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Campus de Toledo - Cursos

Ciências Sociais

Campus: Campus de Toledo Centro: Centro de Ciências Humanas e Sociais Turno: Noturno Duração Mínima: 4 anos Duração Máxima: 7 anos Formação: Licenciado em Ciências Sociais Tipo de Formação: Licenciatura Habilitação/Ênfase: Oferta: presencial
O Curso
Implantado no ano de 1998. O acadêmico que concluir integralmente o curso no grau de Licenciatura, imediatamente após a conclusão desse poderá optar por cursar mais um ano e obter o grau de Bacharelado.
Perfil do Profissional Docência no Ensino Médio. - Docentes que dominem os conteúdos básicos das Ciências Sociais nas suas três áreas (antropologia, sociologia e política) e que consigam integrá-los e transmiti-los de forma crítica e criativa aos estudantes do Ensino Médio. - Docentes investigadores munidos das habilidades e competências necessárias para bem lidar com a sala de aula e capazes de integrar-se em processos de educação permanente, contínua e autônoma. BACHARELADO (OBTIDO CURSANDO UM ANO A MAIS) - Profissionais que dominem os métodos e instrumentos utilizados na pesquisa em Ciências Sociais e que sejam capazes de elaborar projetos de investigação e intervenção. - Profissionais comprometidos com a construção de soluções para os problemas sociais, econômicos, culturais e políticos, capazes de discernir no mundo contemporâneo, os princípios formadores da cidadania plena e superadora das desigualdades e contradições presentes em todas as esferas sociais. Campo de Atuação LICENCIATURA - Instituições formais de ensino médio ou nas modalidades de educação de jovens e adultos, educação profissional, educação especial das redes pública e privada. - Organizações da sociedade civil que não sejam de ensino e formação regular nas quais sejam ministrados cursos com conteúdo de Ciências Sociais. BACHARELADO (OBTIDO CURSANDO UM ANO A MAIS) Entidades: órgãos públicos federais, estaduais e municipais, tais como ministérios e secretarias. Empresas públicas, fundações, agências reguladoras, sociedades de economia mista. Agências de fomento e financiamento de projetos, nacionais e internacionais. Empresas de pesquisa sobre opinião pública, organizações não governamentais (ONGs), organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), cooperativas. Atividades: Elaboração de planos, programas e projetos sociais e políticas públicas, bem como a análise dos resultados daquelas iniciativas. Exemplos: formulação de planos diretores, produção de laudos antropológicos, pareceres sobre diversos impactos de obras públicas e privadas. Situação Legal Reconhecimento renovado - Resolução/SETI - 121 Diário Oficial do Estado - 07/07/2023

Coordenação
Marco Antonio Arantes
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 45 33797139


Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
20052008201120142017
45523

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 009/2023-CEPE de 28/02/2023

