Ciências Sociais
Campus: Campus de Toledo
Centro: Centro de Ciências Humanas e Sociais
Turno: Noturno
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Licenciado em Ciências Sociais
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
Implantado no ano de 1998. O acadêmico que concluir integralmente o curso no grau de Licenciatura, imediatamente após a conclusão desse poderá optar por cursar mais um ano e obter o grau de Bacharelado.
Perfil do Profissional Docência no Ensino Médio. - Docentes que dominem os conteúdos básicos das Ciências Sociais nas suas três áreas (antropologia, sociologia e política) e que consigam integrá-los e transmiti-los de forma crítica e criativa aos estudantes do Ensino Médio. - Docentes investigadores munidos das habilidades e competências necessárias para bem lidar com a sala de aula e capazes de integrar-se em processos de educação permanente, contínua e autônoma. BACHARELADO (OBTIDO CURSANDO UM ANO A MAIS) - Profissionais que dominem os métodos e instrumentos utilizados na pesquisa em Ciências Sociais e que sejam capazes de elaborar projetos de investigação e intervenção. - Profissionais comprometidos com a construção de soluções para os problemas sociais, econômicos, culturais e políticos, capazes de discernir no mundo contemporâneo, os princípios formadores da cidadania plena e superadora das desigualdades e contradições presentes em todas as esferas sociais.
Campo de Atuação LICENCIATURA - Instituições formais de ensino médio ou nas modalidades de educação de jovens e adultos, educação profissional, educação especial das redes pública e privada. - Organizações da sociedade civil que não sejam de ensino e formação regular nas quais sejam ministrados cursos com conteúdo de Ciências Sociais. BACHARELADO (OBTIDO CURSANDO UM ANO A MAIS) Entidades: órgãos públicos federais, estaduais e municipais, tais como ministérios e secretarias. Empresas públicas, fundações, agências reguladoras, sociedades de economia mista. Agências de fomento e financiamento de projetos, nacionais e internacionais. Empresas de pesquisa sobre opinião pública, organizações não governamentais (ONGs), organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), cooperativas. Atividades: Elaboração de planos, programas e projetos sociais e políticas públicas, bem como a análise dos resultados daquelas iniciativas. Exemplos: formulação de planos diretores, produção de laudos antropológicos, pareceres sobre diversos impactos de obras públicas e privadas.
Situação Legal Reconhecimento renovado - Resolução/SETI - 121 Diário Oficial do Estado - 07/07/2023
O Curso
Implantado no ano de 1998. O acadêmico que concluir integralmente o curso no grau de Licenciatura, imediatamente após a conclusão desse poderá optar por cursar mais um ano e obter o grau de Bacharelado.
Perfil do Profissional Docência no Ensino Médio. - Docentes que dominem os conteúdos básicos das Ciências Sociais nas suas três áreas (antropologia, sociologia e política) e que consigam integrá-los e transmiti-los de forma crítica e criativa aos estudantes do Ensino Médio. - Docentes investigadores munidos das habilidades e competências necessárias para bem lidar com a sala de aula e capazes de integrar-se em processos de educação permanente, contínua e autônoma. BACHARELADO (OBTIDO CURSANDO UM ANO A MAIS) - Profissionais que dominem os métodos e instrumentos utilizados na pesquisa em Ciências Sociais e que sejam capazes de elaborar projetos de investigação e intervenção. - Profissionais comprometidos com a construção de soluções para os problemas sociais, econômicos, culturais e políticos, capazes de discernir no mundo contemporâneo, os princípios formadores da cidadania plena e superadora das desigualdades e contradições presentes em todas as esferas sociais.
Campo de Atuação LICENCIATURA - Instituições formais de ensino médio ou nas modalidades de educação de jovens e adultos, educação profissional, educação especial das redes pública e privada. - Organizações da sociedade civil que não sejam de ensino e formação regular nas quais sejam ministrados cursos com conteúdo de Ciências Sociais. BACHARELADO (OBTIDO CURSANDO UM ANO A MAIS) Entidades: órgãos públicos federais, estaduais e municipais, tais como ministérios e secretarias. Empresas públicas, fundações, agências reguladoras, sociedades de economia mista. Agências de fomento e financiamento de projetos, nacionais e internacionais. Empresas de pesquisa sobre opinião pública, organizações não governamentais (ONGs), organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), cooperativas. Atividades: Elaboração de planos, programas e projetos sociais e políticas públicas, bem como a análise dos resultados daquelas iniciativas. Exemplos: formulação de planos diretores, produção de laudos antropológicos, pareceres sobre diversos impactos de obras públicas e privadas.
