2005 | 2008 | 2011 | 2014 | 2017 | 4 | 4 | 4 | 3 | 3 |
---|
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 066/2023-CEPE de 07/10/2008
Projeto Político-Pedagógico Resolução 066/2023-CEPE de 07/10/2008
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 60 | Anual | - | ... |
Extensão Universitária Curricular - Disciplinas | 102 | Anual | - | ... |
Extensão Universitária Curricular - Projetos | 223 | Anual | - | ... |
Estudos Linguísticos I | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | História das ideias linguística: a linguagem como objeto da ciência. Os troncos linguísticos ameríndios. Os estudos pré-saussurianos: linguística histórica e comparada. Os estudos saussurianos e o Estruturalismo. O Funcionalismo e seus principais nomes. Chomsky e o Gerativismo. A Linguística textual. Campos da linguística. Articulação das práticas linguagem aos campos de atuação. |
Gramática da Língua Portuguesa I | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Gramática e língua: diferenciações. Os tipos de gramática: gramática normativa, histórica, internalizada, descritiva: postulados e justificativas. A fonética e a produção dos sons. A fonologia e o estudo dos fonemas. A morfologia e o estudo dos morfemas. Processos de formação de palavras (etimologia, neologia, empréstimo, derivação, composição). O estudo das classes de palavras: palavras lexicais e palavras gramaticais. Fonética, fonologia, morfologia e suas relações com o ensino de língua portuguesa e os campos de atuação. |
Introdução à Língua Espanhola | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Introdução aos estudos da língua espanhola. Compreensão oral e escrita: apresentação e análise de diversos gêneros textuais orais e escritos que permitam ao aluno uma aproximação de situações sociais da vida cotidiana e acadêmica em língua espanhola. Principais características fonéticas, gramaticais e sociolinguísticas da língua espanhola. |
Leitura, Escrita e Oralidade I | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Conceitos de texto. Gênero discursivo. Produção de texto acadêmico no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa: leitura, escrita, oralidade, análise linguística/ |
Teoria Literária | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Apresentação de aspectos essenciais da teoria, análise e crítica literária. Estudo do texto poético, narrativo e dramático e as múltiplas camadas de sentido. |
História da Língua Portuguesa | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | A língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso. Língua e mudança. Formação sócio-histórica da língua portuguesa. A língua latina clássica e vulgar: características linguístico-gramaticais. Metaplasmos. História da ortografia portuguesa – os acordos ortográficos. A língua portuguesa no mundo: as diversidades étnico-raciais envolvidas nas relações culturais e linguísticas da Língua Portuguesa. O português e as línguas indígenas – aspectos sociais e culturais. O português e as línguas africanas – aspectos sociais e culturais. O português brasileiro: aspectos sócio-históricos e linguísticos. A língua portuguesa e a História do Paraná: contrastes e variações socioculturais e linguísticas. |
História e Cultura de Língua Espanhola | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | História da formação, difusão e pluralidade das línguas e das culturas hispânicas. Relação entre língua(s) cultura(s) e identidade(s) na esfera das culturas de língua espanhola. Abrangência da língua e das culturas de língua espanhola na atualidade: difusão e internacionalização do idioma espanhol. As culturas da Espanha e da América no ensino de espanhol para brasileiros. Relações interlinguísticas e interculturais com países hispano-falantes em âmbitos de fronteira. |
Introdução à Extensão e à Pesquisa em Letras | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Extensão universitária: conceitos. Extensão como lugar de resistência. Campos de atuação. As modalidades de extensão: projeto, curso, evento, programa. A extensão na Unioeste. Documentação: formulários e registros. Formulação de uma proposta de ação extensionista. Pesquisa Universitária: tipos de conhecimento. Fundamentos filosóficos da Ciência. Métodos Científicos. Tipos de pesquisa. Iniciação cientifica na Unioeste: Pibic/ |
Literatura de Língua Portuguesa I | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Estudo de obras e autores significativos da literatura brasileira e portuguesa, bem como das diversas manifestações artísticas e culturais, das origens ao fim do século XIX. |
Língua Espanhola I | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua espanhola como instrumento de interação por meio da compreensão e produção oral e escrita. Introdução à fonética e fonologia da língua espanhola: pronúncia, ritmo e entonação. Introdução ao estudo da gramática da língua espanhola a partir de uma perspectiva contrastiva com a língua portuguesa de norma brasileira. |
