Educação Física
Campus: Campus de Marechal Cândido Rondon
Centro: Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras
Turno: Matutino
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 8 anos
Formação: Licenciado em Educação Física
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
Formação: Bacharelado ou Licenciatura No início do 2º semestre do 2º ano do curso, o Colegiado do curso fará consulta formal aos acadêmicos matriculados, para a escolha do grau pretendido de Bacharel ou Licenciado em Educação Física, contemplando assim o prazo mínimo de 4 (quatro) anos para a formação no curso, em atendimento à Resolução nº 6, de 18 de dezembro de 2018, referente às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos de Graduação em Educação Física.
Perfil do Profissional Os profissionais egressos em Educação Física da Unioeste terão formação generalista, humanista-biológica, crítica-reflexiva, sendo qualificados para o exercício profissional integrado na diversidade dos campos de intervenção profissional com base no rigor científico e intelectual e pautado no princípio ético. O período de formação comum nos dois primeiros anos do curso, no modulo básico, abrange dimensões do conhecimento da relação do ser humano e sociedade, da biologia do corpo humano e produção do conhecimento científico e tecnológico. O processo formativo deverá acontecer em forma de aprendizagens fundamentais, que, ao longo da vida, serão importantes para o indivíduo.
Campo de Atuação Bacharelado em Educação Física: Possibilitará ao profissinal atuar em diversas áreas como academias, ginástica, natação, musculação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes, programas de atividades físicas etc. Licenciatura em Educação Física: Possibilitará aos profissionais atuar em todos os níveis da Educação Básica, contemplando o Ensino Infantil, Fundamental, Médio e atividades de educação informais.
Situação Legal Reconhecimento renovado - Portaria/SETI - 186 Diário Oficial do Estado - 20/12/2022
O Curso
Formação: Bacharelado ou Licenciatura No início do 2º semestre do 2º ano do curso, o Colegiado do curso fará consulta formal aos acadêmicos matriculados, para a escolha do grau pretendido de Bacharel ou Licenciado em Educação Física, contemplando assim o prazo mínimo de 4 (quatro) anos para a formação no curso, em atendimento à Resolução nº 6, de 18 de dezembro de 2018, referente às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos de Graduação em Educação Física.
Perfil do Profissional Os profissionais egressos em Educação Física da Unioeste terão formação generalista, humanista-biológica, crítica-reflexiva, sendo qualificados para o exercício profissional integrado na diversidade dos campos de intervenção profissional com base no rigor científico e intelectual e pautado no princípio ético. O período de formação comum nos dois primeiros anos do curso, no modulo básico, abrange dimensões do conhecimento da relação do ser humano e sociedade, da biologia do corpo humano e produção do conhecimento científico e tecnológico. O processo formativo deverá acontecer em forma de aprendizagens fundamentais, que, ao longo da vida, serão importantes para o indivíduo.
Campo de Atuação Bacharelado em Educação Física: Possibilitará ao profissinal atuar em diversas áreas como academias, ginástica, natação, musculação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes, programas de atividades físicas etc. Licenciatura em Educação Física: Possibilitará aos profissionais atuar em todos os níveis da Educação Básica, contemplando o Ensino Infantil, Fundamental, Médio e atividades de educação informais.
