Educação Física
Campus: Campus de Marechal Cândido Rondon
Centro: Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras
Turno: Matutino
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 8 anos
Formação: Bacharel em Educação Física
Tipo de Formação: Bacharelado
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
Formação: Bacharelado ou Licenciatura No início do 2º semestre do 2º ano do curso, o Colegiado do curso fará consulta formal aos acadêmicos matriculados, para a escolha do grau pretendido de Bacharel ou Licenciado em Educação Física, contemplando assim o prazo mínimo de 4 (quatro) anos para a formação no curso, em atendimento à Resolução nº 6, de 18 de dezembro de 2018, referente às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos de Graduação em Educação Física.
Perfil do Profissional Os profissionais egressos em Educação Física da Unioeste terão formação generalista, humanista-biológica, crítica-reflexiva, sendo qualificados para o exercício profissional integrado na diversidade dos campos de intervenção profissional com base no rigor científico e intelectual e pautado no princípio ético. O período de formação comum nos dois primeiros anos do curso, no modulo básico, abrange dimensões do conhecimento da relação do ser humano e sociedade, da biologia do corpo humano e produção do conhecimento científico e tecnológico. O processo formativo deverá acontecer em forma de aprendizagens fundamentais, que, ao longo da vida, serão importantes para o indivíduo.
Campo de Atuação Bacharelado em Educação Física: Possibilitará ao profissinal atuar em diversas áreas como academias, ginástica, natação, musculação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes, programas de atividades físicas etc. Licenciatura em Educação Física: Possibilitará aos profissionais atuar em todos os níveis da Educação Básica, contemplando o Ensino Infantil, Fundamental, Médio e atividades de educação informais.
Situação Legal Reconhecimento renovado - Portaria/SETI - 186 Diário Oficial do Estado - 20/12/2022
O Curso
Formação: Bacharelado ou Licenciatura No início do 2º semestre do 2º ano do curso, o Colegiado do curso fará consulta formal aos acadêmicos matriculados, para a escolha do grau pretendido de Bacharel ou Licenciado em Educação Física, contemplando assim o prazo mínimo de 4 (quatro) anos para a formação no curso, em atendimento à Resolução nº 6, de 18 de dezembro de 2018, referente às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos de Graduação em Educação Física.
Perfil do Profissional Os profissionais egressos em Educação Física da Unioeste terão formação generalista, humanista-biológica, crítica-reflexiva, sendo qualificados para o exercício profissional integrado na diversidade dos campos de intervenção profissional com base no rigor científico e intelectual e pautado no princípio ético. O período de formação comum nos dois primeiros anos do curso, no modulo básico, abrange dimensões do conhecimento da relação do ser humano e sociedade, da biologia do corpo humano e produção do conhecimento científico e tecnológico. O processo formativo deverá acontecer em forma de aprendizagens fundamentais, que, ao longo da vida, serão importantes para o indivíduo.
Campo de Atuação Bacharelado em Educação Física: Possibilitará ao profissinal atuar em diversas áreas como academias, ginástica, natação, musculação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes, programas de atividades físicas etc. Licenciatura em Educação Física: Possibilitará aos profissionais atuar em todos os níveis da Educação Básica, contemplando o Ensino Infantil, Fundamental, Médio e atividades de educação informais.
