Titulo | Data | Arquivo |
---|---|---|
Renovação de reconhecimento | 07/08/2024 | Resolução n.º 175/2024-SETI |
Coordenação
Verônica Pereira Coitinho Constanty
Email:Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: 45 32847928
Verônica Pereira Coitinho Constanty
Email:
Telefone: 45 32847928
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
2005 | 2008 | 2011 | 2014 | 2017 | 3 | 4 | 5 | 4 | 4 |
---|
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 085/2023-CEPE de 29/06/2023
Projeto Político-Pedagógico Resolução 085/2023-CEPE de 29/06/2023
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 200 | Anual | - | ... |
Formação Independente | 0 | Anual | - | ... |
Fonética e Fonologia | 68 | Semestral | 1º ano | Modelos teóricos e os conceitos referentes à fonética e à fonologia da Língua Portuguesa, em consideração aos aspectos sócio-políticos afetos à ordem étnico-racial do sistema linguístico, e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem de escrita alfabética da língua. |
História da Língua Portuguesa | 68 | Semestral | 1º ano | Variação e mudança linguística, linguística histórica e constituição do léxico da língua portuguesa, relacionadas à diversidade étnico-racial, às culturas indígenas e afro-brasileiras, às políticas linguísticas de países lusófonos e a tópicos da história do Paraná. |
Introdução aos Estudos Literários | 136 | Anual | 1º ano | Os elementos do discurso literário (estrutura e efeitos estéticos) em romances, poemas, contos e peças de teatro, considerando os seus fundamentos e metodologias, com destaque para o contexto histórico-social e para o seu caráter interdisciplinar. |
Leitura e Produção Textual | 68 | Anual | 1º ano | As concepções de leitura e de texto e a prática escolar e acadêmica relativa a ele, bem como as especificidades linguísticas e organizacionais do discurso científico, abordando temas transversais como diversidade de faixa geracional e sociocultural. |
Literatura Infantojuvenil | 136 | Anual | 1º ano | As origens da literatura infantil e Infantojuvenil brasileira e a sua manifestação como linguagem literária e como produção estética relativa ao contexto histórico-social, observando a diversidade étnico-racial e de gênero e as práticas de leitura no universo escolar. |
Língua Inglesa I | 136 | Anual | 1º ano | A fonética, a fonologia e a história da língua inglesa, a descrição dos sistemas da língua (pronúncia, gramática e vocabulário) e as habilidades comunicativas em nível básico, observando os temas da saúde e do meio ambiente. |
Psicologia da Educação | 68 | Anual | 1º ano | A psicologia científica e os seus pressupostos históricos, teorias e fundamentos, os seus conceitos sobre o desenvolvimento, a aprendizagem e a ação docente, o desenvolvimento e a aprendizagem como temas da Psicologia e a epistemologia genética e o sociointeracionismo e suas contribuições para o planejamento, para a organização e para a execução da prática pedagógica. |
Argumentação e Retórica | 68 | Semestral | 2° ano | A atividade de argumentação como persuasão e convencimento por meio da proferição, avaliação e produção de textos/ |
Didática I | 68 | Anual | 2° ano | A didática como ciência, seus fundamentos e múltiplas dimensões, a constituição de seu objeto de estudo, a relação entre a teoria e a prática e professor-aluno, a educação inclusiva e a igualdade de direitos frente à diversidade sociocultural, étnico-racial, de gênero e afetivo-sexual. |
Estudos Sociolinguísticos | 68 | Semestral | 2° ano | A variabilidade, a regularidade e a mutabilidade das línguas naturais, considerando a articulação das dimensões políticas, culturais e sociais, conforme diferentes teorias linguísticas, aplicadas à descrição científica e ao ensino considerando-se as relações étnico-culturais e os direitos humanos. |
