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Campus de Foz do Iguaçu - Cursos

Curso Carga Horária Total (horas) Tipo de Formação Turno Duração Informações sobre o curso
Pró-Reitoria Saiba mais
Administração 3166 Bacharelado Noturno 4 anos
Ciência da Computação 3260 Bacharelado Integral 4 anos
Ciências Contábeis 3040 Bacharelado Noturno 4 anos
Direito 3825 Bacharelado Noturno 5 anos
Enfermagem 4964 Bacharelado e Licenciatura Integral 5 anos
Engenharia Elétrica 3997 Bacharelado Integral 5 anos
Engenharia Mecânica 4215 Bacharelado Integral 5 anos
Hotelaria 2855 Bacharelado Matutino 4 anos
Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola e Respectivas Literaturas 3247 Licenciatura Noturno 4 anos
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas 3247 Licenciatura Noturno 4 anos
Matemática 3260 Licenciatura Matutino 4 anos
Pedagogia 3248 Licenciatura Noturno 4 anos
Turismo 2896 Bacharelado Noturno 4 anos

Hotelaria

Campus: Campus de Foz do Iguaçu Centro: Centro de Ciências Sociais Aplicadas Turno: Matutino Duração Mínima: 4 anos Duração Máxima: 8 anos Formação: Bacharel em Hotelaria Tipo de Formação: Bacharelado Habilitação/Ênfase: Oferta: presencial
O Curso
Implantado no ano de 1995.
Perfil do Profissional A graduação em Hotelaria tem como objetivo qualificar profissionais para o setor hoteleiro nacional e internacional. O curso enfatiza a formação do futuro gestor de empresas que atuam com hospedagem, tais como: hotéis, resorts, cruzeiros, hotelaria hospitalar, restaurantes, bares e similares, empresas de organização, gestão e espaços de eventos, empresas de lazer e entretenimento.
Campo de Atuação Capacitado para atuar em um mundo com a economia globalizada. Deve ainda focar suas habilidades e competências para atuar com a gestão de pessoas, visando alcançar resultados dentro dos preceitos modernos de gestão.
Situação Legal Reconhecimento renovado - Portaria/SETI - 141 Diário Oficial do Estado - 26/10/2022
Coordenação
Claudio Alexandre de Souza
Email: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: 45 35768187

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 234/2022-CEPE de 16/11/2023

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Espanhol Técnico I68Anual1º ano Fonética e fonologia do espanhol: práticas de compreensão e produção oral. Vocabulário vinculado aos meios de hospedagem, hospitalidade e restauração. O uso do idioma espanhol nos meios de hospedagem: comunicação básica. 
Fundamentos da Gastronomia102Anual1º ano Preservação da História e da Cultura Gastronômica. A Evolução da Gastronomia no Mundo. A influência das culturas na culinária. História e Tipologia na Restauração. A comida nos grandes centros urbanos. Diferentes Tipos de Culinária no Mundo. A Influência da Miscigenação na Culinária Nacional. A comida regional rural. Etiqueta e rouparia. Preservação na cultura gastronômica. Gastronomia como atrativo turístico. 
Inglês Técnico I68Anual1º ano A língua inglesa no mundo e no cenário da indústria Hoteleira: aspectos linguístico-culturais. A comunicação em língua inglesa nos diversos setores da infraestrutura dos hotéis: desenvolvimento da compreensão oral e escrita. Desenvolvimento de habilidades de leitura e produção escrita em língua inglesa de textos de gêneros diversos em circulação no contexto da Hotelaria e Turismo. 
Lazer e Recreação em Meios de Hospedagem e Similares68Anual1º ano Recreação e animação quanto a seus conceitos, funções, classificações, valores, preconceitos, segmentação e interação social tendo como uma abordagem multidisciplinar. O duplo sentido educativo no lazer: a educação pelo e para o lazer. O profissional do lazer/recreação enquanto educador/animador e o mercado de trabalho existente e emergente. As heranças culturais, brincadeiras tradicionais e os vínculos com o avanço tecnológico da diversão. Técnicas de animação. Análise da importância das ações relacionadas ao lazer e a recreação. Estrutura, organização e serviços re-lacionados à animação aplicada a meios de hospedagem e restauração, Jogos e ati-vidades aquáticas, de salão e ao ar livre. Animação em datas e festas típicas. 