Situação Legal Reconhecimento renovado - Portaria/SETI - 186 Diário Oficial do Estado - 20/12/2022
Coordenação
Lucinar Jupir Forner Flores
Email:Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: 45 32847857
Lucinar Jupir Forner Flores
Email:
Telefone: 45 32847857
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
2004 | 2010 | 2013 | 2016 | 2019 | 3 | 4 | 4 | 4 | 4 |
---|
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 223/2022-CEPE de 13/12/2022
Projeto Político-Pedagógico Resolução 223/2022-CEPE de 13/12/2022
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 97 | Anual | - | ... |
Extensão Universitária Curricular - Disciplinas | 324 | Anual | - | ... |
Seminário de Extensão I | 68 | Anual | 1º ano | Aproximação ao campo de intervenção do profissional de Educação Física. Aplicação de conhecimentos e competências nas execuções de ações de ex-tensão em distintas práticas corporais. |
Atletismo | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Estudo histórico do atletismo, instalações, materiais, implementos, mar-cações e organização da competição. Conhecimento das provas de corridas e revezamentos, saltos e arremessos. Abordagens e fundamentos pedagógicos para respectivas ações e práticas extensionistas. |
Bases Anatômicas e Cinesiológicas I | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Estudo anatômico do sistema locomotor passivo (ossos e articulações) e ativo (músculos e tendões) com enfoque cinesiológico. |
Crescimento e Desenvolvimento Motor | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Estudo de teorias do desenvolvimento motor ao longo da vida e do cresci-mento somático dos diversos sistemas corporais. Análise do Desenvolvimen-to Motor como processo multidimensional e suas implicações para atividade física, saúde e desempenho esportivo. Detalhamento de ferramentas avalia-tivas do crescimento, desenvolvimento e maturação. |
Ginásticas | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Estudo da educação física e do esporte, mundial e brasileiro, a partir de referenciais epistemológicos, históricos e filosóficos. História da edu-cação física e esporte no Paraná e na região Oeste desse estado. |
História e Teoria da Educação Física | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Estudo da educação física e do esporte, mundial e brasileiro, a partir de referenciais epistemológicos, históricos e filosóficos. História da edu-cação física e esporte no Paraná e na região Oeste desse estado. |
Técnicas de Redação Acadêmica | 34 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Estudo da produção e caracterização do texto científico. Orientação sobre o processo de produção textual: grau de formalidade, vocabulário técnico, citações e referências; coesão e coerência; argumentação e retórica. Des-crição de gêneros textuais resumo e artigo segundo convenções da Associa-ção Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). |
Aprendizagem Motora | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Estudo da base neurológica no controle e aprendizagem motora. Interpreta-ção das teorias do controle de movimentos voluntários e aquisição de ha-bilidades motoras. Aprofundamento sobre estratégias de aprendizagem na organização da prática, durante instrução e feedback. |
Bases Anatômicas e Cinesiológicas II | 34 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Estudo anatômico dos órgãos do corpo humano e sua integração com os sistemas correspondentes: sistema respiratório, sistema circulatório, sistema urinário, sistema digestório, sistema endócrino, sistema nervoso. |
Bases Biológicas e Fisiológicas do ser Humano | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Estudo dos aspectos morfológicos e funcionais dos componentes celulares e teciduais dos sistemas orgânicos. Aborda as modificações estruturais dos tecidos, determinadas pelo processo de adaptação e mudanças nos níveis de atividade física em diferentes fases do desenvolvimento humano. |
Introdução à Metodologia de Pesquisa | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Estudo dos conceitos básicos das metodologias de pesquisa, compreensão da investigação científica, sua lógica, linguagem e método. Reflexão sobre as fases da pesquisa, elaboração do problema de pesquisa e sua delimita-ção, a hipótese, os objetivos e referencial teórico. |
Sociologia da Educação Física e Esporte | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Estudo da educação física a partir dos referenciais da antropologia e da sociologia. Concepções e manifestações da corporeidade na sociedade atu-al. Concepções e manifestações do esporte no mundo contemporâneo: gênero, etnia, política, cultura afro-brasileira e meio ambiente. Práticas corpo-rais, sociedade, lazer e saúde. |