Situação Legal Reconhecimento renovado - Portaria/SETI - 186 Diário Oficial do Estado - 20/12/2022
Coordenação
Gustavo André Borges
Email:Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: 45 32847858
Gustavo André Borges
Email:
Telefone: 45 32847858
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
2004 | 2010 | 2013 | 2016 | 2019 | 3 | 4 | 4 | 4 | 4 |
---|
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 223/2022-CEPE de 13/12/2022
Projeto Político-Pedagógico Resolução 223/2022-CEPE de 13/12/2022
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 97 | Anual | - | ... |
Extensão Universitária Curricular - Disciplinas | 324 | Anual | - | ... |
Seminário de Extensão I | 68 | Anual | 1ª série | Aproximação ao campo de intervenção do profissional de Educação Física. Aplicação de conhecimentos e competências nas execuções de ações de ex-tensão em distintas práticas corporais. |
Atletismo | 68 | Semestral | 1ª série 1º semestre | Estudo histórico do atletismo, instalações, materiais, implementos, mar-cações e organização da competição. Conhecimento das provas de corridas e revezamentos, saltos e arremessos. Abordagens e fundamentos pedagógicos para respectivas ações e práticas extensionistas. |
Bases Anatômicas e Cinesiológicas I | 68 | Semestral | 1ª série 1º semestre | Estudo anatômico do sistema locomotor passivo (ossos e articulações) e ativo (músculos e tendões) com enfoque cinesiológico. |
Crescimento e Desenvolvimento Motor | 68 | Semestral | 1ª série 1º semestre | Estudo de teorias do desenvolvimento motor ao longo da vida e do cresci-mento somático dos diversos sistemas corporais. Análise do Desenvolvimen-to Motor como processo multidimensional e suas implicações para atividade física, saúde e desempenho esportivo. Detalhamento de ferramentas avalia-tivas do crescimento, desenvolvimento e maturação. |
Ginásticas | 68 | Semestral | 1ª série 1º semestre | Estudo da educação física e do esporte, mundial e brasileiro, a partir de referenciais epistemológicos, históricos e filosóficos. História da edu-cação física e esporte no Paraná e na região Oeste desse estado. |
História e Teoria da Educação Física | 68 | Semestral | 1ª série 1º semestre | Estudo da educação física e do esporte, mundial e brasileiro, a partir de referenciais epistemológicos, históricos e filosóficos. História da edu-cação física e esporte no Paraná e na região Oeste desse estado. |
Técnicas de Redação Acadêmica | 34 | Semestral | 1ª série 1º semestre | Estudo da produção e caracterização do texto científico. Orientação sobre o processo de produção textual: grau de formalidade, vocabulário técnico, citações e referências; coesão e coerência; argumentação e retórica. Des-crição de gêneros textuais resumo e artigo segundo convenções da Associa-ção Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). |
Aprendizagem Motora | 68 | Semestral | 1ª série 2º semestre | Estudo da base neurológica no controle e aprendizagem motora. Interpreta-ção das teorias do controle de movimentos voluntários e aquisição de ha-bilidades motoras. Aprofundamento sobre estratégias de aprendizagem na organização da prática, durante instrução e feedback. |
Bases Anatômicas e Cinesiológicas II | 34 | Semestral | 1ª série 2º semestre | Estudo anatômico dos órgãos do corpo humano e sua integração com os sistemas correspondentes: sistema respiratório, sistema circulatório, sistema urinário, sistema digestório, sistema endócrino, sistema nervoso. |
Bases Biológicas e Fisiológicas do ser Humano | 68 | Semestral | 1ª série 2º semestre | Estudo dos aspectos morfológicos e funcionais dos componentes celulares e teciduais dos sistemas orgânicos. Aborda as modificações estruturais dos tecidos, determinadas pelo processo de adaptação e mudanças nos níveis de atividade física em diferentes fases do desenvolvimento humano. |
Introdução à Metodologia de Pesquisa | 68 | Semestral | 1ª série 2º semestre | Estudo dos conceitos básicos das metodologias de pesquisa, compreensão da investigação científica, sua lógica, linguagem e método. Reflexão sobre as fases da pesquisa, elaboração do problema de pesquisa e sua delimita-ção, a hipótese, os objetivos e referencial teórico. |
Sociologia da Educação Física e Esporte | 68 | Semestral | 1ª série 2º semestre | Estudo da educação física a partir dos referenciais da antropologia e da sociologia. Concepções e manifestações da corporeidade na sociedade atu-al. Concepções e manifestações do esporte no mundo contemporâneo: gênero, etnia, política, cultura afro-brasileira e meio ambiente. Práticas corpo-rais, sociedade, lazer e saúde. |