Estudos Linguísticos II | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Teorias enunciativas: os pressupostos das teorias enunciativas de Benveniste. A Sociolinguística (variação e contexto social). A língua e a relação com a história, sociedade, cultura e ideologia. Os estudos materialistas da linguagem: estudos soviéticos sobre a língua (Volochinov e o Círculo de Bakhtin), análise de discurso francesa; a questão da subjetividade a partir das relações históricas; a língua como materialidade das relações sociais. As práticas de linguagem e as relações com os campos de atuação. |
Extensão em Letras | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Ciclo da ação extensionista (teoria e prática): elaboração, divulgação, aplicação, relatório e disseminação. |
Leitura, Escrita e Oralidade II | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Produção de texto acadêmico no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa: leitura, escrita, oralidade, análise linguística/ |
Literatura Hispano Americana | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | O conceito de literatura hispano-americana: Alrededores de la literatura hispanoamericana, de Octavio Paz; O choque de culturas nas crônicas dos conquistadores da América e na poesia dos vencidos; O Barroco hispano-americano e a obra de Sóror Juana Inés de La Cruz; o romantismo na poesia gauchesca de José Hernández e José Maria Heredia; o romantismo em El Matadero, de Esteban Echeverría e nas Tradiciones peruanas de Ricardo Palma; o Realismo/ |
Língua Espanhola II | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Continuação do desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua espanhola como instrumento de interação por meio da compreensão e produção oral e escrita. Práticas de compreensão e produção oral em língua Espanhola. Estudo da gramática da língua espanhola a partir de uma perspectiva contrastiva com a língua portuguesa de norma brasileira: reflexão e prática. |
Didática | 34 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Didática e sua relação com as teorias pedagógicas. Didáticas de línguas: contexto sócio-histórico, teorias e ensino de línguas. Processo de ensino-aprendizagem e práticas pedagógicas e suas manifestações na pedagogia tradicional, pedagogia da escola nova, pedagogia tecnicista, pedagogia da qualidade total, pedagogia histórico-crítica. BNCC e a pedagogia das competências: uma análise crítica. |
Gramática da Língua Portuguesa II | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Estudo da sintaxe dentro da gramática descritiva. Sintaxe da oração: noção de sintagma; tipos de sintagma; funções sintáticas. Sintaxe do período: encaixamento; hipotaxe; parataxe. Reflexões sobre a oração e o período como unidades básicas da organização sintática do texto e seu papel na (re)construção dos sentidos do texto. As relações da linguagem com os campos de atuação. |
Literatura de Língua Portuguesa II | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Literatura brasileira e portuguesa do início do século XX até 1945. Estudos de obras e autores representativos e relações com os campos de atuação. |
Língua Espanhola III | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Continuação do desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua espanhola como instrumento de interação por meio da compreensão e produção oral e escrita. Práticas de compreensão e produção oral em língua Espanhola. Estudo da gramática da língua espanhola a partir de uma perspectiva contrastiva com a língua portuguesa de norma brasileira: reflexão e prática. Tópicos de dialetologia hispânica em contexto ibérico e americano e fenômenos do contato do espanhol com outras línguas, segundo os âmbitos linguísticos e geográficos: portunhol, yopara e spanglish. |
Políticas Educacionais | 34 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Determinações socioeconômicas, políticas e culturais do sistema educacional brasileiro. Educação Brasileira - Legislação: princípios, organização, gestão e estrutura (Constituição Federal 1988 – Capítulo da Educação; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 1996; Plano Nacional de Educação em vigor). Análise da organização escolar do Sistema Estadual de Educação do Paraná. Direitos Humanos. Direitos Educacionais de Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas (ECA). Análise do processo histórico de elaboração e da implementação da BNCC (2017, 2018) e da participação da iniciativa privada nas definições do processo de formação humana na educação pública. |
Psicologia da Educação | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Análise da complexidade do objeto de estudo da Psicologia. Evolução histórica. Fundamentos da abordagem da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem como subsídio para o conhecimento teórico-metodológico na área educacional, possibilitando cuidar da saúde física e emocional de si e dos alunos, compreendendo a diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. Atividade de observação ou práticas experimentais sobre a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem com crianças e adolescentes matriculados ou não em escolas públicas ou privadas. Tópico em Educação Especial. |
