Letras - Língua Portuguesa e Língua Italiana e Respectivas Literaturas
Campus: Campus de Cascavel
Centro: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Turno: Matutino
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Licenciado em Letras
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
Perfil do Profissional
O licenciado em Letras, além de professor e educador, é um especialista da linguagem.
Campo de Atuação
O Curso de Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas tem como objetivo a formação de profissional apto a atuar no ensino fundamental e no ensino médio, considerando-se a dimensão humana da formação docente.
Situação Legal
Reconhecimento renovado - Portaria - 159/2020 - SETI, Diário Oficial do Estado - 24/07/2020
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 214/2015-CEPE de 07/10/2008
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
Coordenação
Alexandre Sebastião Ferrari Soares
Email: alexandre.soares@unioeste.br
Telefone:
Disciplinas da Estrutura Curricular
Docentes
Regulamentos
Projetos de Ensino
Centro: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Turno: Matutino
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Licenciado em Letras
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
O curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e em Língua Italiana e Respectivas Literaturas, ofertado no câmpus de Cscavel foi implantando no ano de 2003.
Perfil do Profissional
O licenciado em Letras, além de professor e educador, é um especialista da linguagem.
Campo de Atuação
O Curso de Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas tem como objetivo a formação de profissional apto a atuar no ensino fundamental e no ensino médio, considerando-se a dimensão humana da formação docente.
Situação Legal
Reconhecimento renovado - Portaria - 159/2020 - SETI, Diário Oficial do Estado - 24/07/2020
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 214/2015-CEPE de 07/10/2008
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
2005 | 2008 | 2011 | 2014 | 2017 | 4 | 4 | 5 | 4 | 3 |
---|
Alexandre Sebastião Ferrari Soares
Email: alexandre.soares@unioeste.br
Telefone:
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 200 | Anual | - | ... |
Formação Independente | 0 | Anual | - | ... |
Estudos Linguísticos I | 68 | Anual | 1º ano | Concepções de linguagem referente aos Estudos Comparatistas e ao Estruturalismo. Línguas (como instrumento de poder e resistência: ênfase na pluralidade étnico racial, de gênero, diversidade sexual e meio ambiente), normas e as variações (diastrática, diafásica, diatópica e diacrônica). História da Linguística: Comparativismo e Estruturalismo. |
História e Formação da Língua Portuguesa | 68 | Anual | 1º ano | Língua, cultura e sociedade. Concepção de língua. Formação da Língua Portuguesa. A evolução da Língua Portuguesa. Contato linguístico e dialetal na formação do português brasileiro. Diversidade linguística do português e ensino (variáveis linguísticas (fonético-fonológicas e semântico-lexicais), variáveis sociais e geográficas). |
Leitura e Produção Textual | 136 | Anual | 1º ano | Práticas e estratégias de leitura. A produção escrita em gêneros distintos, com ênfase na escrita acadêmica. Questões de argumentação. Recursos linguísticos e para-linguísticos da exposição oral em contextos acadêmico-formais. Os pré-requisitos para a redação acadêmico-científica. As especificidades linguísticas do discurso científico. Produção do efeito de objetividade. |
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 68 | Anual | 1º ano | Interação professor-aluno: o papel do professor como agente socializante e dinâmica da sala de aula. Desenvolvimento e aprendizagem humana: perspectivas comportamentistas e analíticas. Pressupostos teóricos que regem a psicologia da linguagem. |
