2005 | 2008 | 2011 | 2014 | 2017 | 4 | 4 | 5 | 4 | 5 |
---|
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 245/2022-CEPE de 13/12/2022
Projeto Político-Pedagógico Resolução 245/2022-CEPE de 13/12/2022
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 200 | Anual | - | ... |
Formação Independente | 0 | Anual | - | ... |
Estudos Linguísticos I | 68 | Anual | 1º ano | Concepções de linguagem referente aos Estudos Comparatistas e ao Estruturalismo. Línguas (como instrumento de poder e resistência: ênfase na pluralidade étnico racial, de gênero, diversidade sexual e meio ambiente), normas e as variações (diastrática, diafásica, diatópica e diacrônica). História da Linguística: Comparativismo e Estruturalismo. |
História e Formação da Língua Portuguesa | 68 | Anual | 1º ano | Língua, cultura e sociedade. Concepção de língua. Formação da Língua Portuguesa. A evolução da Língua Portuguesa. Contato linguístico e dialetal na formação do português brasileiro. Diversidade linguística do português e ensino (variáveis linguísticas (fonético-fonológicas e semântico-lexicais), variáveis sociais e geográficas). |
Leitura e Produção Textual | 136 | Anual | 1º ano | Práticas e estratégias de leitura. A produção escrita em gêneros distintos, com ênfase na escrita acadêmica. Questões de argumentação. Recursos linguísticos e para-linguísticos da exposição oral em contextos acadêmico-formais. Os pré-requisitos para a redação acadêmico-científica. As especificidades linguísticas do discurso científico. Produção do efeito de objetividade. |
Língua Inglesa I | 136 | Anual | 1º ano | Estudo de aspectos morfossintáticos, fonológicos, lexicais e discursivos da Língua Inglesa, que promovam o desenvolvimento de competências linguístico-discursivas, compreensão e pro-dução oral e escrita, em nível de proficiência pré-intermediário (A2), assim como possibili-tem o desenvolvimento e aplicabilidade efetiva do conhecimento adquirido nas situações de ensino-aprendizagem dessa língua. |
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 68 | Anual | 1º ano | Interação professor-aluno: o papel do professor como agente socializante e dinâmica da sala de aula. Desenvolvimento e aprendizagem humana: perspectivas comportamentistas e analíticas. Pressupostos teóricos que regem a psicologia da linguagem. |
Tópicos de Cultura de Língua Inglesa | 68 | Anual | 1º ano | Estudo da formação histórica, social e cultural dos países de língua inglesa e suas principais manifestações da cultura erudita e popular. |
Cultura Brasileira | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Estudo das fontes socioculturais que contribuíram para a formação do povo brasileiro. As contribuições dos povos negros e indígenas, mitos, religiões, música e dança para a formação ethos nacional. Pressupostos históricos e metodológicos para compreensão das represen-tações culturais. Interfaces entre cultura e educação ambiental. |
Introdução aos Estudos Literários I | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Introdução aos estudos teóricos sobre o fenômeno literário: o gênero lírico. Abordagem metodológica na escola. |
Introdução aos Estudos Literários II | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Introdução aos estudos teóricos sobre o fenômeno literário: o gênero narrativo. Abordagem metodológica na escola. |
Literatura Clássica | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Introdução à Literatura da Antiguidade Clássica, ao estudo de seus mitos, à concepção de mundo que os envolve, bem como às suas representações literárias e à sua influência na Literatura Ocidental. |
Estudos Linguísticos II | 68 | Anual | 2º ano | História da Linguística: Linguística da Enunciação. Sociolinguística (variação e ensino). Psicolinguística e ensino. Linguística Aplicada e ensino. Formação de professores em Letras. |
