Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 237/2018-CEPE de 06/12/2018
Projeto Político-Pedagógico Resolução 237/2018-CEPE de 06/12/2018
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 65 | Anual | - | ... |
Educação Especial e Inclusão | 60 | Modular | 1° Módulo | Concepção científica da deficiência na perspectiva do modelo biopsicossocial. Educação Especial: conceitos e paradigmas históricos. Educação Inclusiva: fundamentos históricos e legais. A relação entre o ensino comum e o Atendimento Educacional Especializado. Recursos pedagógicos: desenho universal, acessibilidade, tecnologias assistivas. Formação de um educador crítico capaz de intervir pedagogicamente na formação de sujeitos sociais. Serviços e recursos pedagógicos para inclusão: desenho universal, acessibilidade, tecnologia assistiva. |
Fundamentos da Educação de Surdos | 60 | Modular | 1° Módulo | História da educação do surdo: oralismo, comunicação total e bilinguismo. Aprendizagem e desenvolvimento do surdo. Legislação brasileira na área da educação de surdos e suas implicações no ensino da Libras para surdos e ouvintes. Educação inclusiva e educação bilíngue de surdos: características e diferenças. |
Iniciação à Extensão Universitária | 90 | Modular | 1° Módulo | Concepções de extensão. Legislação da Extensão. Extensão na Unioeste. Metodologias e práticas de extensão universitária e sua relação com os direitos humanos e os objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela Unesco. Projeto e relatório de extensão. Ações: coleta de dados na comunidade na qual serão realizadas as práticas de extensão. |
Introdução à Educação a Distância | 60 | Modular | 1° Módulo | Educação à Distância: histórico, características, definições, regulamentações. A Educação à Distância no Brasil. Educação à Distância e Novas Tecnologias. A Mediação pedagógica na modalidade Educação à Distância. |
Leitura e Produção de Textos I | 60 | Modular | 1° Módulo | Concepções de leitura. Relação leitor, texto e autor. Iniciação teóricoprática aos processos de leitura e de escrita em diferentes esferas discursivas, com predomínio do âmbito acadêmico. Concepções de escrita. Reflexões teóricopráticas: produção de textos, pertencentes a diferentes gêneros textuais/ |
Libras I | 90 | Modular | 1° Módulo | Processos cognitivos e linguísticos. Organização cerebral no uso da língua. Parâmetros e propriedades constitutivas das línguas de sinais. Tópicos de linguística aplicados à Libras. Organização linguística da Libras e seus elementos linguísticos. |
Aquisição da Língua de Sinais | 60 | Modular | 2° Módulo | Línguas de sinais e aquisição da linguagem. Efeitos de modalidade. Período crítico e estudos da aquisição da língua de sinais. Introdução à aquisição da língua de sinais como primeira língua (L1). |
Fonética, Fonologia e Morfologia da Libras | 90 | Modular | 2° Módulo | Parâmetros fonológicos da língua de sinais. A variação linguística da Libras. Aspectos fonéticos e fonológicos da língua de sinais no âmbito da linguística. Relação entre língua e sociedade. Variação linguística e padronização da Libras no Brasil. Conceitos básicos de morfologia. Estudo da palavra na Libras. Classes de palavras. Processos de flexão e derivação na Libras. Ensino de Libras. |
Fonética, Fonologia e Morfologia da Língua Portuguesa | 90 | Modular | 2° Módulo | Introdução ao campo da teoria e análise fonética e fonológica. Análise de processos fonológicos. Análise dos níveis fonético, fonológico e prosódico de línguas naturais. Sistema fonético e fonológico do Português Brasileiro. Conceitos básicos e princípios metodológicos da morfologia da Língua Portuguesa, apontando interfaces com outros níveis do conhecimento linguístico, principalmente sintaxe e semântica. Morfologia flexional e lexical da Língua Portuguesa. Ensino de línguaportuguesa na Educação Básica. |
História e Formação da Língua Portuguesa | 60 | Modular | 2° Módulo | Origem, expansão e processos de mudança da Língua Portuguesa, sob o ponto de vista diacrônico, considerando aspectos fonológicos, morfossintáticos e semânticos. O Português Brasileiro. |
Libras II | 90 | Modular | 2° Módulo | Estudo do léxico da Libras. O uso das expressões não manuais na Libras e seus aspectos gramaticais. Construções com aspecto, tópico, foco, negativas, interrogativas, afirmativas, com argumentos pronunciados e nulos. |