Formação da Literatura Espanhola | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | A lírica popular e os cantares de gesta: as jarchas e o Cantar de Mio Cid; o Mester de Juglaría e o Mester de Clerecía; séculos XIII e XIV: as obras de Alfonso X el Sabio, Don Juan Manuel (El conde Lucanor) e Arcipreste de Hita (Libro de Buen Amor); O Romancero Viejo e o Romancero Nuevo; O Pré-Renascimento: obras do Marquês de Santillana, Juan de Mena e Jorge Manrique; La Celestina, de Fernando de Rojas; os conceitos de Siglo de Oro e Renacimiento; A poesia renascentista de Garcilaso de la Vega, Fray Luis de León e San Juan de la Cruz; As origens do teatro espanhol: Juan del Encina, Lope de Rueda e a criação dos corrales de comedias; o romance picaresco do Lazarillo de Tormes ao Buscón de Francisco de Quevedo; o teatro barroco: Lope de Vega, Tirso de Molina, Calderón de La Barca e Sor Juana Inés de La Cruz; a obra de Miguel de Cervantes e os aspectos estéticos de El ingenioso hidalgo Don Quijote de La Mancha. |
Fundamentos de Ensino de Língua Espanhola | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | A didática e metodologia do ensino da língua espanhola. História do ensino de idiomas e ensino do Espanhol no Brasil. Métodos e enfoques no ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. Abordagens da Linguística Aplicada ao ensino da língua espanhola e a formação de professores. Documentos Oficiais do Ensino da língua espanhola no estado do Paraná e no Brasil. Relação entre conteúdos acadêmicos e a prática do professor em sala de aula. |
Fundamentos de Ensino de Língua Portuguesa | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Profissão de professor de Língua Portuguesa no Brasil: percurso sócio-histórico e formação docente. Linguística Aplicada e ensino de Língua Portuguesa. Propostas curriculares de Língua Portuguesa: teorias subjacentes e saberes pedagógicos. Aula de Língua Portuguesa. Abordagens didático-metodológicas para o ensino de Língua Portuguesa. Materiais didáticos de Língua Portuguesa. |
Literatura Infantojuvenil | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Noções introdutórias sobre as origens e gêneros tradicionais da literatura infantil. A literatura infantil e juvenil brasileira até a contemporaneidade e relações com os campos de atuação. Abordagens para o texto literário em sala de aula. |
Língua Espanhola IV | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Continuação do desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua espanhola como instrumento de interação por meio da compreensão e produção oral e escrita. Prática de compreensão e produção escrita dos diferentes gêneros em língua espanhola: da palavra à frase e ao texto. Estudo do léxico e da gramática da língua espanhola: aplicabilidade ao ensino do espanhol para brasileiros. Ensino e aprendizagem da língua espanhola: reflexão e prática. |
Gramática da Língua Portuguesa III | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | A semântica e semantização: conceitos. Categorias semânticas: dêixis, referenciação, predicação, verificação, inferência, pressuposição, metáfora, metonímia, polissemia, conectividade, hipônimo, hiperônimo, campos lexicais e semânticos. Pragmática: a construção dos sentidos implícitos na interlocução. Performatividade e atos da fala. As práticas de linguagem e as relações com os campos de atuação. |
Leitura, Escrita e Oralidade III | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Texto como unidade de trabalho/ |
Literatura de Língua Portuguesa III | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Estudo da literatura brasileira a partir de 1945 à atualidade. O projeto estético e identitário das literaturas africanas de Língua Portuguesa. Estudo de obras e autores representativos. |
Língua Espanhola V | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Continuação do desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua espanhola como instrumento de interação por meio da compreensão e produção oral e escrita. Prática de compreensão e produção escrita dos diferentes gêneros em língua espanhola. Estrutura textual e análise linguística. Estudo da gramática da língua espanhola: aplicabilidade ao ensino do espanhol para brasileiros. Influências das línguas indígenas na formação do espanhol na América. Ensino e aprendizagem da língua espanhola: reflexão e prática. |
Pesquisa em Letras | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Revisão dos tipos de conhecimento e tipos de pesquisa. Etapas do projeto de iniciação científica em Letras: estabelecimento do objeto de pesquisa e delineamento do problema; referencial teórico; formulação de objetivos; procedimentos de coleta e análise de dados. Redação de projeto de pesquisa. Orientações gerais para o desenvolvimento da pesquisa: artigo, monografia, normas gerais. Áreas do curso e possíveis orientações para a pesquisa. |
Estágio Supervisionado de Língua Espanhola | 224 | Anual | 4º ano | A relação teoria-prática no ensino de língua espanhola, cultura e respectivas literaturas. O ensino de Espanhol como língua estrangeira em âmbito de fronteira do Brasil com países hispânicos. Seleção, avaliação e produção de diferentes recursos didáticos. Fundamentos didáticos para a elaboração de Planos de Aula e Planos de Ensino. Planejamento e ministração de aula considerando diferentes contextos de ensino. Estágio Supervisionado: propósito, modalidade, aspectos técnicos, textuais e elaboração do relatório final. |