Iniciação à Pesquisa em Linguagem | 68 | Anual | 2º ano | Ciência e paradigma científico. Tipologia da pesquisa, procedimentos teórico-metodológicos para o planejamento, orientação e desenvolvimento de pré-projetos de pesquisa. Pesquisa científica em linguagem e cultura. |
Linguística do Texto e do Discurso | 136 | Anual | 2º ano | Concepções de texto, textualidade e discurso. Fatores linguísticos, semânticos, pragmáticos e discursivos da textualidade. Coerência e Coesão textual. Tipologia e Gêneros Discursivos. Intertextualidade e interdiscursividade. Texto, Discurso e Ensino. |
Língua Inglesa II | 136 | Anual | 2º ano | Estudo de aspectos morfossintáticos, fonológicos, lexicais e discursivos da Língua Inglesa, que promovam o desenvolvimento de competências linguístico-discursivas, compre-ensão e produção oral e escrita, em nível de proficiência intermediário (B1), assim como pos-sibilitem o desenvolvimento e aplicabilidade efetiva do conhecimento adquirido nas situa-ções de ensino-aprendizagem dessa língua. |
Morfologia Fonética e Fonologia do Português | 68 | Anual | 2º ano | Morfologia da Língua Portuguesa. Formação de palavras e contato linguístico. Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa. Fenômenos da variação, variáveis sociais e geográficas. Ensino da morfologia, da fonética e da fonologia nos níveis fundamental e médio. Varia-ção linguística e ensino da Língua Portuguesa. |
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Línguas | 68 | Anual | 2º ano | Níveis e modalidades de ensino da Educação Básica. Ensino de Línguas Portuguesas, Inglesa, Espanhola e Italiana no Ensino Fundamental. Documentos oficiais. Projeto Politico Pedagógico. Planejamento para a mediação pedagógica. Vivência escolar com participação nas atividades pedagógicas da escola. Observação analítica dos fenômenos didáticos. Regência de Classe. |
Literatura Brasileira I | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Crônicas e outros documentos do século XVI. As releituras e poética do descobrimento. A poesia épica. Gregório de Matos Guerra. O Arcadismo no Brasil. O Romantismo no Brasil. As gerações poéticas no Romantismo. Abordagens metodológicas da Literatura Brasileira na escola: representações estéticas sobre o autóctones e africanos em diáspora. |
Literatura Portuguesa I | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Estudo de obras representativas da Literatura Portuguesa, das origens ao Simbolismo. Projetos de abordagem metodológica da Literatura Portuguesa na escola. |
Literatura Brasileira II | 68 | Anual | 2º ano 2º semestre | A formação do Romance no Brasil: autores e obras. O realismo-naturalismo no Brasil. Machado de Assis. Aluísio de Azevedo e o romance naturalista. A poesia parnasiana, autores e obras. O simbolismo. |
Literatura Portuguesa II | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Estudo de obras representativas do Modernismo Português e da Literatura Portuguesa Contemporânea. Projetos de abordagem metodológica da Literatura Portuguesa na escola. |
Libras | 68 | Semestral | 3º ano | Conhecimento e desenvolvimento das habilidades básicas necessárias para a aquisição das Libras. A Língua de modalidade visiual e gestual das pessoas surdas. Abrange os conhecimentos gerais de comunicação visual, baseada em regras gramaticais da Língua de Sinais e do Segmento das Pessoas Surdas. |
Literatura de Língua Inglesa I | 136 | Anual | 3º ano | Leitura e análise de contos e romances de autores representativos de diversos perí-odos estéticos nas literaturas de língua inglesa, acompanhadas de estudo da época dos escritores analisados, procurando desenvolver paralelamente a competência literária associada a reflexões culturais de maneira contrastiva. Pressupostos históricos e metodológicos para a compreensão de representações culturais. |
Língua Inglesa III | 136 | Anual | 3º ano | Estudo de aspectos morfossintáticos, fonológicos, lexicais e discursivos da Língua Inglesa, que promovam o desenvolvimento de competências linguístico-discursivas, compre-ensão e produção oral e escrita, em nível de proficiência intermediário superior (B2), assim como possibilitem o desenvolvimento e aplicabilidade efetiva do conhecimento adquirido nas situações de ensino-aprendizagem dessa língua. |
