Filosofia
Campus: Campus de Toledo
Centro: Centro de Ciências Humanas e Sociais
Turno: Matutino
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 8 anos
Formação: Licenciado em Filosofia
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
Implantado no ano de 1980.
Perfil do Profissional O filósofo prima pela formação de consciência crítica, o despertar nos adolescentes e jovens, do interesse pela reflexão filosófica e pelo pensamento questionador e crítico em relação à sociedade na qual estão inseridos.
Campo de Atuação O graduado em Filosofia é habilitado profissionalmente para a docência no ensino fundamental e médio, com habilidades específicas para o questionamento acerca da existência humana, a análise dos valores que orientam o pensar e o agir, a capacidade para projetos artísticos, culturais e educacionais, a prática pedagógica, aliada à evolução dos métodos de ensino, o domínio e a segurança no uso de novas tecnologias em sala de aula.
Situação Legal Reconhecimento renovado - Resolução/SETI - 146 Diário Oficial do Estado - 21/08/2023
O Curso
Implantado no ano de 1980.
Perfil do Profissional O filósofo prima pela formação de consciência crítica, o despertar nos adolescentes e jovens, do interesse pela reflexão filosófica e pelo pensamento questionador e crítico em relação à sociedade na qual estão inseridos.
Campo de Atuação O graduado em Filosofia é habilitado profissionalmente para a docência no ensino fundamental e médio, com habilidades específicas para o questionamento acerca da existência humana, a análise dos valores que orientam o pensar e o agir, a capacidade para projetos artísticos, culturais e educacionais, a prática pedagógica, aliada à evolução dos métodos de ensino, o domínio e a segurança no uso de novas tecnologias em sala de aula.
Situação Legal Reconhecimento renovado - Resolução/SETI - 146 Diário Oficial do Estado - 21/08/2023
Coordenação
Celia Machado Benvenho
Email:Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: 45 33797059
Celia Machado Benvenho
Email:
Telefone: 45 33797059
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
2005 | 2008 | 2011 | 2014 | 2017 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 |
---|
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 004/2023-CEPE de 28/02/2023
Projeto Político-Pedagógico Resolução 004/2023-CEPE de 28/02/2023
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 200 | Anual | - | ... |
Formação Independente | 0 | Semestral | - | ... |
Filosofia Política I | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Filosofia Política grega. Igreja e política na Idade Média. A ruptura do pensamento clássico. |
História da Filosofia Antiga I | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Contextualização histórica. Mito. Surgimento da filosofia. Filosofia pré-socrática. Uno e múltiplo. Movimento e realidade. Aparência e realidade. Conhecimento e opinião. Problema das Ideias. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. |
Introdução à Filosofia | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | A filosofia e seus problemas. As diferentes concepções, sentidos e relevância da filosofia. Filosofia: suas áreas e seus conceitos. Filosofia: sua história e caracterizações. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. |
Lógica I | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Proposição e argumento. Validade e verdade. Reconhecimento de argumentos. Lógica silogística. Diagramas de Venn. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. |
Propedêutica à Escrita e Leitura Filosófica | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura, a partir de textos literários e filosóficos. Desenvolvimento da atenção à estruturação de textos e de seus elementos. Análise da relação entre forma e conteúdo. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. |
Filosofia Geral: Problemas Metafísicos I | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | O conceito de metafísica (origem e desenvolvimento de sua acepção). Metafísica enquanto filosofia primeira. A questão do fundamento: Ente supremo, Subjetividade. Desenvolvimento da prática do professor de filosofia. |
História da Filosofia Antiga II | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Concepção de essência e de substância. Física e conhecimento científico em Aristóteles. Noções de filosofia helenística. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. |
Lógica II | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Lógica proposicional. Tabela de verdade. Dedução natural. Lógica de predicados. Teoria da quantificação. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. |
Metodologia da Pesquisa Filosófica I | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Organização do trabalho acadêmico. Estrutura do texto argumentativo. Modelos de interpretação. Leitura, explicação e comentário de textos filosóficos. Redação filosófica. Ética e legalidade na pesquisa: a questão do plágio. Desenvolvimento da prática de formação do professor de filosofia. |