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa | 224 | Anual | 4º ano | Caracterização do estágio supervisionado: conceito, tipos e campos. A aula de língua portuguesa: a articulação das práticas de linguagem. Planos de aula e planos de trabalho. Materiais e recursos didáticos. Ciclo docente no processo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa: estágio supervisionado nos ensinos fundamental e médio, de acordo com o Regulamento Geral do Estágio de Letras e do Roteiro de Trabalho. Reflexão sobre as práticas de sala de aula. Elaboração do relatório final. |
Optativa | 68 | Semestral | 4º ano | ... |
Literatura Espanhola Moderna | 68 | Semestral | 4º ano 1º semestre | O Iluminismo na Espanha: a transição do Barroco para o Neoclassicismo; A prosa didática ilustrada: o ensaio de Gaspar de Jovellanos; o teatro ilustrado de Leandro Fernández de Moratín; o Romantismo na Espanha: as obras de Gustavo Adolfo Bécquer e Espronceda; o teatro romântico de José Zorrilla (Don Juan Tenorio) e do Duque de Rivas (Don Álvaro o la fuerza del sino); a prosa realista e naturalista de Leopoldo Alas “Clarín” (La Regenta) e de Benito Pérez Galdós; a literatura espanhola na transição do século XIX para o XX: o Modernismo e a Geração de 98; a Geração de 14 e as vanguardas; a poesia de Juan Ramón Jiménez e Antonio Machado; a Geração de 27 e a poesia de Federico García Lorca; o teatro na primeira metade do século XX: de Valle-Inclán a García Lorca; a narrativa durante a ditadura franquista: do realismo social à narrativa experimental; o teatro durante a ditadura franquista: da comédia burguesa à crítica social; a poesia durante a ditadura franquista: da tradição aos novíssimos; a literatura espanhola durante a Transição à redemocratização; a literatura espanhola contemporânea. |
Língua Espanhola VI | 68 | Semestral | 4º ano 1º semestre | Continuação do desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua espanhola como instrumento de interação por meio da compreensão e produção oral e escrita. Aprofundamento no estudo da gramática da língua espanhola a partir de uma perspectiva contrastiva com a norma do português brasileiro. Ensino e aprendizagem da língua: reflexão e prática. Produção de textos acadêmicos de gêneros diversos. |
Pluralidade Linguístico Cultural, Políticas Linguísticas e Ensino | 68 | Semestral | 4º ano 1º semestre | A pluralidade linguístico-cultural do Estado Brasileiro e das fronteiras. Introdução aos Estudos em Políticas Linguísticas. As Paisagens Linguísticas. Os direitos linguísticos e os processos de cooficialização de línguas no Brasil. As políticas linguístico-educacionais na legislação (LDB, BNCC, entre outros) e o ensino-aprendizagem de línguas em contextos plurais, como os de migrações e de fronteiras. Introdução aos estudos sobre Educação Bi/ |
Libras | 68 | Semestral | 4º ano 2º semestre | Introdução à história do sujeito surdo no Brasil e no mundo (educação, cultura e identidade surda). Introdução aos aspectos teóricos da Língua Brasileira de Sinais e os parâmetros linguísticos e gramaticais da modalidade visual-espacial. Movimentos políticos da comunidade surda, suas conquistas e modelos educacionais para a educação de surdos. Iniciação a prática de sinalização aplicada ao contexto escolar. |
Trabalho de Conclusão de Curso | 136 | Semestral | 4º ano 2º semestre | Acompanhamento das etapas de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob orientação de professores. Orientação da escrita de acordo com as normas de trabalhos acadêmicos. Apresentação dos Seminários de Pesquisa. Organização da apresentação pública oral do TCC. |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
---|---|---|---|---|
Ana Maria Kaust | Mestrado | 55 45 35768128 | lattes.cnpq.br/5947816124254635 | |
Cristiane Ferraro Gilaberte da Silva | Doutorado | 55 45 35768128 | ||
Flavio Pereira | Doutorado | 55 45 35768128 | lattes.cnpq.br/8622335523438194 | |
Isis Ribeiro Berger | Doutorado | 55 45 35768112 | ||
Josiele Kaminski Corso Ozelame | Doutorado | 55 45 35768128 | lattes.cnpq.br/8181629756218639 | |
Luciana Vedovato | Doutorado | |||
Mariana Girata Francis | Doutorado | 55 45 35768128 | lattes.cnpq.br/1636942300806851 | |
Mariangela Garcia Lunardelli | Doutorado | 55 45 35768128 | ||
Maridelma Laperuta Martins | Doutorado | 55 45 35768128 | lattes.cnpq.br/6009498366480094 | |
Mirna Fernanda de Oliveira | Pós-Doutorado | 55 45 35768128 | lattes.cnpq.br/1384636665520964 | |
Olga Viviana Flores | Doutorado | 55 45 35768128 | ||
Polyana Zwirtes | Mestrado | |||
Rafaela Cristina Johann | Mestrado | |||
Thiago Benitez de Melo | Doutorado |
Regulamentos
Titulo | Data | Arquivo |
---|---|---|
Regulamento de Estágio | 28/11/2019 | Resolução 220/2019-CEPE |
Regulamento de TCC | 12/04/2018 | Resolução 092/2018-CEPE |
Projetos de Ensino
Não encontrado |
---|
Fonte: Academus; Curso FOZ0046 ; Grade 2023/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2025
Acessos: 1204903