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Inglesa e Respectivas Literaturas I | 136 | Anual | 3º ano | Fundamentos teóricos e metodológicos que promovam o ensino de línguas na perspectiva de uma pedagogia crítica. Planejamento, organização e desenvolvimento de atividades de iniciação à docência no Ensino Fundamental ou nível equivalente, procurando-se contemplar discussões sobre diversidade. |
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa | 136 | Anual | 3º ano | Diretrizes Curriculares Estaduais e o Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura na Educação Básica. A teoria curricular e os aspectos da ideologia, da cultura e do poder. Avaliação curricular. Concepção de conhecimento, de aprendizagem e teorias pedagógicas. Modalidades de planejamento para a mediação pedagógica e sua relação com especificidade no campo de conhecimento do ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Ações de vivência escolar com atuação nas atividades pedagógicas da escola. Perspectivas teóricas e metodológicas dos estudos da leitura e da produção textual escrita. Aspectos sócio-históricos e cognitivos implicados na leitura, na oralidade e na produção escrita. Observação analítica dos fenômenos didáticos. Elaboração didática de práticas de leitura, oralidade, produção escrita e análise linguística. Regência de classe. |
Sintaxe do Português I | 68 | Anual | 3º ano | Descrição sintática dos enunciados em língua portuguesa. Analise descritiva dos conceitos sintáticos presentes na gramática tradicional. |
Literatura Brasileira III | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Estudo da Literatura Brasileira do Pré-Modernismo à Semana de Arte Moderna. A Primeira Geração Modernista: poesia, prosa e crítica. A Segunda Geração Modernista: o Romance de 30 e a lírica de 30 a 45. |
Literatura Brasileira IV | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | A geração de 45 e a prosa intimista. A renovação poética dos anos 50. Literatura e autoritarismo. Eixos norteadores da literatura no século XXI. |
Literatura Infantil e Juvenil | 68 | Anual | 4º ano | Estudo da Literatura Infantil e Juvenil. Características específicas e concepções de mundo, veiculadas pelos gêneros orais e escritos da Literatura Infantil e Juvenil. Estudo de obras literárias infantil e juvenil que contemplem temas gerais, além dos afro-indígenas e socioambientais. Encaminhamentos metodológicos para a formação do aluno-leitor em uma perspectiva crítica e de consciência cidadã. |
Literatura Universal | 68 | Semestral | 4º ano | Autores e obras representativas da Literatura Universal: poesia e prosa. |
Literatura de Língua Inglesa II | 136 | Anual | 4º ano | Leitura e análise de peças teatrais e poemas de autores representativos de diversos períodos estéticos nas literaturas de língua inglesa, acompanhadas de estudo da época dos escritores analisados, procurando paralelamente desenvolver a competência literária associ-ada a reflexões culturais de maneira contrastiva. Pressupostos históricos e metodológicos para a compreensão de representações culturais. |
Língua Inglesa IV | 136 | Anual | 4º ano | Estudo de aspectos morfossintáticos, fonológicos, lexicais e discursivos da Língua Inglesa, que promovam o desenvolvimento de competências linguístico-discursivas, compreensão e produção oral e escrita, em nível de proficiência avançado (C1), assim como possibili-tem o desenvolvimento e aplicabilidade efetiva do conhecimento adquirido nas situações de ensino-aprendizagem dessa língua. |
Monografia | 68 | Anual | 4º ano | Desenvolvimento da pesquisa em linguagem. Problematização e delimitação do objeto de pesquisa. Levantamento bibliográfico. Análise de dados. Escritura do trabalho. |