Cultura Brasileira | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Estudo das fontes socioculturais que contribuíram para a formação do povo brasileiro. As contribuições dos povos negros e indígenas, mitos, religiões, música e dança para a formação ethos nacional. Pressupostos históricos e metodológicos para compreensão das represen-tações culturais. Interfaces entre cultura e educação ambiental. |
Introdução aos Estudos Literários I | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Introdução aos estudos teóricos sobre o fenômeno literário: o gênero lírico. Abordagem metodológica na escola. |
Língua Italiana I | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Introdução aos estudos de língua e cultura italianas. |
Tópicos de Cultura de Língua Italiana | 68 | Anual | 1º ano 1º semestre | Aspectos e momentos significativos da civilização italiana nas suas variadas manifestações. Aspectos sociais, históricos e culturais da Itália. |
Introdução aos Estudos Literários II | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Introdução aos estudos teóricos sobre o fenômeno literário: o gênero narrativo. Abordagem metodológica na escola. |
Literatura Clássica | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Introdução à Literatura da Antiguidade Clássica, ao estudo de seus mitos, à concepção de mundo que os envolve, bem como às suas representações literárias e à sua influência na Literatura Ocidental. |
Língua Italiana II | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Estudos de língua italiana em nível iniciante para o desenvolvimento das competên-cias comunicativa e intercultural. |
Estudos Linguísticos II | 68 | Anual | 2º ano | História da Linguística: Linguística da Enunciação. Sociolinguística (variação e ensino). Psicolinguística e ensino. Linguística Aplicada e ensino. Formação de professores em Letras. |
Iniciação à Pesquisa em Linguagem | 68 | Anual | 2º ano | Ciência e paradigma científico. Tipologia da pesquisa, procedimentos teórico-metodológicos para o planejamento, orientação e desenvolvimento de pré-projetos de pesquisa. Pesquisa científica em linguagem e cultura. |
Linguística do Texto e do Discurso | 136 | Anual | 2º ano | Concepções de texto, textualidade e discurso. Fatores linguísticos, semânticos, pragmáticos e discursivos da textualidade. Coerência e Coesão textual. Tipologia e Gêneros Discursivos. Intertextualidade e interdiscursividade. Texto, Discurso e Ensino. |
Morfologia Fonética e Fonologia do Português | 68 | Anual | 2º ano | Morfologia da Língua Portuguesa. Formação de palavras e contato linguístico. Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa. Fenômenos da variação, variáveis sociais e geográficas. Ensino da morfologia, da fonética e da fonologia nos níveis fundamental e médio. Varia-ção linguística e ensino da Língua Portuguesa. |
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Línguas | 68 | Anual | 2º ano | Níveis e modalidades de ensino da Educação Básica. Ensino de Línguas Portuguesas, Inglesa, Espanhola e Italiana no Ensino Fundamental. Documentos oficiais. Projeto Politico Pedagógico. Planejamento para a mediação pedagógica. Vivência escolar com participação nas atividades pedagógicas da escola. Observação analítica dos fenômenos didáticos. Regência de Classe. |
Literatura Brasileira I | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Crônicas e outros documentos do século XVI. As releituras e poética do descobrimento. A poesia épica. Gregório de Matos Guerra. O Arcadismo no Brasil. O Romantismo no Brasil. As gerações poéticas no Romantismo. Abordagens metodológicas da Literatura Brasileira na escola: representações estéticas sobre o autóctones e africanos em diáspora. |
Literatura Portuguesa I | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Estudo de obras representativas da Literatura Portuguesa, das origens ao Simbolismo. Projetos de abordagem metodológica da Literatura Portuguesa na escola. |
