Image

Campus de Foz do Iguaçu - Cursos

Matemática

Campus: Campus de Foz do Iguaçu Centro: Centro de Engenharias e Ciências Exatas Turno: Matutino Duração Mínima: 4 anos Duração Máxima: 7 anos Formação: Licenciado em Matemática Tipo de Formação: Licenciatura Habilitação/Ênfase: Oferta: presencial
O Curso
Implantado no ano de 1998.
Perfil do Profissional O graduado em Matemática deve desenvolver em seus alunos a capacidade social de comunicar-se matematicamente, favorecendo a utilização dos conhecimentos matemáticos para a compreensão consciente do mundo circundante, para que eles percebam que esta é uma ciência resultante de uma ação social, que é dinâmica e criativa. Campo de Atuação O licenciado em Matemática é autônomo, reflexivo, crítico, colaborador, investigador, enfim, possui múltiplas facetas e potencialidades e, ao final do curso, o graduado tem plenas condições de realizar um aprofundamento de seus conhecimentos por meio de cursos de pós-graduação, lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado). Situação Legal Reconhecimento renovado - Portaria/SETI - 157 Diário Oficial do Estado - 24/07/2020

Coordenação
Susimeire Vivien Rosotti de Andrade
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 45 35768152


Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
20052008201120142017
34433

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 229/2022-CEPE de 13/12/2022

