2005 | 2008 | 2011 | 2014 | 2017 | 4 | 5 | 4 | 4 | 4 |
---|
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 180/2022-CEPE de 15/09/2022
Projeto Político-Pedagógico Resolução 180/2022-CEPE de 15/09/2022
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 100 | Anual | - | ... |
Extensão Universitária Curricular - Disciplinas | 325 | Anual | - | ... |
Didática I | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Pressupostos epistemológicos do pensamento didático: Correntes e pensadores clássicos da didática. O materialismo histórico-dialético e sua contribuição para a Didática. Interdisciplinaridade, Teorias Educacional e Didática: discussões contemporâneas. A Pedagogia das Competências e a BNCC. |
Filosofia I | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Histórica da Filosofia. Filosofia antiga: pré-socrática e a filosofia clássica greco-romana; filosofia medieval; Moderna e contemporânea. Correntes filosóficas; filosofia da ciência e teoria do conhecimento; Direitos Humanos. |
Fundamentos da Educação Especial | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | A educação especial e educação inclusiva. Direitos humanos e a pessoa com deficiência. Os sujeitos do processo educacional especializado na perspectiva Histórico-Cultural. Adaptações, acessibilidades e tecnologias assistivas. |
História da Educação I | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Discussão de perspectivas teóricas do estudo da história da educação. Estudo analítico do processo educacional na antiguidade clássica e na idade média, com ênfase às organizações educacionais, às visões pedagógicas e às práticas educacionais, explicitando-as em relação aos diferentes contextos históricos. |
Psicologia da Educação I | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Principais correntes teóricas presentes no campo da Psicologia: inatismo, behaviorismo, epistemologia genética e a psicologia analítica. |
Filosofia II | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Ética e política; filosofia da linguagem; estética; lógica formal e dialética; Problemas metafísicos e ontológicos; Teoria do contratualismo no pensamento moderno e contemporâneo. Estado de natureza, Estado teológico, estado de organização política, estado de organização social. |
Fundamentos Teóricos Metodológicos da História e Geografia | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | A constituição da História como disciplina escolar. O ensino do tempo histórico: diacronia, sincronia e crítica à metodologia dos círculos concêntricos. Relações entre métodos historiográficos e concepções de história e metodologia de ensino. Contradições entre Materialismo Histórico-Dialético e Nova História. Estudo da História Local e o estabelecimento de relações com a história do mundo e com o presente. História dos Afro-descendentes. Processo de formação histórica do Paraná: o local, o regional e o nacional. Uso de fontes históricas como mediadores culturais: iconográficas, objetos da cultura material, fontes escritas e orais. Propostas curriculares e livros didáticos. História da Geografia como disciplina escolar. Bases para o ensino de Geografia Física e Geografia Humana: construção da linguagem. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial/ |
História da Educação II | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Estudo analítico do processo educacional nas fases moderna e contemporânea, com ênfase às organizações educacionais, às visões pedagógicas e às práticas educacionais, explicitando-as em relação aos diferentes contextos históricos. Nesse contexto focalizar os afrodescendentes e indígenas articulados aos Direitos humanos. |
Organização do Trabalho Pedagógico I | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | A Economia Política e as implicações para o sistema educacional. O Trabalho como categoria central para a produção da existência humana. O processo de produção capitalista. As mudanças de organização do processo de produção e trabalho na sociedade capitalista e as implicações para os sistemas educacionais (Taylorismo, Fordismo e Toyotismo). A natureza e a especificidade do processo de trabalho pedagógico. Questões relacionadas aos Direitos humanos. |
Psicologia da Educação II | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Fundamentos teóricos e implicações pedagógicas da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem numa perspectiva histórico-cultural. |
Didática II | 68 | Anual | 2° ano | Fundamentos filosófico-metodológicos do currículo dos primeiros anos do ensino fundamental nas Diretrizes Curriculares Nacionais e documentos oficiais da Secretaria da Educação do Estado do Paraná e do MEC e suas incidências na prática educativa. Estudo da BNCC para os Anos Iniciais e o trabalho com a Pedagogia das Competências. |
Prática de Ensino I sob forma de Estágio Supervisionado | 136 | Anual | 2° ano | Desenvolvimento de Estágio Curricular Obrigatório junto às escolas da Educação Básica, suas modalidades (EJA) e demais espaços educativos, orientado na organização do trabalho pedagógico educacional e escolar, numa perspectiva de investigação-ação que fundamenta a práxis. A práxis na escola e nas instâncias colegiadas. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial. |