Situação Legal Reconhecimento renovado - Resolução/SETI - 121 Diário Oficial do Estado - 07/07/2023
Coordenação
Roberto Biscoli
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Telefone: 45 33797071
Roberto Biscoli
Email:
Telefone: 45 33797071
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
2005 | 2008 | 2011 | 2014 | 2017 | 4 | 5 | 5 | 2 | 3 |
---|
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 009/2023-CEPE de 28/02/2023
Projeto Político-Pedagógico Resolução 009/2023-CEPE de 28/02/2023
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 200 | Anual | - | ... |
Formação Independente | 0 | Anual | - | ... |
Epistemologia das Ciências Sociais | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Epistemologia e a relação sujeito X objeto do conhecimento. O problema da possibilidade do conhecimento. A perspectiva empirista (objetivista) de ciência e o conhecimento como constatação da realidade (O objeto/ |
Iniciação à Antropologia | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Definição da área, introdução a conceitos e temas fundamentais da área, tais como cultura, relativismo, etnocentrismo, observação participante, etnografia, representações coletivas, descrição do campo de atuação, ética profissional, e estado da arte das pesquisas antropológicas no Brasil contemporâneo, Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. |
Iniciação à Ciência Política | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Definição da área, introdução a conceitos fundamentais da área, descrição do campo de atuação, ética profissional, e estado da arte das pesquisas em Ciência Política no Brasil contemporâneo. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. |
Iniciação à Sociologia | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Perspectiva histórica do desenvolvimento da sociologia. Apresentação das categorias fundamentais do raciocínio sociológico. Ação, interação e relações sociais; estrutura e instituições sociais; socialização; mudança, conflito e luta; Papéis sociais. Descrição do campo de atuação, ética profissional e o estado da arte das pesquisas no Brasil contemporâneo. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. |
Leitura e Escrita de Textos Científicos | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Leitura e escrita na era da informática. Tipos de leitura. A leitura do texto acadêmico. Leitura e análise de texto. Registros de leitura (fichamento, resumo e resenha). Características da escrita acadêmica. Estrutura e redação de resenhas, resumos, fichamentos e artigos científicos. A intertextualidade como recurso de escrita. Paráfrase, citação textual e sínteses. O planejamento da escrita. Organização e constituição das ideias do texto. Estrutura, ordenação e desenvolvimento do parágrafo. Argumentação e ritmo nas escritas acadêmicas. |
Antropologia I | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Abordar as correntes fundadoras do pensamento antropológico entre o final do século XIX e início do século XX, com ênfase na antropologia evolucionista e na antropologia cultural norte americana enfatizando as contribuições teóricas e metodológicas destas vertentes e suas influências na Antropologia contemporânea. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. |
Metodologia I | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Pesquisa Qualitativa: conceitos e especificidades. Métodos qualitativos (o estudo de caso, a história de vida, a etnografia). O trabalho de campo.Instrumentos de pesquisa (entrevistas, observação, documentos). Análise e interpretação de dados em pesquisa qualitativa. |
Política I | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Estado e Soberania: Os fundamentos do Estado moderno: territorialidade, soberania e expansão capitalista. Estado, nação, nacionalismo e a constituição da cidadania. A formação do Estado no Brasil. O conteúdo será abordado através da utilização de autores clássicos como Maquiavel, Hobbes, Weber, Marx e Poulantzas; e Raymundo Faoro e Caio Prado Júnior para o estudo do caso brasileiro. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. |
Sociologia I | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | O materialismo histórico dialético de Karl Marx: modelo teórico e principais categorias analíticas. A teoria crítica da Escola de Frankfurt; marxismo ocidental, e neomarxismo; desdobramentos contemporâneos. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. |
Teorias de Ensino-Aprendizagem | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | A educação como uma prática histórica e social. A pedagogia da essência e a pedagogia da existência, abordagens clássicas e contemporâneas. O pensamento pedagógico brasileiro com ênfase na Pedagogia da Libertação e na Pedagogia Histórico Crítica. |
