Química
Campus: Campus de Toledo
Centro: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Turno: Noturno
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 8 anos
Formação: Licenciado em Química
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
Implantado no ano de 1998.
Perfil do Profissional O curso tem como principal atribuição formar professores de Química de Ensino Médio e Fundamental, entretanto, as disciplinas específicas de formação em Química dão ao licenciado várias das atribuições profissionais do Conselho Federal de Química (CFQ).
Campo de Atuação O curso permite ao profissional trabalhar em laboratórios de controle dequalidade de indústrias de diversos ramos, além de atuar como pesquisador e docente no ensino superior, caso pretenda realizar uma pós-graduação em Química ou áreas afins.
Situação Legal Reconhecimento renovado - Resolução/SETI - 092 Diário Oficial do Estado - 06/06/2023
O Curso
Implantado no ano de 1998.
Perfil do Profissional O curso tem como principal atribuição formar professores de Química de Ensino Médio e Fundamental, entretanto, as disciplinas específicas de formação em Química dão ao licenciado várias das atribuições profissionais do Conselho Federal de Química (CFQ).
Campo de Atuação O curso permite ao profissional trabalhar em laboratórios de controle dequalidade de indústrias de diversos ramos, além de atuar como pesquisador e docente no ensino superior, caso pretenda realizar uma pós-graduação em Química ou áreas afins.
Situação Legal Reconhecimento renovado - Resolução/SETI - 092 Diário Oficial do Estado - 06/06/2023
Coordenação
Olga Maria Schimidt Ritter
Email:Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: 45 33797065
Olga Maria Schimidt Ritter
Email:
Telefone: 45 33797065
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
2005 | 2008 | 2011 | 2014 | 2017 | 3 | 4 | 4 | 4 | 4 |
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Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 030/2023-CEPE de 28/02/2023
Projeto Político-Pedagógico Resolução 030/2023-CEPE de 28/02/2023
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 200 | Anual | - | ... |
Formação Independente | 0 | Anual | - | ... |
Didática das Ciências | 34 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Estudo dos Fundamentos da Didática e Didática das Ciências, no contexto escolar e suas finalidades, distinguindo os processos de Educação, ensino e aprendizagem em ciências. |
Fundamentos da Química I | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Introdução aos conceitos fundamentais da Química: conceito de mol, fórmulas e equações químicas, balanceamentos de equações químicas, estequiometria de reação e de solução, unidades de concentração, principais funções químicas, estados de oxidação, reações de oxirredução, estrutura atômica, propriedades periódicas. Ética e humanismo na formação do Licenciado em Química. |
Laboratório de Fundamentos da Química I | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Técnicas, procedimentos e equipamentos básicos de laboratórios de Química. Normas de segurança: equipamentos de segurança, primeiros socorros e emergências. Normas de elaboração de relatórios. Medidas de massa e volume. Métodos de separação de misturas. Experimentos investigativos explorando o método científico: estrutura da matéria, reações químicas, mudanças de fase, preparo de soluções e padronização. Minimização de impactos ambientais e princípios éticos. |
Matemática Básica | 34 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Conjuntos numéricos e relação de ordem. Desigualdades. Funções trigonométricas, exponenciais, polinomiais e logarítmicas. Limites. |
Matrizes e Geometria Analítica | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Matrizes e Determinantes. Sistemas de Coordenadas Cartesianas em R2 e R3, Vetores, Retas, Planos, Distâncias. |
Pesquisa em Educação | 34 | Semestral | 1º ano 1º semestre | O papel da pesquisa no ensino de Química e as abordagens de pesquisa em educação. Imagens da ciência, tipos de conhecimentos, ética na pesquisa, o sistema de produção científica, as dimensões da pesquisa, estratégias e técnicas de pesquisa, etapas do trabalho científico, normas técnicas, leitura de artigos científicos, resumo, resenha, fichamento. Produção de artigo científico. |
