Image

Educação à Distância

Curso Polo Tipo de Formação Duração Informações sobre o curso
Pró-Reitoria Saiba mais
Letras - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras - Tradução e Interpretação
Apucarana Assaí
Astorga Congonhinhas
Cruzeiro do Oeste Goioerê
Ivaiporã Palmital
Passos Pato Branco
Pinhão São Paulo - Jardim São Carlos
São Paulo - Novo Parelheiros São Paulo - Penha
São Paulo - Vila Nova Cachoerinha Turvo
Umuarama
Bacharelado 4 anos
Superior de Tecnologia em Gestão Pública
Campo Largo Cerro Azul
Céu Azul Cruzeiro do Oeste
Dois Vizinhos Flor da Serra do Sul
Foz do Iguaçu Goioerê
Guaraniaçu Itambé
Três Barras do Paraná Umuarama
Tecnológico 2 anos

Letras - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras e Literaturas Brasileira e Surda

Centro: Centro de Educação, Comunicação e Artes Turno: Misto Duração Mínima: 4 anos Duração Máxima: 5 anos Formação: Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras e Literaturas Brasileira e Surda Tipo de Formação: Licenciatura Habilitação/Ênfase: Oferta: à distância
O Curso
Implantado no 2° semestre de 2017.
Perfil do Profissional Ao estabelecer o perfil do profissional que pretende formar, o Curso de Letras Libras da Unioeste, campus de Cascavel, leva em consideração: a) o tipo de clientela (a origem dos alunos, o nível de conhecimento que têm ao ingressarem na Universidade, o nível de leitura, o domínio da linguagem escrita que apresentam e o conhecimento que possui sobre a área da surdez, esta última não é considerada como pré-requisito de ingresso); b) o contexto em que se processa o ensino e a aprendizagem (o curso é oferecido à distância com encontros presenciais apenas uma vez por mês, assim a clientela poderá ser composta, por alunos, na maioria, trabalhadores, que se deslocam de diferentes municípios e estados); d) a forma de ingresso na Universidade. O graduando em Letras/Libras para o ensino das disciplinas de Libras como 1ª e 2ª Língua e Língua Portuguesa como 1ª e 2ª língua, deverá compreender que a complexidade do ensino tanto da Libras quanto do português atenderá necessidades específicas considerando as manifestações das suas diferentes estruturas, bem como o público alvo exposto a sua aprendizagem. Diante disso, o perfil do graduando para o ensino de Libras e português ambas como L1 e L2 deverá incluir: a) aptidão para atuar como professor da língua brasileira de sinais nos diferentes níveis de ensino seja na docência da sua área de competência ou na gestão do trabalho educativo; b) aptidão para atuar como professor da língua portuguesa como L1 e L2 nos diferentes espaços educacional envolvendo, principalmente, o ensino do português como L2 para surdos; c) conhecimentos teóricos e descritivos básicos dos componentes fonológico, morfológico, sintático, semântico e discursivo da Libras e da Língua Portuguesa; d) capacidade de compreender os fatos da língua e de conduzir investigações de língua e de linguagem que possam ser aplicadas a problemas de ensino e de aprendizagem de Libras e português como L1 e L2; e) Capacidade de desempenhar o papel de multiplicador, formando leitores críticos e produtores de textos de diferentes gêneros e registros linguísticos, fomentando o desenvolvimento de habilidades linguísticas, culturais e estéticas.
Campo de Atuação Formação do Professor de Libras e Língua Portuguesa: - Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Instituições de Ensino Superior (presencial ou EaD); - Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, na modalidade de Educação Especial para surdos; - Escolas de Idiomas que ofertarem cursos de Libras; - Cursos livres de Libras.
Situação Legal Reconhecimento - Portaria/SETI - 137 Diário Oficial do Estado - 05/10/2021
Coordenação
Carmen Teresinha Baumgärtner
Email: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: 45 32207432

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 237/2018-CEPE de 06/12/2018