Língua Italiana III | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | O estudo em nível básico da língua italiana para o desenvolvimento das competên-cias comunicativa e intercultural relacionando-as à prática docente. |
Literatura Brasileira II | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | A formação do Romance no Brasil: autores e obras. O realismo-naturalismo no Brasil. Machado de Assis. Aluísio de Azevedo e o romance naturalista. A poesia parnasiana, autores e obras. O simbolismo. |
Literatura Portuguesa II | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Estudo de obras representativas do Modernismo Português e da Literatura Portuguesa Contemporânea. Projetos de abordagem metodológica da Literatura Portuguesa na escola. |
Língua Italiana IV | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Consolidação do estudo em nível básico da língua italiana para o desenvolvimento das competências comunicativa e intercultural relacionando-as à prática docente. |
Libras | 68 | Semestral | 3º ano | Conhecimento e desenvolvimento das habilidades básicas necessárias para a aquisição das Libras. A Língua de modalidade visiual e gestual das pessoas surdas. Abrange os conhecimentos gerais de comunicação visual, baseada em regras gramaticais da Língua de Sinais e do Segmento das Pessoas Surdas. |
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Italiana e Respectivas Literaturas I | 136 | Anual | 3º ano | Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de língua italiana, preferencial-mente voltados para o ensino fundamental, e suas implicações na prática docente. Planeja-mento e desenvolvimento de atividades docentes, considerando-se o diagnóstico das esco-las/instâncias, campo de estágio, assim como a diversidade étnica e cultural. Trabalho com temas transversais, tais como questões relativas à preservação do meio ambiente. |
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa | 136 | Semestral | 3º ano | Diretrizes Curriculares Estaduais e o Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura na Educação Básica. A teoria curricular e os aspectos da ideologia, da cultura e do poder. Avaliação curricular. Concepção de conhecimento, de aprendizagem e teorias pedagógicas. Modalidades de planejamento para a mediação pedagógica e sua relação com especificidade no campo de conhecimento do ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Ações de vivência escolar com atuação nas atividades pedagógicas da escola. Perspectivas teóricas e metodológicas dos estudos da leitura e da produção textual escrita. Aspectos sócio-históricos e cognitivos implicados na leitura, na oralidade e na produção escrita. Observação analítica dos fenômenos didáticos. Elaboração didática de práticas de leitura, oralidade, produção escrita e análise linguística. Regência de classe. |
Sintaxe do Português I | 68 | Anual | 3º ano | Descrição sintática dos enunciados em língua portuguesa. Analise descritiva dos conceitos sintáticos presentes na gramática tradicional. |
Literatura Brasileira III | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Estudo da Literatura Brasileira do Pré-Modernismo à Semana de Arte Moderna. A Primeira Geração Modernista: poesia, prosa e crítica. A Segunda Geração Modernista: o Romance de 30 e a lírica de 30 a 45. |
Literatura de Língua Italiana I | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | A literatura italiana das origens ao século XIV: questões, tendências e autores. |
Língua Italiana V | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | O estudo em nível intermediário da língua italiana para o desenvolvimento das competências comunicativa e intercultural relacionando-as à prática docente. |
Literatura Brasileira IV | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | A geração de 45 e a prosa intimista. A renovação poética dos anos 50. Literatura e autoritarismo. Eixos norteadores da literatura no século XXI. |