Políticas Públicas e Gestão Educacional | 34 | Semestral | 1º ano 1º semestre | : A educação e suas relações socioeconômico-político-culturais. Análise histórica das legislações brasileiras (LDBEN’s instituídas). Função social da escola. Sistema educacional brasileiro: níveis e modalidades de ensino. Inclusão educacional e diversidade: Lei nº 8.069/ |
Cálculo Diferencial e Integral I | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Continuidade de funções de uma variável. Derivadas de funções de uma variável e suas aplicações. Integrais indefinidas e Definidas, Teorema Fundamental do Cálculo e Aplicações. |
Didática das Ciências II | 34 | Semestral | 1º ano 2º semestre | A natureza e história das ciências, os objetivos do ensino de ciências e os conteúdos a serem ensinados. A gestão da sala de aula e a interação professor-aluno. Epistemologia e didática: Teoria do conhecimento, genética, métodos da ciência. Conceito e conceitualização: linguístico e científico; significante, significado e referente, discurso científico e cotidiano, contrato didático; o triângulo didático. O papel do erro na didática e na escola; modelo pedagógico. A formação dos estudantes e a construção do saber: o problema e a situação-problema. |
Fundamentos da Química II | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Introdução aos conceitos fundamentais da Química: ligações químicas, teorias ácido-base, cinética e equilíbrio químico, eletroquímica, química nuclear. |
Física Geral I | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Introdução às grandezas físicas e aos sistemas de unidades. Cinemática unidimensional. Vetores. Cinemática bi e tridimensional. Dinâmica da Partícula – Leis de Newton. Trabalho e energia. Dinâmica de um sistema de partículas: colisões, lei da conservação do momento linear. Dinâmica dos corpos rígidos: cinemática das rotações, torque, lei da conservação do momento angular. |
Laboratório de Fundamentos da Química II | 34 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Experimentos investigativos explorando o método científico: reações químicas, cálculo estequiométrico, deslocamentos de equilíbrio, solubilidade de sólidos, reatividade dos metais e reações de oxirredução, velocidade das reações, potencial de uma pilha. Minimização de impactos ambientais e princípios éticos. |
Psicologia da Educação I | 34 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Estudo da Psicologia e da Psicologia da Educação a partir de seus fundamentos teóricos, epistemológicos e históricos. As contribuições da Psicologia no campo educacional e escolar brasileiro. |
Álgebra Linear | 34 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Sistemas Lineares, Espaços Vetoriais, Transformações Lineares, Autovetores e Autovalores. |
Cálculo Diferencial e Integral II | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Funções reais de várias variáveis reais. Limites e Continuidade de funções de várias variáveis. Derivadas parciais e aplicações. Integrais múltiplas e aplicações. |
Física Geral II | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Equilíbrio de corpo rígido. Hidrostática e hidrodinâmica. Movimento periódico: MHS, oscilações amortecidas e forçadas, pêndulos. Ondas Transversais. Ondas sonoras. Óptica geométrica: lentes, espelhos e instrumentos ópticos. Óptica ondulatória: polarização da luz, interferência e difração da luz. |
Laboratório de Química Analítica | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Amostragem. Tratamento estatístico dos dados. Estudo dos equilíbrios químicos e os fatores que os afetam. Tampões e pH. Titulações ácido-base, de precipitação, de complexação e de óxido-redução. Gravimetria. Minimização de impactos ambientais e princípios éticos. |
Psicologia da Educação II | 34 | Semestral | 2º ano 1º semestre | As relações entre os paradigmas da Psicologia (Comportamentalismo; Psicologia Genética; Psicologia Histórico-Cultural; Psicanálise) e as práticas pedagógicas brasileiras. Contribuições da Psicologia da Educação à formação do educador. |