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares65Anual- ...
Educação Especial e Inclusão60Modular1° Módulo Concepção científica da deficiência na perspectiva do modelo biopsicossocial. Educação Especial: conceitos e paradigmas históricos. Educação Inclusiva: fundamentos históricos e legais. A relação entre o ensino comum e o Atendimento Educacional Especializado. Recursos pedagógicos: desenho universal, acessibilidade, tecnologias assistivas. Formação de um educador crítico capaz de intervir pedagogicamente na formação de sujeitos sociais. Serviços e recursos pedagógicos para inclusão: desenho universal, acessibilidade, tecnologia assistiva. 
Fundamentos da Educação de Surdos60Modular1° Módulo História da educação do surdo: oralismo, comunicação total e bilinguismo. Aprendizagem e desenvolvimento do surdo. Legislação brasileira na área da educação de surdos e suas implicações no ensino da Libras para surdos e ouvintes. Educação inclusiva e educação bilíngue de surdos: características e diferenças. 
Iniciação à Extensão Universitária90Modular1° Módulo Concepções de extensão. Legislação da Extensão. Extensão na Unioeste. Metodologias e práticas de extensão universitária e sua relação com os direitos humanos e os objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela Unesco. Projeto e relatório de extensão. Ações: coleta de dados na comunidade na qual serão realizadas as práticas de extensão. 
Introdução à Educação a Distância60Modular1° Módulo Educação à Distância: histórico, características, definições, regulamentações. A Educação à Distância no Brasil. Educação à Distância e Novas Tecnologias. A Mediação pedagógica na modalidade Educação à Distância. 
Leitura e Produção de Textos I60Modular1° Módulo Concepções de leitura. Relação leitor, texto e autor. Iniciação teóricoprática aos processos de leitura e de escrita em diferentes esferas discursivas, com predomínio do âmbito acadêmico. Concepções de escrita. Reflexões teóricopráticas: produção de textos, pertencentes a diferentes gêneros textuais/discursivos. Ensino da leitura e da escrita na Educação Básica. 
Libras I90Modular1° Módulo Processos cognitivos e linguísticos. Organização cerebral no uso da língua. Parâmetros e propriedades constitutivas das línguas de sinais. Tópicos de linguística aplicados à Libras. Organização linguística da Libras e seus elementos linguísticos.  
Aquisição da Língua de Sinais60Modular2° Módulo Línguas de sinais e aquisição da linguagem. Efeitos de modalidade. Período crítico e estudos da aquisição da língua de sinais. Introdução à aquisição da língua de sinais como primeira língua (L1). 
Fonética, Fonologia e Morfologia da Libras90Modular2° Módulo Parâmetros fonológicos da língua de sinais. A variação linguística da Libras. Aspectos fonéticos e fonológicos da língua de sinais no âmbito da linguística. Relação entre língua e sociedade. Variação linguística e padronização da Libras no Brasil. Conceitos básicos de morfologia. Estudo da palavra na Libras. Classes de palavras. Processos de flexão e derivação na Libras. Ensino de Libras. 
Fonética, Fonologia e Morfologia da Língua Portuguesa90Modular2° Módulo Introdução ao campo da teoria e análise fonética e fonológica. Análise de processos fonológicos. Análise dos níveis fonético, fonológico e prosódico de línguas naturais. Sistema fonético e fonológico do Português Brasileiro. Conceitos básicos e princípios metodológicos da morfologia da Língua Portuguesa, apontando interfaces com outros níveis do conhecimento linguístico, principalmente sintaxe e semântica. Morfologia flexional e lexical da Língua Portuguesa. Ensino de línguaportuguesa na Educação Básica. 
História e Formação da Língua Portuguesa60Modular2° Módulo Origem, expansão e processos de mudança da Língua Portuguesa, sob o ponto de vista diacrônico, considerando aspectos fonológicos, morfossintáticos e semânticos. O Português Brasileiro. 
Libras II90Modular2° Módulo Estudo do léxico da Libras. O uso das expressões não manuais na Libras e seus aspectos gramaticais. Construções com aspecto, tópico, foco, negativas, interrogativas, afirmativas, com argumentos pronunciados e nulos. 
Escrita de Sinais I60Modular3° Módulo Concepções de escrita das línguas orais e escrita de sinais. Fundamentos teóricos e práticos da escrita de sinais da Libras utilizando o sistema SignWriting.Alfabetização na escrita da língua de sinais. Produção de literária na escrita da língua de sinais. Ensino da leitura, da escrita, da análise linguística de textos de variados gêneros discursivos na Educação Básica. 
Leitura e Produção de Textos II60Modular3° Módulo Perspectivas teóricas sobre a noção de gênero e o processo de produção de textos. Análise de gêneros diversos quanto a suas condições de produção e respectivos reflexos na sua organização e funcionamento discursivo, em particular na produção e edição de gêneros acadêmicos. Ensino da leitura, da escrita, da oralidade e da análise linguística de textos de variados gêneros discursivos na Educação Básica. 
Libras III90Modular3° Módulo O uso do espaço. Classificadores: tipos de classificadores e restrições de uso. Papel dos classificadores na língua de sinais. Verbos complexos classificadores. 
Linguística I60Modular3° Módulo Introdução ao estudo científico da linguagem em sua expressão falada e escrita. Os estudos linguísticos do século XX. As principais abordagens. A Linguística como ciência. Fundamentos teóricos e campos de investigação da Linguística. Ensino. 
Prática Extensionista Integradora I90Modular3° Módulo Intervenções prático-pedagógicas em escolas e demais espaços da comunidade, mobilizando-se conhecimentos contemplados no Curso e nas dimensões comunicativas e interculturais de ensino de Língua Portuguesa e de Libras.  
