História
Campus: Campus de Marechal Cândido Rondon
Centro: Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras
Turno: Noturno
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 8 anos
Formação: Licenciado em História
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
Implantado no ano de 1980.
Perfil do Profissional Atua nos diferentes níveis de ensino, exercendo as habilidades de historiador “em suas múltiplas dimensões, o que supõe o domínio da natureza do conhecimento e das práticas essenciais para a sua produção ou difusão” (DCN – MEC/ANPUH). Deve, portanto, desenvolver habilidades ligadas à pesquisa histórica, à produção e socialização crítica do conhecimento histórico especializado, estando preparado também para atuar em projetos ligados à preservação do patrimônio histórico, à recuperação de memórias, preservação documental e outros correlatos. Por outro lado, deve estar preparado para estabelecer, nos diferentes campos abertos à sua atuação, um diálogo multidisciplinar, o que pode ampliar a compreensão do seu objeto.
Campo de Atuação Além de atuar no magistério (séries finais do ensino fundamental e médio) pode também desenvolver atividades ligadas à pesquisa histórica, à produção e à socialização crítica do conhecimento histórico, estando preparado ainda, para atuar em projetos ligados à preservação do patrimônio histórico, à recuperação de memórias e à preservação documental.
Situação Legal Reconhecimento renovado - Resolução/SETI - 212 Diário Oficial do Estado - 30/11/2023
O Curso
Implantado no ano de 1980.
Perfil do Profissional Atua nos diferentes níveis de ensino, exercendo as habilidades de historiador “em suas múltiplas dimensões, o que supõe o domínio da natureza do conhecimento e das práticas essenciais para a sua produção ou difusão” (DCN – MEC/ANPUH). Deve, portanto, desenvolver habilidades ligadas à pesquisa histórica, à produção e socialização crítica do conhecimento histórico especializado, estando preparado também para atuar em projetos ligados à preservação do patrimônio histórico, à recuperação de memórias, preservação documental e outros correlatos. Por outro lado, deve estar preparado para estabelecer, nos diferentes campos abertos à sua atuação, um diálogo multidisciplinar, o que pode ampliar a compreensão do seu objeto.
Campo de Atuação Além de atuar no magistério (séries finais do ensino fundamental e médio) pode também desenvolver atividades ligadas à pesquisa histórica, à produção e à socialização crítica do conhecimento histórico, estando preparado ainda, para atuar em projetos ligados à preservação do patrimônio histórico, à recuperação de memórias e à preservação documental.
Situação Legal Reconhecimento renovado - Resolução/SETI - 212 Diário Oficial do Estado - 30/11/2023
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
2005 | 2008 | 2011 | 2014 | 2017 |
---|---|---|---|---|
1 | 1 | 2 | 3 | 3 |
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 002/2023-CEPE de 28/02/2023
Projeto Político-Pedagógico Resolução 002/2023-CEPE de 28/02/2023
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 200 | Anual | - | ... |
Formação Independente | 0 | Anual | - | ... |
História Antiga I | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Estudo da história e historiografia da civilização grega. |
História Medieval I | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Estudo da história e historiografia da alta idade média ocidental (séculos V-X). |
História do Brasil I | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Estudo de temas da história e da historiografia do Brasil relacionados ao período colonial. |
História do Paraná | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Estudo da história e da produção historiográfica relativas ao Paraná. |
Introdução aos Estudos Históricos | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Estudo sobre a produção do conhecimento histórico e o ofício do historiador a partir da discussão de procedimentos e noções básicas, tais como fonte, periodização e temporalidades, problematização e temas, e objetos da pesquisa histórica. |
História Antiga II | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Estudo da história e historiografia da civilização romana. |
História Medieval II | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Estudo da história e historiografia da Idade Média Central e Baixa Idade Média Ocidental (séculos XI-XV). |
História do Brasil II | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Estudo de temas da História e da historiografia do Brasil relacionados ao período compreendido entre o Império e 1930. |
Optativa I | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | ... |
Teoria da História I | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Estudo das construções da História como disciplina acadêmica; análise de concepções teóricas e seus procedimentos metodológicos, articuladas aos seus projetos sociais, nos séculos XVIII e início do XX, a partir de autores identificados com os denominados "Historicismos", "Positivismo", "Marxismo", "Escola Metódica" e a Escola dos Annales, bem como a problematização de tais conceitos. |
História Moderna I | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Estudo da História e Historiografia referente à formação da sociedade capitalista entre os séculos XV e XVIII enfatizando aspectos econômicos e sociais. |
História da América I | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Estudo de temas da história e da historiografia das Américas relacionados ao período pré-colonial até o século XVIII. |
Psicologia da Educação | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Estudo das principais teorias da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. |
Teoria da História II | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | As perspectivas teórico-metodológicas de História constituídas a partir do início do século XX; discussão e análise de autores identificados com diversas tendências e a partir dos desdobramentos, embates e diálogos, possibilitando a análise e problematização das denominações genéricas, tais como “Nova História Cultural”, “Estruturalismo”, “Marxismo Britânico”, “Pós-Modernismo”. |
Tópicos Especiais I em História do Brasil | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Discussões sobre temas contemporaneamente constituídos/ |
Didática | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Estudo dos fundamentos da didática nas suas relações com as diversas disciplinas, os objetivos de ensino, as metodologias, a avaliação e a interdisciplinaridade conforme as varias tendências pedagógicas. |
História Moderna II | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Estudo da História e da Historiografia referente à formação da sociedade capitalista entre os séculos XV e XVIII enfatizando aspectos políticos e culturais. |