Literatura de Língua Italiana II | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Literatura italiana do humanismo ao barroco: questões, tendências e autores. |
Língua Italiana VI | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Consolidação do estudo em nível intermediário da língua italiana para o desenvol-vimento das competências comunicativa e intercultural relacionando-as à prática docente. |
Literatura Infantil e Juvenil | 68 | Anual | 4º ano | Estudo da Literatura Infantil e Juvenil. Características específicas e concepções de mundo, veiculadas pelos gêneros orais e escritos da Literatura Infantil e Juvenil. Estudo de obras literárias infantil e juvenil que contemplem temas gerais, além dos afro-indígenas e socioambientais. Encaminhamentos metodológicos para a formação do aluno-leitor em uma perspectiva crítica e de consciência cidadã. |
Literatura Universal | 68 | Semestral | 4º ano | Autores e obras representativas da Literatura Universal: poesia e prosa. |
Literatura de Língua Italiana III | 68 | Semestral | 4º ano | Literatura italiana do neoclassicismo ao verismo: questões, tendências e autores. |
Literatura de Língua Italiana IV | 68 | Semestral | 4º ano | Literatura italiana do decadentismo aos dias atuais: questões, tendências e autores. |
Língua Italiana VII | 68 | Semestral | 4º ano | O estudo em nível independente da língua italiana para o desenvolvimento das competências comunicativa e intercultural relacionando-as à prática docente. |
Língua Italiana VIII | 68 | Semestral | 4º ano | Consolidação do estudo em nível independente da língua italiana para o desenvol-vimento das competências comunicativa e intercultural relacionando-as à prática docente. |
Monografia | 68 | Anual | 4º ano | Desenvolvimento da pesquisa em linguagem. Problematização e delimitação do objeto de pesquisa. Levantamento bibliográfico. Análise de dados. Escritura do trabalho. |
Optativa I | 68 | Anual | 4º ano | ... |
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Literaturas em Língua Portuguesa | 68 | Anual | 4º ano | Políticas e diretrizes do ensino de literatura no Ensino Fundamental e Médio. Construção de alternativas metodológicas para o Ensino de Literatura. Prática docente em Literatura no Ensino Fundamental e Médio. Estudos das políticas e diretrizes, alternativas metodológicas e prática docente, considerando as questões afro-brasileiras, indígenas e de educação ambiental. |
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Italiana e Respectivas Literaturas II | 68 | Semestral | 4º ano | Desdobramentos teóricos e metodológicos do ensino de língua italiana, preferencialmente voltados para o ensino médio, e suas implicações na prática docente. Planejamento e desenvolvimento de atividades docentes, considerando-se o diagnóstico das esco-las/instâncias, campo de estágio, assim como a diversidade étnica e cultural. Trabalho com temas transversais, tais como questões relativas à preservação do meio ambiente. |
Sintaxe do Português II | 68 | Anual | 4º ano | Ensino de análise descritiva nos níveis fundamental e médio. |
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
---|---|---|---|---|
Alcione Tereza Corbari | Doutorado | alcione.corbari@unioeste.br | ||
Alessandra Regina Ribeiro Honorio | Doutorado | alessandra.honorio@unioeste.br | lattes.cnpq.br/0376891514983312 | |
Alexandre Sebastião Ferrari Soares | Doutorado | alexandre.soares@unioeste.br | lattes.cnpq.br/2323106437650213 | |
André Boniatti | Mestrado | andre.boniatti@unioeste.br | lattes.cnpq.br/7985921789006919 | |
Antonio Marcio Ataide | Doutorado | 55 45 32205671 | antonio.ataide@unioeste.br | lattes.cnpq.br/5309343691760864 |
Aparecida Feola Sella | Doutorado | 55 45 32207441 | aparecida.sella@unioeste.br | lattes.cnpq.br/3297322988541357 |
Beatriz Helena Dal Molin | Pós-Doutorado | 55 45 32207325 | beatriz.molin@unioeste.br | lattes.cnpq.br/3457465179465183 |
