•  
  • Português
  • English
  • Español
Image

Campus de Toledo - Cursos

Psicologia

Campus: Campus de Toledo Centro: Centro de Ciências Humanas e Sociais Turno: Matutino Duração Mínima: 5 anos Duração Máxima: 9 anos Formação: Bacharel em Psicologia Tipo de Formação: Bacharelado Habilitação/Ênfase: Oferta: presencial
O Curso
Para a matrícula no 4º ano do curso, o acadêmico deverá optar por uma das Ênfase oferecidas sendo: - Ênfase em Psicologia e Processos Clínicos e de Atenção à Saúde ou - Ênfase em Psicologia e Processos Psicossociais. Após conclusão de uma das ênfases, poderá o acadêmico reingressar como portador de diploma de graduação para concluir a ênfase diferente da sua formação, cumprindo os requisitos/disciplinas específicas e estágios supervisionados correspondentes. Maiores informações em: Direção do Centro de Ciências Humanas e Sociais 45 3379 7054
Perfil do Profissional Bacharel em Psicologia. As competências necessárias para a formação do bacharel psicólogo serão desenvolvidas por meio de um núcleo comum e duas ênfases curriculares. As disciplinas do núcleo comum estabelecem uma base homogênea para a formação e uma capacitação básica para lidar com os conteúdos da Psicologia, enquanto campo de conhecimento e de atuação. Desenvolvem as competências para o desempenho e atuação profissional requeridas do formado em Psicologia. Para isso, visam assegurar ao profissional Psicólogo o domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida. De acordo com as Diretrizes Curriculares para o Curso de Psicologia (2011), Parecer (2019), o que se espera do formado é que esteja capacitado para: I – analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; II – analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; III – identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo; IV – identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa; V – escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência; VI – avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; VII – realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações; VIII – coordenar e manejar processos grupais, considerando as Bacharel em Psicologia. As competências necessárias para a formação do bacharel psicólogo serão desenvolvidas por meio de um núcleo comum e duas ênfases curriculares. As disciplinas do núcleo comum estabelecem uma base homogênea para a formação e uma capacitação básica para lidar com os conteúdos da Psicologia, enquanto campo de conhecimento e de atuação. Visam assegurar ao profissional Psicólogo o domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida. As ênfases do Curso de Psicologia proposto foram definidas considerando as demandas profissionais do Psicólogo na atualidade e as características da instituição e da região em que se situa, a fim de possibilitar ao acadêmico a possibilidade de escolha, de acordo com o previsto na DCN do curso. As ênfases ofertadas são: Ênfase em Psicologia e Processos Clínicos e de Atenção à Saúde Esta ênfase tem como objetivo oferecer instrumental profissional para intervenções de caráter diagnóstico, terapêutico e preventivo tanto individual quanto em grupos. A atuação profissional terá como base os processos interativos entre o indivíduo (desenvolvimento cognitivo e da personalidade) e o grupo (desenvolvimento social e comunitário), em diferentes contextos (famílias, instituições, ecossistemas). Para tanto, fundamenta-se no embasamento teórico e prático que permitam uma atuação geral do psicólogo em diferentes esferas, entre elas: a clínica infantil, adolescentes e adultos, atendimento em consultórios, ambulatórios, redes de reabilitação e afins. Ao final da formação, o aluno estará apto para avaliar, prevenir e intervir em diferentes contextos, conforme as especificidades dos diferentes grupos etários nos aspectos clínicos e de saúde. Neste processo de formação, sempre serão respeitadas a autonomia do professor na definição das abordagens e as escolhas dos discentes em relação aos grupos de atuação, quando for o caso. Ênfase em Psicologia e Processos Psicossociais Esta ênfase se concentra no desenvolvimento das competências referentes aos processos psicossociais, com a intenção de compreender e explicar a maneira pela qual os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos indivíduos são influenciados pela presença dos demais. Ao dar ênfase aos processos psicossociais, portanto, de natureza coletiva, ela busca dar uma formação ao profissional de modo a torná-lo apto para atuar no âmbito da psicologia social, grupal, institucional e comunitária. Sempre serão respeitadas, ao longo do processo de formação, a autonomia do professor na definição das abordagens e as escolhas dos discentes em relação aos grupos de atuação, quando for o caso.
Campo de Atuação O campo de atuação do Psicólogo encontra-se amplamente potencializado na atualidade. Existem inúmeras demandas novas e ou renovadas a serem tratadas pelo profissional de psicologia em diferentes instâncias, desde os grupos terapêuticos, as clínicas e instituições sociais ou do mundo do trabalho, até as distintas categorias em que o metier da psicologia tem competência para atuar. Isso significa que o profissional Psicólogo é e será cada vez mais indispensável para o acolhimento, a orientação e a interpretação das novas formas de produção e comunicação de afetos.
Situação Legal Autorização - Decreto Estadual - 3847 Diário Oficial do Estado - 31/10/2023
Coordenação
Rejane Teixeira Coelho
Email: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: 45 32203171

