•  
  • Português
  • English
  • Español
Image

Educação à Distância

Letras - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras - Tradução e Interpretação

Centro: Centro de Educação, Comunicação e Artes Turno: Misto Duração Mínima: 4 anos Duração Máxima: 5 anos Formação: Bacharel em Letras - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras - Tradução e Interpretação Tipo de Formação: Bacharelado Habilitação/Ênfase: Oferta: à distância
O Curso
Implantado no 2° semestre de 2017.
Perfil do Profissional Atualmente, a sociedade brasileira exige do graduado em Língua Brasileira de Sinais - Tradução e Interpretação, na Modalidade de Educação a Letras/Libras Distância, uma capacidade de compreensão da educação inclusiva na qual a pessoa surda tenha acesso a diferentes espaços na sociedade, constituindo assim sua autonomia como cidadão. O graduando com esta habilitação deverá atender necessidades comunicacionais intermediando as informações entre os surdos e os ouvintes, considerando as manifestações das suas diferentes estruturas, bem como o público alvo exposto a sua aprendizagem. Diante disso, o perfil do graduando para o exercício da tradução e interpretação envolvendo Libras e Língua Portuguesa deverá incluir: a) aptidão para atuar como tradutor da Língua Portuguesa para Libras e vice versa, a partir dos diferentes gêneros textuais; b) aptidão para atuar como Intérprete da Libras para Língua Portuguesa e vice versa seja simultânea ou, consecutivamente, nos diferentes espaços como: educacional, eventos e demais situações que possam envolver a necessidade de intermediação entre essas duas línguas; c) conhecimentos teórico e descritivo básicos das diferenças que envolvem as atividades relacionadas à tradução e interpretação entre duas ou mais línguas; d) capacidade de compreender as diferenças culturais e as idiossincrasias que envolvem as modalidades linguísticas da Libras e da Língua Portuguesa, bem como as relações do surdo com o ambiente e as informações que o cercam. a) aptidão para atuar como tradutor da Língua Portuguesa para Libras e vice versa, a partir dos diferentes gêneros textuais; b) aptidão para atuar como Intérprete da Libras para Língua Portuguesa e vice versa seja simultânea ou, consecutivamente, nos diferentes espaços como: educacional, eventos e demais situações que possam envolver a necessidade de intermediação entre essas duas línguas; c) conhecimentos teórico e descritivo básicos das diferenças que envolvem as atividades relacionadas à tradução e interpretação entre duas ou mais línguas; d) capacidade de compreender as diferenças culturais e as idiossincrasias que envolvem as modalidades linguísticas da Libras e da Língua Portuguesa, bem como as relações do surdo com o ambiente e as informações que o cercam.
Campo de Atuação Formação do Tradutor Intérprete de Libras: - Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Instituições de Ensino Superior (presencial ou EaD); - Instituições públicas para atendimentos individuais e em eventos para o público usuário de Libras; - Empresas privadas na promoção de acessibilidade na comunicação para público usuário de Libras, individualmente e em eventos; - Agências de Comunicação e Publicidade para acessibilidade com janela de Libras.
Situação Legal Reconhecimento - Portaria/SETI - 116 Diário Oficial do Estado - 31/08/2021
Coordenação
Márcia Regina Ristow
Email: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: 45 32203171

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 238/2018-CEPE de 06/12/2018