Voleibol | 68 | Semestral | 1ª série 2º semestre | Estudo do voleibol como prática sistematizada no contexto esportivo, con-comitante, com a vivência de um conjunto de conhecimentos de índole téc-nica, tática, metodológica e pedagógica da modalidade, proporcionando a aquisição de conhecimentos metodológicos para o processo de ensino-aprendizagem-treinamento em distintos contextos de prática na futura in-tervenção profissional. |
Organização e Estruturação de Eventos Esportivos | 68 | Anual | 2ª série | Estudos de teorias, conceitos e compreensão de questões práticas da orga-nização, planejamento e gestão de eventos relacionados às distintas áreas de intervenção do profissional de Educação Física. Aprofundamento dos sistemas e formas de organização de eventos e competições esportivas. Abordagens e fundamentos pedagógicos para respectivas ações e práticas extensionistas. |
Seminário de Extensão II | 68 | Anual | 2ª série | Aproximação ao campo de intervenção do profissional de Educação Física. Aplicação de conhecimentos e competências nas execuções de ações de ex-tensão em esportes e atividade física. |
Futebol e Futsal | 68 | Semestral | 2ª série 1º semestre | Estudo do futebol e do futsal como práticas sistematizadas no contexto esportivo, concomitante, com a vivência de um conjunto de conhecimentos de índole técnica, tática, metodológica e pedagógica das modalidades, proporcionando a aquisição de conhecimentos metodológicos para o processo de ensino-aprendizagem-treinamento em distintos contextos de prática na futura intervenção profissional. |
Handebol | 68 | Semestral | 2ª série 1º semestre | Estudo do handebol como práticas sistematizadas no contexto esportivo, concomitante, com a vivência de um conjunto de conhecimentos de índole técnica, tática, metodológica e pedagógica das modalidades, proporcionan-do a aquisição de conhecimentos metodológicos para o processo de ensino-aprendizagem-treinamento em distintos contextos de prática na futura in-tervenção profissional. |
Noções Básicas de Estatística | 68 | Semestral | 2ª série 1º semestre | Estudo da estatística descritiva e inferencial. Compreensão e aplicação de diferentes procedimentos estatísticos. Emprego de testes estatísticos em programas computacionais, a partir de informações produzidas na área da Educação Física. |
Psicologia do Desenvolvimento Humano | 68 | Semestral | 2ª série 1º semestre | Estudo das principais abordagens do desenvolvimento humano, as fases da infância, adolescência e vida adulta. Estudo da psicologia do desenvolvi-mento psicossocial, psicossexual, cognitivo, moral, emocional e sua in-serção na prática profissional na área da Educação Física. Contribuições da psicologia para o conhecimento de si mesmo, do outro e das relações humanas no cotidiano profissional e escolar. |
Socorros e Urgências | 68 | Semestral | 2ª série 1º semestre | Estudo da prontidão para prestação do atendimento básico de primeiros socorros, em diferentes ambientes, identificando os riscos, os recursos disponíveis para atender e proceder os encaminhamentos necessários. Abor-dagens e fundamentos pedagógicos para respectivas ações e práticas exten-sionistas. |
Aspectos Metodológicos do Treino Esportivo | 68 | Semestral | 2ª série 2º semestre | Estudo dos elementos norteadores do desenvolvimento e controle do proces-so de treino esportivo em seus distintos níveis, com ênfase nas estraté-gias de intervenção profissional para melhoria do desempenho humano em distintas modalidades esportivas e de prática de exercício físico. |
Atividade Física e Pessoas com Deficiência | 68 | Semestral | 2ª série 2º semestre | Estudo sobre a conceituação, integração e a inclusão das pessoas com de-ficiência. Implicações neurofisiológicas, patológicas e disfunções orgâ-nicas e traumáticas. Legislação e Políticas Públicas em Educação Especi-al. Participação e efetivação das pessoas com deficiência em atividades físicas (escolar, esportiva, recreação e reabilitação). Abordagens e fun-damentos pedagógicos para respectivas ações e práticas extensionistas. |
Basquetebol | 68 | Semestral | 2ª série 2º semestre | Estudo do basquetebol como prática sistematizada no contexto esportivo, concomitante, com a vivência de um conjunto de conhecimentos de índole técnica, tática, metodológica e pedagógica da modalidade, proporcionando a aquisição de conhecimentos metodológicos para o processo de ensino-aprendizagem-treinamento em distintos contextos de prática na futura in-tervenção profissional. |
