2005 | 2008 | 2011 | 2014 | 2017 | 4 | 4 | 4 | 3 | 5 |
---|
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 066/2023-CEPE de 07/10/2008
Projeto Político-Pedagógico Resolução 066/2023-CEPE de 07/10/2008
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 60 | Anual | - | ... |
Extensão Universitária Curricular - Disciplinas | 102 | Anual | - | ... |
Extensão Universitária Curricular - Projetos | 223 | Anual | - | ... |
Estudos Linguísticos I | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | História das ideias linguística: a linguagem como objeto da ciência. Os troncos linguísticos ameríndios. Os estudos pré-saussurianos: linguística histórica e comparada. Os estudos saussurianos e o Estruturalismo. O Funcionalismo e seus principais nomes. Chomsky e o Gerativismo. A Linguística textual. Campos da linguística. Articulação das práticas linguagem aos campos de atuação. |
Gramática da Língua Portuguesa I | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Gramática e língua: diferenciações. Os tipos de gramática: gramática normativa, histórica, internalizada, descritiva: postulados e justificativas. A fonética e a produção dos sons. A fonologia e o estudo dos fonemas. A morfologia e o estudo dos morfemas. Processos de formação de palavras (etimologia, neologia, empréstimo, derivação, composição). O estudo das classes de palavras: palavras lexicais e palavras gramaticais. Fonética, fonologia, morfologia e suas relações com o ensino de língua portuguesa e os campos de atuação. |
Introdução à Língua Inglesa | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua inglesa através da compreensão e produção oral e escrita. Gramática da língua inglesa. Ênfase no nível A1 do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas |
Leitura, Escrita e Oralidade I | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Conceitos de texto. Gênero discursivo. Produção de texto acadêmico no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa: leitura, escrita, oralidade, análise linguística/ |
Teoria Literária | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Apresentação de aspectos essenciais da teoria, análise e crítica literária. Estudo do texto poético, narrativo e dramático e as múltiplas camadas de sentido. |
História da Língua Portuguesa | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | A língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso. Língua e mudança. Formação sócio-histórica da língua portuguesa. A língua latina clássica e vulgar: características linguístico-gramaticais. Metaplasmos. História da ortografia portuguesa – os acordos ortográficos. A língua portuguesa no mundo: as diversidades étnico-raciais envolvidas nas relações culturais e linguísticas da Língua Portuguesa. O português e as línguas indígenas – aspectos sociais e culturais. O português e as línguas africanas – aspectos sociais e culturais. O português brasileiro: aspectos sócio-históricos e linguísticos. A língua portuguesa e a História do Paraná: contrastes e variações socioculturais e linguísticas. |
História e Cultura(s) de Língua Inglesa | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | A história de formação, mudança e difusão da língua inglesa, desde a Idade Média até os dias atuais. O lugar social da língua inglesa em diferentes países e culturas (língua nacional, língua oficial, língua franca, língua de instrução, língua de difusão científica, etc.), bem como língua de trocas internacionais em diversas partes do globo. O ensino de língua inglesa desde uma perspectiva intercultural e as políticas linguístico-educacionais para língua inglesa no Brasil (LDB, BNCC e Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue). |
Introdução à Extensão e à Pesquisa em Letras | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Extensão universitária: conceitos. Extensão como lugar de resistência. Campos de atuação. As modalidades de extensão: projeto, curso, evento, programa. A extensão na Unioeste. Documentação: formulários e registros. Formulação de uma proposta de ação extensionista. Pesquisa Universitária: tipos de conhecimento. Fundamentos filosóficos da Ciência. Métodos Científicos. Tipos de pesquisa. Iniciação cientifica na Unioeste: Pibic/ |
Literatura de Língua Portuguesa I | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Estudo de obras e autores significativos da literatura brasileira e portuguesa, bem como das diversas manifestações artísticas e culturais, das origens ao fim do século XIX. |