Voleibol | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Estudo do voleibol como prática sistematizada no contexto esportivo, con-comitante, com a vivência de um conjunto de conhecimentos de índole téc-nica, tática, metodológica e pedagógica da modalidade, proporcionando a aquisição de conhecimentos metodológicos para o processo de ensino-aprendizagem-treinamento em distintos contextos de prática na futura in-tervenção profissional. |
Organização e Estruturação de Eventos Esportivos | 68 | Anual | 2º ano | Estudos de teorias, conceitos e compreensão de questões práticas da orga-nização, planejamento e gestão de eventos relacionados às distintas áreas de intervenção do profissional de Educação Física. Aprofundamento dos sistemas e formas de organização de eventos e competições esportivas. Abordagens e fundamentos pedagógicos para respectivas ações e práticas extensionistas. |
Seminário de Extensão II | 68 | Anual | 2º ano | Aproximação ao campo de intervenção do profissional de Educação Física. Aplicação de conhecimentos e competências nas execuções de ações de ex-tensão em esportes e atividade física. |
Futebol e Futsal | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Estudo do futebol e do futsal como práticas sistematizadas no contexto esportivo, concomitante, com a vivência de um conjunto de conhecimentos de índole técnica, tática, metodológica e pedagógica das modalidades, proporcionando a aquisição de conhecimentos metodológicos para o processo de ensino-aprendizagem-treinamento em distintos contextos de prática na futura intervenção profissional. |
Handebol | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Estudo do handebol como práticas sistematizadas no contexto esportivo, concomitante, com a vivência de um conjunto de conhecimentos de índole técnica, tática, metodológica e pedagógica das modalidades, proporcionan-do a aquisição de conhecimentos metodológicos para o processo de ensino-aprendizagem-treinamento em distintos contextos de prática na futura in-tervenção profissional. |
Noções Básicas de Estatística | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Estudo da estatística descritiva e inferencial. Compreensão e aplicação de diferentes procedimentos estatísticos. Emprego de testes estatísticos em programas computacionais, a partir de informações produzidas na área da Educação Física. |
Psicologia do Desenvolvimento Humano | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Estudo das principais abordagens do desenvolvimento humano, as fases da infância, adolescência e vida adulta. Estudo da psicologia do desenvolvi-mento psicossocial, psicossexual, cognitivo, moral, emocional e sua in-serção na prática profissional na área da Educação Física. Contribuições da psicologia para o conhecimento de si mesmo, do outro e das relações humanas no cotidiano profissional e escolar. |
Socorros e Urgências | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Estudo da prontidão para prestação do atendimento básico de primeiros socorros, em diferentes ambientes, identificando os riscos, os recursos disponíveis para atender e proceder os encaminhamentos necessários. Abor-dagens e fundamentos pedagógicos para respectivas ações e práticas exten-sionistas. |
Aspectos Metodológicos do Treino Esportivo | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Estudo dos elementos norteadores do desenvolvimento e controle do proces-so de treino esportivo em seus distintos níveis, com ênfase nas estraté-gias de intervenção profissional para melhoria do desempenho humano em distintas modalidades esportivas e de prática de exercício físico. |
Atividade Física e Pessoas com Deficiência | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Estudo sobre a conceituação, integração e a inclusão das pessoas com de-ficiência. Implicações neurofisiológicas, patológicas e disfunções orgâ-nicas e traumáticas. Legislação e Políticas Públicas em Educação Especi-al. Participação e efetivação das pessoas com deficiência em atividades físicas (escolar, esportiva, recreação e reabilitação). Abordagens e fun-damentos pedagógicos para respectivas ações e práticas extensionistas. |
Basquetebol | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Estudo do basquetebol como prática sistematizada no contexto esportivo, concomitante, com a vivência de um conjunto de conhecimentos de índole técnica, tática, metodológica e pedagógica da modalidade, proporcionando a aquisição de conhecimentos metodológicos para o processo de ensino-aprendizagem-treinamento em distintos contextos de prática na futura in-tervenção profissional. |
Biomecânica | 34 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Estudo dos fundamentos da mecânica. Descrição dos fatores físicos e mecâ-nicos que interferem no movimento humano, cinética e cinemática linear e angular das tarefas motoras e movimento humano nos fluidos. |