Biomecânica | 34 | Semestral | 2ª série 2º semestre | Estudo dos fundamentos da mecânica. Descrição dos fatores físicos e mecâ-nicos que interferem no movimento humano, cinética e cinemática linear e angular das tarefas motoras e movimento humano nos fluidos. |
Lutas | 68 | Semestral | 2ª série 2º semestre | Estudo das lutas orientais e ocidentais. Conhecimento e ensino de seus fundamentos. Estudo da estrutura das lutas relacionado à sua prática, regras e regulamentações. Abordagens e fundamentos pedagógicos para res-pectivas ações e práticas extensionistas. |
Recreação e Lazer | 34 | Semestral | 2ª série 2º semestre | Estudos dos aspectos histórico-culturais, conceituais e teóricos sobre tempo livre, ócio, lazer e recreação. Relações existentes entre lazer, recreação, educação, saúde e Educação Física. Análise das implicações práticas destas relações nos diferentes campos de atuação profissional em Educação Física. Abordagens e fundamentos pedagógicos para respectivas ações e práticas extensionistas. |
Prática de Ensino na Educação Infantil | 136 | Anual | 3ª série | Análise do contexto escolar e docência orientada em educação física na educação infantil a partir da elaboração, planejamento e execução de um programa de ensino na forma de estágio supervisionado. |
Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 170 | Anual | 3ª série | Análise do contexto escolar e docência orientada em educação física no ensino fundamental dos anos iniciais (1º ao 5º), a partir da elaboração, planejamento e execução de um programa de ensino na forma de estágio su-pervisionado. |
Seminário de Extensão V | 34 | Anual | 3ª série | Aproximação ao campo de intervenção do profissional de Educação Física. Aplicação de conhecimentos e competências nas execuções de ações de ex-tensão em esporte educacional. |
Didática | 68 | Semestral | 3ª série 1º semestre | Estudo do processo de ensino em suas múltiplas determinações, viabilizando a organização da ação docente numa visão de totalidade. Análise dos elementos unificadores do trabalho docente, das tendências pedagógicas da prática escolar, das relações objetivo-conteúdo-método-avaliação, da integração professor-aluno e da questão do planejamento escolar. |
Jogos e Brincadeiras | 68 | Semestral | 3ª série 1º semestre | Estudo sobre a história, teorias, conceitos e classificações da ludicida-de. Análise dos brinquedos, jogos e brincadeiras na perspectiva da evolu-ção, desenvolvimento e aprendizagem da criança. Construção, desenvolvi-mento e aprofundamento do brincar em propostas pedagógicas na Educação Física escolar. Abordagens e fundamentos pedagógicos para respectivas ações e práticas extensionistas. |
Psicologia da Educação | 68 | Semestral | 3ª série 1º semestre | Estudo das teorias e tendências da psicologia da aprendizagem: comporta-mental, humanista, psicanalítica, psicogenética, histórico-cultural e a teoria das inteligências múltiplas. Estudo da psicologia da educação e suas implicações nos processos de ensino aprendizagem na educação física, no esporte e no exercício. |
Didática da Educaçao Física | 34 | Semestral | 3ª série 2º semestre | Estudo dos elementos da prática pedagógica, (planejamento, objetos de conhecimento, objetivos de aprendizagem, conteúdos ou unidades temáticas, métodos de ensino e avaliação) a partir das abordagens da Educação Física nos diferentes contextos e níveis da Educação Básica. |
Legislação e Políticas Educacionais | 34 | Semestral | 3ª série 2º semestre | Estudo da relação histórica entre políticas sociais e educacionais para educação básica. Estudo da legislação e dos planos educacionais. Estudo da ética na educação, da formação em direitos humanos e da educação ambi-ental. |
Medidas e Avaliação em Educação Física Escolar | 68 | Semestral | 3ª série 2º semestre | Estudo dos fundamentos teóricos na construção, análise, interpretação de instrumentos de medidas. Conhecimento, desenvolvimento e aplicação de protocolos de testes e avaliações na Educação Física Escolar. |
Ritmos e Danças na Educação Báscia | 68 | Semestral | 3ª série 2º semestre | Estudo das relações entre ritmo, movimento e dança enquanto manifestação da cultura e possibilidade de criação e expressão da linguagem corporal no ambiente escolar. |
Avaliação na Educação Física Escolar | 68 | Semestral | 4ª série | Estudo de conceitos, métodos, técnicas e instrumentos de avaliação da aprendizagem do aluno nas aulas de Educação Física. Construção de proce-dimentos avaliativos nas dimensões conceitual, procedimental e atitudi-nal. |