Língua Inglesa I | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua inglesa através da compreensão e produção oral e escrita. Gramática da língua inglesa. Ênfase no nível A2 do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas |
Estudos Linguísticos II | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Teorias enunciativas: os pressupostos das teorias enunciativas de Benveniste. A Sociolinguística (variação e contexto social). A língua e a relação com a história, sociedade, cultura e ideologia. Os estudos materialistas da linguagem: estudos soviéticos sobre a língua (Volochinov e o Círculo de Bakhtin), análise de discurso francesa; a questão da subjetividade a partir das relações históricas; a língua como materialidade das relações sociais. As práticas de linguagem e as relações com os campos de atuação. |
Extensão em Letras | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Ciclo da ação extensionista (teoria e prática): elaboração, divulgação, aplicação, relatório e disseminação. |
Leitura, Escrita e Oralidade II | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Produção de texto acadêmico no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa: leitura, escrita, oralidade, análise linguística/ |
Literatura de Língua Inglesa I | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | A produção literária em língua inglesa desde a Idade Média até o século XVIII. O estudo de textos literários de diversos gêneros em língua inglesa e seu contexto histórico, social, político e cultural de produção. Oficina de produção de textos literários em língua inglesa. O ensino de Literatura de Língua Inglesa na Educação Básica. |
Língua Inglesa II | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua inglesa com foco na compreensão e produção oral. Gramática da língua inglesa. Ênfase no nível B1 do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas. |
Didática | 34 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Didática e sua relação com as teorias pedagógicas. Didáticas de línguas: contexto sócio-histórico, teorias e ensino de línguas. Processo de ensino-aprendizagem e práticas pedagógicas e suas manifestações na pedagogia tradicional, pedagogia da escola nova, pedagogia tecnicista, pedagogia da qualidade total, pedagogia histórico-crítica. BNCC e a pedagogia das competências: uma análise crítica. |
Gramática da Língua Portuguesa II | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Estudo da sintaxe dentro da gramática descritiva. Sintaxe da oração: noção de sintagma; tipos de sintagma; funções sintáticas. Sintaxe do período: encaixamento; hipotaxe; parataxe. Reflexões sobre a oração e o período como unidades básicas da organização sintática do texto e seu papel na (re)construção dos sentidos do texto. As relações da linguagem com os campos de atuação. |
Literatura de Língua Portuguesa II | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Literatura brasileira e portuguesa do início do século XX até 1945. Estudos de obras e autores representativos e relações com os campos de atuação. |
Língua Inglesa III | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua inglesa com foco na compreensão e produção escrita. Gramática da língua inglesa. Ênfase no nível B1 do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas. Ensino e aprendizagem da língua inglesa: reflexão e prática. |
Políticas Educacionais | 34 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Determinações socioeconômicas, políticas e culturais do sistema educacional brasileiro. Educação Brasileira - Legislação: princípios, organização, gestão e estrutura (Constituição Federal 1988 – Capítulo da Educação; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 1996; Plano Nacional de Educação em vigor). Análise da organização escolar do Sistema Estadual de Educação do Paraná. Direitos Humanos. Direitos Educacionais de Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas (ECA). Análise do processo histórico de elaboração e da implementação da BNCC (2017, 2018) e da participação da iniciativa privada nas definições do processo de formação humana na educação pública. |
