2005 | 2008 | 2011 | 2014 | 2017 | 3 | 4 | 4 | 3 | 3 |
---|
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 229/2022-CEPE de 13/12/2022
Projeto Político-Pedagógico Resolução 229/2022-CEPE de 13/12/2022
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 200 | Anual | - | ... |
Formação Independente | 0 | Anual | - | ... |
Fundamentos da Matemática | 136 | Anual | 1° ano | Quantificadores. Dedução em Matemática. Operações Lógicas. Argumentos Válidos. Regras de Inferência. Teoria dos Conjuntos: Noção de Conjunto, Inclusão, Operações, Relações, Partições. Indução Matemática. |
Geometria Analítica | 102 | Anual | 1° ano | Vetores, Operações com Vetores, Produto Escalar, Produto Vetorial, Sistemas de Coordenadas Cartesianas, Polares. Retas e Planos. Distância. Curvas Planas e Cônicas. |
Geometria Euclidiana | 136 | Anual | 1° ano | Axiomas de Incidência e Ordem. Axiomas sobre Medição de Segmentos. Axiomas sobre Medição de ângulos. Congruência de Triângulos. O Teorema do ângulo Externo. O Axioma das Paralelas. Semelhança de Triângulos. Circunferência. Áreas. Ponto, Reto e Plano no Espaço Tridimensional. Interseção de Retas e Planos. Paralelismo e Perpendicularismo. Poliedros. Teorema de Euler. Prismas, Pirâmides, Troncos, Esferas, Cilindros e Cones. |
Informática Aplicada à Educação Matemática | 102 | Anual | 1° ano | Noções acerca das tecnologias da informação e comunicação aplicadas à Educação Matemática. Estudo de tópicos matemáticos, junto com o planejamento e a implementação de aulas, utilizando editores de texto, planilhas eletrônicas, internet e softwares matemáticos educativos que auxiliam no ensino e na aprendizagem da Matemática na atualidade. |
Matemática Básica | 136 | Anual | 1° ano | Conjuntos Numéricos. Simplificações Algébricas. Conceito de Função. Funções Lineares, Quadráticas e Modulares. Polinômios. Funções Exponenciais e Logarítmicas. Análise Combinatória. Binômio de Newton. |
Tendências em Educação Matemática | 136 | Anual | 1° ano | Discussões e reflexões acerca dos processos de ensino e aprendizagem articulados às tendências em Educação Matemática (Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, Etnomatemática, História da Matemática, Tecnologias de Informação e Comunicação, Investigação Matemática) voltadas para a Educação Básica, de modo a atender as questões socioambientais, éticas, de inclusão de minorias (afrodescentes, indígenas, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, entre outros), de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade, apresentando práticas metodológicas alternativas para o ensino de Matemática. |
Cálculo I | 136 | Anual | 2° ano | Desigualdades e Valor Absoluto. Limite e Continuidade. Derivadas. Técnicas de Derivação. Valores de Máximo e Mínimo e suas Aplicações. Integrais e Aplicações. Função Exponencial e Logarítmica. Técnicas de Integração. Integrais Impróprias. |
Desenho Geométrico | 68 | Anual | 2° ano | Construções Geométricas Elementares; Segmentos Construtíveis e Expressões Algébricas; Equivalência de Áreas; Processos Aproximados; Isometrias e Congruências; Homotetias e Semelhanças. |
Didática Aplicada ao Ensino da Matemática | 102 | Anual | 2° ano | Estudo e reflexão a respeito do processo de ensino e aprendizagem da Matemática, e estudo dos elementos constitutivos da prática pedagógica sob a perspectiva da Didática da Matemática. Opções metodológicas para o trabalho com os conteúdos estruturantes para o ensino da Matemática na Educação Básica. Organização e condução das ações educativas sobre problemáticas centrais da sociedade contemporânea. |
Laboratório de Ensino de Matemática | 68 | Anual | 2° ano | Estudo da organização dos conteúdos de Matemática, bem como análise e produção de materiais didáticos e o desenvolvimento de atividades para a sala de aula da Educação Básica. Tópicos de Educação Matemática que relacionam de maneira interdisciplinar e transversal o papel do professor, os processos de ensino e aprendizagem e de avaliação com a realidade educacional, sociocultural e ambiental contemporânea. |