Escrita de Sinais I | 60 | Modular | 3° Módulo | Concepções de escrita das línguas orais e escrita de sinais. Fundamentos teóricos e práticos da escrita de sinais da Libras utilizando o sistema SignWriting.Alfabetização na escrita da língua de sinais. Produção de literária na escrita da língua de sinais. Ensino da leitura, da escrita, da análise linguística de textos de variados gêneros discursivos na Educação Básica. |
Leitura e Produção de Textos II | 60 | Modular | 3° Módulo | Perspectivas teóricas sobre a noção de gênero e o processo de produção de textos. Análise de gêneros diversos quanto a suas condições de produção e respectivos reflexos na sua organização e funcionamento discursivo, em particular na produção e edição de gêneros acadêmicos. Ensino da leitura, da escrita, da oralidade e da análise linguística de textos de variados gêneros discursivos na Educação Básica. |
Libras III | 90 | Modular | 3° Módulo | O uso do espaço. Classificadores: tipos de classificadores e restrições de uso. Papel dos classificadores na língua de sinais. Verbos complexos classificadores. |
Linguística I | 60 | Modular | 3° Módulo | Introdução ao estudo científico da linguagem em sua expressão falada e escrita. Os estudos linguísticos do século XX. As principais abordagens. A Linguística como ciência. Fundamentos teóricos e campos de investigação da Linguística. Ensino. |
Prática Extensionista Integradora I | 90 | Modular | 3° Módulo | Intervenções prático-pedagógicas em escolas e demais espaços da comunidade, mobilizando-se conhecimentos contemplados no Curso e nas dimensões comunicativas e interculturais de ensino de Língua Portuguesa e de Libras. |
Práticas de Ensino de Língua Portuguesa | 60 | Modular | 3° Módulo | Articulação entre teoria e prática para formação docente, fundada nos conhecimentos científicos e didáticos para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, aliados à prática e ao engajamento profissional. Ensino da leitura, da escrita, da oralidade e da análise linguística de textos de variados gêneros discursivos na Educação Básica. |
Libras IV | 90 | Modular | 4° Módulo | Descrição visual (técnicas e habilidades). Exploração do espaço de sinalização do ponto de vista linguístico e topográfico. Tópicos de linguística aplicados à língua de sinais: uso do espaço e sistema de transcrição (ELAN). |
Linguística II | 60 | Modular | 4° Módulo | Relações entre língua e sociedade. Variáveis linguísticas e extralinguísticas. Processos sociais, variação e mudança linguística. Interações sociais: língua e organização social. Pluralidade linguística no contexto brasileiro. Ensino. |
Prática Extensionista Integradora II | 75 | Modular | 4° Módulo | Conhecimentos sobre as componentes de forma articuladas e transdisciplinares. Aplicação dos conhecimentos em forma de ações extensionistas voltadas à comunidade. Intervenção na comunidade de forma integrada a partir da escuta das necessidades da comunidade na qual atua o estudante. |
Práticas de Ensino de Libras | 60 | Modular | 4° Módulo | Articulação entre teoria e prática para a formação docente, fundada nos conhecimentos científicos e didáticos para o ensino de Língua Brasileira de Sinais na Educação Básica, aliados à prática e ao engajamento profissional. Ensino da leitura, da escrita, da linguagem visuoespacial e da análise linguística de textos de variados gêneros discursivos na Educação Básica. |
Sintaxe da Libras | 90 | Modular | 4° Módulo | Conceitos básicos relativos à sintaxe e à morfologia. Estudo dos constituintes sintáticos da Libras. Formação das sentenças em Libras e suas categorias lexicais. Relação núcleo, argumento e adjuntos |
Sintaxe da Língua Portuguesa | 60 | Modular | 4° Módulo | Conceitos de sintaxe, frase, oração e período. Relações sintagmáticas e os termos da oração. O período composto e sua organização em português. Sintaxe de regência, concordância e colocação. Sintaxe e pontuação. Ensino da sintaxe da língua portuguesa. |
Direitos Humanos, Pluralidade Cultural e Étnico-Racial | 60 | Modular | 5° Módulo | Perspectiva multidimensional dos Direitos Humanos. Pluralidade cultural do estado brasileiro. Pluralidade étnico-racial e direitos fundamentais. Dinâmicas Interseccionais. Necropolítica e questões raciais. Subcidadania brasileira e exclusões. Legislação. |