Psicologia da Educação | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Análise da complexidade do objeto de estudo da Psicologia. Evolução histórica. Fundamentos da abordagem da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem como subsídio para o conhecimento teórico-metodológico na área educacional, possibilitando cuidar da saúde física e emocional de si e dos alunos, compreendendo a diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. Atividade de observação ou práticas experimentais sobre a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem com crianças e adolescentes matriculados ou não em escolas públicas ou privadas. Tópico em Educação Especial. |
Fundamentos de Ensino de Língua Inglesa | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Ensino e aprendizagem de Língua Inglesa como língua adicional. Políticas públicas para o ensino e aprendizagem da Língua Inglesa e formação de professores (BNCC, Referencial Curricular – PR, entre outros). Seleção e avaliação de diferentes recursos didáticos, incluindo as novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Planejamento de aula considerando diferentes contextos de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. |
Fundamentos de Ensino de Língua Portuguesa | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Profissão de professor de Língua Portuguesa no Brasil: percurso sócio-histórico e formação docente. Linguística Aplicada e ensino de Língua Portuguesa. Propostas curriculares de Língua Portuguesa: teorias subjacentes e saberes pedagógicos. Aula de Língua Portuguesa. Abordagens didático-metodológicas para o ensino de Língua Portuguesa. Materiais didáticos de Língua Portuguesa. |
Literatura Infantojuvenil | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Noções introdutórias sobre as origens e gêneros tradicionais da literatura infantil. A literatura infantil e juvenil brasileira até a contemporaneidade e relações com os campos de atuação. Abordagens para o texto literário em sala de aula. |
Literatura de Língua Inglesa II | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | A produção literária em língua inglesa a partir do século XIX. O estudo de textos literários de diversos gêneros em língua inglesa e do contexto histórico, social, político e cultural de produção. Oficina de produção de textos literários em língua inglesa. O ensino de Literatura de Língua Inglesa na Educação Básica. |
Língua Inglesa IV | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua inglesa com foco na compreensão e produção oral. Gramática da língua inglesa. Ênfase no nível B2 do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas. Ensino e a aprendizagem da língua inglesa: reflexão e prática. |
Gramática da Língua Portuguesa III | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | A semântica e semantização: conceitos. Categorias semânticas: dêixis, referenciação, predicação, verificação, inferência, pressuposição, metáfora, metonímia, polissemia, conectividade, hipônimo, hiperônimo, campos lexicais e semânticos. Pragmática: a construção dos sentidos implícitos na interlocução. Performatividade e atos da fala. As práticas de linguagem e as relações com os campos de atuação. |
Leitura, Escrita e Oralidade III | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Texto como unidade de trabalho/ |
Literatura de Língua Portuguesa III | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Estudo da literatura brasileira a partir de 1945 à atualidade. O projeto estético e identitário das literaturas africanas de Língua Portuguesa. Estudo de obras e autores representativos. |
Língua Inglesa V | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua inglesa com foco na compreensão e produção escrita. Gramática da língua inglesa. Ênfase no nível B2 do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas. Ensino e aprendizagem da língua inglesa: reflexão e prática. |
Pesquisa em Letras | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Revisão dos tipos de conhecimento e tipos de pesquisa. Etapas do projeto de iniciação científica em Letras: estabelecimento do objeto de pesquisa e delineamento do problema; referencial teórico; formulação de objetivos; procedimentos de coleta e análise de dados. Redação de projeto de pesquisa. Orientações gerais para o desenvolvimento da pesquisa: artigo, monografia, normas gerais. Áreas do curso e possíveis orientações para a pesquisa. |