Linguística Textual | 68 | Semestral | 2° ano | A coesão e a coerência textuais como fatores constituintes da textualidade e o estudo do texto nos eixos: leitura/ |
Literatura Brasileira I | 136 | Anual | 2° ano | As primeiras manifestações literárias do Período Colonial até à literatura do Realismo, relacionando suas especificidades étnico-raciais, de gênero e de religião ao contexto histórico-social brasileiro. |
Língua Inglesa II | 136 | Anual | 2° ano | A morfossintaxe da língua inglesa, a descrição dos sistemas da língua (pronúncia, gramática e vocabulário) e as habilidades comunicativas em nível pré-intermediário, dando atenção aos temas da ética e do trabalho. |
Morfossintaxe | 68 | Semestral | 2° ano | Os processos de formação de palavras, as suas diferentes classes e as relações de coordenação e subordinação da língua portuguesa, contemplando temas transversais como a diversidade de gênero e racial. |
Teoria da Literatura | 68 | Anual | 2° ano | Os pressupostos teóricos dos estudos literários, os seus fundamentos e as suas metodologias e as relações entre a Literatura e as outras artes, destacando, de acordo com o contexto histórico-social, as relações étnico-raciais e o seu caráter interdisciplinar e consideração à história e cultura afro-brasileiras e africanas. |
Didática II | 68 | Anual | 3° ano | A função social da escola, pressupostos teórico-metodológicos da ação docente e da práxis pedagógica, o projeto pedagógico do curso, o currículo escolar e o planejamento didático-pedagógico, o plano de ensino, a aprendizagem significativa e a avaliação da aprendizagem. |
Gêneros Discursivos | 68 | Semestral | 3° ano | Perspectivas epistemológicas e metodológicas relativas aos gêneros discursivos e a relação entre gêneros e ensino de língua em face da conexão entre as práticas de linguagem (leitura, produção de textos, oralidade e análise linguística/ |
Literatura Brasileira II | 136 | Anual | 3° ano | O Pré-modernismo e o Modernismo brasileiros e os seus grupos e tendências, com vistas à releitura do cânone literário e da identidade cultural brasileira, levando em conta a diversidade étnico-racial e de gênero, a sua inserção no contexto histórico-social e tópicos da história do Estado do Paraná. |
Língua Inglesa III | 136 | Anual | 3° ano | A variação linguística, as especificidades idiomáticas, a descrição dos diferentes sistemas da língua (pronúncia, gramática e vocabulário) e as habilidades comunicativas em nível intermediário, observando a temática da pluralidade cultural. |
Prática de Ensino/Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I | 115 | Anual | 3° ano | As abordagens para o ensino de línguas estrangeiras e os fundamentos teóricos e metodológicos da prática docente e do ensino dos sistemas da língua e a prática de observação e regência nos respectivos campos de estágio. |
Prática de Ensino/Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I | 230 | Anual | 3° ano | A prática docente de língua portuguesa e de literatura nas séries finais do ensino fundamental, considerando a temática dos direitos humanos, diversidade e meio ambiente, e a realização do estágio supervisionado no ensino fundamental (séries finais). |
Teorias Linguísticas | 68 | Semestral | 3° ano | A língua/ |
Análise do Discurso | 68 | Semestral | 4° ano | Os princípios da Análise de Discurso de Linha Francesa na formação docente e os processos de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita na escola em observação à análise dos discursos relativos à diversidade social e educacional, étnico e raciais sob a égide dos discursos de direitos humanos. |
Filosofia da Linguagem | 68 | Semestral | 4° ano | As concepções de linguagem idealista, estruturalista e interacionista e a reflexão sobre as suas consequências pedagógicas para o estudo da língua/ |