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Epistemologia das Ciências Sociais68Semestral1° ano 1º semestreEpistemologia e a relação sujeito X objeto do conhecimento. O problema da possibilidade do conhecimento. A perspectiva empirista (objetivista) de ciência e o conhecimento como constatação da realidade (O objeto/realidade como fundamento da verdade). A perspectiva racionalista (idealista) de ciência e o conhecimento como invenção/criação do sujeito (O sujeito como fundamento da verdade). A perspectiva Bachelardiana do racionalismo aplicado e o conhecimento como construção (Conhecimento como construção provisória - fundamento está na relação entre sujeito X objeto). A noção de ordem na origem das Ciências Sociais. Perspectivas contemporâneas: Bourdieu (O ofício de Sociólogo), Boaventura de Souza Santos (um discurso sobre a ciência) e Edgar Morin (O método). 
Iniciação à Antropologia68Semestral1° ano 1º semestreDefinição da área, introdução a conceitos e temas fundamentais da área, tais como cultura, relativismo, etnocentrismo, observação participante, etnografia, representações coletivas, descrição do campo de atuação, ética profissional, e estado da arte das pesquisas antropológicas no Brasil contemporâneo, Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Iniciação à Ciência Política68Semestral1° ano 1º semestreDefinição da área, introdução a conceitos fundamentais da área, descrição do campo de atuação, ética profissional, e estado da arte das pesquisas em Ciência Política no Brasil contemporâneo. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Iniciação à Sociologia68Semestral1° ano 1º semestrePerspectiva histórica do desenvolvimento da sociologia. Apresentação das categorias fundamentais do raciocínio sociológico. Ação, interação e relações sociais; estrutura e instituições sociais; socialização; mudança, conflito e luta; Papéis sociais. Descrição do campo de atuação, ética profissional e o estado da arte das pesquisas no Brasil contemporâneo. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Leitura e Escrita de Textos Científicos68Semestral1° ano 1º semestreLeitura e escrita na era da informática. Tipos de leitura. A leitura do texto acadêmico. Leitura e análise de texto. Registros de leitura (fichamento, resumo e resenha). Características da escrita acadêmica. Estrutura e redação de resenhas, resumos, fichamentos e artigos científicos. A intertextualidade como recurso de escrita. Paráfrase, citação textual e sínteses. O planejamento da escrita. Organização e constituição das ideias do texto. Estrutura, ordenação e desenvolvimento do parágrafo. Argumentação e ritmo nas escritas acadêmicas. 
Antropologia I68Semestral1° ano 2º semestreAbordar as correntes fundadoras do pensamento antropológico entre o final do século XIX e início do século XX, com ênfase na antropologia evolucionista e na antropologia cultural norte americana enfatizando as contribuições teóricas e metodológicas destas vertentes e suas influências na Antropologia contemporânea. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Metodologia I68Semestral1° ano 2º semestrePesquisa Qualitativa: conceitos e especificidades. Métodos qualitativos (o estudo de caso, a história de vida, a etnografia). O trabalho de campo.Instrumentos de pesquisa (entrevistas, observação, documentos). Análise e interpretação de dados em pesquisa qualitativa. 
Política I68Semestral1° ano 2º semestreEstado e Soberania: Os fundamentos do Estado moderno: territorialidade, soberania e expansão capitalista. Estado, nação, nacionalismo e a constituição da cidadania. A formação do Estado no Brasil. O conteúdo será abordado através da utilização de autores clássicos como Maquiavel, Hobbes, Weber, Marx e Poulantzas; e Raymundo Faoro e Caio Prado Júnior para o estudo do caso brasileiro. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Sociologia I68Semestral1° ano 2º semestreO materialismo histórico dialético de Karl Marx: modelo teórico e principais categorias analíticas. A teoria crítica da Escola de Frankfurt; marxismo ocidental, e neomarxismo; desdobramentos contemporâneos. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Teorias de Ensino-Aprendizagem68Semestral1° ano 2º semestreA educação como uma prática histórica e social. A pedagogia da essência e a pedagogia da existência, abordagens clássicas e contemporâneas. O pensamento pedagógico brasileiro com ênfase na Pedagogia da Libertação e na Pedagogia Histórico Crítica. 
Antropologia II68Semestral2° ano 1º semestreAs correntes teóricas da Antropologia que emergiram na primeira metade do século XX dentro da chamada antropologia social britânica. Enfatizar as contribuições teóricas e metodológicas desta matriz disciplinar - tais como a noção de estrutura e função, os estudos de parentesco, de rituais, de sistemas políticos e de representações, dentre outros - e suas influências na Antropologia contemporânea. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Metodologia II68Semestral2° ano 1º semestrePesquisa e mensuração em Ciências Sociais; a especificidade da produção e análise de dados em Ciências Sociais. Metodologia da pesquisa de survey; conceituação e desenho dos instrumentos; A coleta de informações e a construção do dado. Estatística descritiva. Abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. Triangulação de métodos e dados. 