Práticas de Ensino de Língua Portuguesa60Modular3° Módulo Articulação entre teoria e prática para formação docente, fundada nos conhecimentos científicos e didáticos para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, aliados à prática e ao engajamento profissional. Ensino da leitura, da escrita, da oralidade e da análise linguística de textos de variados gêneros discursivos na Educação Básica. 
Libras IV90Modular4° Módulo Descrição visual (técnicas e habilidades). Exploração do espaço de sinalização do ponto de vista linguístico e topográfico. Tópicos de linguística aplicados à língua de sinais: uso do espaço e sistema de transcrição (ELAN). 
Linguística II60Modular4° Módulo Relações entre língua e sociedade. Variáveis linguísticas e extralinguísticas. Processos sociais, variação e mudança linguística. Interações sociais: língua e organização social. Pluralidade linguística no contexto brasileiro. Ensino. 
Prática Extensionista Integradora II75Modular4° Módulo Conhecimentos sobre as componentes de forma articuladas e transdisciplinares. Aplicação dos conhecimentos em forma de ações extensionistas voltadas à comunidade. Intervenção na comunidade de forma integrada a partir da escuta das necessidades da comunidade na qual atua o estudante. 
Práticas de Ensino de Libras60Modular4° Módulo Articulação entre teoria e prática para a formação docente, fundada nos conhecimentos científicos e didáticos para o ensino de Língua Brasileira de Sinais na Educação Básica, aliados à prática e ao engajamento profissional. Ensino da leitura, da escrita, da linguagem visuoespacial e da análise linguística de textos de variados gêneros discursivos na Educação Básica. 
Sintaxe da Libras90Modular4° Módulo Conceitos básicos relativos à sintaxe e à morfologia. Estudo dos constituintes sintáticos da Libras. Formação das sentenças em Libras e suas categorias lexicais. Relação núcleo, argumento e adjuntos 
Sintaxe da Língua Portuguesa60Modular4° Módulo Conceitos de sintaxe, frase, oração e período. Relações sintagmáticas e os termos da oração. O período composto e sua organização em português. Sintaxe de regência, concordância e colocação. Sintaxe e pontuação. Ensino da sintaxe da língua portuguesa. 
Direitos Humanos, Pluralidade Cultural e Étnico-Racial60Modular5° Módulo Perspectiva multidimensional dos Direitos Humanos. Pluralidade cultural do estado brasileiro. Pluralidade étnico-racial e direitos fundamentais. Dinâmicas Interseccionais. Necropolítica e questões raciais. Subcidadania brasileira e exclusões. Legislação. 
Escrita de Sinais II60Modular5° Módulo Sistema de escrita de sinais da Libras. Inserção da escrita de sinais na educação de surdos. Ensino e práticas de leitura e de escrita pelo sistema SignWriting de textos de variados gêneros discursivos. 
Iniciação à Pesquisa em Linguagem e Ensino60Modular5° Módulo Ciência e paradigma científico. Tipologia de pesquisa, procedimentos teórico-metodológicos para o planejamento e desenvolvimento de pesquisa científica em linguagem e ensino. 
Libras V90Modular5° Módulo Análise reflexiva dos aspectos semânticos e pragmáticos da língua de sinais brasileira. Tópicos de linguística aplicados à língua de sinais: análise do discurso e sociolinguística. Análise reflexiva da estrutura do discurso em língua de sinais e da variação linguística. A questão do bilinguismo: português e língua de sinais. Questões de aprofundamentos no sistema ELAN. 
Literatura Brasileira60Modular5° Módulo Estudo das manifestações e produções literárias do Período Colonial à Contemporaneidade, correlacionando-as ao contexto histórico-social, consideran do as relações étnico-raciais entre as culturas indígena, africana e portuguesa. Romance e poesia do século XIX. O Modernismo Brasileiro. Ficção e poesia contemporâneas. Ensino de literatura na Educação Básica. Leitura do texto literário. 
Metodologias Participativas e Objetos Digitais de Aprendência60Modular5° Módulo Metodologias participativas. Transdisciplinaridade. Objetos digitais de Aprendência. Processos de produção de Objetos digitais. Abordagem didático-pedagógica em sala de aula para o ensino de língua portuguesa e de libras mediada por objetos digitais de aprendência. 
Literatura Surda60Modular6° Módulo Introdução à Literatura Surda. A expressividade estética e literária nas línguas de sinais. O gênero narrativo: estrutura e funções. Exploração visual e espacial das diferentes narrativas. As narrativas surdas: redescoberta da criação literária surda. Tipos de narrativa em línguas de sinais: histórias visualizadas, conto, piadas, poesias e outros. As diferentes etapas utilizadas pelo contador de histórias para crianças surdas. Produção e análise de narrativas. A literatura como um artefato cultural. Leitura de texto literário. 
Prática Extensionista Integradora III75Modular6° Módulo Avaliação das ações extensionistas desenvolvidas a partir da escuta da comunidade. Avaliação final a ser definida por diferentes formatos: relatórios, podcasts, artigos e gravação de vídeos etc, e apresentadas na comunidade. 
Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento60Modular6° Módulo História, conceitos e campos de ação da Psicologia na educação. O processo de conhecer em avaliação psicológica: paradigmas e perspectivas atuais. Ética. Psicologia com enfoque na educação: Diagnóstico, planejamento e desenvolvimento. Relação interpessoal na família, na escola e no trabalho. 