Escrita de Sinais II | 60 | Modular | 5° Módulo | Sistema de escrita de sinais da Libras. Inserção da escrita de sinais na educação de surdos. Ensino e práticas de leitura e de escrita pelo sistema SignWriting de textos de variados gêneros discursivos. |
Iniciação à Pesquisa em Linguagem e Ensino | 60 | Modular | 5° Módulo | Ciência e paradigma científico. Tipologia de pesquisa, procedimentos teórico-metodológicos para o planejamento e desenvolvimento de pesquisa científica em linguagem e ensino. |
Libras V | 90 | Modular | 5° Módulo | Análise reflexiva dos aspectos semânticos e pragmáticos da língua de sinais brasileira. Tópicos de linguística aplicados à língua de sinais: análise do discurso e sociolinguística. Análise reflexiva da estrutura do discurso em língua de sinais e da variação linguística. A questão do bilinguismo: português e língua de sinais. Questões de aprofundamentos no sistema ELAN. |
Literatura Brasileira | 60 | Modular | 5° Módulo | Estudo das manifestações e produções literárias do Período Colonial à Contemporaneidade, correlacionando-as ao contexto histórico-social, consideran do as relações étnico-raciais entre as culturas indígena, africana e portuguesa. Romance e poesia do século XIX. O Modernismo Brasileiro. Ficção e poesia contemporâneas. Ensino de literatura na Educação Básica. Leitura do texto literário. |
Metodologias Participativas e Objetos Digitais de Aprendência | 60 | Modular | 5° Módulo | Metodologias participativas. Transdisciplinaridade. Objetos digitais de Aprendência. Processos de produção de Objetos digitais. Abordagem didático-pedagógica em sala de aula para o ensino de língua portuguesa e de libras mediada por objetos digitais de aprendência. |
Literatura Surda | 60 | Modular | 6° Módulo | Introdução à Literatura Surda. A expressividade estética e literária nas línguas de sinais. O gênero narrativo: estrutura e funções. Exploração visual e espacial das diferentes narrativas. As narrativas surdas: redescoberta da criação literária surda. Tipos de narrativa em línguas de sinais: histórias visualizadas, conto, piadas, poesias e outros. As diferentes etapas utilizadas pelo contador de histórias para crianças surdas. Produção e análise de narrativas. A literatura como um artefato cultural. Leitura de texto literário. |
Prática Extensionista Integradora III | 75 | Modular | 6° Módulo | Avaliação das ações extensionistas desenvolvidas a partir da escuta da comunidade. Avaliação final a ser definida por diferentes formatos: relatórios, podcasts, artigos e gravação de vídeos etc, e apresentadas na comunidade. |
Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento | 60 | Modular | 6° Módulo | História, conceitos e campos de ação da Psicologia na educação. O processo de conhecer em avaliação psicológica: paradigmas e perspectivas atuais. Ética. Psicologia com enfoque na educação: Diagnóstico, planejamento e desenvolvimento. Relação interpessoal na família, na escola e no trabalho. |
Semântica e Pragmática da Libras | 60 | Modular | 6° Módulo | Tópicos de linguística aplicados à língua de sinais: semântica e pragmática. Análise reflexiva dos aspectos semânticos e pragmáticos da Libras. A ocorrência dos fenômenos semânticos que ocorre nas línguas de sinais. |
Semântica e Pragmática da Língua Portuguesa | 60 | Modular | 6° Módulo | A semântica e seu objeto de estudo. Relações semânticas no nível da palavra e no nível da sentença: propriedades semânticas. Noções de sentido e referência. Fundamentos de significado e de produção do sentido nas línguas no Português Brasileiro. Percurso histórico e objeto de estudo da pragmática. Relações entre significado, ação e história no contexto da linguagem em uso. Abordagens da linguagem em uso. Perspectivas pragmáticas para o estudo da metáfora. Perspectivas pragmáticas para a investigação literária. Aspectos semânticos e pragmáticos no ensino de língua portuguesa |
Teoria Literária | 60 | Modular | 6° Módulo | O conceito de Literatura. Gêneros: épico, lírico e dramático. Características dos gêneros contemporâneos: a ficção narrativa e a poesia. Estudo da personagem, tempo e espaço. Crítica Literária. O fenômeno literário como expressão cultural de um tempo histórico e as suas características intrínsecas. |