Língua Portuguesa102Anual1º ano Redação de textos técnicos. Teoria da comunicação: conceito e evolução. Comunica-ção Humana: processo, aspectos sociais, psicológicos. Elementos básicos, identificação, propriedades, funções. Comunicação interpessoal: objetivo, dinâmica, fatores influentes. Semiologia: conceito, signo: definição, classificação. Processos simbólicos, mecanismos e usos. Teoria dos sistemas: conceito e evolução. Aproveitamento pleno da leitura e produção competente do texto. Estrutura da frase: parágrafo, redação. 
Metodologia Cientifica Aplicada à Hotelaria68Anual1º ano Aspectos éticos da pesquisa. Redação científica, normas da ABNT. O método científico. Etapas preliminares: delimitação e definição do tema, formulação do problema. Identificação das variáveis de pesquisa, hipóteses e elaboração de objetivos. Revisão de literatura. Pesquisa bibliográfica e informatizada. Técnicas e coleta de dados. Resumo, resenha, projetos de relatórios de pesquisa: função, elaboração e aplicação na área da hotelaria. 
Operacionalização da Hotelaria68Anual1º ano Conceituação dos serviços de recepção. Estrutura organizacional. Interdependência departamental. Portaria social e de serviços. Sistemas e serviços de telefonia. Reservas. Sistemas e fluxo de informações e de controle da recepção. Aspectos ligados a EMBRATUR, Classificação Hoteleira, ABIH e Sindicatos. 
Planejamento e Organização de Eventos68Anual1º ano Tipologia de eventos – dinâmica e características de cada um deles. Legislação Brasileira sobre a Organização de Eventos. Estudo das técnicas de planejamento, organização e operacionalização de eventos. Cerimonial Público e Empresarial na Organização de Eventos. Cerimonial para executivos, incluindo observações sobre hábitos e costumes de outros países. Associações de classe do setor de eventos. Criação, gestão e operação de organizações do terceiro setor que atuam em eventos como um Convention &> Visitor Bureaux. Análise da importância da organização de eventos para a hotelaria e restauração, posicionando-os como opção viável para a complementaridade de serviços, na diversificação de atrativos, na captação de recur-sos e na reorientação da sazonalidade. Como e porque implantar PEGE (Programa Estratégico de Gestão de Eventos). 
Teoria Geral da Administração dos Meios de Hospedagem68Anual1º ano Administração e funções da empresa nos meios de hospedagem, serviços de alimentação, eventos e outros. As funções do processo administrativo: planejamento, organização, direção e controle. Marketing. Novas tendências. 
Teoria Geral do Turismo e Hotelaria102Anual1º ano Identificar os meios que dimensionam o Turismo e sua Teoria. O sistema turístico e as relações de dependências e sua articulação lógica. Aspectos históricos e sociais das viagens, do turismo e da hotelaria que contribuíram com a expansão das atividades atuais no mundo e no Brasil. Relacionar o Turismo e a Hotelaria, fazendo com que o aluno entenda a interdependência destas áreas do conhecimento. A hotelaria como infraestrutura essencial para o desenvolvimento turístico. Os diferentes tipos de turismo, turistas e de estabelecimentos hoteleiros. O espaço turístico e a atividade hoteleira como meios de garantir o desenvolvimento local. Sustentabilidade econômica, ambiental e sociocultural. Tipologia de hotéis. 
Alimentos e Bebidas I68Anual2º ano Conceituação da nutrição e dietética. Necessidades nutricionais: hábitos e preferências. Valor nutritivo dos alimentos. A Pirâmide Alimentar. Aplicação da nutrição e dietética na restauração. Alimentos: Caracteres organolépticos, seleção conservação, utilização e manuseio. Condições sanitárias dos alimentos. Bebidas: classificação, processo de fabricação e serviço. Outras opções de alimentação. Aspectos toxicológicos dos alimentos. Dietas especiais: para melhor idade, público infantil, clientes de spas, pacientes de hotéis-hospitais, entre outros. 
Comunicação Empresarial68Anual2º ano A importância da comunicação. Formas de comunicação (oral e escrita). Auto e heteropercepção. Comunicação e linguagem. Barreiras da comunicação. Importância da comunicação não-verbal. Utilização de métodos para leitura de manuais, normas e procedimentos. Redação empresarial (produção de textos oficiais/comerciais, além dos modelos). Produção de textos nos aplicativos do ambiente windows. Oratória (apresentação em público / argumentação como base nas relações interpessoais). Conceitos e técnicas de relações púbicas. A atuação das relações públicas em Hotelaria e Turismo. Relações públicas governamentais. 