Semântica e Pragmática da Libras60Modular6° Módulo Tópicos de linguística aplicados à língua de sinais: semântica e pragmática. Análise reflexiva dos aspectos semânticos e pragmáticos da Libras. A ocorrência dos fenômenos semânticos que ocorre nas línguas de sinais. 
Semântica e Pragmática da Língua Portuguesa60Modular6° Módulo A semântica e seu objeto de estudo. Relações semânticas no nível da palavra e no nível da sentença: propriedades semânticas. Noções de sentido e referência. Fundamentos de significado e de produção do sentido nas línguas no Português Brasileiro. Percurso histórico e objeto de estudo da pragmática. Relações entre significado, ação e história no contexto da linguagem em uso. Abordagens da linguagem em uso. Perspectivas pragmáticas para o estudo da metáfora. Perspectivas pragmáticas para a investigação literária. Aspectos semânticos e pragmáticos no ensino de língua portuguesa 
Teoria Literária60Modular6° Módulo O conceito de Literatura. Gêneros: épico, lírico e dramático. Características dos gêneros contemporâneos: a ficção narrativa e a poesia. Estudo da personagem, tempo e espaço. Crítica Literária. O fenômeno literário como expressão cultural de um tempo histórico e as suas características intrínsecas. 
Literatura Afro-Brasileira e Literatura Indígena60Modular7° Módulo Estudos de literatura afro-brasileira e de literatura indígena. Obras, autorias e constituição da literatura afrodescendente brasileira e da literatura dos povos indígenas, suas relações com fenômenos estéticos, éticos, identitários, memorialísticos e culturais. Obras literárias e ensaísticas produzidas por escritoras/es negras/os, escritoras/es indígenas e outras autorias, cujas obras problematizem a representação e o lugar social do negro e dos povos indígenas no Brasil. Análise e discussão do alcance e dos limites das categorias "literatura afrodescendente" e “literatura indígena”, considerando as noções de autoria, e sua inserção no cânone literário brasileiro. Leitura de texto literário. Relações étnico-raciais na literatura, história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. 
Metodologia do Ensino de Libras como L1 e L260Modular7° Módulo Didática da Libras. Conteúdos e Princípios metodológicos para o ensino da Libras para surdos como L1 e para não surdos como L2. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino da Libras como disciplina nos cursos de Licenciatura. A questão do Ensino da Gramática da Libras. Os materiais didáticos e as propostas Curriculares. 
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa como L1 e L260Modular7° Módulo Didática da língua portuguesa. Conteúdos e Princípios metodológicos para o ensino de Linguagem. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino da língua portuguesa nos anos iniciais. A questão do Ensino da Gramática. Os Livros Didáticos e as Propostas Curriculares. 
Optativa60Modular7° Módulo ...
Políticas Educacionais para a Educação Básica60Modular7° Módulo Análise do sistema educacional brasileiro do ponto de vista legal, político e econômico, numa dimensão histórico-social. Organização e funcionamento da Educação Básica. BNCC. Currículo, educação linguística, direitos humanos, cidadania e meio ambiente e diversidade. 
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Libras I120Modular8° Módulo Realização de sondagem/diagnóstico em aulas de língua de sinais e escrita da língua de sinais: conhecimento da realidade e análise do processo de articulação teoria/prática. Planejamento e programação de estágio, língua de sinais e escrita da língua de sinais. Docência compartilhada com a escola campo de estágio na Educação Básica - Ensino Fundamental II, pela Regência de Classe Regular ou sob forma de Projetos Especiais de ensino da língua de sinais e escrita de sinais. Propostas de ensino para educação de surdos com enfoque nas experiências visuais. Didática e dinâmica na aula de/com surdos. 
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Libras II90Modular8° Módulo Realização de sondagem/diagnóstico em aulas de língua de sinais e escrita da língua de sinais: conhecimento da realidade e análise do processo de articulação teoria/prática. Planejamento e programação de estágio língua de sinais e escrita da língua de sinais. Docência compartilhada com a escola campo de estágio na Educação Básica - Ensino Médio, pela Regência de Classe Regular ou sob forma de Projetos Especiais de ensino da língua de sinais e escrita de sinais. Propostas de ensino para educação de surdos com enfoque nas experiências visuais. Didática e dinâmica na aula de/com surdos. 
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I120Modular8° Módulo Fundamentos teóricos e metodológicos para o ensino de língua portuguesa. Análise das propostas oficiais e do trabalho docente em Língua Portuguesa nos ensinos fundamental e médio. Formas de organização das atividades pedagógicas, materiais didáticos, aprendizagem e avaliação (finalidades, instrumentos e critérios). Planejamento e desenvolvimento de atividades docentes na Educação Básica - Ensino Fundamental II, considerando-se o diagnóstico das escolas/instâncias campo de estágio 
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II90Modular8° Módulo Fundamentos teóricos e metodológicos para o ensino de língua portuguesa. Análise das propostas oficiais e do trabalho docente em Língua Portuguesa nos ensinos fundamental e médio. Formas de organização das atividades pedagógicas, materiais didáticos, aprendizagem e avaliação (finalidades, instrumentos e critérios). Planejamento e desenvolvimento de atividades docentes na Educação Básica - Ensino Médio, considerando-se o diagnóstico das escolas/instâncias campo de estágio 

Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Alcione Tereza CorbariDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/8655755961709836
Carlos Roberto de Oliveira LimaGraduaçãoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Carmen Elisabete de OliveiraMestradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/9645936920781067
Carmen Teresinha BaumgärtnerDoutorado55 45 32207432Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Cezar Roberto VersaDoutorado55 45 33797049Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Claudia Tatiana Araujo da Cruz SilvaDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Eloane Furquim dos SantosGraduaçãoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Francieli GizaMestradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Iara Mikal Holland OlizaroskiMestradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/5423406819330055
João Carlos RossiMestradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/6479946450414296
Julia Cristina Granetto MoreiraDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Katiuscia WagnerMestradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/2600950670521450
Leidiani da Silva ReisGraduaçãoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/7540248304101326
Luciane WatthierDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/3019085158091338
Marco Aurélio Tupinambá Viana FilhoDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Mirielly FerraçaDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/6247065286963082
Márcia Regina RistowDoutorado55 45 32203171Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Rosana de Fátima Janes ConstâncioMestradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/6235128946017565
Terezinha da Conceição Costa HübesDoutorado55 45 32207491Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tiarles Mirlei PiaiaDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/9027654498056621
Valdenir de Souza PinheiroMestrado55 45 32847845Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Regulamentos
Sem regulamentos

Projetos de Ensino
Não encontrado


Fonte: Academus; Curso EADCSC02 ; Grade 2024/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2024


Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.