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução n. 087/2023-CEPE de 29/06/2023

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
História das Teorias da Psicologia68Semestral1° ano 1º semestreDesenvolvimento da Psicologia Moderna e as Teorias da Psicologia com ênfase para o Estruturalismo, o Funcionalismo, a Gestalt e as abordagens cognitivas recentes. 
Iniciação à Antropologia68Semestral1° ano 1º semestreDefinição da área, introdução a conceitos e temas fundamentais da área, tais como cultura, relativismo, etnocentrismo, observação participante, etnografia, representações coletivas, descrição do campo de atuação, ética profissional, e estado da arte das pesquisas antropológicas no Brasil contemporâneo; educação das relações étnico-raciais. 
Iniciação à Sociologia68Semestral1° ano 1º semestrePerspectiva histórica do desenvolvimento da sociologia. Apresentação das categorias fundamentais do raciocínio sociológico. Ação, interação e relações sociais; estrutura e instituições sociais; socialização; mudança, conflito e luta; Papéis sociais. Descrição do estado da arte das pesquisas no Brasil contemporâneo. 
Introdução à Filosofia68Semestral1° ano 1º semestrePhysis (natureza). Psykhé (alma). Nous (intelecto). Psykhé como conceito metafísico: Ideia e substância. Filosofia como cuidado da alma. Teorias das faculdades (tipos, tarefas, produtos de cada faculdade). 
Ética Profissional do Psicólogo68Semestral1° ano 1º semestreÉtica e os fundamentos da ação moral; A transição do projeto moral para o projeto legal; Instrumentos de controle social; Deontologia e exercício profissional; Código de Ética Profissional do Psicólogo; Sigilo profissional; Princípios das responsabilidades objetiva e subjetiva. Atividade Prática Supervisionada- APS: 20 horas 
Bases Filosóficas das Ciências Humanas68Semestral1° ano 2º semestreOs pressupostos filosóficos das ciências humanas. O nascimento das ciências humanas. Ciências naturais e humanas (do espírito): critérios e estatutos científicos. Fundamentos, métodos e escopos das ciências humanas, segundo distintas escolas filosóficas. 
História da Psicanálise68Semestral1° ano 2º semestreEstudo da História da Psicanálise à época de Freud. 
Processos Grupais68Semestral1° ano 2º semestreIndivíduo, grupo social e sociedade. Processos grupais, massa e multidão. Contextualização histórica da dinâmica de grupo. Principais autores e teorias. Diferentes formas de conceituar e entender o grupo e suas consequências. As diversas aplicações dos conhecimentos sobre o funcionamento dos grupos. Estrutura e processos de interação nos grupos. Contribuições teórico- metodológicas: grupos operativos e psicodrama. Atividade Prática Supervisionada- APS 20 horas. 
Psicologia Fenomenológica Existencial68Semestral1° ano 2º semestreOs fundamentos filosóficos e teóricos do humanismo; A fenomenologia e o existencialismo como a Terceira Força dentro da ciência psicológica; A influência de Husserl e Kierkegaard; O método fenomenológico; A Psicologia da Gestalt; A abordagem centrada na pessoa de Rogers; A Psicologia topológica de Kurt Lewin; A concepção de homem como Ser-no-Mundo e dos fenômenos envolvidos no processo de existir. 
Psicologia do Desenvolvimento Humano I68Semestral1° ano 2º semestrePressupostos teóricos básicos da psicologia do desenvolvimento; Fatores do desenvolvimento humano; A relação entre aprendizagem e desenvolvimento humano; Historicidade da infância; Aspectos biológicos, psicológicos e sociais do desenvolvimento pré-natal, nascimento e fase neonatal; Fatores envolvidos na formação da criança com necessidades especiais; Os primeiros anos de vida: desenvolvimento e aprendizagem na abordagem psicanalítica; As fases da vida e sua constituição histórica, social e psicológica; Desenvolvimento e aprendizagem da criança nas abordagens da Psicologia Genética de J. Piaget e Psicologia Genética de H. Wallon. 