Oficinas de Ensino em Ciências Sociais I68Semestral2° ano 1º semestreEm conformidade com a ética profissional e para o atendimento da e com a legislação vigente, com ênfase na Resolução nº02/2012 do CNE, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Diretrizes Curriculares da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e demais legislações específicas, serão realizadas oficinas específicas para o desenvolvimento de recursos de apoio ao planejamento e a efetivação do ensino de Sociologia, pela análise e experimentação de recursos didático-pedagógicos tradicionais e inovadores. 
Política II68Semestral2° ano 1º semestreSociedade Civil, Movimentos Sociais e Cidadania no Brasil. Perspectivas a respeito da relação entre Estado e Sociedade: Sujeitos, práticas e instituições abrangidas pelos conceitos de sociedade civil, movimentos sociais e cidadania. O moderno conceito de sociedade civil (Hegel, Marx e Gramsci) e o novo modelo de sociedade civil (Habermas). O movimento anarquista e a sociedade contra o Estado. As lutas pela conquista e ampliação de direitos: civis, políticos, sociais (Marshall) e os novos direitos. A globalização da cidadania: as tentativas de ampliação da participação nas deliberações públicas ou políticas locais, nacionais e globais; conselhos, orçamento participativo e organizações internacionais (Evelina Dagnino e Sérgio Costa). Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Sociologia II68Semestral2° ano 1º semestreA sociologia de Emile Durkheim: modelo teórico e principais categorias analíticas. O desenvolvimento da Sociologia empírica americana. A Escola de Chicago e seus principais autores. O neo-funcionalismo de Robert Merton; o estrutural-funcionalismo de Talcott Parsons. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Antropologia III68Semestral2° ano 2º semestreA antropologia na França. Escola Sociológica francesa: Durkheim, Lévi-Bruhl e Mauss: troca, reciprocidade, fato social, fato social total. A antropologia estrutural de Claude Lévi-Strauss: modelo e estrutura, reciprocidade, parentesco, mito e pensamento simbólico. Desdobramentos do estruturalismo: Louis Dumont (hierarquia, individualismo, ideologias). Enfatizar as contribuições teóricas e metodológicas desta matriz disciplinar e suas influências na Antropologia contemporânea. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Laboratório de Pesquisa I68Semestral2° ano 2º semestreIntrodução à prática da pesquisa em Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia).  
Oficinas de Ensino em Ciências Sociais II68Semestral2° ano 2º semestreEm conformidade com a ética profissional e para o atendimento da e com a legislação vigente, com ênfase na Resolução nº02/2012 do CNE, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Diretrizes Curriculares da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e demais legislações específicas, serão realizadas oficinas específicas para o desenvolvimento de recursos de apoio ao planejamento e a efetivação do ensino de Sociologia, pela análise e experimentação de recursos didático-pedagógicos tradicionais e inovadores. 
Política III68Semestral2° ano 2º semestrePolítica Brasileira: A relação Estado e Sociedade no Brasil: Origens e configuração dos diferentes padrões da relação Estado e Sociedade no Brasil (mandonismo local, coronelismo, clientelismo, corporativismo, populismo e insulamento burocrático) e suas implicações nos processos de elaboração e operacionalização das políticas públicas (Edson Nunes, José Murilo de Carvalho, Francisco Weffort). A ditadura militar e a conformação do Estado brasileiro pós Constituição Federal de 1988: a reforma neoliberal, a presença de novos agentes no cenário político (movimentos sociais e ONGs) e a dinâmica das instituições participativas (Marco Aurélio Nogueira, e Leonardo Avritzer). Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Sociologia III68Semestral2° ano 2º semestreA sociologia da ação social em Max Weber: modelo teórico e principais categorias analíticas. O Interacionismo Simbólico; as tradições fenomenológicas de Schultz e Garfinkel; o individualismo metodológico de Jon Elster; desdobramentos contemporâneos. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado I240Anual3° ano Proporcionar aos alunos os conhecimentos práticos necessários à produção do conhecimento relacionado às atividades práticas da docência, bem como à compreensão da prática profissional propriamente dita do licenciado em Ciências Sociais através da problematização do espaço escolar enquanto objeto de investigação das Ciências Sociais. Trata-se de uma primeira aproximação com o ambiente escolar, seja em instituição de ensino formal ou informal, através da observação e visa proporcionar ao aluno a percepção de que a formação do futuro professor se realiza através de uma articulação entre Ensino Superior e Ensino Básico. Nesse sentido, observar pressupõe reconhecer-se como sujeito que se constitui enquanto participa da constituição do espaço da escola e da educação. 
Antropologia IV68Semestral3° ano 1º semestreA Antropologia pós-1970: hermenêutica e antropologia interpretativa; antropologias do simbolismo; estruturas e mitopráxis; antropologia pós-colonial, antropologia pós-moderna e antropologia simétrica – inclusive com análise de alguns binômios controversos tais como indivíduo e sociedade; natureza e cultura; local e global; estrutura e agência; universalismo e relativismo, entre outros. Enfatizar as contribuições teóricas e metodológicas e suas influências na Antropologia contemporânea. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico 
Laboratório de Pesquisa II68Semestral3° ano 1º semestreIntrodução à prática da pesquisa em Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia). 