Carmen Teresinha Baumgartner | Doutorado | 55 45 32207432 | carmen.baumgartner@unioeste.br | |
Dantielli Assumpção Garcia | Doutorado | dantielli.garcia@unioeste.br | lattes.cnpq.br/4595437339696603 | |
Dhandara Capitani | Doutorado | dhandara.capitani@unioeste.br | ||
Déborah Caroline Cardoso Pereira Rorrato | Doutorado | deborah.rorrato@unioeste.br | lattes.cnpq.br/5677545506036227 | |
Elizabete Arcalá Sibin | Doutorado | 55 45 32207416 | elizabete.sibin@unioeste.br | lattes.cnpq.br/7010254557129752 |
Fausto José da Fonseca Zamboni | Pós-Doutorado | fausto.zamboni@unioeste.br | lattes.cnpq.br/7112432567002426 | |
Gilmei Francisco Fleck | Doutorado | 55 45 32207289 | gilmei.fleck@unioeste.br | lattes.cnpq.br/1060297750923928 |
Greice Castela Torrentes | Pós-Doutorado | 55 45 32203027 | greice.torrentes@unioeste.br | lattes.cnpq.br/8222797033532931 |
José Carlos Aissa | Doutorado | 55 45 32207493 | jose.aissa@unioeste.br | |
José Carlos da Costa | Doutorado | 55 45 32207432 | jose.costa@unioeste.br | lattes.cnpq.br/9721805162351774 |
Katiuscia Wagner | Mestrado | katiuscia.wagner@unioeste.br | lattes.cnpq.br/2600950670521450 | |
Leila Shai Del Pozo González | Mestrado | leila.gonzalez@unioeste.br | ||
Maricélia Nunes dos Santos | Doutorado | 55 45 32207432 | maricelia.santos@unioeste.br | lattes.cnpq.br/6170976908787308 |
Marlene Neri Sabadin | Doutorado | 55 45 32207421 | marlene.sabadin@unioeste.br | lattes.cnpq.br/6606104734362066 |
Mirielly Ferraça | Doutorado | mirielly.ferraca@unioeste.br | lattes.cnpq.br/6247065286963082 | |
Quézia Cavalheiro Mingorance Ramos | Mestrado | quezia.ramos@unioeste.br | lattes.cnpq.br/0711271361952102 | |
Rejane Teixeira Coelho | Doutorado | 55 45 32203171 | rejane.coelho@unioeste.br | lattes.cnpq.br/3000856251956471 |
Rosemary Irene Castañeda Zanette | Pós-Doutorado | 55 45 32207423 | rosemary.zanette@unioeste.br | |
Sanimar Busse | Doutorado | 55 45 32203049 | sanimar.busse@unioeste.br | lattes.cnpq.br/6743779015422687 |
Stanis David Lacowicz | Doutorado | stanis.lacowicz@unioeste.br | ||
Sueli Gedoz | Doutorado | sueli.gedoz@unioeste.br | lattes.cnpq.br/8864125448002709 | |
Suzana Ceccato Casagrande | Mestrado | suzana.casagrande@unioeste.br | lattes.cnpq.br/7502109549427858 | |
Tatiane Cristina Becher | Mestrado | tatiane.becher@unioeste.br | lattes.cnpq.br/2581984068976337 | |
Terezinha da Conceição Costa Hübes | Doutorado | 55 45 32207491 | terezinha.hubes@unioeste.br | |
Valdeci Batista Melo Oliveira | Doutorado | 55 45 32207456 | valdeci.oliveira@unioeste.br | lattes.cnpq.br/2009141052525686 |
Wagner de Souza | Doutorado | wagner.souza@unioeste.br | lattes.cnpq.br/3153040472321670 | |
Wânia Cristiane Beloni | Doutorado | wania.beloni@unioeste.br | lattes.cnpq.br/6376103265306367 |
Titulo | Data | Arquivo |
---|---|---|
Regulamento de Estágio | 27/04/2006 | Resolução 067/2006-CEPE |
Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso | 28/07/2016 | Resolução 157/2016-CEPE |
Titulo | Tipo | Início | Coordenador |
---|---|---|---|
Encontro para estudo das obras selecionadas para o Vestibular da Unioeste: experiências de Prática de Ensino de Literatura de Língua Portuguesa. | Projetos de Ensino - 5327/2022 | 04/05/2022 - Atividade em Andamento | Elizabete Arcalá Sibin |
Encontro para estudo das obras selecionadas para o Vestibular da Unioeste: experiências de Prática de Ensino de Literatura de Língua Portuguesa. | Projetos de Ensino - 5327/2022 | 04/05/2022 - Atividade em Andamento | José Carlos da Costa |
Encontro para estudo das obras selecionadas para o Vestibular da Unioeste: experiências de Prática de Ensino de Literatura de Língua Portuguesa. | Projetos de Ensino - 5327/2022 | 04/05/2022 - Atividade em Andamento | Wagner de Souza |
Fonte: Academus; Curso CSC0065 ; Grade 2016/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2021
Acessos: 779500