Estágio Supervisionado de Língua Inglesa | 224 | Anual | 4º ano | Orientações curriculares, diretrizes e documentos oficiais para o ensino de inglês (BNCC, Referencial Curricular – PR, entre outros) Estudo das abordagens de ensino de Língua Inglesa e tendências pedagógicas atuais. Seleção, produção, uso e avaliação de diferentes recursos didáticos, incluindo as novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Planejamento e condução de aula considerando diferentes contextos de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. Estágio Supervisionado: propósitos, modalidades, campos de atuação, etc. Aspectos técnicos e textuais e elaboração do Relatório Final. |
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa | 224 | Anual | 4º ano | Caracterização do estágio supervisionado: conceito, tipos e campos. A aula de língua portuguesa: a articulação das práticas de linguagem. Planos de aula e planos de trabalho. Materiais e recursos didáticos. Ciclo docente no processo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa: estágio supervisionado nos ensinos fundamental e médio, de acordo com o Regulamento Geral do Estágio de Letras e do Roteiro de Trabalho. Reflexão sobre as práticas de sala de aula. Elaboração do relatório final. |
Optativa | 68 | Semestral | 4º ano | ... |
Literatura de Língua Inglesa III | 68 | Semestral | 4º ano 1º semestre | A literatura de língua inglesa na contemporaneidade e a literatura pós-colonial: múltiplas vozes. O estudo de textos literários de diversos gêneros em língua inglesa e do contexto histórico, social, político e cultural de produção. Oficina de produção de textos literários em língua inglesa. O ensino de Literatura de Língua Inglesa na Educação Básica. |
Língua Inglesa VI | 68 | Semestral | 4º ano 1º semestre | Desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua inglesa através da compreensão e produção oral e escrita. Gramática da língua inglesa. Ênfase no nível C1 do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas. Ensino e aprendizagem da língua inglesa: reflexão e prática. |
Pluralidade Linguístico Cultural, Políticas Linguísticas e Ensino | 68 | Semestral | 4º ano 1º semestre | A pluralidade linguístico-cultural do Estado Brasileiro e das fronteiras. Introdução aos Estudos em Políticas Linguísticas. As Paisagens Linguísticas. Os direitos linguísticos e os processos de cooficialização de línguas no Brasil. As políticas linguístico-educacionais na legislação (LDB, BNCC, entre outros) e o ensino-aprendizagem de línguas em contextos plurais, como os de migrações e de fronteiras. Introdução aos estudos sobre Educação Bi/ |
Libras | 68 | Semestral | 4º ano 2º semestre | Introdução à história do sujeito surdo no Brasil e no mundo (educação, cultura e identidade surda). Introdução aos aspectos teóricos da Língua Brasileira de Sinais e os parâmetros linguísticos e gramaticais da modalidade visual-espacial. Movimentos políticos da comunidade surda, suas conquistas e modelos educacionais para a educação de surdos. Iniciação a prática de sinalização aplicada ao contexto escolar. |
Trabalho de Conclusão de Curso | 136 | Semestral | 4º ano 2º semestre | Acompanhamento das etapas de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob orientação de professores. Orientação da escrita de acordo com as normas de trabalhos acadêmicos. Apresentação dos Seminários de Pesquisa. Organização da apresentação pública oral do TCC. |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
---|---|---|---|---|
Ana Maria Kaust | Mestrado | 55 45 35768128 | lattes.cnpq.br/5947816124254635 | |
Cristiane Ferraro Gilaberte da Silva | Doutorado | 55 45 35768128 | ||
Flavio Pereira | Doutorado | 55 45 35768128 | lattes.cnpq.br/8622335523438194 | |
Isis Ribeiro Berger | Doutorado | 55 45 35768112 | ||
Josiele Kaminski Corso Ozelame | Doutorado | 55 45 35768128 | lattes.cnpq.br/8181629756218639 | |
Luciana Vedovato | Doutorado | |||
Mariana Girata Francis | Doutorado | 55 45 35768128 | lattes.cnpq.br/1636942300806851 | |
Mariangela Garcia Lunardelli | Doutorado | 55 45 35768128 | ||
Maridelma Laperuta Martins | Doutorado | 55 45 35768128 | lattes.cnpq.br/6009498366480094 | |
Mirna Fernanda de Oliveira | Pós-Doutorado | 55 45 35768128 | lattes.cnpq.br/1384636665520964 | |
Olga Viviana Flores | Doutorado | 55 45 35768128 | ||
Polyana Zwirtes | Mestrado | |||
Rafaela Cristina Johann | Mestrado | |||
Thiago Benitez de Melo | Doutorado |
Regulamentos
Titulo | Data | Arquivo |
---|---|---|
Regulamento de Estágio | 28/11/2019 | Resolução 220/2019-CEPE |
Regulamento de TCC | 12/04/2018 | Resolução 092/2018-CEPE |
Projetos de Ensino
Não encontrado |
---|
Fonte: Academus; Curso FOZ0047 ; Grade 2023/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2025
Acessos: 1199634