Genética Humana68Semestral2° ano 1º semestreBases gênicas e cromossômicas da hereditariedade humana; padrões de herança e suas variações; doenças genéticas e alterações no comportamento humano; herança multifatorial e o papel do ambiente; diagnóstico pré-natal, aconselhamento genético e o papel do profissional da psicologia. 
Introdução às Políticas Públicas68Semestral2° ano 1º semestreEstudo das noções de Estado, direitos, políticas sociais e políticas públicas; Análise da relação Psicologia e Políticas Públicas; avaliação de políticas públicas no Brasil: SUS, SUAS, educação habitação e previdência social. Atividade Prática Supervisionada- APS: 20 horas 
Psicologia Social68Semestral2° ano 1º semestreFundamentos teóricos e epistemológicos da Psicologia Social; Abordagem sócio-histórica em Psicologia social; Psicologia social no Brasil; Implicações para atuação junto a grupos, instituições e comunidades; A construção social do sujeito e da sociedade enquanto realidade subjetiva; A sociedade e instituições: a família, o estado, a escola e os grupos; A identidade como instituição social; Relações interpessoais e ideologias; 
Psicologia do Desenvolvimento Humano II68Semestral2° ano 1º semestreEstudo do desenvolvimento humano; Aspectos biológicos, psicológicos e sociais na adolescência, maturidade e velhice; O processo de individualização e a aquisição da identidade; Tópicos especiais em adolescência e juventude; 0 processo de amadurecimento e de envelhecimento na sociedade contemporânea; Desenvolvimento atípico; Tópicos especiais em envelhecimento. 
Ética68Semestral2° ano 1º semestreConstituintes do campo ético. Felicidade. Liberdade. Responsabilidade. Dever. Reconhecimento. Estética da existência. Ética e Direitos Humanos. Ética aplicada. 
Anatomia e Fisiologia do Sistema Nervoso68Semestral2° ano 2º semestreAnatomia macroscópica do sistema nervoso periférico e central; Noções morfológicas do sistema nervoso; Formação embrionária do sistema nervoso; Conceitos básicos da fisiologia humana; Estudos das funções dos sistemas nervoso e endócrino; Compreensão dos conceitos básicos da fisiologia e a relação com situações do cotidiano, de forma a explicar alterações fisiológicas provocadas por diferentes estados emocionais. 
Fundamentos Filosóficos da Psicologia I68Semestral2° ano 2º semestreA relação corpo-mente. Racionalismo e Empirismo. Mecanicismo. 
Psicofarmacologia68Semestral2° ano 2º semestreNoções básicas de psicofarmacologia, critérios, condutas e aplicação em tratamentos psicoterápicos; Ações dos psicofármacos no SNC; Funcionamento mental sob o efeito dos psicofarmacológicos; Principais drogas psicotrópicas de uso médico e respectivas implicações na atuação das equipes multidisciplinares; Transformações do psiquismo e da conduta individual determinadas por agentes farmacológicos comparadas a outras determinadas pela interação psicológica com o meio.  
Psicologia Hospitalar68Semestral2° ano 2º semestreHistória e desenvolvimento da Psicologia Hospitalar e da Saúde; Teorias e métodos; Abordagens psicológicas de promoção, prevenção e reabilitação em saúde; Inserção e atuação do psicólogo nas instituições de saúde em diversos contextos sociais e institucionais; Psicologia da saúde e Intervenção do psicólogo em equipe interdisciplinar. Atividade Prática Supervisionada- APS: 20 horas. 
Psicologia das Relações Familiares68Semestral2° ano 2º semestreConstrução histórica e social da família; Novas configurações familiares; Diferentes abordagens psicológicas no estudo da família; Família e políticas públicas. Atividade Prática Supervisionada- APS: 20 horas 
Epistemologia68Semestral3° ano 1º semestreConstituição histórica do campo epistemológico. Intersecção da psicologia com outras ciências. Epistemologias: genética; histórica; arqueológica; racionalista crítica/falibilismo; paradigmática. Anarquismo epistêmico. 
Estágio Básico I100Semestral3° ano 1º semestreIntegração de práticas sobre os saberes adquiridos no núcleo comum. Planejamento de uma intervenção: observação, levantamento de demandas, caracterização ou diagnóstico, elaboração de plano de intervenção e devolutiva. Regulamento de Estágios do Curso de Psicologia. 