Optativa | 68 | Semestral | 4º ano | ... |
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Literaturas em Língua Portuguesa | 68 | Anual | 4º ano | Políticas e diretrizes do ensino de literatura no Ensino Fundamental e Médio. Construção de alternativas metodológicas para o Ensino de Literatura. Prática docente em Literatura no Ensino Fundamental e Médio. Estudos das políticas e diretrizes, alternativas metodológicas e prática docente, considerando as questões afro-brasileiras, indígenas e de educação ambiental. |
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Inglesa e Respectivas Literaturas II | 68 | Anual | 4º ano | Fundamentos teóricos e metodológicos que promovam o ensino de línguas na perspectiva de uma pedagogia crítica. Planejamento, organização e desenvolvimento de atividades de iniciação à docência no Ensino Médio ou nível equivalente, procurando-se contemplar discussões sobre diversidade. |
Sintaxe do Português II | 68 | Anual | 4º ano | Ensino de análise descritiva nos níveis fundamental e médio. |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
---|---|---|---|---|
Alcione Tereza Corbari | Doutorado | lattes.cnpq.br/8655755961709836 | ||
Alessandra Regina Ribeiro | Doutorado | lattes.cnpq.br/0376891514983312 | ||
Alexandre Sebastião Ferrari Soares | Pós-Doutorado | lattes.cnpq.br/2323106437650213 | ||
Amanda Kristensen de Camargo | Doutorado | |||
Andreia Piechontcoski Uribe Opazo | Mestrado | |||
Antonio Marcio Ataide | Doutorado | 55 45 32205671 | lattes.cnpq.br/5309343691760864 | |
Aparecida Feola Sella | Doutorado | 55 45 32207441 | ||
Beatriz Helena Dal Molin | Pós-Doutorado | 55 45 32207325 | ||
Carmen Teresinha Baumgärtner | Doutorado | 55 45 32207432 | ||
Dantielli Assumpção Garcia | Doutorado | lattes.cnpq.br/4595437339696603 | ||
Dhandara Capitani | Doutorado | |||
Eliana Maria Magnani | Doutorado | 55 45 32203171 | lattes.cnpq.br/5728256676080608 | |
Fausto José da Fonseca Zamboni | Pós-Doutorado | lattes.cnpq.br/7112432567002426 | ||
Francieli Giza Barichello | Mestrado | |||
Gilmei Francisco Fleck | Pós-Doutorado | 55 45 32207289 | ||
Greice Castela Torrentes | Pós-Doutorado | 55 45 32203026 | ||
Jessica Tomimitsu Rodrigues | Doutorado | lattes.cnpq.br/4304550916104374 | ||
Jocimar Bertelli | Mestrado | lattes.cnpq.br/6355810284085087 | ||
José Carlos da Costa | Doutorado | 55 45 32207432 | lattes.cnpq.br/9721805162351774 | |
Larissa Giordani Schmitt | Pós-Doutorado | lattes.cnpq.br/3535934759796209 | ||
Leila Shai Del Pozo González | Doutorado | |||
Leticia Castilho | Mestrado | |||
Luana Rodrigues de Souza Oliveira | Mestrado | lattes.cnpq.br/5865109790570756 | ||
Luciane Watthier | Doutorado | lattes.cnpq.br/3019085158091338 | ||
Meire Oliveira Silva | Doutorado | lattes.cnpq.br/5950515096751794 | ||
Rejane Hauch Pinto Tristoni | Doutorado | lattes.cnpq.br/7007435018135123 | ||
Renan Paulo Bini | Doutorado | 55 45 32207432 | ||
Rosemary Irene Castañeda Zanette | Pós-Doutorado | 55 45 32207423 | lattes.cnpq.br/6872517511586240 | |
Sanimar Busse | Doutorado | 55 45 32203049 | lattes.cnpq.br/6743779015422687 | |
Sueli Gedoz | Doutorado | 55 45 32207293 | lattes.cnpq.br/8864125448002709 | |
Wagner de Souza | Doutorado | lattes.cnpq.br/3153040472321670 |
Regulamentos
Titulo | Data | Arquivo |
---|---|---|
Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso | 28/07/2016 | Resolução 157/2016-CEPE |
Regulamento de Estágio | 08/07/2021 | Resolução 141/2021-CEPE |
Projetos de Ensino
Titulo | Tipo | Início | Coordenador |
---|---|---|---|
GRUPO DE ESTUDOS COM TUTORIA | Projetos de Ensino - 21.082.689-0/2023 | 01/06/2023 - Atividade Concluída | Jaqueline Ângelo dos Santos Denardin |
Sintaxe: compreendendo a gramática tradicional | Projetos de Ensino - 22.596.529-3/2024 | 01/08/2024 - Atividade em Andamento | Alcione Tereza Corbari |
Fonte: Academus; Curso CSC0064 ; Grade 2016/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2025
Acessos: 7680178