Educação Física e Saúde | 68 | Semestral | 4ª série | Ementa: Estudo do contexto histórico, evolução e elementos atuais da saú-de no contexto escolar. Discussão de abordagens pedagógicas da Educação Física Escolar voltadas a promoção da saúde. Apresentação e análise de técnicas de avaliação relacionados a qualidade e estilo de vida saudável no âmbito da Educação Física Escolar. |
Esportes não Convencionais | 68 | Semestral | 4ª série | Estudo de regras, técnicas e táticas básicas de esportes não convencio-nais e suas adaptações pedagógico-metodológicas. Conhecimento e vivência de diversas modalidades esportivas não convencionais presentes em dife-rentes culturas. Possibilidades de aplicação de modalidades esportivas não convencionais no contexto escolar. |
Prática de Ensino no Ensino Médio | 170 | Anual | 4ª série | Análise do contexto escolar e docência orientada em educação física no ensino médio a partir da elaboração, planejamento e execução de um pro-grama de ensino na forma de estágio supervisionado. |
Prática de Ensino nos Anos Finais do Ensino Fundamental | 170 | Anual | 4ª série | Análise do contexto escolar e da docência orientada em educação física no ensino fundamental dos anos finais (6º ao 9º) a partir da elaboração, planejamento e execução de um programa de ensino na forma de estágio su-pervisionado. |
Seminário de Extensão VI | 34 | Anual | 4ª série | Aproximação ao campo de intervenção do profissional de Educação Física. Aplicação de conhecimentos e competências nas execuções de ações de ex-tensão em danças, jogos e brincadeiras. |
Trabalho de Conclusão de Curso | 34 | Anual | 4ª série | Planejamento, desenvolvimento e apresentação dos trabalhos de conclusão de curso na área da educação física - bacharelado. |
Libras | 68 | Semestral | 4ª série 1º semestre | Estudo da Concepção da Língua Brasileira de Sinais e sua contribuição na sociedade inclusiva. Compreensão sobre conceitos e habilidades necessá-rias para a aquisição da LIBRAS, conteúdos gerais para comunicação visu-al, baseada em regras gramaticais da Língua de Sinais e do Segmento das Pessoas Surdas. Estudo para encaminhamentos teórico e metodológico de estudantes surdos inclusos na educação básica. |
Práticas Corporais de Aventura | 68 | Semestral | 4ª série 1º semestre | Estudo do contexto histórico, conceitos e classificações das práticas corporais de aventura. Fundamentos e procedimentos pedagógico-metodológicos para a inserção das práticas corporais de aventura no ambi-ente escolar. Articulação das práticas corporais de aventura pautadas nos princípios da educação ambiental. Abordagens e fundamentos pedagógicos para respectivas ações e práticas extensionistas. |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus : 2024)
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
---|---|---|---|---|
Alberto Saturno Madureira | Pós-Doutorado | 55 45 32845030 | lattes.cnpq.br/4387065706686402 | |
Alvori Ahlert | Pós-Doutorado | 55 45 32847855 | ||
Daiana Machado | Mestrado | 55 45 32847855 | lattes.cnpq.br/8540631995963798 | |
Dartel Ferrari de Lima | Doutorado | 55 45 32847855 | lattes.cnpq.br/3599842765051671 | |
Dayane Cristina de Souza | Doutorado | 55 45 32847855 | ||
Douglas Roberto Borella | Pós-Doutorado | 55 45 32847864 | lattes.cnpq.br/1797219491713504 | |
Evandra Hein Mendes | Doutorado | 55 45 32847855 | lattes.cnpq.br/9716570679234268 | |
Gabriela Simone Harnisch | Doutorado | 55 45 32847864 | lattes.cnpq.br/7118053149693982 | |
Gustavo André Borges | Doutorado | 55 45 32847858 | lattes.cnpq.br/8450697161244021 | |
Jorge Both | Doutorado | 55 45 32847940 | lattes.cnpq.br/9513144319502175 | |
José Carlos Mendes | Doutorado | 55 45 32847940 | lattes.cnpq.br/9934939158281294 | |
João Fernando Christofoletti | Doutorado | 55 45 32847841 | lattes.cnpq.br/5740674244821811 | |
Larissa Rosa da Silva | Doutorado | |||
Lucinar Jupir Forner Flores | Pós-Doutorado | 55 45 32847857 | lattes.cnpq.br/9155115767080843 | |
Marcelo Henrique Silva | Doutorado | lattes.cnpq.br/3853595281511154 | ||
Oldemar Mazzardo Junior | Doutorado | 55 45 32847858 | lattes.cnpq.br/3389143585242443 | |
Ricardo Brandt | Doutorado | 55 45 32847940 | lattes.cnpq.br/0444897614413339 | |
Vando Golfetto | Mestrado | |||
Veronica Gabriela Silva Piovani | Doutorado | 55 45 32845030 | lattes.cnpq.br/8398891204906056 |
Regulamentos
Sem regulamentos |
---|
Projetos de Ensino
Não encontrado |
---|
Fonte: Academus; Curso MCR0041 ; Grade 2022/1 ; Prd. Letivo de Vigência da grade 2025
Acessos: 763115