Filosofia III | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Fundamentos do conhecimento, teorias da educação, necessidades naturais, necessidades históricas, necessidades sociais. Educação formal, educação informal. Teorias da educação que orientam os sistemas educacionais. Principais correntes da filosofia da educação; formas de organização política de cada momento histórico; Fundamentos do materialismo histórico; dialética materialista e idealista. |
Fundamentos Teóricos Metodológicos da Educação Infantil I | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | A história da educação da Infância e das crianças. Concepções de infância e concepções de Educação Infantil. Direitos humanos das crianças e o E.C.A. As políticas públicas de Educação Infantil. A ação docente na educação de bebês de 0 a 3 anos e na Creche frente às teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. A inter-relação entre o educar e o cuidar na Educação Infantil. As Linguagens e os movimentos na educação de bebês. Análise, intervenção e coordenação dos processos de Educação Infantil em espaços educativos. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial inclusiva. A Educação Infantil na BNCC e o trabalho com a Pedagogia das Competências. |
História da Educação III | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Discussão de perspectivas teóricas do estudo analítico da história da educação brasileira e o processo educacional com destaque nos períodos Colonial, Imperial; Primeira República e Estado Novo da República Populista, ao final do século XX. Ênfase às organizações educacionais, às visões pedagógicas e às práticas educacionais, explicitando-as em relação aos diferentes contextos sócio históricos. Destaque para as relações étnico raciais, educação contemporânea e indígenas no Brasil articulados aos Direitos humanos. |
Optativa | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | ... |
Sociologia I | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | O desenvolvimento do capitalismo e do industrialismo, como pré-requisitos para o nascimento do pensamento sociológico. Estudo dos diferentes pensamentos sociológicos clássicos, abordando contribuições e limites para análise desvelada do real: socialistas utópicos, positivistas e funcionalistas, o pensamento materialista histórico e dialético e a sociologia compreensiva. |
Alfabetização I | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | As concepções de alfabetização, letramento, escolarização e linguagem. Relações entre linguagem e escola. Fundamentos linguísticos do ensino da Língua: concepções de língua, linguagem, discurso, texto. Relações entre oralidade e escrita. Conhecimentos da ordem da escrita, seus usos e objetos, funções, discursos e lugares de produção, circulação, divulgação. Dimensão sócio-histórica da escrita, do alfabeto, da alfabetização, dos métodos de alfabetização, do letramento. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial inclusiva. |
Metodologia da Pesquisa em Educação | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | A inter-relação sujeito e objeto no processo ontológico e gnosiológico; ideologia e ciência na constituição da subjetividade; história da ciência e métodos de pesquisa; visão crítica sobre as epistemologias idealistas e positivistas; a dialética materialista e a totalidade social na pesquisa educacional. |
Organização do Trabalho Pedagógico II | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | A especificidade da gestão escolar frente à administração em geral e adm. Capitalista. A escola enquanto espaço de contradição da luta de classes. O caráter necessariamente democrático da educação que se propõe emancipadora. A organização da Escola de Educação Básica no Brasil e as instâncias de tomada de decisão coletiva (PPP, APMF, Conselho Escolar, Conselho de Classe e Grêmio Estudantil). |
Sociologia II | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | A concepção crítica da sociologia: Marx e a dialética histórico-social. A gênese das instituições: família, Estado, direito etc. A sociedade de classes e sua perpetuação nas diferentes etapas históricas e a consciência como produto social deste movimento. Os pensadores críticos da educação classista e reprodutivista: Althusser, Bourdieu e Passeron, Enguitta. Questões relacionadas aos Direitos humanos. |
Prática de Ensino II sob forma de Estágio Supervisionado | 248 | Anual | 3° ano | Desenvolvimento de Estágio Curricular Obrigatório fundamentado na Docência da Educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial inclusiva. |