Lutas | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Estudo das lutas orientais e ocidentais. Conhecimento e ensino de seus fundamentos. Estudo da estrutura das lutas relacionado à sua prática, regras e regulamentações. Abordagens e fundamentos pedagógicos para res-pectivas ações e práticas extensionistas. |
Recreação e Lazer | 34 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Estudos dos aspectos histórico-culturais, conceituais e teóricos sobre tempo livre, ócio, lazer e recreação. Relações existentes entre lazer, recreação, educação, saúde e Educação Física. Análise das implicações práticas destas relações nos diferentes campos de atuação profissional em Educação Física. Abordagens e fundamentos pedagógicos para respectivas ações e práticas extensionistas. |
Prática de Estágio Supervisionado I – Treinamento Esportivo | 238 | Anual | 3º ano | Aproximação ao campo de intervenção do profissional de Educação Física na área de Treinamento Esportivo. Estudo da organização da temporada esportiva utilizando meios e métodos de diagnóstico, desenvolvimento, controle e avaliação. Aplicação de conhecimentos e competências na elaboração e execução de projeto de estágio supervisionado. Desenvolvimento de competências e habilidades para atuação profissional na área de Treinamento Esportivo. |
Seminário de Extensão III | 34 | Anual | 3º ano | Aproximação ao campo de intervenção do profissional de Educação Física. Aplicação de conhecimentos e competências nas execuções de ações de extensão para aptidão física, saúde e bem-estar. |
Fisiologia do Exercício | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Estudo das adaptações crônicas e agudas decorrentes dos exercícios físicos nos diversos sistemas do organismo humano. Análise de aspectos da bioenergética e mensuração do gasto energético. |
Intervenção em Lazer e Recreação | 34 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Caracterização do campo de atuação do Bacharel em Educação Física na área de Lazer e Recreação. Desenvolvimento de vivências práticas e análise de diferentes propostas metodologicas na área do Lazer e a Recreação com distintos grupos populacionais. |
Modelos de Ensino no Esporte | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Estudo das perspectivas pedagógicas que orientam o processo de ensino-aprendizagem-treinamento incidental e intencional do esporte adequado às características individuais e contextuais dos praticantes, com ênfase no desenvolvimento de hábitos permanentes e autônomos de prática esportiva ao longo da vida. |
Treinamento Resistido | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Estudo dos meios e métodos de treinamento resistidos para diferentes grupos populacionais e com diferentes objetivos e características. Estudo das adaptações fisiológicas e metabólicas que ocorrem no corpo humano em resposta ao exercício físico resistido crônico e agudo. Aplicação dos métodos no esporte, na saúde e na estética. |
Atividades em Academia | 34 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Estudo e vivência das diferentes atividades, exercícios físicos ou ginásticas em academias. Aplicação de métodos de exercícios físicos para diferentes grupos populacionais. Análise dos métodos frente aos modismos e mercados regionais. |
Esportes Aquáticos | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Estudo dos tipos, características e fundamentos teórico-metodológicos do ensino e treinamento de diferentes esportes e atividades no meio aquático. Vivências práticas da iniciação ao treinamento de esportes e atividades aquáticas. Abordagens e fundamentos pedagógicos para respectivas ações e práticas extensionistas. |
Medidas e Avaliação | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Estudo dos fundamentos teóricos na construção, análise, interpretação de instrumentos de medidas. Conhecimento, desenvolvimento, aplicação de protocolos de testes e avaliações nos diferentes campos de intervenção profissional. |
Nutrição Aplicada ao Exercício Físico | 34 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Estudo da relação entre nutrição, saúde e desempenho. Compreensão das funções de macro e micronutriente, das fontes alimentares e da suplementação para prática de exercício físico. |
Prescrição do Exercício Físico com Cuidados Especiais | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Estudo para identificação, análise e prescrição do exercício físico para populações que demandam cuidados especiais (idosos, hiportensos, gestantes, diabéticos, entre outras). |