Literatura Afro-Brasileira e Literatura Indígena | 60 | Modular | 7° Módulo | Estudos de literatura afro-brasileira e de literatura indígena. Obras, autorias e constituição da literatura afrodescendente brasileira e da literatura dos povos indígenas, suas relações com fenômenos estéticos, éticos, identitários, memorialísticos e culturais. Obras literárias e ensaísticas produzidas por escritoras/ |
Metodologia do Ensino de Libras como L1 e L2 | 60 | Modular | 7° Módulo | Didática da Libras. Conteúdos e Princípios metodológicos para o ensino da Libras para surdos como L1 e para não surdos como L2. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino da Libras como disciplina nos cursos de Licenciatura. A questão do Ensino da Gramática da Libras. Os materiais didáticos e as propostas Curriculares. |
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa como L1 e L2 | 60 | Modular | 7° Módulo | Didática da língua portuguesa. Conteúdos e Princípios metodológicos para o ensino de Linguagem. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino da língua portuguesa nos anos iniciais. A questão do Ensino da Gramática. Os Livros Didáticos e as Propostas Curriculares. |
Optativa | 60 | Modular | 7° Módulo | ... |
Políticas Educacionais para a Educação Básica | 60 | Modular | 7° Módulo | Análise do sistema educacional brasileiro do ponto de vista legal, político e econômico, numa dimensão histórico-social. Organização e funcionamento da Educação Básica. BNCC. Currículo, educação linguística, direitos humanos, cidadania e meio ambiente e diversidade. |
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Libras I | 120 | Modular | 8° Módulo | Realização de sondagem/ |
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Libras II | 90 | Modular | 8° Módulo | Realização de sondagem/ |
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I | 120 | Modular | 8° Módulo | Fundamentos teóricos e metodológicos para o ensino de língua portuguesa. Análise das propostas oficiais e do trabalho docente em Língua Portuguesa nos ensinos fundamental e médio. Formas de organização das atividades pedagógicas, materiais didáticos, aprendizagem e avaliação (finalidades, instrumentos e critérios). Planejamento e desenvolvimento de atividades docentes
na Educação Básica - Ensino Fundamental II, considerando-se o diagnóstico das escolas/ |
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II | 90 | Modular | 8° Módulo | Fundamentos teóricos e metodológicos para o ensino de língua portuguesa. Análise das propostas oficiais e do trabalho docente em Língua Portuguesa nos ensinos fundamental e médio. Formas de organização das atividades pedagógicas, materiais didáticos, aprendizagem e avaliação (finalidades, instrumentos e critérios). Planejamento e desenvolvimento de atividades docentes na Educação Básica - Ensino Médio, considerando-se o diagnóstico das escolas/ |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
---|---|---|---|---|
Alcione Tereza Corbari | Doutorado | lattes.cnpq.br/8655755961709836 | ||
Carlos Roberto de Oliveira Lima | Graduação | |||
Carmen Elisabete de Oliveira | Mestrado | lattes.cnpq.br/9645936920781067 | ||
Carmen Teresinha Baumgärtner | Doutorado | 55 45 32207432 | ||
Cezar Roberto Versa | Doutorado | 55 45 33797049 | ||
Claudia Tatiana Araujo da Cruz Silva | Doutorado | |||
Eloane Furquim dos Santos | Graduação | |||
Francieli Giza | Mestrado | |||
Iara Mikal Holland Olizaroski | Mestrado | lattes.cnpq.br/5423406819330055 | ||
João Carlos Rossi | Mestrado | lattes.cnpq.br/6479946450414296 | ||
Julia Cristina Granetto Moreira | Doutorado | |||
Katiuscia Wagner | Mestrado | lattes.cnpq.br/2600950670521450 | ||
Leidiani da Silva Reis | Graduação | lattes.cnpq.br/7540248304101326 | ||
Luciane Watthier | Doutorado | lattes.cnpq.br/3019085158091338 | ||
Marco Aurélio Tupinambá Viana Filho | Doutorado | |||
Mirielly Ferraça | Doutorado | lattes.cnpq.br/6247065286963082 | ||
Márcia Regina Ristow | Doutorado | 55 45 32203171 | ||
Rosana de Fátima Janes Constâncio | Mestrado | lattes.cnpq.br/6235128946017565 | ||
Terezinha da Conceição Costa Hübes | Doutorado | 55 45 32207491 | ||
Tiarles Mirlei Piaia | Doutorado | lattes.cnpq.br/9027654498056621 | ||
Valdenir de Souza Pinheiro | Mestrado | 55 45 32847845 |
Regulamentos
Sem regulamentos |
---|
Projetos de Ensino
Não encontrado |
---|
Fonte: Academus; Curso EADCSC02 ; Grade 2024/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2024
Acessos: 153320