Libras | 68 | Anual | 2° ano | Retrospectiva histórica sobre os Surdos, sua cultura, sua identidade, suas conquistas legais em âmbito internacional e nacional e a legitimação da Libras como língua oficial dos Surdos no Brasil. Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais. Prática inclusiva e cultura da pessoa Surda. |
Psicologia Aplicada à Educação Matemática | 68 | Anual | 2° ano | Teorias da cognição e sua relação com a sala de aula de matemática. Processos de ensino e aprendizagem articulados com as tendências pedagógicas e aplicados ao cotidiano dos professores e alunos. |
Trigonometria e Números Complexos | 68 | Anual | 2° ano | Relações no triângulo retângulo. Ciclo Trigonométrico. Funções Trigonométricas. Identidades Trigonométricas. Números Complexos (noções básicas). |
Álgebra Linear | 136 | Anual | 2° ano | Matrizes e Determinantes. Sistemas de Equações Lineares. Espaços Vetoriais. Subespaços Vetoriais. Bases e Dimensão. Transformações Lineares. Autovalores e Autovetores. Produto interno e Ortogonalização de Bases. Diagonalização de Operadores. |
Cálculo II | 136 | Anual | 3° ano | Seqüências e Séries Numéricas. Séries de Potências. Limites e Continuidade. Funções de Várias Variáveis. Quádricas. Derivadas Parciais. Derivadas Direcionais. Mudança de Coordenadas: Polares, Cilíndricas, Esféricas e Jacobiano. Integrais Múltiplas. |
Estatística | 68 | Anual | 3° ano | Estatística Descritiva. Probabilidade. Estimação de Parâmetros. Testes de Hipótese. |
Estruturas Algébricas | 136 | Anual | 3° ano | Tópicos em Teoria dos Números. Relações. Aplicações. Operações. Grupos. Anéis. Ideais. Corpos. Anéis de Polinômios. |
Estágio Supervisionado I | 204 | Anual | 3° ano | Análise, discussão e reflexão do sistema escolar da Educação Básica. Realização de estágio na forma de observação, participação e regência, de modo a desenvolver ações que valorizem o trabalho coletivo, realizem atividades de planejamento e atendam o projeto pedagógico da escola. Observação e participação no 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Elaboração e execução de planos de trabalho docente no 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, e a implementação de projetos visando à interdisciplinaridade e multidisciplinaridade tendo como foco norteador a disciplina de Matemática. |
Introdução ao Trabalho Científico | 68 | Anual | 3° ano | Estudar diferentes tipos de pesquisas e textos acadêmicos para conhecer seus elementos e sua metodologia científica. Estudar as normas da ABNT para trabalhos científicos. Elaborar projetos de pesquisa, podendo estes serem desenvolvidos na modalidade de Monografia nas áreas de Educação Matemática, Matemática ou outras, desde que estejam relacionados com a Licenciatura em Matemática. |
Optativa | 68 | Anual | 3° ano | ... |
Políticas Educacionais | 68 | Anual | 3° ano | Estudo das políticas públicas e de gestão da educação brasileira, sua história, fundamentos e metodologias, compreendendo a estrutura do sistema educacional e o papel dos seus agentes, considerando as leis e legislações atuais, a educação ambiental, a educação especial e inclusiva, os direitos humanos e educacionais, a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa e de faixa geracional. |
Análise Real | 136 | Anual | 4° ano | Conjuntos Enumeráveis. Números Reais. Seqüências e séries de números Reais. Topologia da Reta. Limites de Funções. Continuidade. Derivadas. Integral de Riemann. Teorema Fundamental do Cálculo. |
Cálculo III | 136 | Anual | 4° ano | Cálculo Vetorial: Funções Vetoriais, Derivadas, Integrais, Campos, Divergente, Rotacional. Teoremas de Green, Gauss e Stokes. Equações Diferenciais de Ordem “n”, Homogêneas e Não Homogêneas. |