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Fundamentos da Matemática136Anual1° ano Quantificadores. Dedução em Matemática. Operações Lógicas. Argumentos Válidos. Regras de Inferência. Teoria dos Conjuntos: Noção de Conjunto, Inclusão, Operações, Relações, Partições. Indução Matemática. 
Geometria Analítica102Anual1° ano Vetores, Operações com Vetores, Produto Escalar, Produto Vetorial, Sistemas de Coordenadas Cartesianas, Polares. Retas e Planos. Distância. Curvas Planas e Cônicas. 
Geometria Euclidiana136Anual1° ano Axiomas de Incidência e Ordem. Axiomas sobre Medição de Segmentos. Axiomas sobre Medição de ângulos. Congruência de Triângulos. O Teorema do ângulo Externo. O Axioma das Paralelas. Semelhança de Triângulos. Circunferência. Áreas. Ponto, Reto e Plano no Espaço Tridimensional. Interseção de Retas e Planos. Paralelismo e Perpendicularismo. Poliedros. Teorema de Euler. Prismas, Pirâmides, Troncos, Esferas, Cilindros e Cones. 
Informática Aplicada à Educação Matemática102Anual1° ano Noções acerca das tecnologias da informação e comunicação aplicadas à Educação Matemática. Estudo de tópicos matemáticos, junto com o planejamento e a implementação de aulas, utilizando editores de texto, planilhas eletrônicas, internet e softwares matemáticos educativos que auxiliam no ensino e na aprendizagem da Matemática na atualidade. 
Matemática Básica136Anual1° ano Conjuntos Numéricos. Simplificações Algébricas. Conceito de Função. Funções Lineares, Quadráticas e Modulares. Polinômios. Funções Exponenciais e Logarítmicas. Análise Combinatória. Binômio de Newton. 
Tendências em Educação Matemática136Anual1° ano Discussões e reflexões acerca dos processos de ensino e aprendizagem articulados às tendências em Educação Matemática (Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, Etnomatemática, História da Matemática, Tecnologias de Informação e Comunicação, Investigação Matemática) voltadas para a Educação Básica, de modo a atender as questões socioambientais, éticas, de inclusão de minorias (afrodescentes, indígenas, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, entre outros), de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade, apresentando práticas metodológicas alternativas para o ensino de Matemática.  
Cálculo I136Anual2° ano Desigualdades e Valor Absoluto. Limite e Continuidade. Derivadas. Técnicas de Derivação. Valores de Máximo e Mínimo e suas Aplicações. Integrais e Aplicações. Função Exponencial e Logarítmica. Técnicas de Integração. Integrais Impróprias. 
Desenho Geométrico68Anual2° ano Construções Geométricas Elementares; Segmentos Construtíveis e Expressões Algébricas; Equivalência de Áreas; Processos Aproximados; Isometrias e Congruências; Homotetias e Semelhanças. 
Didática Aplicada ao Ensino da Matemática102Anual2° ano Estudo e reflexão a respeito do processo de ensino e aprendizagem da Matemática, e estudo dos elementos constitutivos da prática pedagógica sob a perspectiva da Didática da Matemática. Opções metodológicas para o trabalho com os conteúdos estruturantes para o ensino da Matemática na Educação Básica. Organização e condução das ações educativas sobre problemáticas centrais da sociedade contemporânea.  
Laboratório de Ensino de Matemática68Anual2° ano Estudo da organização dos conteúdos de Matemática, bem como análise e produção de materiais didáticos e o desenvolvimento de atividades para a sala de aula da Educação Básica. Tópicos de Educação Matemática que relacionam de maneira interdisciplinar e transversal o papel do professor, os processos de ensino e aprendizagem e de avaliação com a realidade educacional, sociocultural e ambiental contemporânea. 
Libras68Anual2° ano Retrospectiva histórica sobre os Surdos, sua cultura, sua identidade, suas conquistas legais em âmbito internacional e nacional e a legitimação da Libras como língua oficial dos Surdos no Brasil. Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais. Prática inclusiva e cultura da pessoa Surda. 
Psicologia Aplicada à Educação Matemática68Anual2° ano Teorias da cognição e sua relação com a sala de aula de matemática. Processos de ensino e aprendizagem articulados com as tendências pedagógicas e aplicados ao cotidiano dos professores e alunos. 
Trigonometria e Números Complexos68Anual2° ano Relações no triângulo retângulo. Ciclo Trigonométrico. Funções Trigonométricas. Identidades Trigonométricas. Números Complexos (noções básicas). 
Álgebra Linear136Anual2° ano Matrizes e Determinantes. Sistemas de Equações Lineares. Espaços Vetoriais. Subespaços Vetoriais. Bases e Dimensão. Transformações Lineares. Autovalores e Autovetores. Produto interno e Ortogonalização de Bases. Diagonalização de Operadores. 
Cálculo II136Anual3° ano Seqüências e Séries Numéricas. Séries de Potências. Limites e Continuidade. Funções de Várias Variáveis. Quádricas. Derivadas Parciais. Derivadas Direcionais. Mudança de Coordenadas: Polares, Cilíndricas, Esféricas e Jacobiano. Integrais Múltiplas. 
Estatística68Anual3° ano Estatística Descritiva. Probabilidade. Estimação de Parâmetros. Testes de Hipótese. 
Estruturas Algébricas136Anual3° ano Tópicos em Teoria dos Números. Relações. Aplicações. Operações. Grupos. Anéis. Ideais. Corpos. Anéis de Polinômios. 
Estágio Supervisionado I204Anual3° ano Análise, discussão e reflexão do sistema escolar da Educação Básica. Realização de estágio na forma de observação, participação e regência, de modo a desenvolver ações que valorizem o trabalho coletivo, realizem atividades de planejamento e atendam o projeto pedagógico da escola. Observação e participação no 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Elaboração e execução de planos de trabalho docente no 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, e a implementação de projetos visando à interdisciplinaridade e multidisciplinaridade tendo como foco norteador a disciplina de Matemática. 
Introdução ao Trabalho Científico68Anual3° ano Estudar diferentes tipos de pesquisas e textos acadêmicos para conhecer seus elementos e sua metodologia científica. Estudar as normas da ABNT para trabalhos científicos. Elaborar projetos de pesquisa, podendo estes serem desenvolvidos na modalidade de Monografia nas áreas de Educação Matemática, Matemática ou outras, desde que estejam relacionados com a Licenciatura em Matemática. 
Optativa68Anual3° ano ...
Políticas Educacionais68Anual3° ano Estudo das políticas públicas e de gestão da educação brasileira, sua história, fundamentos e metodologias, compreendendo a estrutura do sistema educacional e o papel dos seus agentes, considerando as leis e legislações atuais, a educação ambiental, a educação especial e inclusiva, os direitos humanos e educacionais, a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa e de faixa geracional. 
Análise Real136Anual4° ano Conjuntos Enumeráveis. Números Reais. Seqüências e séries de números Reais. Topologia da Reta. Limites de Funções. Continuidade. Derivadas. Integral de Riemann. Teorema Fundamental do Cálculo.  
Cálculo III136Anual4° ano Cálculo Vetorial: Funções Vetoriais, Derivadas, Integrais, Campos, Divergente, Rotacional. Teoremas de Green, Gauss e Stokes. Equações Diferenciais de Ordem “n”, Homogêneas e Não Homogêneas. 
Estágio Supervisionado II204Anual4° ano Análise, discussão e reflexão dos elementos constitutivos do sistema escolar do Ensino Médio. Realização de estágio na forma de observação, participação e regência, de modo a desenvolver ações que valorizem o trabalho coletivo, realizem atividades de planejamento e atendam o projeto pedagógico da escola. Implementação de projetos visando à interdisciplinaridade e multidisciplinaridade tendo como foco norteador os conteúdos estruturantes de Matemática para o Ensino Médio. 
Física136Anual4° ano Mecânica, Ondulatória, Termodinâmica, Eletromagnetismo, Ótica, Física Moderna e atividades práticas, incluindo a construção de materiais didáticos para auxiliar na visualização e compreensão dos conceitos de Física no processo de ensino e aprendizagem.  
História e Filosofia da Matemática102Anual4° ano Estudo da História e Filosofia da Matemática a partir de concepções, teorias e ideias de diferentes contextos socioculturais, dos primórdios da humanidade à contemporaneidade, compreendendo os antigos, os medievais, os modernos e os atuais temas matemáticos, as produções científicas, as personalidades, as crises e as correntes histórico-filosóficas. Tópicos sobre o uso da História e Filosofia da Matemática aplicada à Educação Matemática. 
Monografia68Anual4° ano Apresentação, discussão e implementação de pesquisas referentes a projetos científicos elaborados na área de concentração em Educação Matemática, Matemática e suas aplicações ou ensino e aprendizagem da Matemática e seus fundamentos pedagógicos, históricos, filosóficos, epistemológicos, cognitivos e sociológicos, de maneira a cumprir o desenvolvimento do trabalho na modalidade de monografia.  
Métodos Numéricos68Anual4° ano Teoria dos Erros. Resolução de Equações Algébricas e Transcendentes. Resolução de Sistemas de Equações Lineares e Não Lineares. Integração Numérica. Interpolação. Ajuste de Curvas. Noções sobre resolução numérica de equações diferenciais. Utilização de computador ou calculadora como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem da matemática. 

Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Carlos dos SantosMestrado55 45 35768152Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/2402007695121599
Claiton Petris MassaroloDoutorado55 45 35768152Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/7988128497801929
Emerson LazzarottoDoutorado55 45 35768152Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/6092096824405681
Emidio Santos Portilho JuniorDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/1186170234447332
Fernando Mucio BandoDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/5793001633161555
Filipe Augusto da VeigaEspecializaçãoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Katiani Pereira da ConceiçãoDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/1554427612484722
Kelly Roberta Mazzutti LübeckDoutorado55 45 35768806Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Luciana Del Castanhel Peron da SilvaDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/5380611529070405
Luciano PanekDoutorado55 45 35768299Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/2407960550926577
Nayene Michele Paião PanekDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/0990388346952196
Reginaldo Aparecido ZaraPós-Doutorado55 45 35768188Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Renata Camacho BezerraDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/3960357191532853
Rian Lopes de LimaDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/1849436562055789
Richael Silva CaetanoDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/5673369246033582
Susimeire Vivien Rosotti de AndradeDoutorado55 45 35768152Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Vanessa Lucena Camargo de Almeida KlausDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Monografia14/05/2013Resolução 097/2009-CEPE
Regulamento de Estágio16/08/2018Resolução 141/2018-CEPE

Projetos de Ensino
Não encontrado


Fonte: Academus; Curso FOZ0031 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2024



Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.