Controles em Meios de Hospedagem68Anual2º ano Estudos das necessidades e dos métodos de acompanhamento e controle dos fluxos operacionais, patrimoniais e financeiros em hotéis, restaurantes e bares. Fluxos de caixa. Formação de preços. Almoxarifado. Compras. 
Espanhol Técnico II68Anual2º ano Otimização de competências linguísticas voltadas à comunicação nos meios de hospedagem, hospitalidade e restauração. Compreensão, interpretação e tradução de textos de gêneros diversos no contexto da hotelaria. Práticas de comunicação oral e escrita em língua espanhola. 
Geografia68Anual2º ano A geografia e as ciências humanas associadas ao espaço econômico. O conhecimento da cartografia e o seu uso direcionado ao serviço do turismo e hotelaria. A análise do espaço turístico e do planejamento. O espaço geográfico aliado ao conforto ambiental, com destaque aos aspectos físicos e econômicos relacionados à instalação hoteleira. 
Hospedagem I102Anual2º ano A inter-relação da governança com os demais departamentos do hotel. Reconhecimento e manipulação de equipamentos e utensílios do setor de governança. Postura, comportamentos e indumentárias no setor de governança. Procedimentos rotineiros de atendimento aos hóspedes do setor de governança. Decoração e arrumação. Administração das roupas e da lavanderia interna e para hóspedes. 
Inglês Técnico II68Anual2º ano Aperfeiçoamento de competências linguísticas voltadas às funções comunicativas aplicadas aos diversos setores da infraestrutura hoteleira (reservas, recepção de visitantes, descrição de facilidades e infraestrutura hoteleira, atendimento nas dependências do hotel, informações turísticas e atendimento básico ao hóspede). Tradução do/para o inglês de textos de gêneros diversos em circulação no contexto da Hotelaria e Turismo. 
Matemática Básica e Financeira68Anual2º ano Conceitos matemáticos básicos aplicados ao cálculo financeiro. Estudo de conceitos e técnicas de cálculos de: Capitalização Simples; Capitalização Composta; Descontos; Rendas; Empréstimos e Amortizações; Depreciação; Câmbio; Inflação e Correção Monetária, para auxiliar na tomada de decisões em operações financeiras em meios de hospedagem. Introdução à Análise de Investimentos. Uso da calculadora HP-12C. Elaboração e utilização de planilhas eletrônicas. 
Optativa34Semestral2º ano ...
Socioantropologia da Hospitalidade68Anual2º ano Referências analíticas da sociologia e de antropologia para compreensão das práticas à hotelaria, como aquelas ligadas, ao lazer e ao turismo. Favorecer um quadro conceitual que possibilite pensar a hotelaria como parte de algumas expressões da cultura contemporânea. A hospitalidade como um princípio das relações humanas. A recepção, a hospedagem, a alimentação e o entretenimento do hóspede analisados do ponto de vista dos atores sociais envolvidos e das perspectivas assumas por diferentes grupos humanos. Relações étnico-racionais. Estudo de texto s sociológicos e antropológicos sobre a hospitalidade humana, analisando criticamente as posturas ideológicas e as praxes administrativas dos meios hoteleiros e extra hoteleiros. 
Tecnologia de Alimentos & Bebidas102Anual2º ano Procedimentos de mise-en-place e normas de padronização no preparo de caldos, fundos e molhos de base. Cortes padronizados de vegetais, carnes, aves, peixes e frutos do mar. Métodos de cocção e massa base. Reconhecer os diversos tipos de bebidas, sua fabricação e associação com os alimentos. Elaboração de fichas técnicas e operacionais. 
Alimentos e Bebidas II51Semestral3º ano Noções de microbiologia de alimentos. As formas de contaminação alimentar, transmissão e prevenção de doenças (DVA´s). O manipulador de alimentos. Fundamentos da manipulação, higiene básica, hábitos e funções. A organização básica de toda a área de produção de alimentos, dentro das normas técnicas das legislações mais atuais. Os equipamentos e utensílios operacionais, seu layout, funções e higienização adequada. A higiene e o armazenamento da matéria-prima utilizada para elaboração dos alimentos e seus métodos de conservação. Elaboração do check list total da produção. 