Política IV68Semestral3° ano 1º semestreLiberalismo, Democracia e Socialismo: O liberalismo e o socialismo como as duas matrizes de pensamento sobre a realidade europeia em processo de transformação no século 19 e sua influência na definição dos contornos dos regimes democráticos modernos em seu aspecto formal e seu conteúdo social (Tocqueville, Marx e Bakunin). As teorias democráticas procedimental e pluralista (Schumpeter e Dahl); a democracia participativa (Pateman). A “democracia direta das massas” e o “socialismo real” (Bahro e Martorano). Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Sociologia IV68Semestral3° ano 1º semestreEstudo das principais abordagens da Teoria Sociológica Contemporânea que propõem a síntese de distintas tradições e visam a superação de dicotomias clássicas das Ciências Sociais tais como objetivo e subjetivo, indivíduo e sociedade, ação e estrutura. Norbert Elias, Pierre Bourdieu, Michel Foucault. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Antropologia V68Semestral3° ano 2º semestreA Antropologia pós-1970: hermenêutica e antropologia interpretativa; antropologias do simbolismo; estruturas e mitopráxis; antropologia pós-colonial, antropologia pós-moderna e antropologia simétrica – inclusive com análise de alguns binômios controversos tais como indivíduo e sociedade; natureza e cultura; local e global; estrutura e agência; universalismo e relativismo, entre outros. Enfatizar as contribuições teóricas e metodológicas e suas influências na Antropologia contemporânea. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Laboratórios de Pesquisa III68Semestral3° ano 2º semestrePráticas avançadas na pesquisa em Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia). 
Política V68Semestral3° ano 2º semestreDemocracia, Partido e sistema representativo: A constituição dos regimes democráticos e os princípios do sistema representativo. O desenvolvimento do partido político moderno (partido de notáveis, partido de massas, partido eleitoral de massas, etc.). Partidos e sistema representativo no Brasil. O conteúdo será abordado através da utilização de autores clássicos e contemporâneos como Stuart Mill, Robert Michels, Maurice Duverger e Otto Kirchheimer e, para o caso brasileiro, Maria do Carmo C. de Souza, Rogério Schmitt e Daniel A. Reis &> Marcelo Ridenti. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Precursores das Ciências Socias no Brasil68Semestral3° ano 2º semestrePensadores sociais/ensaístas que fomentaram as discussões sobre a sociedade brasileira: Joaquim Nabuco, Euclides da Cunha, Alberto Torres, Sílvio Romero, Arthur Ramos, Oliveira Vianna, Nina Rodrigues, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Educação e Diversidade68Anual4° ano Princípios da educação inclusiva. A relação da escola com os grupos socialmente marginalizados. A diversidade escolar e a garantia do direito à igualdade. Gênero e diversidade cultural nas escolas. Educação ambiental, Educação das relações étnicos raciais, História e Cultura Africana e Afro-brasileira (Lei 10.939). Educação Escolar Indígena e Educação para a sustentabilidade.  
Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado II240Anual4° ano Proporcionar aos alunos os conhecimentos necessários às atividades práticas da docência enfatizando o planejamento e regência de aulas. Discussão em torno dos desafios postos ao planejamento das aulas de Ciências Sociais. Articulação entre material didático e os planos de ensino. Observação do planejamento de um professor de Ciências Sociais e sua execução. Desenvolvimento e execução de um primeiro plano de aula e regências de aulas a serem realizadas junto às instituições de ensino formais ou informais. 
Trabalho de Conclusão de Curso240Anual4° ano Trata-se de um exercício acadêmico e científico que articula a teoria e a prática no processo de conhecimento. Visa o desenvolvimento da capacidade de discutir temas através da formulação de um problema de pesquisa, da construção de um objeto e da sua apresentação de maneira clara e sistematizada. 
Educação e Sociedade68Semestral4° ano 1º semestreAnálise dos aspectos históricos do desenvolvimento da sociologia da educação. Os estudos clássicos (Durkheim, Gramsci, Althusser, Bourdieu) e contemporâneos da sociologia da educação. A educação na produção e reprodução das relações sociais. As contribuições de Michael Young, Basil Bernstein, Henri Giroux e Michael Apple. 
Optativa I68Semestral4° ano 1º semestre ...
Sociologia V68Semestral4° ano 1º semestreA institucionalização da Sociologia no Brasil. Os estudos de comunidade e a Escola Livre de Sociologia. A passagem da sociedade rural para a industrial e a revolução burguesa no Brasil. Vida Rural, Modernização e Mudança Social. Perspectiva sobre o desenvolvimento e a dependência brasileira. Estratificação e desigualdade social. Crise e diversificação da Sociologia no Brasil. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Juventude e Educação68Semestral4° ano 2º semestreEstudos multidisciplinares (Ciências Sociais e Psicologia Social) sobre educação, juventude e culturas juvenis. 
Libras68Semestral4° ano 2º semestreConcepção do sujeito surdo, da surdez, da educação, da cultura e as identidades surdas com base nos aspectos históricos e sócio antropológicos. Legislação e políticas públicas do Brasil para a educação de surdos. Conceitos, habilidades e conteúdos necessários para a aquisição e comunicação básica para a comunicação visual, baseada em regras gramaticais Língua Brasileira de Sinais - Libras. Estudos para encaminhamentos teórico e metodológico de estudantes surdos na perspectiva da educação bilíngue. 
Optativa II68Semestral4° ano 2º semestre ...

Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Ana Karine Braggio FranzDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/1712426299672608
Andre Peralta GrilloDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Antônio Pimentel Pontes FilhoDoutorado55 45 33797000Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/6674879871891243
Beatriz Salgado Cardoso de OliveiraDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Carlos Eduardo BaoDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/8263078982636237
Cristina Maria Quintão CarneiroMestrado55 45 33797056Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/1433356214417365
Eric Gustavo CardinDoutorado55 45 33797070Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/5348563297433682
Francy Rodrigues da Guia NyamienDoutorado55 45 33797000Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Geraldo Magella NeresDoutorado55 45 33797139Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/6745243361035856
Marco Antonio ArantesDoutorado55 45 33797139Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/0856092788190593
Mariana Medina MartinezDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/9126534946585241
Osmir DombrowskiDoutorado55 45 33797056Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Paulo Henrique Barbosa DiasDoutorado55 45 33797139Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/6808317110749573
Paulo Roberto AzevedoPós-Doutorado55 45 33797056Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/5078621200157941
Roberto BiscoliDoutorado55 45 33797071Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/5261023761943052
Silvio Antonio CologneseDoutorado55 45 33797054Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/9046298781277994
Tania Aparecida MartinsDoutorado55 45 33797000Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/9163959056977778
Vania Sandeléia Vaz da SilvaDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/9741432210045008
Yonissa Marmitt WadiDoutorado55 45 33797019Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/8470729900371454

Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Estágio - Prática de Ensino10/09/2002Resolução 122/2002-CEPE
Regulamento de Estágio27/03/2008Resolução 102/2008-CEPE
Regulamento de TCC27/03/2008Resolução 101/2008-CEPE
Regulamento de Estágio20/05/2021Resolução 05/2021-CEPE

Projetos de Ensino
Não encontrado


Fonte: Academus; Curso TOO0006 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2024


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