Antropologia II | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | As correntes teóricas da Antropologia que emergiram na primeira metade do século XX dentro da chamada antropologia social britânica. Enfatizar as contribuições teóricas e metodológicas desta matriz disciplinar - tais como a noção de estrutura e função, os estudos de parentesco, de rituais, de sistemas políticos e de representações, dentre outros - e suas influências na Antropologia contemporânea. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. |
Metodologia II | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Pesquisa e mensuração em Ciências Sociais; a especificidade da produção e análise de dados em Ciências Sociais. Metodologia da pesquisa de survey; conceituação e desenho dos instrumentos; A coleta de informações e a construção do dado. Estatística descritiva. Abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. Triangulação de métodos e dados. |
Oficinas de Ensino em Ciências Sociais I | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Em conformidade com a ética profissional e para o atendimento da e com a legislação vigente, com ênfase na Resolução nº02/ |
Política II | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Sociedade Civil, Movimentos Sociais e Cidadania no Brasil. Perspectivas a respeito da relação entre Estado e Sociedade: Sujeitos, práticas e instituições abrangidas pelos conceitos de sociedade civil, movimentos sociais e cidadania. O moderno conceito de sociedade civil (Hegel, Marx e Gramsci) e o novo modelo de sociedade civil (Habermas). O movimento anarquista e a sociedade contra o Estado. As lutas pela conquista e ampliação de direitos: civis, políticos, sociais (Marshall) e os novos direitos. A globalização da cidadania: as tentativas de ampliação da participação nas deliberações públicas ou políticas locais, nacionais e globais; conselhos, orçamento participativo e organizações internacionais (Evelina Dagnino e Sérgio Costa). Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. |
Sociologia II | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | A sociologia de Emile Durkheim: modelo teórico e principais categorias analíticas. O desenvolvimento da Sociologia empírica americana. A Escola de Chicago e seus principais autores. O neo-funcionalismo de Robert Merton; o estrutural-funcionalismo de Talcott Parsons. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. |
Antropologia III | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | A antropologia na França. Escola Sociológica francesa: Durkheim, Lévi-Bruhl e Mauss: troca, reciprocidade, fato social, fato social total. A antropologia estrutural de Claude Lévi-Strauss: modelo e estrutura, reciprocidade, parentesco, mito e pensamento simbólico. Desdobramentos do estruturalismo: Louis Dumont (hierarquia, individualismo, ideologias). Enfatizar as contribuições teóricas e metodológicas desta matriz disciplinar e suas influências na Antropologia contemporânea. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. |
Laboratório de Pesquisa I | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Introdução à prática da pesquisa em Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia). |
Oficinas de Ensino em Ciências Sociais II | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Em conformidade com a ética profissional e para o atendimento da e com a legislação vigente, com ênfase na Resolução nº02/ |
Política III | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Política Brasileira: A relação Estado e Sociedade no Brasil: Origens e configuração dos diferentes padrões da relação Estado e Sociedade no Brasil (mandonismo local, coronelismo, clientelismo, corporativismo, populismo e insulamento burocrático) e suas implicações nos processos de elaboração e operacionalização das políticas públicas (Edson Nunes, José Murilo de Carvalho, Francisco Weffort). A ditadura militar e a conformação do Estado brasileiro pós Constituição Federal de 1988: a reforma neoliberal, a presença de novos agentes no cenário político (movimentos sociais e ONGs) e a dinâmica das instituições participativas (Marco Aurélio Nogueira, e Leonardo Avritzer). Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. |
Sociologia III | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | A sociologia da ação social em Max Weber: modelo teórico e principais categorias analíticas. O Interacionismo Simbólico; as tradições fenomenológicas de Schultz e Garfinkel; o individualismo metodológico de Jon Elster; desdobramentos contemporâneos. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. |
Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado I | 240 | Anual | 3° ano | Proporcionar aos alunos os conhecimentos práticos necessários à produção do conhecimento relacionado às atividades práticas da docência, bem como à compreensão da prática profissional propriamente dita do licenciado em Ciências Sociais através da problematização do espaço escolar enquanto objeto de investigação das Ciências Sociais. Trata-se de uma primeira aproximação com o ambiente escolar, seja em instituição de ensino formal ou informal, através da observação e visa proporcionar ao aluno a percepção de que a formação do futuro professor se realiza através de uma articulação entre Ensino Superior e Ensino Básico. Nesse sentido, observar pressupõe reconhecer-se como sujeito que se constitui enquanto participa da constituição do espaço da escola e da educação. |
Antropologia IV | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | A Antropologia pós-1970: hermenêutica e antropologia interpretativa; antropologias do simbolismo; estruturas e mitopráxis; antropologia pós-colonial, antropologia pós-moderna e antropologia simétrica – inclusive com análise de alguns binômios controversos tais como indivíduo e sociedade; natureza e cultura; local e global; estrutura e agência; universalismo e relativismo, entre outros. Enfatizar as contribuições teóricas e metodológicas e suas influências na Antropologia contemporânea. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico |
Laboratório de Pesquisa II | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Introdução à prática da pesquisa em Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia). |
Política IV | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Liberalismo, Democracia e Socialismo: O liberalismo e o socialismo como as duas matrizes de pensamento sobre a realidade europeia em processo de transformação no século 19 e sua influência na definição dos contornos dos regimes democráticos modernos em seu aspecto formal e seu conteúdo social (Tocqueville, Marx e Bakunin). As teorias democráticas procedimental e pluralista (Schumpeter e Dahl); a democracia participativa (Pateman). A “democracia direta das massas” e o “socialismo real” (Bahro e Martorano). Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. |
Sociologia IV | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Estudo das principais abordagens da Teoria Sociológica Contemporânea que propõem a síntese de distintas tradições e visam a superação de dicotomias clássicas das Ciências Sociais tais como objetivo e subjetivo, indivíduo e sociedade, ação e estrutura. Norbert Elias, Pierre Bourdieu, Michel Foucault. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. |
Antropologia V | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | A Antropologia pós-1970: hermenêutica e antropologia interpretativa; antropologias do simbolismo; estruturas e mitopráxis; antropologia pós-colonial, antropologia pós-moderna e antropologia simétrica – inclusive com análise de alguns binômios controversos tais como indivíduo e sociedade; natureza e cultura; local e global; estrutura e agência; universalismo e relativismo, entre outros. Enfatizar as contribuições teóricas e metodológicas e suas influências na Antropologia contemporânea. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. |
Laboratórios de Pesquisa III | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Práticas avançadas na pesquisa em Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia). |
Política V | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Democracia, Partido e sistema representativo: A constituição dos regimes democráticos e os princípios do sistema representativo. O desenvolvimento do partido político moderno (partido de notáveis, partido de massas, partido eleitoral de massas, etc.). Partidos e sistema representativo no Brasil. O conteúdo será abordado através da utilização de autores clássicos e contemporâneos como Stuart Mill, Robert Michels, Maurice Duverger e Otto Kirchheimer e, para o caso brasileiro, Maria do Carmo C. de Souza, Rogério Schmitt e Daniel A. Reis & |
Precursores das Ciências Socias no Brasil | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Pensadores sociais/ |
Educação e Diversidade | 68 | Anual | 4° ano | Princípios da educação inclusiva. A relação da escola com os grupos socialmente marginalizados. A diversidade escolar e a garantia do direito à igualdade. Gênero e diversidade cultural nas escolas. Educação ambiental, Educação das relações étnicos raciais, História e Cultura Africana e Afro-brasileira (Lei 10.939). Educação Escolar Indígena e Educação para a sustentabilidade. |
Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado II | 240 | Anual | 4° ano | Proporcionar aos alunos os conhecimentos necessários às atividades práticas da docência enfatizando o planejamento e regência de aulas. Discussão em torno dos desafios postos ao planejamento das aulas de Ciências Sociais. Articulação entre material didático e os planos de ensino. Observação do planejamento de um professor de Ciências Sociais e sua execução. Desenvolvimento e execução de um primeiro plano de aula e regências de aulas a serem realizadas junto às instituições de ensino formais ou informais. |
Trabalho de Conclusão de Curso | 240 | Anual | 4° ano | Trata-se de um exercício acadêmico e científico que articula a teoria e a prática no processo de conhecimento. Visa o desenvolvimento da capacidade de discutir temas através da formulação de um problema de pesquisa, da construção de um objeto e da sua apresentação de maneira clara e sistematizada. |
Educação e Sociedade | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Análise dos aspectos históricos do desenvolvimento da sociologia da educação. Os estudos clássicos (Durkheim, Gramsci, Althusser, Bourdieu) e contemporâneos da sociologia da educação. A educação na produção e reprodução das relações sociais. As contribuições de Michael Young, Basil Bernstein, Henri Giroux e Michael Apple. |
Optativa I | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | ... |
Sociologia V | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | A institucionalização da Sociologia no Brasil. Os estudos de comunidade e a Escola Livre de Sociologia. A passagem da sociedade rural para a industrial e a revolução burguesa no Brasil. Vida Rural, Modernização e Mudança Social. Perspectiva sobre o desenvolvimento e a dependência brasileira. Estratificação e desigualdade social. Crise e diversificação da Sociologia no Brasil. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. |
Juventude e Educação | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | Estudos multidisciplinares (Ciências Sociais e Psicologia Social) sobre educação, juventude e culturas juvenis. |
Libras | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | Concepção do sujeito surdo, da surdez, da educação, da cultura e as identidades surdas com base nos aspectos históricos e sócio antropológicos. Legislação e políticas públicas do Brasil para a educação de surdos. Conceitos, habilidades e conteúdos necessários para a aquisição e comunicação básica para a comunicação visual, baseada em regras gramaticais Língua Brasileira de Sinais - Libras. Estudos para encaminhamentos teórico e metodológico de estudantes surdos na perspectiva da educação bilíngue. |
Optativa II | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | ... |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus : 2024)
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
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Andreia Vicente da Silva | Pós-Doutorado | 55 45 33797056 | lattes.cnpq.br/3178816058544660 | |
Antônio Pimentel Pontes Filho | Doutorado | 55 45 33797000 | lattes.cnpq.br/6674879871891243 | |
Carlos Eduardo Bao | Doutorado | lattes.cnpq.br/8263078982636237 | ||
Cristina Maria Quintão Carneiro | Mestrado | 55 45 33797056 | lattes.cnpq.br/1433356214417365 | |
Eric Gustavo Cardin | Pós-Doutorado | 55 45 33797070 | lattes.cnpq.br/5348563297433682 | |
Fabiana Paixão Viana | Doutorado | |||
Geraldo Magella Neres | Doutorado | 55 45 33797139 | lattes.cnpq.br/6745243361035856 | |
Marco Antonio Arantes | Doutorado | 55 45 33797139 | lattes.cnpq.br/0856092788190593 | |
Mariana Medina Martinez | Doutorado | lattes.cnpq.br/9126534946585241 | ||
Osmir Dombrowski | Doutorado | 55 45 33797056 | ||
Paulo Henrique Barbosa Dias | Doutorado | 55 45 33797139 | lattes.cnpq.br/6808317110749573 | |
Paulo Roberto Azevedo | Pós-Doutorado | 55 45 33797056 | lattes.cnpq.br/5078621200157941 | |
Roberto Biscoli | Doutorado | 55 45 33797071 | lattes.cnpq.br/5261023761943052 | |
Tania Aparecida Martins | Doutorado | 55 45 33797000 | ||
Vania Sandeléia Vaz da Silva | Doutorado | lattes.cnpq.br/9741432210045008 | ||
Yonissa Marmitt Wadi | Pós-Doutorado | 55 45 33797019 | lattes.cnpq.br/8470729900371454 |
Regulamentos
Titulo | Data | Arquivo |
---|---|---|
Regulamento de Estágio - Prática de Ensino | 10/09/2002 | Resolução 122/2002-CEPE |
Regulamento de Estágio | 27/03/2008 | Resolução 102/2008-CEPE |
Regulamento de TCC | 27/03/2008 | Resolução 101/2008-CEPE |
Regulamento de Estágio | 20/05/2021 | Resolução 05/2021-CEPE |
Projetos de Ensino
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Fonte: Academus; Curso TOO0006 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência da grade 2025
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