Libras | 68 | Semestral | 4° ano | O processo educacional do surdo no Brasil e a trajetória da Libras, os conceitos de “sujeito surdo”, “identidade”, “cultura”, “educação bilíngue” e “língua(gem)”, a linguística da Libras e sua especificidade gramatical e de estrutura espaço-visual, enfocando o tema transversal dos direitos humanos com ênfase sobre as pessoas com deficiência. |
Literaturas Portuguesa e Afro-Portuguesa | 68 | Anual | 4° ano | Autores e obras representativos das literaturas de Portugal, Angola, Cabo-Verde, Moçambique, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe, considerando as particularidades étnico-raciais, de gênero, religião e direitos humanos na relação colonizador-colonizado. |
Literaturas de Língua Inglesa | 68 | Semestral | 4° ano | A história da literatura Inglesa, obras e autores das literaturas em língua inglesa, os elementos da expressão literária e os principais elementos da ficção, abordando questões relativas aos temas transversais em materiais literários. |
Léxico-Semântica | 68 | Semestral | 4° ano | Sócio-história do léxico relacionada à diversidade étnico-racial e à história do Paraná. Estrangeirismo, preconceito linguístico e políticas linguísticas. A seleção lexical nos gêneros discursivos e na avaliação de textos escolares e o ensino interdisciplinar. |
Língua Inglesa IV | 68 | Semestral | 4° ano | A descrição dos sistemas da língua (pronúncia, gramática e vocabulário), as habilidades comunicativas em nível pós-intermediário e a reflexão sobre aspectos relativos à diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa presentes em materiais didáticos. |
Prática de Ensino/Estágio Supervisionado em Língua Inglesa II | 115 | Anual | 4° ano | As políticas e as diretrizes para o ensino de línguas estrangeiras, a relação entre língua, cultura e identidade e as implicações para o ensino, observando os temas transversais e com vistas à prática de observação e de regência nos campos de estágio. |
Prática de Ensino/Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II | 230 | Anual | 4° ano | : A prática docente de língua portuguesa e de literatura no ensino médio, focando o tema dos direitos humanos, da diversidade social e do meio ambiente, e a realização do estágio supervisionado no ensino médio. |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
---|---|---|---|---|
Clarice Braatz Schmidt | Mestrado | 55 45 32847845 | ||
Clarice Cristina Corbari | Doutorado | 55 45 32847845 | lattes.cnpq.br/7960312520904303 | |
Cristiane Strenske | Especialização | |||
Juliana de Sá França | Doutorado | 55 45 32847845 | lattes.cnpq.br/1237331888381691 | |
Lara Frutos González | Doutorado | lattes.cnpq.br/7733453338039721 | ||
Luciane Thomé Schröder | Doutorado | 55 45 32847845 | ||
Madalena Benazzi Meotti | Doutorado | lattes.cnpq.br/0271209792055564 | ||
Miria Gundt Papp | Especialização | lattes.cnpq.br/5341869980016666 | ||
Mirian Schröder | Doutorado | 55 45 32847845 | lattes.cnpq.br/2511492778822888 | |
Márcia Sipavicius Seide | Pós-Doutorado | 55 45 32847845 | lattes.cnpq.br/4504090079299411 | |
Osnir Pereira Barbosa | Doutorado | 55 45 32847845 | lattes.cnpq.br/4785512949296700 | |
Paulo Cezar Konzen | Doutorado | 55 45 32847845 | lattes.cnpq.br/3484946334408428 | |
Rafael de Souza Bento Fernandes | Doutorado | lattes.cnpq.br/9990747028801215 | ||
Rodrigo Smaha Lopes | Doutorado | |||
Tatiane Lima de Paiva | Doutorado | lattes.cnpq.br/1535410228698107 | ||
Valdenir de Souza Pinheiro | Mestrado | 55 45 32847845 | ||
Verônica Pereira Coitinho Constanty | Doutorado | 55 45 32847928 | lattes.cnpq.br/5146669341913330 |
Regulamentos
Titulo | Data | Arquivo |
---|---|---|
Regulamento de Estágio | 30/06/2005 | Resolução 227/2005-CEPE |
Regulamento de Estágio | 08/12/2016 | Resolução 271/2016-CEPE |
Projetos de Ensino
Não encontrado |
---|
Fonte: Academus; Curso MCR0036 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2025
Acessos: 719124