Aspectos Jurídicos Aplicados aos Meios de Hospedagem34Semestral3º ano As noções introdutórias ao Direito - norma jurídica, fontes do direito, a formação da lei e sua aplicação; as normas constitucionais aplicáveis à hotelaria; o Direito Civil aplicável à área; as normas de fiscalização sanitária para abertura e funcionamento dos meios de hospedagem; o Direito Tributário - tributos e aspectos relevantes da tributação aplicável à hotelaria; as normas trabalhistas; Direito do Consumidor; Legislação Turística. Relações étnico raciais. 
Estatística Descritiva Aplicada à Hotelaria51Semestral3º ano Modelos estatísticos. Análise de problema. Razão e proporção. Porcentagem. Amostragem. Distribuição de frequências. Medidas de dispersão. Regressão pelo método dos mínimos quadrados. Séries Estatísticas. Coleta de Dados. Ajuste de Dados para a Análise Estatística. Medidas estatísticas. Representações Gráficas. Sistemas e processos de obtenção, organização e análise de dados sobre produtos e mercados hoteleiros. Obter resultados sobre populações a partir de amostras; organizar, descrever, analisar e interpretar os dados experimentais. 
Estágio Supervisionado340Semestral3º ano Atuação in loco do discente nos diferentes cenários da prática profissional, nas áreas de Hospedagem, Alimentos &> Bebidas e Administrativo e seus setores. Realizar tarefas operacionais, táticas e estratégicas, de forma a consolidar os conhecimentos teóricos/práticos adquiridos, e a exercitar competências e habilidades com foco em: tomada de decisões, administração, produção e gerenciamento dos meios de hospedagem. Desenvolvimento de relatório final em sua visão de autoavaliação, e análise crítica das atividades exercidas com orientação e supervisão no ambiente de estágio. 
Hospedagem II51Semestral3º ano Conceitos básicos de manutenção e engenharia de manutenção. Administração e controle patrimonial. Estrutura, organização e procedimentos para execução, conservação e manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e instalações internas e externas. Contratação de serviços de manutenção. Padrões de trabalho em locais que afetam hóspedes e pessoal interno. 
Iniciação Científica34Semestral3º ano Elaboração de trabalhos científicos: Artigo. Estrutura do artigo científico: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Redação de artigo científico. Apresentação de artigo científico: técnicas de apresentação. 
Planejamento Físico Hoteleiro51Semestral3º ano Análise espacial, leitura e interpretação de plantas e áreas hoteleiras. Planejamento estrutural e funcional e das instalações físicas. Planejamento dos equipamentos e utensílios para a prestação de serviços na área de meios de hospedagem. Funcionalidade das instalações e aparências estética. Design de meios de hospedagem. Necessidades e exigências do mercado. Análise de projetos de meios de hospedagem, revisão quanto as instalações e equipamentos da portaria e salões; balcão da portaria, sala de jogos e das crianças; instalações e equipamentos dos andares; lojas e outros estabelecimentos; instalações técnicas, entre outros. Os diversos fluxos internos. Implantação e instalação de equipamentos nos diversos setores. 
Psicologia das Organizações da Hospitalidade34Semestral3º ano Esta disciplina abordará três aspectos sendo o primeiro, a própria psicologia como ciência abrangendo as teorias da motivação: teoria behaviorista, teoria cognitivista, teoria psicanalítica e teoria humanista. A partir deste ponto analisaremos o perfil do consumidor, nos aspectos como, personalidade, autoconceito, atitudes, aprendizagem, o consumidor na sociedade - "quem são os grupos de referência e os líderes de opinião?", o consumidor no processo da compra e o consumidor internacional. Encerraremos com a psicologia e comportamento organizacional. Correntes teóricas sobre o comportamento, motivação, relações interpessoais; relações entre stress e trabalho; competência humana como fator fundamental nos processos grupais e de liderança. Seleçao de pessoal. Treinamento. 
Segurança do Trabalho e Patrimonial nos Meios de Hospedagem e Similares51Semestral3º ano Estrutura, organização e procedimentos de segurança do trabalho interna e externa. Higiene e segurança no trabalho. Prevenção de acidentes. Primeiros socorros. A ergonometria aplicada à hotelaria. Estrutura, organização, procedimentos e fluxos de segurança patrimonial interna e externa. Administração e controle patrimonial. 