Política Educacional | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | LDB; PNE; ECA. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. Instituição de leis e reformas nos sistemas de educação com a inclusão de conteúdos sobre a diversidade (étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa e de faixa geracional), cultura afro-brasileira e africana, educação inclusiva e educação ambiental. Políticas de formação do professor da Educação Básica. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. |
Filosofia Geral: Problemas Metafísicos II | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Mundo e Experiência. Metafísica versus ciência positiva. Superação da metafísica. As questões metafísicas como trans epocais. Desenvolvimento da prática do professor de filosofia. |
Filosofia do Ensino de Filosofia | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Filosofar, ensinar e aprender filosofia. Razões para a existência da escola. Funções cultural e filosófica da docência. A História da Filosofia e seu ensino. Reflexões de professores filósofos sobre o ensino de Filosofia. |
História da Filosofia Medieval I | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Contextualização histórica, concepção, autores e correntes principais: patrística e escolástica. Tempo e eternidade. Conhecimento humano e conhecimento divino. O problema dos universais. Os transcendentais. Mística medieval. Desenvolvimento da prática de formação do professor de filosofia. |
Teoria do Conhecimento I | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Origem, natureza, possibilidade e limites do conhecimento. Racionalismo: ideias; método; verdade e evidência. Empirismo: origem das ideias; associação de ideias; razão e experiência; causalidade. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. |
Ética I | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Introdução geral à Ética. Ética aristotélica. Ética helenística. Ética medieval. Ética do sentimento moral. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. |
História da Filosofia Medieval II | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Teoria do conhecimento e do juízo na escolástica. Provas da existência de Deus: argumentos ontológico, cosmológico e teleológico. Debate acerca do critério de verdade na reforma e Contrarreforma. Especificidade filosófica do Renascimento. Humanismo. Revolução científica. O pensamento político do Renascimento e a gênese da modernidade. Desenvolvimento da prática de formação do professor de filosofia. |
Metodologia do Ensino de Filosofia | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | A história do ensino da filosofia no Brasil. As especificidades da atividade docente em Filosofia. Filosofia para/ |
Psicologia da Educação | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Teorias psicológicas do desenvolvimento e da aprendizagem a partir de seus fundamentos epistemológicos. Análise da multideterminação da personalidade nos diversos processos de aprendizagem e na consequente postura docente. |
Teoria do Conhecimento II | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Origem, natureza, possibilidade e limites do conhecimento. Antecedentes da filosofia crítica. Criticismo: conhecimento a priori e a posteriori; estética transcendental; analítica transcendental; dialética. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. |
Ética II | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | A ética kantiana. A ética utilitarista. Éticas procedimentais. Comunitarismo em Ética. Ética prática. Ética aplicada: meio ambiente, vida, gênero, etnia e cultura. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. |
Estágio Supervisionado em Filosofia I | 200 | Anual | 3º ano | Investigação e análise da estrutura e funcionamento da escola e de seu Projeto Político Pedagógico. As diferentes dimensões da atuação profissional docente. Conhecimento e análise das práticas docentes e dos recursos didáticos existentes para o ensino de filosofia. Relação entre o ensino e a aprendizagem na escola. O ensino de filosofia e a docência em filosofia na Educação Básica. Planejamento e execução de diferentes estratégias didáticas para trabalhar o ensino de filosofia no Ensino Fundamental e Médio. Planejamento e execução de Oficinas com conteúdos de educação ambiental e diversidade étnico-racial, cultura afro-brasileira e africana, bem como conteúdos referentes à História do Paraná. |
Estética | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Belo. Sublime. Mímesis. Expressão. Concepções filosóficas acerca do trágico. Reflexão filosófica acerca da gênese e natureza da arte e do gosto estético. Relação sujeito-objeto na experiência estética. |
Filosofia da Ciência | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Contextualização histórica. Empirismo lógico, racionalismo, filosofia histórica da ciência. O problema da demarcação. Progresso científico. Ciência e valores. |
História da Filosofia Moderna I | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Caracterização geral: Empirismo, racionalismo e idealismo. Contextualização histórica, teorias do sujeito e fundamentos metafísicos da filosofia moderna. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. |
Optativa I | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | ... |