Estágio Supervisionado II | 204 | Anual | 4° ano | Análise, discussão e reflexão dos elementos constitutivos do sistema escolar do Ensino Médio. Realização de estágio na forma de observação, participação e regência, de modo a desenvolver ações que valorizem o trabalho coletivo, realizem atividades de planejamento e atendam o projeto pedagógico da escola. Implementação de projetos visando à interdisciplinaridade e multidisciplinaridade tendo como foco norteador os conteúdos estruturantes de Matemática para o Ensino Médio. |
Física | 136 | Anual | 4° ano | Mecânica, Ondulatória, Termodinâmica, Eletromagnetismo, Ótica, Física Moderna e atividades práticas, incluindo a construção de materiais didáticos para auxiliar na visualização e compreensão dos conceitos de Física no processo de ensino e aprendizagem. |
História e Filosofia da Matemática | 102 | Anual | 4° ano | Estudo da História e Filosofia da Matemática a partir de concepções, teorias e ideias de diferentes contextos socioculturais, dos primórdios da humanidade à contemporaneidade, compreendendo os antigos, os medievais, os modernos e os atuais temas matemáticos, as produções científicas, as personalidades, as crises e as correntes histórico-filosóficas. Tópicos sobre o uso da História e Filosofia da Matemática aplicada à Educação Matemática. |
Monografia | 68 | Anual | 4° ano | Apresentação, discussão e implementação de pesquisas referentes a projetos científicos elaborados na área de concentração em Educação Matemática, Matemática e suas aplicações ou ensino e aprendizagem da Matemática e seus fundamentos pedagógicos, históricos, filosóficos, epistemológicos, cognitivos e sociológicos, de maneira a cumprir o desenvolvimento do trabalho na modalidade de monografia. |
Métodos Numéricos | 68 | Anual | 4° ano | Teoria dos Erros. Resolução de Equações Algébricas e Transcendentes. Resolução de Sistemas de Equações Lineares e Não Lineares. Integração Numérica. Interpolação. Ajuste de Curvas. Noções sobre resolução numérica de equações diferenciais. Utilização de computador ou calculadora como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem da matemática. |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
---|---|---|---|---|
Carlos dos Santos | Mestrado | 55 45 35768152 | lattes.cnpq.br/2402007695121599 | |
Claiton Petris Massarolo | Doutorado | 55 45 35768152 | lattes.cnpq.br/7988128497801929 | |
Emerson Lazzarotto | Doutorado | 55 45 35768152 | lattes.cnpq.br/6092096824405681 | |
Emidio Santos Portilho Junior | Doutorado | lattes.cnpq.br/1186170234447332 | ||
Fernando Mucio Bando | Doutorado | lattes.cnpq.br/5793001633161555 | ||
Filipe Augusto da Veiga | Especialização | |||
Katiani Pereira da Conceição | Doutorado | lattes.cnpq.br/1554427612484722 | ||
Kelly Roberta Mazzutti Lübeck | Doutorado | 55 45 35768806 | lattes.cnpq.br/0566437269280224 | |
Luciana Del Castanhel Peron da Silva | Doutorado | lattes.cnpq.br/5380611529070405 | ||
Luciano Panek | Doutorado | 55 45 35768299 | ||
Nayene Michele Paião Panek | Doutorado | lattes.cnpq.br/0990388346952196 | ||
Reginaldo Aparecido Zara | Pós-Doutorado | 55 45 35768188 | ||
Renata Camacho Bezerra | Doutorado | lattes.cnpq.br/3960357191532853 | ||
Rian Lopes de Lima | Doutorado | lattes.cnpq.br/1849436562055789 | ||
Richael Silva Caetano | Doutorado | lattes.cnpq.br/5673369246033582 | ||
Susimeire Vivien Rosotti de Andrade | Doutorado | 55 45 35768152 | lattes.cnpq.br/7645006700133174 | |
Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus | Doutorado | lattes.cnpq.br/4002703346200955 |
Regulamentos
Titulo | Data | Arquivo |
---|---|---|
Regulamento de Monografia | 14/05/2013 | Resolução 097/2009-CEPE |
Regulamento de Estágio | 16/08/2018 | Resolução 141/2018-CEPE |
Projetos de Ensino
Não encontrado |
---|
Fonte: Academus; Curso FOZ0031 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2025
Acessos: 1199593