Superior de Tecnologia em Design Educacional
Campus: Campus de Cascavel
Centro: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Turno: Noturno
Duração Mínima: 2 anos
Duração Máxima: 2.6 anos
Formação: Tecnólogo em Design Educacional
Tipo de Formação: Tecnológico
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
A concepção do curso proposto segue as orientações estabelecidas pela Res. CNE/CP No.01, de 15 de janeiro de 2021 que define as Diretrizes Nacionais para os cursos de Educação Profissional e Tecnológica. Seguindo estas orientações, mais especificamente aquela prevista em seu Art. 10, a proposta do curso de visa atender demanda apresentada pela Secretaria Municipal de Educação de Cascavel, oferecendo ensino de qualidade, sintonizado com as inovações existentes no campo do inovações metodológicas, fundado na formação cidadã e no preparo de profissionais para lidar com a articulação e instrumentalização das novas tecnologias ao trabalho educacional.
Perfil do Profissional Para atuação como Tecnólogo em Design Educacional, são fundamentais: (i) Capacidade de observar, explorar, problematizar e contextualizar os processos educativos, propondo soluções para os problemas identificados; capacidade para desenvolver projetos educacionais administrando tempo, espaços e recursos por meio das diversas linguagens e tecnologias da informação e comunicação.
Campo de Atuação Campo de Atuação Locais e ambientes de trabalho: (i) Instituições de ensino formal em todos os níveis de ensino nas esferas pública e privada; (ii) Espaços educativos formais e não-formais; (iii) Organizações governamentais e não-governamentais; (iv) Contexto corporativo em instituições públicas e privadas, Institutos e centros de pesquisa; (v) Consultoria em projetos e ações educacionais nos diversos contextos.
Situação Legal Autorização - Decreto Estadual - 9012 Diário Oficial do Estado - 19/02/2025
O Curso
A concepção do curso proposto segue as orientações estabelecidas pela Res. CNE/CP No.01, de 15 de janeiro de 2021 que define as Diretrizes Nacionais para os cursos de Educação Profissional e Tecnológica. Seguindo estas orientações, mais especificamente aquela prevista em seu Art. 10, a proposta do curso de visa atender demanda apresentada pela Secretaria Municipal de Educação de Cascavel, oferecendo ensino de qualidade, sintonizado com as inovações existentes no campo do inovações metodológicas, fundado na formação cidadã e no preparo de profissionais para lidar com a articulação e instrumentalização das novas tecnologias ao trabalho educacional.
Perfil do Profissional Para atuação como Tecnólogo em Design Educacional, são fundamentais: (i) Capacidade de observar, explorar, problematizar e contextualizar os processos educativos, propondo soluções para os problemas identificados; capacidade para desenvolver projetos educacionais administrando tempo, espaços e recursos por meio das diversas linguagens e tecnologias da informação e comunicação.
Campo de Atuação Campo de Atuação Locais e ambientes de trabalho: (i) Instituições de ensino formal em todos os níveis de ensino nas esferas pública e privada; (ii) Espaços educativos formais e não-formais; (iii) Organizações governamentais e não-governamentais; (iv) Contexto corporativo em instituições públicas e privadas, Institutos e centros de pesquisa; (v) Consultoria em projetos e ações educacionais nos diversos contextos.
Situação Legal Autorização - Decreto Estadual - 9012 Diário Oficial do Estado - 19/02/2025
Coordenação
Email:
Telefone:
Email:
Telefone:
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução nº 179/2024-CEPE de 05/12/2024
Projeto Político-Pedagógico Resolução nº 179/2024-CEPE de 05/12/2024
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Extensão Universitária Curricular - Disciplinas | 408 | Anual | - | ... |
Extensão 1 | 102 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Identificação e aproximação do campo de atuação profissional para observação e diagnóstico da realidade educacional e escolar para o desenvolvimento e testagem de metodologias e produções didáticas. |
Gamificação na Educação 1 | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Compreensão do uso de games e das mídias digitais na educação para potencializar aprendizagens; Classificação dos games; Atividades práticas de uso de games para fins educacionais, Desenvolvimento de games para fins pedagógicos. |
Informática Educacional | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | A tecnologia da informática na educação; História da informática na educação brasileira; laboratório de informática no contexto escolar com meio de desenvolvimento dos diferentes objetivos de aprendizagem; o perfil docente na geração alfa; Tecnologias sociais. |
Produção Áudio Visual 1 | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Fundamentos teóricos e metodológicos da produção audiovisual. Audiovisual na interface entre linguagens, tecnologias e saberes. Relações entre pesquisa e ensino na produção audiovisual. Narrativas audiovisuais: concepções, formas e usos do roteiro em propostas educativas. Produções audiovisuais e espaços educacionais formais e informais. Tecnologias de comunicação e Informação. |
TCC 1 | 120 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Normas técnicas. Regras éticas, Escolha e planejamento do objeto a ser desenvolvido como experimento de TCC, conforme a evolução e dinâmica das disciplinas oferecidas desde o semestre anterior. Início do desenvolvimento do TCC. |
Tratamento e Análise de Dados de Censos Educacionais | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Estudo e manuseio das bases estatísticas federais e estaduais sobre a realidade escolar do Paraná. |
Técnicas e Tecnologias para o Manejo de Acervos e Museus Históricos | 51 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Conceito e tipologias de acervos e museus. O direito à memória. Práticas de representação do tempo passado em acervos e museus. Projeto de constituição de acervos e museus nas escolas do município. |
Extensão 2 | 102 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Desenvolvimento e aplicação de metodologias e produções didáticas no campo de atuação profissional: produção audiovisual. |
Gamificação na Educação 2 | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Desenvolvimento de jogos a partir de diferentes plataformas e tecnologias. |
Produção de Textos e Escrita Criativa | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Noções básicas e gêneros textuais da escrita criativa e técnica. Gêneros textuais, letramento digital e publicação na WEB. |
Produção Áudio Visual 2 | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Planejamento e produção audiovisual. Processo criativos: montagem, edição de vídeos em mídias móveis. Produção de materiais audiovisuais e seus usos nos espaços educativos formais e informais. |
TCC 2 | 152 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso. |
Aprendizagem Criativa de Geografia em Espaços Escolares | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | ... |
Ciência, Tecnologia e Natureza | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | ... |
Educação Especial e Inclusiva | 62 | Semestral | 2º ano 1º semestre | ... |
Extensão 3 | 102 | Semestral | 2º ano 1º semestre | ... |
Realidade Aumentada e Metaverso na Educação | 61 | Semestral | 2º ano 1º semestre | ... |
Robótica Educacional e Prototipagem 3D | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | ... |
TCC 3 | 131 | Semestral | 2º ano 1º semestre | ... |
Extensão 4 | 102 | Semestral | 2º ano 2º semestre | ... |
História Social da Infância | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | ... |
História da Saúde Mental nos Espaços Escolares | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | ... |
Práticas Educativas Escolares em Educação Ambiental | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | ... |
TCC 4 | 131 | Semestral | 2º ano 2º semestre | ... |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus )
Regulamentos
Sem regulamentos |
---|
Projetos de Ensino
Não encontrado |
---|
Fonte: Academus; Curso CSC0076 ; Grade 2025/1 ; Prd. Letivo de Vigência da grade 2025
Acessos: 8958162