Tecnologia da Informação nos Meios de Hospedagem34Semestral3º ano A internet e a nova economia. Perfil do internauta brasileiro. Cuidados e práticas de E-Commerce. Aplicação de ferramentas de marketing digital para a otimização de e-commerce. Serviços de hosting para o E-commerce. Fatores geradores de negócios na web. Tecnologias disponíveis. Modelos de negócios online. Portais e parcerias. Segurança de transações. A internet apoiando o marketing direto. Evolução da tecnologia/softwares: CRS, GDS e Internet. Canais de distribuição, OTA (online travel agency), vantagens e desvantagens. Influência das mídias sociais para as reservas no hotel. A utilização de dispositivos móveis e a geolocalização como benefícios para o hotel. Revenue Management. 
Técnicas de Elaboração de Cardápios34Semestral3º ano Tipologia da restauração. Tendência do setor. Planejamento e elaboração de cardápios. Ficha técnica e preço de venda. Planejamento, organização, produção, serviço, execução e avaliação de eventos no setor de alimentos e bebidas. Fatores determinantes de um cardápio. Composição de diferentes tipos de cardápio. Estudos das necessidades e dos métodos de acompanhamento e controle de fluxos operacionais, patrimoniais e financeiros em hotéis, restaurantes e bares. 
Alimentos e Bebidas III68Anual4º ano Origem e história dos bares. Tipos de bares. Utensílios e mobiliário. Classificação das bebidas; prática básica de serviços de bebidas. O perfil do barman. Administração e controle do setor de bares. A evolução da cozinha através da história. Tipos de cozinhas e suas funções. Equipamentos e utensílios. A brigada de cozinha e suas funções. Etiqueta profissional. Departamento de A&>B; definições de serviços, pontos chaves e roteiro do responsável de A&>B; custos: parâmetros ideais "prime cost", margem bruta. Controladoria: Ficha técnica, compras/almoxarifado; cotações, prazos; Rotatividade; Recebimento e armazenamento de mercadorias; Engenharia de Cardápio: Planejamento e organização de cardápios: Composição de buffet; Sugestão do dia. 
Alimentos e Bebidas IV102Anual4º ano Gastronomia internacional, bebidas, drinks, técnicas de elaboração, novas tendências e alimentações especiais. 
Empreendedorismo, Qualidade e Inovação68Anual4º ano A importância da iniciativa empresarial no desenvolvimento econômico. O conceito de empreendedorismo. A inovação e o espírito empreendedor. A criatividade na inovação do processo empreendedor. As oportunidades e os riscos. As frequentes armadilhas na iniciativa empresarial. A dinâmica atual do conhecimento científico-tecnológico na iniciativa empresarial. A necessidade de conhecimento científico e tecnológico na capacitação empresarial. O processo empreendedor. Tipos de empreendimentos. A gestão das micro e pequenas empresas. Suporte mercadológico, financeiro, pessoal e legal para a abertura e o desenvolvimento de um negócio. As possibilidades de sucesso e de fracasso. O plano de negócios. Gestão da qualidade. Prêmios de qualidade. Certificação de empresas. inovação na Hotelaria. 
Gestão Sócio Ambiental68Anual4º ano Aplicação da NBR 15401 de sustentabilidade para os meios de hospedagem. Motivações para implementação de ações socioambientais em organizações privadas. Histórico e conceituação de responsabilidade sócio ambiental - RSE. Histórico e conceituação de gestão ambiental. Sistema de produção mais limpa. Gerenciamento de recursos e gestão de resíduos. Implementação de RSE e gestão ambiental em meios de hospedagem. Certificações, selos e rotulagens ambientais aplicadas a hotelaria. Análise do ciclo de vidas. Gestão da sustentabilidade. Indicadores de sustentabilidade na hotelaria.Documentos da ONU para gestão sustentável de organizações privadas: Metas do Milênio; Carta da terra; Declaração Universal dos Direitos Humanos; Pacto Global, etc. 
Gestão de Pessoas68Anual4º ano O contexto histórico da Gestão de Pessoal. Política de recursos humanos das empresas de meios de hospedagem. Métodos e técnicas utilizadas em gestão de seres humanos. Postura e ética profissional. Análise, descrição e novos paradigmas de cargos e salários. Planos de trabalho e escalas. Gestão por Competências. O futuro da gestão de recursos humanos. Desafios da gestão de pessoal em organizações hoteleiras. Processo de desenvolvimento de equipes de alta performance. Consultoria Interna. Cenários futuros. 