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Aquisição da Linguagem60Modular1° módulo Teorias e problemas de aquisição da linguagem. Desenvolvimento linguístico na criança. Cognição e linguagem. Contribuições da área para o ensino. Os processos da aprendizagem da linguagem oral e escrita Teorias e aquisição de primeira e de segunda língua. Estágios de aquisição de linguagem em primeira língua. O papel da primeira língua e do indivíduo na aquisição da segunda língua. Aquisição do português como língua materna e como segunda língua. 
Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos da Educação de Surdos90Modular1° módulo Estudo de conceitos básicos, histórico-metodológicos da educação de surdos. Questões educacionais e políticas da educação bilíngue para surdos. Status da Língua de sinais no Brasil As dimensões metodológicas e políticas no ensino para surdos na conjuntura atual. Conhecimentos dos fundamentos filosóficos, históricos, sociológicos, econômicos e do meio ambiente da Educação e suas relações com a realidade da educação de surdos no Brasil. 
História e Formação da Língua Portuguesa90Modular1° módulo Estudo da origem, da expansão e dos processos de mudança da Língua Portuguesa, sob o ponto de vista diacrônico, considerando aspectos fonológicos, morfossintáticos e semânticos. O Português Brasileiro. 
Introdução a EaD90Modular1° módulo Educação a Distância: histórico, características, definições, regulamentações. A Educação a Distância no Brasil. Educação a Distância e Novas Tecnologias. A Mediação pedagógica na modalidade Educação a Distância. 
Libras I60Modular1° módulo Processos cognitivos e linguísticos. Organização cerebral no uso da língua. Parâmetros e propriedades constitutivas das línguas de sinais. Tópicos de linguística aplicados à Língua de sinais. Organização linguística da Libras e seus elementos linguísticos. 
Aquisição da Língua de Sinais60Modular2° módulo Teorias e problemas de aquisição da linguagem. Desenvolvimento linguístico na criança. Cognição e linguagem. Contribuições da área para o ensino. Os processos da aprendizagem da linguagem oral e escrita Teorias e aquisição de primeira e de segunda língua. Estágios de aquisição de linguagem em primeira língua. O papel da primeira língua e do indivíduo na aquisição da segunda língua. Aquisição do português como língua materna e como segunda língua. 
Fonética e Fonologia da Libras60Modular2° módulo Os Parâmetros fonológicos da língua de sinais. A variação linguística da Libras. Aspectos fonéticos fonológicos da língua de sinais no âmbito da linguística. Analisar a relação entre língua e sociedade, focalizando a variação linguística e a padronização da língua de sinais no Brasil. 
Leitura e Produção de Textos I60Modular2° módulo Concepções de leitura. A relação leitor, texto e autor. Iniciação teórico-prática aos processos de leitura e de escrita em diferentes esferas discursivas, com predomínio do âmbito acadêmico. Concepções de escrita. Reflexões teórico-práticas: produção de textos, pertencentes a diferentes gêneros textuais/discursivos. 
Libras II90Modular2° módulo Estudo do léxico da Libras. O uso das expressões não manuais na Libras e seus aspectos gramaticais. Construções com aspecto, tópico, foco, negativas, interrogativas, afirmativas, com argumentos pronunciados e nulos. 
Linguística I90Modular2° módulo Estudo do léxico da Libras. O uso das expressões não manuais na Libras e seus aspectos gramaticais. Construções com aspecto, tópico, foco, negativas, interrogativas, afirmativas, com argumentos pronunciados e nulos. 
Escrita de Sinais I90Modular3° módulo Aspectos históricos, culturais, linguísticos, educacionais e sociais de surdez. Conceitos sobre a escrita das línguas orais e a escrita de sinais. Fundamentos teóricos e práticos da escrita de sinais da Libras utilizando o sistema SignWriting. Vocabulário em Libras. Tópicos sobre a escrita de sinais: aquisição do sistema de escrita de língua de sinais pela compreensão dos códigos próprios da escrita de sinais e trabalho prático com a mesma. 
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa60Modular3° módulo Os Parâmetros fonológicos da língua de sinais. A variação linguística da Libras. Aspectos fonéticos fonológicos da língua de sinais no âmbito da linguística. Analisar a relação entre língua e sociedade, focalizando a variação linguística e a padronização da língua de sinais no Brasil. 
Leitura e Produção de Textos II60Modular3° módulo Familiarização com perspectivas teóricas sobre a noção gênero e o processo de produção de texto. Análise de gêneros diversos quanto a suas condições de produção e respectivos reflexos na sua organização e funcionamento discursivo, em particular na produção e edição de gêneros acadêmicos. 
Libras III90Modular3° módulo O uso do espaço. Classificadores: Tipos de classifica- dores e restrições que se aplicam ao uso dos mesmos. O papel dos classificadores na língua de sinais. Os verbos complexos classificadores. 
Linguística II60Modular3° módulo Relações entre língua e sociedade. As possíveis relações entre Linguística, Sociologia, História, Antropologia. Variáveis linguísticas e extralinguísticas. Processos sociais, variação e mudança linguística. Interações sociais: língua e organização social. 
Escrita de Sinais II60Modular4° módulo O processo de aquisição da leitura e escrita da língua de sinais. A alfabetização na escrita da língua de sinais. Produção de literatura na escrita da língua de sinais. Aprofundamento do sistema de escrita de sinais da Libras. Ampliação do vocabulário. 
Libras IV90Modular4° módulo Descrição visual (técnicas e habilidades). Explorando o espaço de sinalização do ponto de vista linguístico e topográfico. Tópicos de linguística aplicados à língua de sinais: uso do espaço e sistema de transcrição (ELAN).  
Morfologia da Língua Portuguesa60Modular4° módulo Conceitos básicos e princípios metodológicos da morfologia da Língua Portuguesa, apontando interfaces com outros níveis do conhecimento linguístico, principalmente sintaxe e semântica. Morfologia flexional e lexical da Língua Portuguesa. 
Sintaxe da Lìngua Portuguesa90Modular4° módulo Conceitos de sintaxe, frase, oração e período. Relações sintagmáticas e os termos da oração. O período composto e sua organização em português. Sintaxe de regência, concordância e colocação. Sintaxe e pontuação. 