Fundamentos Filosóficos da Psicologia II68Semestral3° ano 1º semestreRepresentações inconscientes.Pragmatismo. Psicologismo. Fenomenologia. Existencialismo. Estruturalismo. 
Fundamentos Filosóficos das Narrativas Míticas68Semestral3° ano 1º semestreMito, lógos e arkhé. Mitos como narrativas rituais. Estrutura e mito. Bases filosóficas das noções de pessoa, religião e pensamento. Símbolos e arquétipos. Figuras míticas e sua herança. Filosofia contemporânea do mito. 
Métodos Qualitativos e Quantitativos de Pesquisa68Semestral3° ano 1º semestrePesquisa Qualitativa: conceitos e especificidades. Métodos qualitativos de pesquisa. Instrumentos de pesquisa (entrevistas, observação, documentos). Estatística descritiva; Amostragem; Noções básicas de probabilidade; Testes de hipóteses; análise e interpretação de tabelas e testes estatísticos. Os bancos de dados em saúde Pública. 
Elaboração de Projetos de Pesquisa68Semestral3° ano 2º semestreA definição do tema de pesquisa; a exploração da literatura; a construção de um problema de pesquisa; Hipótese e objetivos de pesquisa; a metodologia de pesquisa; a escrita do texto científico (relatório, artigo científico...). 
Estado e Movimentos Sociais no Brasil68Semestral3° ano 2º semestreEstudo da formação do Estado Brasileiro, das políticas públicas com ênfase na atuação dos movimentos sociais. 
Estágio Básico II100Semestral3° ano 2º semestreDesenvolvimentos de uma intervenção, através da realização da observação, do levantamento de demandas, da caracterização ou diagnóstico da realidade, elaboração de um plano de intervenção e a devolutiva. 
Filosofia da Mente68Semestral3° ano 2º semestreO problema mente/cérebro. Neurociência. Linguagem e pensamento. Comportamento. Modelos computacionais da mente. Inteligência Artificial. 
Psicologia Escolar68Semestral3° ano 2º semestreConstrução histórica e social da psicologia escolar/educacional; Relação entre Psicologia, Educação e Sociedade nos diferentes contextos educacionais; Políticas educacionais e psicologia; Mudanças de paradigmas e novas tendências da psicologia educacional frente aos fenômenos educacionais. Queixas escolares: análise crítica de concepções e práticas tradicionais do psicólogo. Atividade Prática Supervisionada- APS: 20 horas 
Psicologia Organizacional e do Trabalho68Semestral3° ano 2º semestreA perspectiva clínica do trabalho; Conceitos, abordagens teórico-metodológico e técnicas; Domínio de análise e de intervenção em Psicologia do Trabalho e Organizacional a partir do enfoque clínico do trabalho; Produção de conhecimento e aspectos éticos considerando a interface entre os processos de subjetivação, trabalho e saúde. 

Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus : 2024)
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Antonio de Padua BosiPós-DoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/0316432404990249
César Augusto BattistiPós-Doutorado55 45 33797054Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Maria Isabel Formoso Cardoso e SilvaPós-Doutorado55 45 33797000Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/9313080291371618
Michelle Silvestre CabralDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Rejane Teixeira CoelhoDoutorado55 45 32203171Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/3000856251956471
Roberto BiscoliDoutorado55 45 33797071Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/5261023761943052
Tamara Havana dos Reis PasqualattoMestradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Wilson Antonio Frezzatti JuniorPós-Doutorado55 45 33797127Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/1014241381410099

Regulamentos
Sem regulamentos

Projetos de Ensino
Não encontrado


Fonte: Academus; Curso TOO0048 ; Grade 2024/1 ; Prd. Letivo de Vigência da grade 2025


Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.