Filosofia Política II | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | O contratualismo moderno. Teorias políticas hegeliano-marxistas. Teorias contemporâneas da Justiça. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. |
História da Filosofia Moderna II | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Vontade e liberdade. Filosofias da história. Razão e entendimento. Idealismo. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. |
Metodologia da Pesquisa Filosófica II | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Delimitação do problema de pesquisa; indicações de como elaborar uma revisão de bibliografia; análise de procedimentos metodológicos e redação conforme normas técnicas. |
Optativa II | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | ... |
Estágio Supervisionado em Filosofia II | 200 | Anual | 4º ano | Experimentação docente e capacitação à prática de ensino: observação de aulas de filosofia na escola em que a regência será realizada; planejamento da proposta de trabalho da docência compartilhada sob a orientação do supervisor na escola e do orientador. Reflexões sobre o ensino de filosofia e a docência em filosofia na Educação Básica. Experimentação docente: desenvolvimento da docência compartilhada (regência de classe); Reflexões e avaliação da formação para a docência no curso de filosofia. |
Trabalho de Conclusão de Curso | 152 | Anual | 4º ano | Pesquisa e elaboração individual orientada do Trabalho de Conclusão de Curso. |
Filosofia da Linguagem | 68 | Semestral | 4º ano 1º semestre | Contextualização histórica. Teorias do significado. Sintaxe, semântica e pragmática. Linguagem, cultura e sociedade. |
História da Filosofia Contemporânea I | 68 | Semestral | 4º ano 1º semestre | Contextualização histórica. Crise da razão. Dialética. Filosofia da vida. Fenomenologia. Hermenêutica filosófica. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. |
Optativa III | 68 | Semestral | 4º ano 1º semestre | ... |
Teoria das Ciências Humanas e Sociais | 68 | Semestral | 4º ano 1º semestre | Origem, estatuto e escopo das ciências humanas e sociais. A transversalidade das ciências humanas e sociais. |
Filosofia da Mente | 68 | Semestral | 4º ano 2º semestre | Contextualização histórica. Conceitos de mente. Identidade pessoal. Relação mente/ |
História da Filosofia Contemporânea II | 68 | Semestral | 4º ano 2º semestre | Filosofia analítica. Pragmatismo. Estruturalismo. Filosofias da diferença. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. |
Libras | 68 | Semestral | 4º ano 2º semestre | Concepção da Língua Brasileira de Sinais e sua contribuição na sociedade inclusiva. Conceitos e habilidades necessárias para a aquisição da LIBRAS. Conteúdos gerais para comunicação visual, baseadas nas regras gramaticais da Língua de Sinais e do Segmento das Pessoas Surdas. Estudo para encaminhamentos teóricos e metodológicos de estudantes surdos inclusos na educação básica. |
Optativa IV | 68 | Semestral | 4º ano 2º semestre | ... |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus : 2024)
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
---|---|---|---|---|
Anna Maria Lorenzoni | Doutorado | lattes.cnpq.br/6534743346958799 | ||
Carlos Renato Moiteiro | Doutorado | lattes.cnpq.br/6081486683902218 | ||
Celia Machado Benvenho | Doutorado | 55 45 33797059 | lattes.cnpq.br/9781758140510682 | |
Claudinei Aparecido de Freitas da Silva | Pós-Doutorado | 55 45 33797127 | lattes.cnpq.br/1635393037621902 | |
César Augusto Battisti | Pós-Doutorado | 55 45 33797054 | ||
Douglas Antonio Bassani | Doutorado | 55 45 33797034 | lattes.cnpq.br/0009805351056260 | |
Ester Maria Dreher Heuser | Pós-Doutorado | 55 45 33797035 | lattes.cnpq.br/5548908138476554 | |
Fabiana de Jesus Benetti | Doutorado | |||
José Atílio Pires da Silveira | Pós-Doutorado | 55 45 33797059 | lattes.cnpq.br/1797995409771247 | |
José Francisco de Assis Dias | Pós-Doutorado | 55 45 33797035 | lattes.cnpq.br/9950007997056231 | |
João Antonio Ferrer Guimarães | Doutorado | |||
Libanio Cardoso Neto | Doutorado | lattes.cnpq.br/2023864601889243 | ||
Luciano Carlos Utteich | Doutorado | 55 45 33797035 | lattes.cnpq.br/4999984722750319 | |
Luis Cesar Yanzer Portela | Doutorado | 55 45 33797054 | lattes.cnpq.br/6506237147824218 | |
Marcelo do Amaral Penna-forte | Doutorado | 55 45 33797139 | ||
Michelle Silvestre Cabral | Doutorado | |||
Remi Schorn | Doutorado | 55 45 33797004 | lattes.cnpq.br/2480419881310997 | |
Ricardo José Perin | Mestrado | 55 45 33797054 | ||
Roberto Saraiva Kahlmeyer Mertens | Doutorado | 55 45 33797054 | lattes.cnpq.br/1160022857910767 | |
Rosalvo Schütz | Pós-Doutorado | 55 45 33797127 | lattes.cnpq.br/0920572653737862 | |
Saulo Sbaraini Agostini | Doutorado | |||
Stefano Busellato | Doutorado | |||
Tania Aparecida Martins | Doutorado | 55 45 33797000 | ||
Wilson Antonio Frezzatti Junior | Pós-Doutorado | 55 45 33797127 | lattes.cnpq.br/1014241381410099 |
Regulamentos
Titulo | Data | Arquivo |
---|---|---|
Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso | 28/11/2019 | Resolução 217/2019-CEPE |
Regulamento de estágio | 16/09/2021 | Resolução 188/2021-CEPE |
Projetos de Ensino
Não encontrado |
---|
Fonte: Academus; Curso TOO0034 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência da grade 2025
Acessos: 999412