Sintaxe e Morfologia da Libras90Modular4° módulo Conceitos Básicos relativos à sintaxe e a morfologia. Estudo dos constituintes sintáticos da Libras. Formação das sentenças em Libras e suas categorias lexicais. Relação núcleo, argumento e adjuntos. Estudo da palavra na Libras e abordagens sobre as classes de palavras. Estudos relativos aos processos de flexão e derivação na Libras. 
Escrita de Sinais III60Modular5° módulo Mapeamento dos Estudos da escrita de sinais. Conceitos aprofundados sobre a escrita de sinais. Importância da inserção da escrita de sinais na educação de surdos. Práticas de leitura e de escrita pelo sistema SignWriting.  
Estudos Semânticos da Lingua Portuguesa90Modular5° módulo A semântica e seu objeto de estudo. A semântica formal na linguística contemporânea. Relações semânticas no nível da palavra e no nível da sentença: propriedades semânticas. Noções de sentido e referência. Fundamentos de significado e de produção do sentido nas línguas naturais, especialmente no Português Brasileiro. 
LIbras V90Modular5° módulo Análise reflexiva dos aspectos semânticos e pragmáticos da língua de sinais brasileira. Tópicos de linguística aplicados à língua de sinais: análise do discurso e sociolinguística. Análise reflexiva da estrutura do discurso em língua de sinais e da variação linguística. A questão do bilinguismo: português e língua de sinais. Questões de aprofundamentos no sistema ELAN. 
Semântica e Pragmática da Libras60Modular5° módulo Tópicos de linguística aplicados à língua de sinais: semântica e pragmática. Análise reflexiva dos aspectos semânticos e pragmáticos da Libras. A ocorrência dos fenômenos semânticos que ocorre nas línguas de sinais. 
Teoria Literária60Modular5° módulo O conceito de Literatura. Gêneros: épico, lírico e dramático. Características dos gêneros contemporâneos: a ficção narrativa e a poesia. Estudo da personagem, tempo e espaço. Crítica Literária. O fenômeno literário como expressão cultural de um tempo histórico e as suas características intrínsecas. 
Estudos da Tradução e Interpretação I90Modular6° módulo Definição de tradução e interpretação. Conceitos de língua fonte e língua alvo. Teorias da tradução e interpretação. História da constituição do intérprete de Libras. A mediação do conhecimento através do intérprete de Língua de Sinais. Os papéis do intérprete de Líbras na sala de aula. Definição dos tradutores e intérpretes de Libras em diferentes espaços de atuação. 
Literatura Brasileira90Modular6° módulo Estudo das manifestações e produções literárias do Período Colonial à Contemporaneidade, correlacionando-as ao contexto histórico-social, considerando as relações étnico-raciais entre as culturas indígena, africanas e portuguesa. Romance e poesia do século XIX. O Modernismo Brasileiro. Ficção e poesia contemporâneas. 
Pragmática da Língua Portguesa90Modular6° módulo Percurso histórico e objeto de estudo da pragmática. Relações entre significado, ação e história. Abordagens da linguagem em uso. Aspectos de significado e sentido no contexto de uso da linguagem. Perspectivas pragmáticas para o estudo da metáfora. 
Práticas de Tradução e Interpretação Libras/Língua Portuguesa/Libras I120Modular6° módulo O estabelecimento do olhar na interpretação da Língua de Sinais. Os efeitos de modalidade nos processos e interpretação da Libras para a Língua Portuguesa. A tradução de textos na Libras para o português. Vivências e simulações de interpretações de Libras. Desenvolvimento e aperfeiçoamento de uma prática crítica e reflexiva da própria interpretação. 
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem90Modular6° módulo História, conceitos e campos de ação da Psicologia na educação. O processo de conhecer em avaliação psicológica: paradigmas e perspectivas atuais. Ética. Psicologia com enfoque na educação: Diagnóstico, planejamento e desenvolvimento. Relação interpessoal na família, na escola e no trabalho. 
Estudos da Tradução e Interpretação II60Modular7° módulo O debate teórico clássico sobre Ética e seus reflexos no trabalho de um tradutor / intérprete de Libras. A postura do professional e suas decisões no trabalho de interpretação, compromissos, atitudes e encaminhamentos frente às situações que envolvem o intérprete nesse cenário. 
Metodologia Científica90Modular7° módulo Ciência e paradigma científico. Tipologia de pesquisa, procedimentos teórico-metodológicos para o planejamento, orientação e desenvolvimento de pré-projetos de pesquisa. Pesquisa científica em linguagem e cultura. 
Optativa60Modular7° módulo ...
Práticas de Tradução e Interpretação Libras/Língua Portuguesa/Libras II120Modular7° módulo O treinamento em tradução / interpretação da Língua Portuguesa para a Libras e vice versa, em diversas situações práticas envolvendo esse profissional. Sua performance, desenvoltura, fluência, ritmo na sua atuação, Análise desses contextos preliminarmente criados realizando sua avaliação. 
Trabalho de Conclusão de Curso I60Modular7° módulo O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de acordo com os parâmetros da produção acadêmica, constitui-se do tratamento escrito de maneira descritiva e analítica, de um assunto relacionado aos conhecimentos adquiridos durante a formação do acadêmico, envolvendo a tradução ou interpretação de material científico. 
Estágio Supervisionado em Tradução e Interpretação Libras/Português/Libras180Modular8° módulo Aspectos práticos das situações de interpretação da Libras tendo como base as disciplinas específicas cursadas anteriormente. Vivências de situações de interpretação e tradução da Libras / Português / Libras. Desenvolvimento e aperfeiçoamento de uma prática crítica da própria interpretação. Realização de estágio em interpretação de Libras para a Língua Portuguesa em pelo menos dois contextos de atuação com supervisão. 
Prática de Tradução e Interpretação Libras/Português/Libras III120Modular8° módulo Aspectos práticos das situações de interpretação da Libras tendo como base as disciplinas específicas cursadas anteriormente. Vivências de situações de interpretação e tradução da Libras / Português / Libras. Desenvolvimento e aperfeiçoamento de uma prática crítica da própria interpretação. Realização de estágio em interpretação de Libras para a Língua Portuguesa em pelo menos dois contextos de atuação com supervisão. 
Trabalho de Conclusão de Curso II60Modular8° módulo O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de acordo com os parâmetros da produção acadêmica, constitui-se do tratamento escrito de maneira descritiva e analítica, de um assunto relacionado aos conhecimentos adquiridos durante a formação do acadêmico a partir das experiências obtidas no decorrer das disciplinas de Estágio Supervisionado. 

Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus : 2024)
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Alcione Tereza CorbariDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/8655755961709836
Carlos Roberto de Oliveira LimaGraduaçãoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Carmen Elisabete de OliveiraMestradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/9645936920781067
Carmen Teresinha BaumgärtnerDoutorado55 45 32207432Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Cezar Roberto VersaDoutorado55 45 33797049Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Claudia Tatiana Araujo da Cruz SilvaDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Eloane Furquim dos SantosGraduaçãoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Francieli Giza BarichelloMestradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Iara Mikal Holland OlizaroskiMestradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
João Carlos RossiMestradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/6479946450414296
Julia Cristina Granetto MoreiraDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Katiuscia WagnerMestradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/2600950670521450
Leidiani da Silva ReisGraduaçãoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/7540248304101326
Luciane WatthierDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/3019085158091338
Marco Aurélio Tupinambá Viana FilhoDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Mirielly FerraçaDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/6247065286963082
Márcia Regina RistowDoutorado55 45 32203171Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Rosana de Fátima Janes ConstâncioMestradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/6235128946017565
Terezinha da Conceição Costa HübesDoutorado55 45 32207491Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tiarles Mirlei PiaiaDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/9027654498056621
Valdenir de Souza PinheiroMestrado55 45 32847845Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Regulamentos
Sem regulamentos

Projetos de Ensino
Não encontrado


Fonte: Academus; Curso EADCSC01 ; Grade 2019/1 ; Prd. Letivo de Vigência da grade 2022


Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.