Química Analítica | 102 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Estudo dos equilíbrios Químicos. Hidrólise de sais. Sistemas Tampão. Tratamento sistemático do equilíbrio e balanço de carga e de massa. Força iônica e atividade. Composição fracionaria de espécies. Técnicas analíticas clássicas: titrimetria (ácido-base, complexação, precipitação e óxido-redução) e gravimetria. |
Física Experimental | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Teoria dos erros. Gráficos. Medições. Queda livre. Mesa de forças. Força da mola. Colisões. Momento de inércia. Princípio de Arquimedes. Pêndulos. Ondas estacionárias. Espelhos e lentes. Difração por fenda simples. Eletrostática. Potencial e Campo elétrico. Lei de Ohm. Indução eletromagnética. |
Física Geral III | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Equilíbrio de corpo rígido. Hidrostática e hidrodinâmica. Movimento periódico: MHS, oscilações amortecidas e forçadas, pêndulos. Ondas Transversais. Ondas sonoras. Óptica geométrica: lentes, espelhos e instrumentos ópticos. Óptica ondulatória: polarização da luz, interferência e difração da luz. Eletrostática: carga elétrica; força, campo e potencial elétrico; capacitância. Eletrodinâmica: corrente elétrica, propriedades elétricas, circuitos de CC. Magnetismo. Eletromagnetismo: leis de Biot-Savart e de Ampère, força magnética. Indução eletromagnética: lei de Faraday, indutância, transformador. |
Laboratório de Química Inorgânica I | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Experimentos relacionados à química descritiva dos elementos representativos: reatividade ao ar, e em presença de água, acidez e basicidade dos compostos de elementos representativos, síntese, caracterização e aplicação destes compostos. Obtenção de alguns elementos representativos. Minimização de impactos ambientais e princípios éticos. |
Metodologia para o Ensino de Química | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Estudo de metodologias utilizadas para o desenvolvimento de conceitos químicos na educação básica: contextualização do ensino; ensino por investigação; momentos pedagógicos; abordagem temática; abordagem CTS. A educação formal, informal e não-formal. Cultura e ensino; conhecimento cotidiano, científico e escolar. Concepções alternativas e obstáculos epistemológicos. O papel dos modelos no ensino de química. Avaliação e ensino de química: definição e finalidade, elaboração, momentos de avaliar, instrumentos, análise de resultados; relação entre as atividades de ensino e avaliação. |
Química Inorgânica I | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Teoria e propriedades atômicas. Teorias das ligações químicas: Teoria da Ligação de Valência e Teoria dos Orbitais Moleculares. Forças químicas. Química dos ácidos e bases Introdução à teoria de grupo. |
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I | 200 | Anual | 3º ano | Pesquisa da realidade escolar (estrutura, professores, estudantes): observação e desenvolvimento de projeto de ensino que não seja regência. O estudo e a análise de projetos político-pedagógicos e planejamento didático das escolas de Ensino Médio e a participação efetiva do acadêmico no campo de estágio. |
Físico-Química I | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Propriedades dos Gases: leis empíricas dos gases, equação de estado dos gases, teoria cinética dos gases, capacidade calorífica, gases reais. Primeira Lei da Termodinâmica: calor e trabalho, fronteiras sistema-vizinhanças, funções de estado, energia interna e entalpia, capacidade calorífica, calorimetria e lei de Hess, derivadas parciais da 1ª Lei. Segunda Lei da Termodinâmica: máquinas térmicas, conceito de entropia, ciclo de Carnot, espontaneidade e reversibilidade, entropia absoluta e a 3ª Lei, derivadas parciais da 2ª Lei. Energia Livre: desigualdade de Clausius, conceito de energia livre, derivadas parciais de energia livre. |