Prática de Estágio Supervisionado II – Saúde e Bem-Estar | 204 | Anual | 4º ano | Aproximação ao campo de intervenção do profissional de Educação Física na área de Saúde e Bem-estar. Elaboração e execução de projeto de estágio supervisionado na área de Saúde e Bem-estar com enfoque na análise dos métodos e estilos de ensino da Educação Física para a promoção da saúde. Desenvolvimento de competências e habilidades para atuação profissional na área de Saúde e Bem-estar. |
Prática de Estágio Supervisionado III – Lazer e Recreação | 204 | Anual | 4º ano | Aproximação ao campo de intervenção do profissional de Educação Física na área de Lazer e Recreação. Elaboração e execução de projeto de estágio supervisionado na área de Lazer e Recreação com enfoque na análise dos métodos e estilos de ensino da Educação Física na promoção da cultura e do lazer. Desenvolvimento de competências e habilidades para a atuação profissional na área de Lazer e Recreação. |
Seminário de Extensão IV | 34 | Anual | 4º ano | Aproximação ao campo de intervenção do profissional de Educação Física. Aplicação de conhecimentos e competências nas execuções de ações de extensão em distintas atividades de lazer. |
Trabalho de Conclusão de Curso | 34 | Anual | 4º ano | Planejamento, desenvolvimento e apresentação dos trabalhos de conclusão de curso na área da educação física - bacharelado. |
Atividade Física na Atenção Primaria à Saúde | 68 | Semestral | 4º ano 1º semestre | Estudo do histórico e legislação do Sistema Único de Saúde referente a atuação do profissional de Educação Física no contexto da Atenção Básica à Saúde. Estratégias de promoção à saúde e atuação profissional no contexto do Sistema Único de Saúde. |
Esporte Paralímpico/Paradesporto | 34 | Semestral | 4º ano 1º semestre | Estudo das práticas esportivas envolvendo pessoas com deficiência. Caracterização, aplicação, regulamentação e benefícios aos participantes. Esporte Paralímpico: história, estrutura e organização. |
Políticas Públicas e Gestão de Lazer e Esporte | 34 | Semestral | 4º ano 1º semestre | Estudo dos aspectos teórico-conceituais de política e gestão no âmbito da administração pública. Estudo do esporte e do lazer na inter-relação entre Estado e Sociedade. Análise das políticas públicas e da gestão do esporte e lazer no contexto nacional e internacional. |
Atividade Física de Aventura na Natureza | 34 | Semestral | 4º ano 2º semestre | Estudo da história, conceitos e classificações de atividades físicas de aventura na natureza. Análise de propostas metodológicas de atividades físicas de aventura na natureza com ênfase para a educação ambiental. Abordagens e fundamentos pedagógicos para respectivas ações e práticas extensionistas. |
Psicologia do Esporte e do Exercício | 34 | Semestral | 4º ano 2º semestre | Estudo dos conceitos da psicologia no/ |
Ritmos e Danças | 34 | Semestral | 4º ano 2º semestre | Estudo das relações entre ritmo, movimento e dança enquanto manifestação da cultura e possibilidade de criação e expressão da linguagem corporal. |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus : 2024)
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
---|---|---|---|---|
Alberto Saturno Madureira | Pós-Doutorado | 55 45 32845030 | lattes.cnpq.br/4387065706686402 | |
Alvori Ahlert | Pós-Doutorado | 55 45 32847855 | ||
Daiana Machado | Mestrado | 55 45 32847855 | lattes.cnpq.br/8540631995963798 | |
Dartel Ferrari de Lima | Doutorado | 55 45 32847855 | lattes.cnpq.br/3599842765051671 | |
Dayane Cristina de Souza | Doutorado | 55 45 32847855 | ||
Douglas Roberto Borella | Pós-Doutorado | 55 45 32847864 | lattes.cnpq.br/1797219491713504 | |
Evandra Hein Mendes | Doutorado | 55 45 32847855 | lattes.cnpq.br/9716570679234268 | |
Gabriela Simone Harnisch | Doutorado | 55 45 32847864 | lattes.cnpq.br/7118053149693982 | |
Gustavo André Borges | Doutorado | 55 45 32847858 | lattes.cnpq.br/8450697161244021 | |
Jorge Both | Doutorado | 55 45 32847940 | lattes.cnpq.br/9513144319502175 | |
José Carlos Mendes | Doutorado | 55 45 32847940 | lattes.cnpq.br/9934939158281294 | |
João Fernando Christofoletti | Doutorado | 55 45 32847841 | lattes.cnpq.br/5740674244821811 | |
Larissa Rosa da Silva | Doutorado | |||
Lucinar Jupir Forner Flores | Pós-Doutorado | 55 45 32847857 | lattes.cnpq.br/9155115767080843 | |
Marcelo Henrique Silva | Doutorado | lattes.cnpq.br/3853595281511154 | ||
Oldemar Mazzardo Junior | Doutorado | 55 45 32847858 | lattes.cnpq.br/3389143585242443 | |
Ricardo Brandt | Doutorado | 55 45 32847940 | lattes.cnpq.br/0444897614413339 | |
Vando Golfetto | Mestrado | |||
Veronica Gabriela Silva Piovani | Doutorado | 55 45 32845030 | lattes.cnpq.br/8398891204906056 |
Regulamentos
Sem regulamentos |
---|
Projetos de Ensino
Não encontrado |
---|
Fonte: Academus; Curso MCR0040 ; Grade 2022/1 ; Prd. Letivo de Vigência da grade 2025
Acessos: 763114