Alfabetização II | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Teorias do ensino-aprendizado da língua escrita: diferentes matrizes teóricas e suas implicações pedagógicas. Os componentes linguísticos do ensino da língua: oralidade, leitura, escrita e produção de textos escritos, análise linguística. Análise linguística: apropriação do Sistema Alfabético-Ortográfico. Ensino das relações entre letras e sons e variedade linguística. Condições escolares de ensino aprendizado da língua: Diversidade de formas de operacionalização pedagógica dos conhecimentos. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial inclusiva. |
Fundamentos Teóricos Metodológicos da Educação Infantil II | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | O educar e o cuidar na Pré-Escola e na Educação Infantil. A ação docente na educação de crianças de 4 a 6 anos e na Pré-escola frente às teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. As áreas de ensino aprendizagem que compõem a elaboração do conhecimento: a arte, o jogo simbólico, o conhecimento lógico-matemático, as ciências naturais, os movimentos, as noções de história, espaço e tempo, as linguagens e suas literaturas. Análise, intervenção e coordenação dos processos de Educação Infantil em espaços educativos. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial inclusiva. |
Política Educacional I | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Organização da política educacional no contexto imperial e republicano e a proposição de reformas, culminando com a ideia de sistema articulado nas Leis 4.024/ |
Sociologia III | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | As transformações ocorridas na sociedade no século XX, no âmbito econômico, político e social e os imbricamentos deste processo para o setor educativo. Os acordos macroeconômicos, o Neoliberalismo e a educação. Estudo da articulação entre os movimentos sociais e a educação. Questões relacionadas aos Direitos humanos. |
Fundamentos Teóricos Metodológicos da Língua Portuguesa | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Fundamentos teórico-metodológicos do ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Concepções de língua, linguagem, texto e ensino da língua padrão em contexto de fronteira. Os eixos norteadores do ensino da língua portuguesa: oralidade, leitura e escrita. A função da escrita e condições de produção de texto em sala de aula considerando a perspectiva Histórico-Cultural. A literatura Infantil clássica e moderna. O trabalho com os gêneros discursivos e sua função social. A formação do leitor e formas de operacionalização pedagógica - análise linguística (discursividade, textualidade e normatividade). Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial inclusiva. A disciplina de Língua Portuguesa na BNCC e o trabalho com as Competências. |
Fundamentos Teóricos Metodológicos da Matemática | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Tendências em Educação Matemática: História da Matemática; Etnomatemática; Resolução de Problemas; Jogos; Informática; Modelagem matemática. Perspectivas psicológicas do ensino de matemática: a construção do conceito de número pela criança na perspectiva de Piaget; a passagem do perceptivo para o cultural na compreensão da matemática segundo Vigotsky. Relações dos conteúdos de matemática com as teorias de ensino e aprendizagem na educação infantil nos anos iniciais do ensino fundamental. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial inclusiva. A disciplina de Matemática na BNCC e o trabalho com as Competências. |
Fundamentos Teóricos Metodológicos das Ciências Naturais | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | A importância da terminologia científica no ensino de ciências. Diferenças entre conhecimento científico e senso comum. Cotidiano e ciência. Projetos de Ciências. O ensino de astronomia. Diferenças entre Ecologia e Educação Ambiental. Educação ambiental: História da Educação Ambiental no Brasil. Concepções de Educação ambiental: Conservadora, Pragmática, Crítica, Ecopedagogia, Marxista. A abordagem interdisciplinar no ensino de ciências. Diferenças entre interdisciplinaridade e transversalidade. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial/ |
Organização do Trabalho Pedagógico III | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | As diferentes concepções de planejamento, currículo e avaliação e suas implicações na organização do trabalho pedagógico. Cultura, currículo e conhecimento na perspectiva marxista. Políticas públicas nacionais e estaduais sobre currículo, planejamento e avaliação para a educação básica. Questões relacionadas a Gênero e Sexualidade e religiosidade. Estudo da Pedagogia das Competências e da BNCC. |
Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS | 68 | Anual | 4° ano | Retrospectiva histórica sobre os Surdos e sobre as conquistas Surdas: cultura Surda, identidade, conquistas legais em âmbito internacional e nacional; Legitimação da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) como língua oficial dos Surdos no Brasil. Movimentos Surdos e Acessibilidade; O papel do Tradutor e Intérprete da Língua de Sinais (TILS); A comunicação e inter-relação do surdo com a sociedade. |