Hospedagem III68Anual4º ano Diferentes tipos de habilidades e suas efetivas aplicações no setor de hotelaria. Níveis de gestão. Discussão entre o líder e o chefe. Orientação sobre as habilidades pessoais e profissionais e como aplicá-las em ambientes organizacionais. Reflexão sobre sua maneira de agir, reagir e pró-agir, aumentando sua capacidade de resolvar problemas em diversas e distintas situações em ambientes profissionais e pessoais. Reflexão sobre seus comportamentos, atitudes e posturas, como fator de sucesso. A classificação hoteleira e a qualidade. 
Hotelaria Hospitalar34Semestral4º ano Conceito de hospitalidade. A etimologia da palavra hospital. Os serviços hospitalares. O negócio da saúde curativa. Os departamentos do hospital. Insumos e informações hospitalares. A estrutura organizacional do hospital. As interfaces entre a hotelaria e os serviços da saúde.  
Marketing e Vendas na Hotelaria68Anual4º ano Estudo do Marketing em hotéis envolvendo produtos/serviços e mercado, estratégia de fidelização de clientes, pesquisa de mercado, enfatizando sua importância no sistema hoteleiro. Administração de marketing. Planejamento e principais etapas do ciclo de vendas. Identificação, quantificação e qualificação, planejamento, aproximação, apresentação, objeções e fechamento. Vendas para clientes corporativos: identificação dos papéis de compra. Administração de vendas. Metas de vendas. A estrutura organizacional de vendas. Recrutamento e seleção, treinamento, compensação e motivação. Automação de equipes de vendas. Controles gerenciais. Análise e controle de mix de clientes, produtos e territórios. Estudos e medidas que possam determinar a estratégia de lançamento, sustentação, relançamento de produtos e serviços de meios de hospedagem e restauração no mercado. 
Projetos Voltados para Meios de Hospedagem68Anual4º ano As etapas de um projeto. O estudo de mercado. Localização e capacidade produtiva do empreendimento. Fatores importantes da localização. Aspectos tecnológicos do projeto. A análise financeira: custos e receitas. Projeção de resultados. Investimentos e financiamentos. O processo de tomada de decisão. 
Trabalho de Conclusão de Curso68Anual4º ano Trabalho de Conclusão de Curso: conceito e características. Elaboração de Projeto de Pesquisa para o TCC. Construção de um trabalho de formação profissional, interdisciplinar, voltado para as experiências acumuladas durante o estágio supervisionado e aproveitando as diversas disciplinas do curso. Redação do TCC. Apresentação do TCC. Ao final o trabalho deverá ser apresentado frente a uma banca examinadora. 

Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Carlos dos SantosMestrado55 45 35768152Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/2402007695121599
Claudio Alexandre de SouzaPós-Doutorado55 45 35768187Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/0356316368021912
Eurídice Ribeiro de AlencastroDoutorado55 45 35768140Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/5515000046543983
Francieli BoariaMestradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/3198405836386437
Francielle Rodrigues do Nascimento Voltarelli de FreitasMestradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/1445002042814986
Isis Ribeiro BergerDoutorado55 45 35768112Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Jair KotzDoutorado55 45 35768122Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Karine Brito dos SantosDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Lavínia Raquel Martins de MartinsDoutorado55 45 35768140Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Marcia Cristine AgustiniDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Mariana Girata FrancisDoutorado55 45 35768128Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/1636942300806851
Mauro José Ferreira CuryPós-Doutorado55 45 35768140Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Nathan Marques OliveiraMestradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/7253765669118266
Nândri Cândida StrassburgerDoutorado55 45 35768100Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/6182593400671000
Orlando Catarino da SilvaDoutorado55 45 35768152Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/8119955193610891
Rita de Cássia FagundesDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/3053236118254353
Samanta Gallo CabralDoutorado55 45 35768148Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/6544684646374704
Sandra TornieriMestrado55 45 35768100Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/3611932129210071
Thiago Benitez de MeloDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Estágio18/10/2018Resolução 207/2018-CEPE
Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso13/12/2022Resolução 243/2022-CEPE

Projetos de Ensino
Não encontrado


Fonte: Academus; Curso FOZ0034 ; Grade 2014/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2024



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