: 20 horas |
Psicologia Social | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Fundamentos teóricos e epistemológicos da Psicologia Social; Abordagem sócio-histórica em Psicologia social; Psicologia social no Brasil; Implicações para atuação junto a grupos, instituições e comunidades; A construção social do sujeito e da sociedade enquanto realidade subjetiva; A sociedade e instituições: a família, o estado, a escola e os grupos; A identidade como instituição social; Relações interpessoais e ideologias; |
Psicologia do Desenvolvimento Humano II | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Estudo do desenvolvimento humano; Aspectos biológicos, psicológicos e sociais na adolescência, maturidade e velhice; O processo de individualização e a aquisição da identidade; Tópicos especiais em adolescência e juventude; 0 processo de amadurecimento e de envelhecimento na sociedade contemporânea; Desenvolvimento atípico; Tópicos especiais em envelhecimento. |
Ética | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Constituintes do campo ético. Felicidade. Liberdade. Responsabilidade. Dever. Reconhecimento. Estética da existência. Ética e Direitos Humanos. Ética aplicada. |
Anatomia e Fisiologia do Sistema Nervoso | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Anatomia macroscópica do sistema nervoso periférico e central; Noções morfológicas do sistema nervoso; Formação embrionária do sistema nervoso; Conceitos básicos da fisiologia humana; Estudos das funções dos sistemas nervoso e endócrino; Compreensão dos conceitos básicos da fisiologia e a relação com situações do cotidiano, de forma a explicar alterações fisiológicas provocadas por diferentes estados emocionais. |
Fundamentos Filosóficos da Psicologia I | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | A relação corpo-mente. Racionalismo e Empirismo. Mecanicismo. |
Psicofarmacologia | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Noções básicas de psicofarmacologia, critérios, condutas e aplicação em tratamentos psicoterápicos; Ações dos psicofármacos no SNC; Funcionamento mental sob o efeito dos psicofarmacológicos; Principais drogas psicotrópicas de uso médico e respectivas implicações na atuação das equipes multidisciplinares; Transformações do psiquismo e da conduta individual determinadas por agentes farmacológicos comparadas a outras determinadas pela interação psicológica com o meio. |
Psicologia Hospitalar | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | História e desenvolvimento da Psicologia Hospitalar e da Saúde; Teorias e métodos; Abordagens psicológicas de promoção, prevenção e reabilitação em saúde; Inserção e atuação do psicólogo nas instituições de saúde em diversos contextos sociais e institucionais; Psicologia da saúde e Intervenção do psicólogo em equipe interdisciplinar. Atividade Prática Supervisionada- APS: 20 horas. |
Psicologia das Relações Familiares | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Construção histórica e social da família; Novas configurações familiares; Diferentes abordagens psicológicas no estudo da família; Família e políticas públicas. Atividade Prática Supervisionada- APS: 20 horas |
Epistemologia | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Constituição histórica do campo epistemológico. Intersecção da psicologia com outras ciências. Epistemologias: genética; histórica; arqueológica; racionalista crítica/ |
Estágio Básico I | 100 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Integração de práticas sobre os saberes adquiridos no núcleo comum. Planejamento de uma intervenção: observação, levantamento de demandas, caracterização ou diagnóstico, elaboração de plano de intervenção e devolutiva. Regulamento de Estágios do Curso de Psicologia. |
Fundamentos Filosóficos da Psicologia II | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Representações inconscientes.Pragmatismo. Psicologismo. Fenomenologia. Existencialismo. Estruturalismo. |
Fundamentos Filosóficos das Narrativas Míticas | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Mito, lógos e arkhé. Mitos como narrativas rituais. Estrutura e mito. Bases filosóficas das noções de pessoa, religião e pensamento. Símbolos e arquétipos. Figuras míticas e sua herança. Filosofia contemporânea do mito. |
Métodos Qualitativos e Quantitativos de Pesquisa | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Pesquisa Qualitativa: conceitos e especificidades. Métodos qualitativos de pesquisa. Instrumentos de pesquisa (entrevistas, observação, documentos). Estatística descritiva; Amostragem; Noções básicas de probabilidade; Testes de hipóteses; análise e interpretação de tabelas e testes estatísticos. Os bancos de dados em saúde Pública. |
Elaboração de Projetos de Pesquisa | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | A definição do tema de pesquisa; a exploração da literatura; a construção de um problema de pesquisa; Hipótese e objetivos de pesquisa; a metodologia de pesquisa; a escrita do texto científico (relatório, artigo científico...). |
Estado e Movimentos Sociais no Brasil | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Estudo da formação do Estado Brasileiro, das políticas públicas com ênfase na atuação dos movimentos sociais. |
Estágio Básico II | 100 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Desenvolvimentos de uma intervenção, através da realização da observação, do levantamento de demandas, da caracterização ou diagnóstico da realidade, elaboração de um plano de intervenção e a devolutiva. |
Filosofia da Mente | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | O problema mente/ |
Psicologia Escolar | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Construção histórica e social da psicologia escolar/ |
Psicologia Organizacional e do Trabalho | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | A perspectiva clínica do trabalho; Conceitos, abordagens teórico-metodológico e técnicas; Domínio de análise e de intervenção em Psicologia do Trabalho e Organizacional a partir do enfoque clínico do trabalho; Produção de conhecimento e aspectos éticos considerando a interface entre os processos de subjetivação, trabalho e saúde. |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus : 2024)
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
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Antonio de Padua Bosi | Pós-Doutorado | lattes.cnpq.br/0316432404990249 | ||
César Augusto Battisti | Pós-Doutorado | 55 45 33797054 | ||
Maria Isabel Formoso Cardoso e Silva | Pós-Doutorado | 55 45 33797000 | lattes.cnpq.br/9313080291371618 | |
Michelle Silvestre Cabral | Doutorado | |||
Rejane Teixeira Coelho | Doutorado | 55 45 32203171 | lattes.cnpq.br/3000856251956471 | |
Roberto Biscoli | Doutorado | 55 45 33797071 | lattes.cnpq.br/5261023761943052 | |
Tamara Havana dos Reis Pasqualatto | Mestrado | |||
Wilson Antonio Frezzatti Junior | Pós-Doutorado | 55 45 33797127 | lattes.cnpq.br/1014241381410099 |
Regulamentos
Sem regulamentos |
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Projetos de Ensino
Não encontrado |
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Fonte: Academus; Curso TOO0048 ; Grade 2024/1 ; Prd. Letivo de Vigência da grade 2025
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