História do Brasil III | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Estudo de temas da história e da historiografia sobre o Brasil compreendidos no período de 1930 a 1985. |
Optativa II | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | ... |
Teoria da História III | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Estudo do processo de produção do conhecimento histórico identificado nas diferentes tradições marxistas, desde o século XIX, estabelecendo suas historicidades, seus debates e contribuições acadêmicas, políticas e sociais. |
História Contemporânea I | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Estudo de temas relacionados à História Contemporânea e sua historiografia compreendidos nos séculos XVIII ao XIX. |
História da América II | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Estudo de temas da história e historiografia do desenvolvimento do capitalismo, dos movimentos sociais e dos processos revolucionários nas Américas. |
História do Brasil IV | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Estudo de temas da história e da historiografia sobre o Brasil compreendidos no período 1985. |
Metodologia da Pesquisa Histórica I | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Estudos de diferentes linguagens enquanto fontes para a produção do conhecimento histórico: imprensa, imagem, História oral, literatura. |
Metodologia e Prática de Ensino em História com Estágio Supervisionado I | 156 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Estudo das concepções teóricas e metodológicas no âmbito de sua articulação entre a história enquanto disciplina e o seu ensino. Elaboração e execução de atividades supervisionadas, no âmbito do ensino fundamental, de: a) observação da escola; b) observação das relações de ensino-aprendizagem; c) planejamento do projeto de estágio. |
História Contemporânea II | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Estudo de temas relacionados à História Contemporânea e sua historiografia compreendidos nos séculos XX e XXI. |
História da América III | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Estudo de temas da história e da historiografia relacionados às Américas com ênfase nas Ditaduras de Terror de Estado, nos processos de redemocratização, da imposição do neoliberalismo e das resistências sociais, particularmente na América Latina contemporânea. |
História do Brasil V | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Estudo da história e da historiografia sobre o Brasil, centrando-se na análise das temáticas construídas pela historiografia sobre o período compreendido entre 1964 e 1985. |
Metodologia da Pesquisa Histórica II | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Estudo das noções básicas sobre projeto de pesquisa e sua elaboração. |
Metodologia e Prática de Ensino em História com Estágio Supervisionado II | 156 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Estudo das concepções teóricas e metodológicas no âmbito de sua articulação entre a história enquanto disciplina e o seu ensino. Elaboração e execução de atividades supervisionadas, no âmbito do ensino fundamental, de: a) elaboração dos planos de aula e materiais didáticos; b) realização de atividades de regência; c) elaboração de relatório de estágio. |
História Contemporânea III | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Estudo da história e da historiografia do período compreendido entre a ascensão do fascismo e Pós II Guerra Mundial, compreendendo a II Guerra Mundial a reconstrução europeia, as descolonizações do Terceiro Mundo, a Guerra Fria e o Mundo Bipolar. |
História da América IV | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Estudo dos processos recentes na América Latina, com ênfase nas Ditaduras de Terror de Estado, nos processos de redemocratização, da imposição do neoliberalismo e das resistências sociais na América Latina contemporânea. |
História do Brasil VI | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Estudo da história e da produção historiográfica sobre o Brasil nos anos recentes, a partir do processo de redemocratização nos anos 1980, centrando-se na análise das temáticas construídas pela historiografia sobre o período. |
Libras | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Concepção da língua brasileira de sinais e sua contribuição na sociedade inclusiva. Conceitos e habilidades necessárias para a aquisição da Libras – língua de modalidade visual e gestual das pessoas surdas. Conteúdos gerais para comunicação visual, baseada em regras gramaticais da língua de sinais e do segmento das pessoas surdas. |
Metodologia e Prática de Ensino em História com Estágio Supervisionado III | 156 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Estudo das concepções teóricas e metodológicas no âmbito de sua articulação entre a história enquanto disciplina e o seu ensino. Elaboração e execução de atividades supervisionadas no âmbito do ensino médio : a) observação da escola; b) observação das dinâmicas de ensino aprendizagem; c) elaboração de planos de aula; d)realização de atividades de regência; e) elaboração de relatório de estágio. |
Monografia I | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Execução de projeto de pesquisa em História; interpretação e analise de fontes; discussões historiográficas. |
Monografia II | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | Redação do texto final da pesquisa em História; interpretação e analise de fontes; discussões historiográficas. |
Oficina de Ensino e Pesquisa em História | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | Introdução ao ensino e à pesquisa em História voltada ao processo inicial de formação do aluno em professor. |
Optativa III | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | ... |
Tópicos Especiais I em História Contemporânea | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | Estudo da História e Historiografia da História do Tempo Presente. Da crise dos anos 1970 à imposição do neoliberalismo e da Guerra ao Terror. O papel do “Oriente Médio” na conjuntura mundial e os impasses e perspectivas da atual ordem mundial. |
Tópicos Especiais II em História do Brasil | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | Discussões sobre temas contemporaneamente constituídos/ |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus : 2024)
Regulamentos
Titulo | Data | Arquivo |
---|---|---|
Regulamento de TCC | 19/08/2003 | Resolução 113/2003-CEPE |
Regulamento de Estágio | 24/09/2015 | Resolução 142/2015-CEPE |
Regulamento de Estágio | 08/12/2016 | Resolução 271/2016-CEPE |
Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso | 24/09/2015 | Resolução 140/2015-CEPE |
Projetos de Ensino
Não encontrado |
---|
Fonte: Academus; Curso MCR0028 ; Grade 2018/1 ; Prd. Letivo de Vigência da grade 2025
Acessos: 763262