História e Filosofia para o Ensino de Química | 34 | Semestral | 3º ano 1º semestre | A construção do conhecimento científico a partir da análise de algumas correntes filosóficas: Popper, Kuhn, Feyerbend e Lakatos. Bachelard e o ensino de Química. A relação entre a História da Ciência e a Filosofia da Ciência e a influência desta relação na produção do conhecimento. Estudos de caso referentes ao estudo e elaboração de alguns conceitos químicos O entendimento do significado da História da Ciência no processo de ensino de Química em sala de aula. A história da ciência nas aulas de Química: possibilidades, propostas de inserção e material didático. |
Instrumentação para o Ensino de Química | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Estudo e análise de recursos e materiais didáticos utilizados para o desenvolvimento de conceitos químicos na educação básica (livro didático e paradidático, audiovisuais, TICs, computador/ |
Laboratório de Química Orgânica I | 34 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Solubilidade, propriedades ácidas e básicas e seu emprego na separação de misturas de compostos orgânicos. Testes para identificação de grupo funcional. Técnicas de purificação, caracterização e isolamento de compostos orgânicos: Recristalização, Cromatografia, Extração, Destilação simples e fracionada, arraste a vapor. Reações de Oxidação a alcenos. Reações de Substituição Nucleofílica. Minimização de impactos ambientais relacionados a química orgânica e princípios éticos. |
Química Orgânica I | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Estudo dos compostos orgânicos abordando a ligação química carbono-carbono, propriedades físicas, o caráter ácido e básico, os efeitos eletrônicos, estereoquímica. Reatividade e mecanismos de reação de alcanos, alcenos, alcinos, dienos e haletos de alquila. Reações de substituição nucleofílica e de eliminação. |
Físico-Química II | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Termodinâmica e Equilíbrio: formalismo do equilíbrio, relação entre ?Go e K, efeito da temperatura, potencial químico. Equilíbrio de Fases de Substâncias Puras: diagramas de fases, potencial químico em função de P e T, equação de Clapeyron. Equilíbrio de Fases de Misturas: grandezas parciais molares, soluções ideais e reais, lei de Raoult e de Henry, coeficientes de atividade, diagramas de fases de misturas: diagramas líquido-gás, líquido-líquido e líquido-sólido, propriedades coligativas. Sistemas Eletroquímicos: potenciais padrão, células eletroquímicas, relação entre ?Go, ?Eo e K, equação de Nernst, aplicações de eletroquímica. |
Laboratório de Química Orgânica II | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Reações dos principais grupos funcionais (álcoois, haletos de alquila, carbonílicos, aromáticos e aminas). Estudo da reatividade de grupos funcionais, abordando reações de oxidação, redução, substituição, eliminação e substituição eletrofílica aromática. Preparação de compostos orgânicos por meio de metodologias usuais. Minimização de impactos ambientais relacionados a química orgânica e princípios éticos. |
Química Inorgânica II | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Química dos metais de transição e o desenvolvimento da química de coordenação. Nomenclatura e isomeria dos compostos de coordenação. Aplicação das Teorias de Ligação de Valência, dos Orbitais Moleculares e do Campo Cristalino aos complexos metálicos. Reatividade e mecanismos de reações dos compostos de coordenação. Compostos organometálicos, metalorgânicos, cadeias, gaiolas e clusters. Aspectos ambientais e econômicos relacionados à química inorgânica. |
Química Orgânica II | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Mecanismos de reação de álcoois, éteres, cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos e seus derivados e compostos nitrogenados. Reações de oxidação e redução dos compostos orgânicos. Reações de adição e substituição nucleofílica em compostos carbonílicos. Formação e reações de enolatos. Estudo dos compostos aromáticos benzênicos e não-benzênicos (nomenclatura, reatividade, reações). |