Prática de Ensino III sob forma de estágio supervisionado | 248 | Anual | 4° ano | Desenvolvimento de Estágio Curricular Obrigatório na Educação Básica fundamentado na práxis do/ |
Trabalho de Conclusão de Curso | 136 | Anual | 4° ano | Elementos constitutivos para elaboração do projeto de pesquisa monográfica; sistematização de conhecimentos relacionados às questões educacionais e apresentação pública. |
Fundamentos Teóricos Metodológicos de Arte e Movimento | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Fundamentos e métodos da arte e do movimento na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A imaginação e a criação na idade infantil. Apreciação estética, produção artística, construção da arte como conhecimento cultural e social. Materialização Cotidiana: linguagens plásticas, corporais, musicais, literárias e cênicas. A Linguagem corporal: movimento, percepção, criatividade, expressão, imaginação e improvisação; O Movimento: identidade, autonomia, pluralidade. Articulação de trabalho em grupo: a recreação, a brincadeira, a arte e aos jogos. Manutenção e mudança nas práticas de socialização: o desenvolvimento da motricidade e artístico. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial/ |
Organização do Trabalho Pedagógico IV | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | O pedagogo unitário e a articulação do trabalho pedagógico da escola superando a fragmentação das especialidades. Dimensão histórica da formação do pedagogo no Brasil – da origem às formulações atuais. Concepções e tendências da formação e da atuação do pedagogo em face da estrutura contemporânea brasileira: A legislação brasileira concernente aos Cursos de Pedagogia. |
Política Educacional II | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Contexto histórico da construção e organização do sistema educacional de ensino paranaense. Criação e atuação dos Núcleos Regionais de Educação como articuladores da política oficial. A concepção de Estado, de governo e seus desdobramentos nas políticas educacionais nas últimas quatro décadas. Legislação, planos e programas da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria Municipal de Foz do Iguaçu e os movimentos de resistência e de proposição dos trabalhadores da educação. Política pública para Educação no Campo e Direitos Humanos. |
Educação de Jovens e Adultos | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | A Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular; os movimentos sociais, Educação Profissional e a Educação Tecnológica: Alfabetização; Políticas; história, epistemologia e possibilidades de práxis. Questões relacionadas a faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade. Adaptações curriculares para o público alvo da educação especial, Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e Direitos humanos. |
Psicologia da Educação III | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | Pressupostos teóricos do desenvolvimento psicossexual. Sexualidade e gênero na contemporaneidade. Estudo das psicopatologias no âmbito escolar. |
Trabalho e Educação | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | Trabalho e reprodução na perspectiva da ontologia do ser social de Gyorgy Lukács. As transformações do trabalho na história do século XIX, XX e XXI e as propostas socialistas de educação: politecnismo, escola unitária e trabalho como princípio educativo. A Educação entre os modelos de mercado, a emancipação humana e a educação inclusiva. |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
---|---|---|---|---|
Ana Carolina Cruz Acom | Doutorado | |||
Berenice Borssoi Juraszek | Doutorado | 55 45 35768142 | lattes.cnpq.br/2956288429037300 | |
Filipe Augusto da Veiga | Especialização | |||
Flávia Anastácio de Paula | Doutorado | 55 45 35768128 | lattes.cnpq.br/4680587764863167 | |
Joceli de Fatima Arruda Sousa | Doutorado | 55 45 35768128 | lattes.cnpq.br/4461788798381505 | |
João Jorge Correa | Pós-Doutorado | 55 45 35768128 | lattes.cnpq.br/0759673500851824 | |
Julia Malanchen | Pós-Doutorado | 55 45 35768128 | lattes.cnpq.br/2966476119132597 | |
Karine Brito dos Santos | Doutorado | |||
Lorivaldo do Nascimento | Doutorado | |||
Luciana Del Castanhel Peron da Silva | Doutorado | lattes.cnpq.br/5380611529070405 | ||
Marcelo Gomes | Doutorado | 55 45 35768128 | lattes.cnpq.br/1765128528172775 | |
Milena Costa Mascarenhas | Doutorado | |||
Rafaela Cristina Johann | Mestrado | |||
Rosane Wandscheer Bortolini | Mestrado | lattes.cnpq.br/3321718489697475 | ||
Samuel Klauck | Doutorado | 55 45 35768112 | ||
Tamara Cardoso André | Doutorado | 55 45 35768128 | ||
Vanessa Batista de Andrade | Doutorado | 55 45 35768128 | lattes.cnpq.br/8266708796400867 |
Regulamentos
Titulo | Data | Arquivo |
---|---|---|
Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso | 16/09/2021 | Resolução 189/2021-CEPE |
Regulamento de Estágio | 18/07/2019 | Resolução 134/2019-CEPE |
Projetos de Ensino
Não encontrado |
---|
Fonte: Academus; Curso FOZ0032 ; Grade 2023/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2025
Acessos: 1205325