Química e Educação Ambiental | 34 | Semestral | 3º ano 2º semestre | A Educação Ambiental (EA) em uma vertente crítica e emancipatória e as relações com o Ensino de Química da Educação Básica: entendimentos de Educação Ambiental e meio ambiente; legislação, EA na escola. Os conceitos químicos e o meio ambiente (ciclos biogeoquímicos, poluentes e outros). A aula de Química e o desenvolvimento da EA; análise de material didático; relações com a Abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade); Química Verde. Elaboração de atividades didáticas relacionando Química e Educação Ambi-ental na Educação Básica. |
Monografia de Graduação | 50 | Anual | 4º ano | A natureza da investigação em Educação/ |
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II | 200 | Anual | 4º ano | Elaboração e desenvolvimento supervisionado de um Projeto de Ação Didática com intervenção didática em sala de aula, para o Ensino Médio, tendo em vista os estudos, projetos e atividades realizados durante todo curso de Química-Licenciatura e como forma de pesquisa do cenário da escola, proporcionando, assim, uma atuação consciente e planejada na prática pedagógica. A elaboração e desenvolvimento de atividades complementares à prática pedagógica, como oficinas, minicursos, atividades experimentais, sequências didáticas e outros. Elaboração de produção final do estágio na forma de relatório final e apresentação no seminário de pesquisa. |
Análise Orgânica Instrumental | 68 | Semestral | 4º ano 1º semestre | Abordagem teórica das técnicas espectroscópicas usuais: Absorção na Região do Infravermelho, Ressonância Magnética Nuclear de Próton e 13C, Absorção na Região do Ultravioleta-visível, Espectrometria de Massa. Interpretação de espectros das diferentes técni-cas. |
Ensino de Ciências e Formação Docente | 34 | Semestral | 4º ano 1º semestre | A educação Científica, a função social do conhecimento e sua relação com os direitos humanos. A área de ensino de Ciências e os saberes compartilhados: interdisciplinaridade e conhecimentos em rede; saberes docentes e a formação da identidade profissional do docente de Química: autonomia, ética, organização de trabalho. O ensino de Ciências e suas relações históricas, sociais, econômicas, políticas e culturais no Brasil e no Paraná. |
Físico-Química III | 68 | Semestral | 4º ano 1º semestre | Cinética Química: velocidade das reações, leis de velocidade, ordens de reação e constante de velocidade, mecanismos de reação, molecularidade, estado estacionário, reações complexas, equação de Arrhenius, energia de ativação, teoria das colisões, complexo ativado, catálise homogênea e enzimática. Estado Líquido: interações intermoleculares, tensão superficial, viscosidade, capilaridade, estabilidade de coloides, tensoativos e micelas. Macromoléculas e Polímeros: reações de adição e condensação, propriedades das macromoléculas. Química de Superfície: superfícies sólidas, processo de adsorção, isotermas de adsorção, cinética dos processos superficiais, catálise heterogênea. |
Laboratório de Química Inorgânica II | 68 | Semestral | 4º ano 1º semestre | Experimentos relacionados à química dos elementos de transição: síntese de alguns compostos de coordenação e suas caracterizações químicas e espectroscópicas. Minimização de impactos ambientais e princípios éticos. |
Química Analítica Instrumental | 68 | Semestral | 4º ano 1º semestre | Espectrometria de absorção molecular na região do ultravioleta e do visível. Espectrometria de absorção atômica. Espectrometria de emissão atômica. Espectrometria de fluorescência. Métodos eletroanalíticos: potenciometria (fundamentos e eletrodo íon-seletivos) condutimetria e voltametria. Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC) e Cromatografia a Gás (CG). Experimentos envolvendo as técnicas instrumentais estudadas. |
Laboratório de Físico-Química | 68 | Semestral | 4º ano 2º semestre | Gases e suas leis empíricas, medidas calorimétricas de reações químicas e transições de fase, diagramas de fases de substâncias e misturas, propriedades coligativas, potenciais padrão de células eletroquímicas, processos eletrolíticos e aplicações da equação de Nernst, propriedades dos líquidos (viscosidade, capilaridade e ângulo de contato), determinação da CMC, condutometria, isotermas de adsorção, determinação da massa molar de um polímero por viscosimetria, velocidade das reações e efeito da temperatura, processos catalíticos. Minimização de impactos ambientais e princípios éticos. |
Libras | 68 | Semestral | 4º ano 2º semestre | Concepção de Língua Brasileira de sinais – Libras e contribuição na inclusão do surdo. O processo educacional do surdo no Brasil e a trajetória da Libras. Conceitos referentes a “sujeito surdo”, “identidade”, “cultura”, “educação bilíngue”, língua(gem)”. Aspectos da inter-relação entre professor, aluno surdo e intérprete de Libras. Conceitos e habilidades necessárias para a aquisição da Libras. Noção básica de linguística da Libras. Especificidade gramatical e de estrutura espaço-visual. Noções sobre a comunicação tátil com surdos cegos. Vocabulários básicos da Libras, necessários para uma comunicação visual baseada em regras gramaticais. |
Optativa | 68 | Semestral | 4º ano 2º semestre | ... |
Princípios de Bioquímica | 68 | Semestral | 4º ano 2º semestre | Os constituintes químicos celulares fundamentais: carboidratos, lipídeos, proteínas, enzimas e ácidos nucleicos. Estruturas, estereoquímica, reações, função biológica. Ciclos bioenergéticos: glicólise, ciclo do ácido cítrico (ciclo de Krebs), ciclo de ß-oxidação de ácidos graxos (ciclo de Lynen), cadeia de fosforilação oxidativa (cadeia respiratória), ciclo da ureia. |
Química e Educação Formal | 34 | Semestral | 4º ano 2º semestre | Educação intercultural (afro descentes, indígenas e quilombolas). Educação de campo e educação especial/ |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
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Adonilson dos Reis Freitas | Pós-Doutorado | 55 45 33797065 | lattes.cnpq.br/9962258420651447 | |
Ana Karine Braggio Franz | Doutorado | lattes.cnpq.br/1712426299672608 | ||
Ariane Regina de Souza Rossin | Doutorado | lattes.cnpq.br/4912927839891361 | ||
Conceição de Fatima Alves Olguin | Doutorado | 55 45 33797000 | lattes.cnpq.br/3275483873740205 | |
David Pereira Faraum Junior | Doutorado | |||
David Velasco Villamizar | Doutorado | lattes.cnpq.br/2077453373412264 | ||
Edson Carlos Licurgo Santos | Doutorado | 55 45 33797065 | lattes.cnpq.br/5101154277296888 | |
Elizangela Cavazzini Cesca | Doutorado | |||
Elvio Antonio de Campos | Pós-Doutorado | 55 45 33797020 | lattes.cnpq.br/4953380777455946 | |
Géssica Mayara Otto Vacheski | Pós-Doutorado | lattes.cnpq.br/2503204013455796 | ||
Juliana Cheleski Wiggers | Doutorado | 55 45 33797065 | lattes.cnpq.br/8544571955326309 | |
Mauricio Ferreira da Rosa | Doutorado | 55 45 33797074 | lattes.cnpq.br/3207812515849010 | |
Olga Maria Schimidt Ritter | Doutorado | 55 45 33797065 | lattes.cnpq.br/2302487171301508 | |
Pablo Chang | Doutorado | lattes.cnpq.br/8959229680324753 | ||
Rejane Teixeira Coelho | Doutorado | 55 45 32203171 | lattes.cnpq.br/3000856251956471 | |
Ronan Farias Freire de Souza | Doutorado | |||
Rosana Franzen Leite | Doutorado | 55 45 33797065 | lattes.cnpq.br/3509384512601083 | |
Silvia Denofre de Campos | Pós-Doutorado | 55 45 33797020 | lattes.cnpq.br/1597015956990976 | |
Silvia Zamberlan Costa Beber | Doutorado | 55 45 33797000 | lattes.cnpq.br/0177291542048181 | |
Soraya Moreno Palácio | Doutorado | lattes.cnpq.br/2736978887761159 | ||
Tairine Pimentel | Doutorado | |||
Tamara Havana dos Reis Pasqualatto | Mestrado | |||
Tania Aparecida Martins | Doutorado | 55 45 33797000 | ||
Valdenir de Souza Pinheiro | Mestrado | 55 45 32847845 | ||
Valderi Pacheco dos Santos | Doutorado | 55 45 33797065 | lattes.cnpq.br/2300689723593801 |
Regulamentos
Titulo | Data | Arquivo |
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Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso | 18/10/2018 | Resolução 205/2018-CEPE |
Regulamento de Estágio | 28/11/2019 | Resolução 5/2019-CEPE |
Projetos de Ensino
Não encontrado |
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Fonte: Academus; Curso TOO0040 ; Grade 2016/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2025
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